AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA DAS POLÍTICAS COMO PROPOSTA INOVADORA NO SETOR PÚBLICO: delineamentos e procedimentos
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1002 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo caracterizar e propor a avaliação participativa como modalidade inovadora de análise de políticas públicas para o setor público. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. No geral, as tendências apontam para avaliações preocupadas com os resultados quantitativos, com pouca ou nenhuma participação do público-alvo da política. Essas tendências denotam ainda uma cultura de avaliação construída sob a ótica da racionalização dos recursos públicos, com base na eficiência da máquina estatal. A avaliação participativa concentra-se nos resultados sociais, voltada para o exercício dos direitos democráticos, contribuindo para que a avaliação adquira o sentido de aprendizagem social. Participando da avaliação e ciclo da política, os sujeitos podem superar a ideia predominante nas políticas públicas, quando são reduzidos a meros sujeitados, comprometendo a possibilidade de que as políticas públicas promovam resultados emancipatórios e mudanças sociais. |
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AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA DAS POLÍTICAS COMO PROPOSTA INOVADORA NO SETOR PÚBLICO: delineamentos e procedimentos Avaliação de políticas públicasAvaliação participativaProposta inovadoraO presente artigo tem como objetivo caracterizar e propor a avaliação participativa como modalidade inovadora de análise de políticas públicas para o setor público. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. No geral, as tendências apontam para avaliações preocupadas com os resultados quantitativos, com pouca ou nenhuma participação do público-alvo da política. Essas tendências denotam ainda uma cultura de avaliação construída sob a ótica da racionalização dos recursos públicos, com base na eficiência da máquina estatal. A avaliação participativa concentra-se nos resultados sociais, voltada para o exercício dos direitos democráticos, contribuindo para que a avaliação adquira o sentido de aprendizagem social. Participando da avaliação e ciclo da política, os sujeitos podem superar a ideia predominante nas políticas públicas, quando são reduzidos a meros sujeitados, comprometendo a possibilidade de que as políticas públicas promovam resultados emancipatórios e mudanças sociais.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1002Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 9 (2017): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1002/916Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessShilton Roque Santos Marcio Adriano Azevedo Fabiana Teixeira Marcelino 2020-10-29T12:50:56Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1002Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:50:56Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
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