INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PROFISSIONAL: desafios no ensino médio integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jéssica de Góes Bilar
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Luan Zimmermann Bortoluzzi, Renato Xavier Coutinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1594
Resumo: O objetivo deste trabalho é relatar a implementação de um projeto interdisciplinar visando à formação técnica de ní­vel médio ofertada em um Instituto Federal do Rio Grande do Sul, no curso técnico integrado de agropecuária. Foi abordado o tema Soluções Ambientais Sustentáveis, a fim de que os alunos criassem projetos que estivessem assegurados na prática profissional e também que contemplasse as áreas básicas e técnicas, tendo como exigência a interdisciplinaridade. O projeto foi desenvolvido em três etapas e utilizou da pesquisa-ação como método de pesquisa. Assim foi possí­vel verificar, a partir de atividades interdisciplinares realizadas, um maior interesse dos alunos pelo ensino através de projetos, bem como uma maior preocupação quanto ao meio ambiente, o que mostra que atividades de cunho interdisciplinar contribuem em despertar maior responsabilidade quanto ao papel que o futuro técnico em agropecuária tem com o meio ambiente e suas relações.
id UERN-5_61daf791b251f96af4cdbe05be8d608e
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1594
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PROFISSIONAL: desafios no ensino médio integrado Meio ambienteEnsino médio técnicoFormação profissionalO objetivo deste trabalho é relatar a implementação de um projeto interdisciplinar visando à formação técnica de ní­vel médio ofertada em um Instituto Federal do Rio Grande do Sul, no curso técnico integrado de agropecuária. Foi abordado o tema Soluções Ambientais Sustentáveis, a fim de que os alunos criassem projetos que estivessem assegurados na prática profissional e também que contemplasse as áreas básicas e técnicas, tendo como exigência a interdisciplinaridade. O projeto foi desenvolvido em três etapas e utilizou da pesquisa-ação como método de pesquisa. Assim foi possí­vel verificar, a partir de atividades interdisciplinares realizadas, um maior interesse dos alunos pelo ensino através de projetos, bem como uma maior preocupação quanto ao meio ambiente, o que mostra que atividades de cunho interdisciplinar contribuem em despertar maior responsabilidade quanto ao papel que o futuro técnico em agropecuária tem com o meio ambiente e suas relações.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1594Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 11 (2018): RECEI: Ensino, pesquisa e interdisciplinaridade no contexto escolar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1594/1532Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessJéssica de Góes Bilar Luan Zimmermann Bortoluzzi Renato Xavier Coutinho 2020-04-22T00:59:30Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1594Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-04-22T00:59:30Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PROFISSIONAL: desafios no ensino médio integrado
title INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PROFISSIONAL: desafios no ensino médio integrado
spellingShingle INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PROFISSIONAL: desafios no ensino médio integrado
Jéssica de Góes Bilar
Meio ambiente
Ensino médio técnico
Formação profissional
title_short INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PROFISSIONAL: desafios no ensino médio integrado
title_full INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PROFISSIONAL: desafios no ensino médio integrado
title_fullStr INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PROFISSIONAL: desafios no ensino médio integrado
title_full_unstemmed INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PROFISSIONAL: desafios no ensino médio integrado
title_sort INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PROFISSIONAL: desafios no ensino médio integrado
author Jéssica de Góes Bilar
author_facet Jéssica de Góes Bilar
Luan Zimmermann Bortoluzzi
Renato Xavier Coutinho
author_role author
author2 Luan Zimmermann Bortoluzzi
Renato Xavier Coutinho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jéssica de Góes Bilar
Luan Zimmermann Bortoluzzi
Renato Xavier Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Meio ambiente
Ensino médio técnico
Formação profissional
topic Meio ambiente
Ensino médio técnico
Formação profissional
description O objetivo deste trabalho é relatar a implementação de um projeto interdisciplinar visando à formação técnica de ní­vel médio ofertada em um Instituto Federal do Rio Grande do Sul, no curso técnico integrado de agropecuária. Foi abordado o tema Soluções Ambientais Sustentáveis, a fim de que os alunos criassem projetos que estivessem assegurados na prática profissional e também que contemplasse as áreas básicas e técnicas, tendo como exigência a interdisciplinaridade. O projeto foi desenvolvido em três etapas e utilizou da pesquisa-ação como método de pesquisa. Assim foi possí­vel verificar, a partir de atividades interdisciplinares realizadas, um maior interesse dos alunos pelo ensino através de projetos, bem como uma maior preocupação quanto ao meio ambiente, o que mostra que atividades de cunho interdisciplinar contribuem em despertar maior responsabilidade quanto ao papel que o futuro técnico em agropecuária tem com o meio ambiente e suas relações.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1594
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1594/1532
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 11 (2018): RECEI: Ensino, pesquisa e interdisciplinaridade no contexto escolar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125151612928