INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PROFISSIONAL: desafios no ensino médio integrado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1594 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é relatar a implementação de um projeto interdisciplinar visando à formação técnica de nível médio ofertada em um Instituto Federal do Rio Grande do Sul, no curso técnico integrado de agropecuária. Foi abordado o tema Soluções Ambientais Sustentáveis, a fim de que os alunos criassem projetos que estivessem assegurados na prática profissional e também que contemplasse as áreas básicas e técnicas, tendo como exigência a interdisciplinaridade. O projeto foi desenvolvido em três etapas e utilizou da pesquisa-ação como método de pesquisa. Assim foi possível verificar, a partir de atividades interdisciplinares realizadas, um maior interesse dos alunos pelo ensino através de projetos, bem como uma maior preocupação quanto ao meio ambiente, o que mostra que atividades de cunho interdisciplinar contribuem em despertar maior responsabilidade quanto ao papel que o futuro técnico em agropecuária tem com o meio ambiente e suas relações. |
id |
UERN-5_61daf791b251f96af4cdbe05be8d608e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1594 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PROFISSIONAL: desafios no ensino médio integrado Meio ambienteEnsino médio técnicoFormação profissionalO objetivo deste trabalho é relatar a implementação de um projeto interdisciplinar visando à formação técnica de nível médio ofertada em um Instituto Federal do Rio Grande do Sul, no curso técnico integrado de agropecuária. Foi abordado o tema Soluções Ambientais Sustentáveis, a fim de que os alunos criassem projetos que estivessem assegurados na prática profissional e também que contemplasse as áreas básicas e técnicas, tendo como exigência a interdisciplinaridade. O projeto foi desenvolvido em três etapas e utilizou da pesquisa-ação como método de pesquisa. Assim foi possível verificar, a partir de atividades interdisciplinares realizadas, um maior interesse dos alunos pelo ensino através de projetos, bem como uma maior preocupação quanto ao meio ambiente, o que mostra que atividades de cunho interdisciplinar contribuem em despertar maior responsabilidade quanto ao papel que o futuro técnico em agropecuária tem com o meio ambiente e suas relações.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1594Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 11 (2018): RECEI: Ensino, pesquisa e interdisciplinaridade no contexto escolar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1594/1532Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessJéssica de Góes Bilar Luan Zimmermann Bortoluzzi Renato Xavier Coutinho 2020-04-22T00:59:30Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1594Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-04-22T00:59:30Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PROFISSIONAL: desafios no ensino médio integrado |
title |
INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PROFISSIONAL: desafios no ensino médio integrado |
spellingShingle |
INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PROFISSIONAL: desafios no ensino médio integrado Jéssica de Góes Bilar Meio ambiente Ensino médio técnico Formação profissional |
title_short |
INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PROFISSIONAL: desafios no ensino médio integrado |
title_full |
INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PROFISSIONAL: desafios no ensino médio integrado |
title_fullStr |
INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PROFISSIONAL: desafios no ensino médio integrado |
title_full_unstemmed |
INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PROFISSIONAL: desafios no ensino médio integrado |
title_sort |
INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PROFISSIONAL: desafios no ensino médio integrado |
author |
Jéssica de Góes Bilar |
author_facet |
Jéssica de Góes Bilar Luan Zimmermann Bortoluzzi Renato Xavier Coutinho |
author_role |
author |
author2 |
Luan Zimmermann Bortoluzzi Renato Xavier Coutinho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jéssica de Góes Bilar Luan Zimmermann Bortoluzzi Renato Xavier Coutinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meio ambiente Ensino médio técnico Formação profissional |
topic |
Meio ambiente Ensino médio técnico Formação profissional |
description |
O objetivo deste trabalho é relatar a implementação de um projeto interdisciplinar visando à formação técnica de nível médio ofertada em um Instituto Federal do Rio Grande do Sul, no curso técnico integrado de agropecuária. Foi abordado o tema Soluções Ambientais Sustentáveis, a fim de que os alunos criassem projetos que estivessem assegurados na prática profissional e também que contemplasse as áreas básicas e técnicas, tendo como exigência a interdisciplinaridade. O projeto foi desenvolvido em três etapas e utilizou da pesquisa-ação como método de pesquisa. Assim foi possível verificar, a partir de atividades interdisciplinares realizadas, um maior interesse dos alunos pelo ensino através de projetos, bem como uma maior preocupação quanto ao meio ambiente, o que mostra que atividades de cunho interdisciplinar contribuem em despertar maior responsabilidade quanto ao papel que o futuro técnico em agropecuária tem com o meio ambiente e suas relações. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1594 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1594/1532 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 11 (2018): RECEI: Ensino, pesquisa e interdisciplinaridade no contexto escolar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125151612928 |