METODOLOGIA CIENTÍFICA: a pesquisa qualitativa nas visões de Lüdke e André

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wallace Pereira Sant Ana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Glen Cézar Lemos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1710
Resumo: O presente artigo tem como objetivo compreender as visões de Lüdke e André sobre as pesquisas qualitativas e a contribuição das mesmas para o processo metodológico nos estudos cientí­ficos em educação. Para isso, o estudo traz reflexões importantes sobre pesquisa etnográfica e análise documental, bem como a discussão sobre alguns instrumentos de coleta de dados, como a observação, a análise documental e a entrevista. O trabalho foi estruturado a partir de uma revisão bibliográfica, a partir dos estudos de Lüdke e André (1986), as quais são referências na pesquisa qualitativa em educação. Concluiu-se que as pesquisas qualitativas etnográficas e documentais têm ampliado os métodos de investigação no campo educacional, contribuindo para se alcançar resultados mais satisfatórios no processo de pesquisa, bem como no fornecimento de elementos teóricos e práticos para pesquisadores, professores e estudantes em todos os ní­veis educacionais. Além disso, pode-se perceber o caráter social e a necessidade da pesquisa qualitativa de estar vinculada a uma problemática existente, pois a mesma alcança maior efetividade quando atende determinadas demandas sociais.
id UERN-5_5b7df6d6161e5d77c3f031bc107178a1
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1710
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling METODOLOGIA CIENTÍFICA: a pesquisa qualitativa nas visões de Lüdke e AndréO presente artigo tem como objetivo compreender as visões de Lüdke e André sobre as pesquisas qualitativas e a contribuição das mesmas para o processo metodológico nos estudos cientí­ficos em educação. Para isso, o estudo traz reflexões importantes sobre pesquisa etnográfica e análise documental, bem como a discussão sobre alguns instrumentos de coleta de dados, como a observação, a análise documental e a entrevista. O trabalho foi estruturado a partir de uma revisão bibliográfica, a partir dos estudos de Lüdke e André (1986), as quais são referências na pesquisa qualitativa em educação. Concluiu-se que as pesquisas qualitativas etnográficas e documentais têm ampliado os métodos de investigação no campo educacional, contribuindo para se alcançar resultados mais satisfatórios no processo de pesquisa, bem como no fornecimento de elementos teóricos e práticos para pesquisadores, professores e estudantes em todos os ní­veis educacionais. Além disso, pode-se perceber o caráter social e a necessidade da pesquisa qualitativa de estar vinculada a uma problemática existente, pois a mesma alcança maior efetividade quando atende determinadas demandas sociais.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1710Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 12 (2018): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1710/1669Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessWallace Pereira Sant AnaGlen Cézar Lemos2020-05-14T01:47:44Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1710Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-05-14T01:47:44Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIA CIENTÍFICA: a pesquisa qualitativa nas visões de Lüdke e André
title METODOLOGIA CIENTÍFICA: a pesquisa qualitativa nas visões de Lüdke e André
spellingShingle METODOLOGIA CIENTÍFICA: a pesquisa qualitativa nas visões de Lüdke e André
Wallace Pereira Sant Ana
title_short METODOLOGIA CIENTÍFICA: a pesquisa qualitativa nas visões de Lüdke e André
title_full METODOLOGIA CIENTÍFICA: a pesquisa qualitativa nas visões de Lüdke e André
title_fullStr METODOLOGIA CIENTÍFICA: a pesquisa qualitativa nas visões de Lüdke e André
title_full_unstemmed METODOLOGIA CIENTÍFICA: a pesquisa qualitativa nas visões de Lüdke e André
title_sort METODOLOGIA CIENTÍFICA: a pesquisa qualitativa nas visões de Lüdke e André
author Wallace Pereira Sant Ana
author_facet Wallace Pereira Sant Ana
Glen Cézar Lemos
author_role author
author2 Glen Cézar Lemos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wallace Pereira Sant Ana
Glen Cézar Lemos
description O presente artigo tem como objetivo compreender as visões de Lüdke e André sobre as pesquisas qualitativas e a contribuição das mesmas para o processo metodológico nos estudos cientí­ficos em educação. Para isso, o estudo traz reflexões importantes sobre pesquisa etnográfica e análise documental, bem como a discussão sobre alguns instrumentos de coleta de dados, como a observação, a análise documental e a entrevista. O trabalho foi estruturado a partir de uma revisão bibliográfica, a partir dos estudos de Lüdke e André (1986), as quais são referências na pesquisa qualitativa em educação. Concluiu-se que as pesquisas qualitativas etnográficas e documentais têm ampliado os métodos de investigação no campo educacional, contribuindo para se alcançar resultados mais satisfatórios no processo de pesquisa, bem como no fornecimento de elementos teóricos e práticos para pesquisadores, professores e estudantes em todos os ní­veis educacionais. Além disso, pode-se perceber o caráter social e a necessidade da pesquisa qualitativa de estar vinculada a uma problemática existente, pois a mesma alcança maior efetividade quando atende determinadas demandas sociais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1710
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1710/1669
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 12 (2018): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125577334784