O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM UM GRUPO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1613 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada entre os anos de 2017 e 2019, junto a um grupo de licenciandos. Estes foram os objetivos: 1- conhecer o que esses discentes estudaram e produziram em seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC); 2- conhecer quais foram as facilidades e as dificuldades que tiveram para produzir esses trabalhos; e 3- conhecer como esses futuros professores da Educação Básica concebiam a importância do TCC para a sua formação profissional. Como técnica e instrumento de coleta de dados usou-se entrevista com roteiro semiestruturado, gravada em áudio. Assim, os resultados revelaram que esses discentes, em sua maioria, apresentaram tendência a perceber o TCC como uma atividade curricular pouco compreendida em termos do seu potencial de contribuição para a formação inicial de professores da Educação Básica. |
id |
UERN-5_460c07856c5f361e8c551a98d4da9557 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1613 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM UM GRUPO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICASEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada entre os anos de 2017 e 2019, junto a um grupo de licenciandos. Estes foram os objetivos: 1- conhecer o que esses discentes estudaram e produziram em seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC); 2- conhecer quais foram as facilidades e as dificuldades que tiveram para produzir esses trabalhos; e 3- conhecer como esses futuros professores da Educação Básica concebiam a importância do TCC para a sua formação profissional. Como técnica e instrumento de coleta de dados usou-se entrevista com roteiro semiestruturado, gravada em áudio. Assim, os resultados revelaram que esses discentes, em sua maioria, apresentaram tendência a perceber o TCC como uma atividade curricular pouco compreendida em termos do seu potencial de contribuição para a formação inicial de professores da Educação Básica.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1613Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 16 (2020): V. 6, n. 16 (2020): RECEI2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1613/1657Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessReginaldo dos Santos2020-05-14T01:28:41Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1613Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-05-14T01:28:41Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM UM GRUPO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title |
O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM UM GRUPO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
spellingShingle |
O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM UM GRUPO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Reginaldo dos Santos |
title_short |
O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM UM GRUPO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_full |
O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM UM GRUPO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_fullStr |
O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM UM GRUPO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_full_unstemmed |
O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM UM GRUPO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_sort |
O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM UM GRUPO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
author |
Reginaldo dos Santos |
author_facet |
Reginaldo dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reginaldo dos Santos |
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada entre os anos de 2017 e 2019, junto a um grupo de licenciandos. Estes foram os objetivos: 1- conhecer o que esses discentes estudaram e produziram em seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC); 2- conhecer quais foram as facilidades e as dificuldades que tiveram para produzir esses trabalhos; e 3- conhecer como esses futuros professores da Educação Básica concebiam a importância do TCC para a sua formação profissional. Como técnica e instrumento de coleta de dados usou-se entrevista com roteiro semiestruturado, gravada em áudio. Assim, os resultados revelaram que esses discentes, em sua maioria, apresentaram tendência a perceber o TCC como uma atividade curricular pouco compreendida em termos do seu potencial de contribuição para a formação inicial de professores da Educação Básica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1613 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1613/1657 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 16 (2020): V. 6, n. 16 (2020): RECEI 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125178875904 |