METODOLOGIA CIENTÍFICA: a pesquisa qualitativa nas visões de Lüdke e André
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1710 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo compreender as visões de Lüdke e André sobre as pesquisas qualitativas e a contribuição das mesmas para o processo metodológico nos estudos científicos em educação. Para isso, o estudo traz reflexões importantes sobre pesquisa etnográfica e análise documental, bem como a discussão sobre alguns instrumentos de coleta de dados, como a observação, a análise documental e a entrevista. O trabalho foi estruturado a partir de uma revisão bibliográfica, a partir dos estudos de Lüdke e André (1986), as quais são referências na pesquisa qualitativa em educação. Concluiu-se que as pesquisas qualitativas etnográficas e documentais têm ampliado os métodos de investigação no campo educacional, contribuindo para se alcançar resultados mais satisfatórios no processo de pesquisa, bem como no fornecimento de elementos teóricos e práticos para pesquisadores, professores e estudantes em todos os níveis educacionais. Além disso, pode-se perceber o caráter social e a necessidade da pesquisa qualitativa de estar vinculada a uma problemática existente, pois a mesma alcança maior efetividade quando atende determinadas demandas sociais. |
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METODOLOGIA CIENTÍFICA: a pesquisa qualitativa nas visões de Lüdke e AndréO presente artigo tem como objetivo compreender as visões de Lüdke e André sobre as pesquisas qualitativas e a contribuição das mesmas para o processo metodológico nos estudos científicos em educação. Para isso, o estudo traz reflexões importantes sobre pesquisa etnográfica e análise documental, bem como a discussão sobre alguns instrumentos de coleta de dados, como a observação, a análise documental e a entrevista. O trabalho foi estruturado a partir de uma revisão bibliográfica, a partir dos estudos de Lüdke e André (1986), as quais são referências na pesquisa qualitativa em educação. Concluiu-se que as pesquisas qualitativas etnográficas e documentais têm ampliado os métodos de investigação no campo educacional, contribuindo para se alcançar resultados mais satisfatórios no processo de pesquisa, bem como no fornecimento de elementos teóricos e práticos para pesquisadores, professores e estudantes em todos os níveis educacionais. Além disso, pode-se perceber o caráter social e a necessidade da pesquisa qualitativa de estar vinculada a uma problemática existente, pois a mesma alcança maior efetividade quando atende determinadas demandas sociais.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1710Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 12 (2018): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1710/1669Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessWallace Pereira Sant AnaGlen Cézar Lemos2020-05-14T01:47:44Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1710Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-05-14T01:47:44Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
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