DESVENDANDO A RELEVÂNCIA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DIDÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos José Araújo da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Giordano Gubert Viola, Luciana Medeiros Bertini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1684
Resumo: Ao analisar os conhecimentos prévios dos discentes acerca do conteúdo ecossistema manguezal, percebe-se que grande número de estudantes conhece pouco essa temática. Devido a esse problema e aos impactos socioambientais ocasionados por um "avanço tecnológico-cientifico", optou-se por aplicar a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – CTSA por meio de duas oficinas sobre a relevância de se preservar o ecossistema manguezal em uma turma do 7º ano de uma escola pública em Guamaré/RN. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi promover uma formação crí­tica, reflexiva e potencialmente significativa dos estudantes a respeito dos problemas de degradação do ecossistema manguezal. Como procedimentos metodológicos foi realizada uma intervenção sob a abordagem CTSA orientada por uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS. Por fim, percebeu-se a relevância da abordagem CTSA e da UEPS na formação de cidadãos mais crí­ticos e reflexivos, que passaram a apresentar indí­cios de uma aprendizagem significativa.
id UERN-5_519c8a0571088e5abf67b7f8ec672286
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1684
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling DESVENDANDO A RELEVÂNCIA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DIDÁTICAAo analisar os conhecimentos prévios dos discentes acerca do conteúdo ecossistema manguezal, percebe-se que grande número de estudantes conhece pouco essa temática. Devido a esse problema e aos impactos socioambientais ocasionados por um "avanço tecnológico-cientifico", optou-se por aplicar a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – CTSA por meio de duas oficinas sobre a relevância de se preservar o ecossistema manguezal em uma turma do 7º ano de uma escola pública em Guamaré/RN. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi promover uma formação crí­tica, reflexiva e potencialmente significativa dos estudantes a respeito dos problemas de degradação do ecossistema manguezal. Como procedimentos metodológicos foi realizada uma intervenção sob a abordagem CTSA orientada por uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS. Por fim, percebeu-se a relevância da abordagem CTSA e da UEPS na formação de cidadãos mais crí­ticos e reflexivos, que passaram a apresentar indí­cios de uma aprendizagem significativa.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1684Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 14 (2019): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1684/2262Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessCarlos José Araújo da SilvaGiordano Gubert ViolaLuciana Medeiros Bertini2020-09-18T23:05:17Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1684Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-09-18T23:05:17Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv DESVENDANDO A RELEVÂNCIA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DIDÁTICA
title DESVENDANDO A RELEVÂNCIA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DIDÁTICA
spellingShingle DESVENDANDO A RELEVÂNCIA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DIDÁTICA
Carlos José Araújo da Silva
title_short DESVENDANDO A RELEVÂNCIA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DIDÁTICA
title_full DESVENDANDO A RELEVÂNCIA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DIDÁTICA
title_fullStr DESVENDANDO A RELEVÂNCIA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DIDÁTICA
title_full_unstemmed DESVENDANDO A RELEVÂNCIA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DIDÁTICA
title_sort DESVENDANDO A RELEVÂNCIA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DIDÁTICA
author Carlos José Araújo da Silva
author_facet Carlos José Araújo da Silva
Giordano Gubert Viola
Luciana Medeiros Bertini
author_role author
author2 Giordano Gubert Viola
Luciana Medeiros Bertini
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos José Araújo da Silva
Giordano Gubert Viola
Luciana Medeiros Bertini
description Ao analisar os conhecimentos prévios dos discentes acerca do conteúdo ecossistema manguezal, percebe-se que grande número de estudantes conhece pouco essa temática. Devido a esse problema e aos impactos socioambientais ocasionados por um "avanço tecnológico-cientifico", optou-se por aplicar a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – CTSA por meio de duas oficinas sobre a relevância de se preservar o ecossistema manguezal em uma turma do 7º ano de uma escola pública em Guamaré/RN. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi promover uma formação crí­tica, reflexiva e potencialmente significativa dos estudantes a respeito dos problemas de degradação do ecossistema manguezal. Como procedimentos metodológicos foi realizada uma intervenção sob a abordagem CTSA orientada por uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS. Por fim, percebeu-se a relevância da abordagem CTSA e da UEPS na formação de cidadãos mais crí­ticos e reflexivos, que passaram a apresentar indí­cios de uma aprendizagem significativa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1684
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1684/2262
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 14 (2019): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125233401856