DESVENDANDO A RELEVÂNCIA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DIDÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1684 |
Resumo: | Ao analisar os conhecimentos prévios dos discentes acerca do conteúdo ecossistema manguezal, percebe-se que grande número de estudantes conhece pouco essa temática. Devido a esse problema e aos impactos socioambientais ocasionados por um "avanço tecnológico-cientifico", optou-se por aplicar a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – CTSA por meio de duas oficinas sobre a relevância de se preservar o ecossistema manguezal em uma turma do 7º ano de uma escola pública em Guamaré/RN. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi promover uma formação crítica, reflexiva e potencialmente significativa dos estudantes a respeito dos problemas de degradação do ecossistema manguezal. Como procedimentos metodológicos foi realizada uma intervenção sob a abordagem CTSA orientada por uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS. Por fim, percebeu-se a relevância da abordagem CTSA e da UEPS na formação de cidadãos mais críticos e reflexivos, que passaram a apresentar indícios de uma aprendizagem significativa. |
id |
UERN-5_519c8a0571088e5abf67b7f8ec672286 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1684 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESVENDANDO A RELEVÂNCIA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DIDÁTICAAo analisar os conhecimentos prévios dos discentes acerca do conteúdo ecossistema manguezal, percebe-se que grande número de estudantes conhece pouco essa temática. Devido a esse problema e aos impactos socioambientais ocasionados por um "avanço tecnológico-cientifico", optou-se por aplicar a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – CTSA por meio de duas oficinas sobre a relevância de se preservar o ecossistema manguezal em uma turma do 7º ano de uma escola pública em Guamaré/RN. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi promover uma formação crítica, reflexiva e potencialmente significativa dos estudantes a respeito dos problemas de degradação do ecossistema manguezal. Como procedimentos metodológicos foi realizada uma intervenção sob a abordagem CTSA orientada por uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS. Por fim, percebeu-se a relevância da abordagem CTSA e da UEPS na formação de cidadãos mais críticos e reflexivos, que passaram a apresentar indícios de uma aprendizagem significativa.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1684Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 14 (2019): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1684/2262Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessCarlos José Araújo da SilvaGiordano Gubert ViolaLuciana Medeiros Bertini2020-09-18T23:05:17Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1684Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-09-18T23:05:17Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESVENDANDO A RELEVÂNCIA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DIDÁTICA |
title |
DESVENDANDO A RELEVÂNCIA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DIDÁTICA |
spellingShingle |
DESVENDANDO A RELEVÂNCIA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DIDÁTICA Carlos José Araújo da Silva |
title_short |
DESVENDANDO A RELEVÂNCIA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DIDÁTICA |
title_full |
DESVENDANDO A RELEVÂNCIA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DIDÁTICA |
title_fullStr |
DESVENDANDO A RELEVÂNCIA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DIDÁTICA |
title_full_unstemmed |
DESVENDANDO A RELEVÂNCIA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DIDÁTICA |
title_sort |
DESVENDANDO A RELEVÂNCIA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DIDÁTICA |
author |
Carlos José Araújo da Silva |
author_facet |
Carlos José Araújo da Silva Giordano Gubert Viola Luciana Medeiros Bertini |
author_role |
author |
author2 |
Giordano Gubert Viola Luciana Medeiros Bertini |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos José Araújo da Silva Giordano Gubert Viola Luciana Medeiros Bertini |
description |
Ao analisar os conhecimentos prévios dos discentes acerca do conteúdo ecossistema manguezal, percebe-se que grande número de estudantes conhece pouco essa temática. Devido a esse problema e aos impactos socioambientais ocasionados por um "avanço tecnológico-cientifico", optou-se por aplicar a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – CTSA por meio de duas oficinas sobre a relevância de se preservar o ecossistema manguezal em uma turma do 7º ano de uma escola pública em Guamaré/RN. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi promover uma formação crítica, reflexiva e potencialmente significativa dos estudantes a respeito dos problemas de degradação do ecossistema manguezal. Como procedimentos metodológicos foi realizada uma intervenção sob a abordagem CTSA orientada por uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS. Por fim, percebeu-se a relevância da abordagem CTSA e da UEPS na formação de cidadãos mais críticos e reflexivos, que passaram a apresentar indícios de uma aprendizagem significativa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1684 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1684 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1684/2262 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 14 (2019): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125233401856 |