SEGUINDO AS TRILHAS DE ALICE: sobre uma pesquisa e o pensamento complexo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4238 |
Resumo: | Considerando a Teoria do Pensamento Complexo e o pressuposto de que é necessário religar saberes produzidos pelo conhecimento científico e a literatura, esse artigo utiliza, como operador cognitivo, o conto “Alice no país das maravilhas” para refletir acerca das certezas do conhecimento, provocadas por uma revisão sistemática de literatura, para compreender como o Pensamento Complexo se aproxima das pesquisas na Educação Básica, através de teses e dissertações selecionadas no Banco de Dados da Biblioteca Digital Brasileira, por meio de filtros específicos, relacionados ao objetivo da revisão. Esse método já tem seu lugar reconhecido na Ciência, mas, à medida que é percorrido, dialogicamente, deixa uma sombra, um outro caminho, que vai se perfigurando na penumbra. Esse artigo vem trazer à luz esse caminho, buscando religar as diferentes partes de um todo, ao tempo em que reflete acerca dos caminhos da Ciência Moderna. |
id |
UERN-5_72abcf92a5610aeb0a16e2b215203835 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4238 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
SEGUINDO AS TRILHAS DE ALICE: sobre uma pesquisa e o pensamento complexoEducação Básica; Ensino; Complexidade; Revisão Sistemática; Alice no País das Maravilhas.Considerando a Teoria do Pensamento Complexo e o pressuposto de que é necessário religar saberes produzidos pelo conhecimento científico e a literatura, esse artigo utiliza, como operador cognitivo, o conto “Alice no país das maravilhas” para refletir acerca das certezas do conhecimento, provocadas por uma revisão sistemática de literatura, para compreender como o Pensamento Complexo se aproxima das pesquisas na Educação Básica, através de teses e dissertações selecionadas no Banco de Dados da Biblioteca Digital Brasileira, por meio de filtros específicos, relacionados ao objetivo da revisão. Esse método já tem seu lugar reconhecido na Ciência, mas, à medida que é percorrido, dialogicamente, deixa uma sombra, um outro caminho, que vai se perfigurando na penumbra. Esse artigo vem trazer à luz esse caminho, buscando religar as diferentes partes de um todo, ao tempo em que reflete acerca dos caminhos da Ciência Moderna.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4238Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 27 (2022): Dossiê: O curso de Pedagogia no balanço das políticas educacionais2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4238/3340Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos Andrade Ferreira, VerenaPereira de Figueiredo, Renato2022-11-29T19:59:25Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4238Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-11-29T19:59:25Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SEGUINDO AS TRILHAS DE ALICE: sobre uma pesquisa e o pensamento complexo |
title |
SEGUINDO AS TRILHAS DE ALICE: sobre uma pesquisa e o pensamento complexo |
spellingShingle |
SEGUINDO AS TRILHAS DE ALICE: sobre uma pesquisa e o pensamento complexo Santos Andrade Ferreira, Verena Educação Básica; Ensino; Complexidade; Revisão Sistemática; Alice no País das Maravilhas. |
title_short |
SEGUINDO AS TRILHAS DE ALICE: sobre uma pesquisa e o pensamento complexo |
title_full |
SEGUINDO AS TRILHAS DE ALICE: sobre uma pesquisa e o pensamento complexo |
title_fullStr |
SEGUINDO AS TRILHAS DE ALICE: sobre uma pesquisa e o pensamento complexo |
title_full_unstemmed |
SEGUINDO AS TRILHAS DE ALICE: sobre uma pesquisa e o pensamento complexo |
title_sort |
SEGUINDO AS TRILHAS DE ALICE: sobre uma pesquisa e o pensamento complexo |
author |
Santos Andrade Ferreira, Verena |
author_facet |
Santos Andrade Ferreira, Verena Pereira de Figueiredo, Renato |
author_role |
author |
author2 |
Pereira de Figueiredo, Renato |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Andrade Ferreira, Verena Pereira de Figueiredo, Renato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Básica; Ensino; Complexidade; Revisão Sistemática; Alice no País das Maravilhas. |
topic |
Educação Básica; Ensino; Complexidade; Revisão Sistemática; Alice no País das Maravilhas. |
description |
Considerando a Teoria do Pensamento Complexo e o pressuposto de que é necessário religar saberes produzidos pelo conhecimento científico e a literatura, esse artigo utiliza, como operador cognitivo, o conto “Alice no país das maravilhas” para refletir acerca das certezas do conhecimento, provocadas por uma revisão sistemática de literatura, para compreender como o Pensamento Complexo se aproxima das pesquisas na Educação Básica, através de teses e dissertações selecionadas no Banco de Dados da Biblioteca Digital Brasileira, por meio de filtros específicos, relacionados ao objetivo da revisão. Esse método já tem seu lugar reconhecido na Ciência, mas, à medida que é percorrido, dialogicamente, deixa uma sombra, um outro caminho, que vai se perfigurando na penumbra. Esse artigo vem trazer à luz esse caminho, buscando religar as diferentes partes de um todo, ao tempo em que reflete acerca dos caminhos da Ciência Moderna. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4238 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4238/3340 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 27 (2022): Dossiê: O curso de Pedagogia no balanço das políticas educacionais 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751127091478528 |