SEGUINDO AS TRILHAS DE ALICE: sobre uma pesquisa e o pensamento complexo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Andrade Ferreira, Verena
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira de Figueiredo, Renato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4238
Resumo: Considerando a Teoria do Pensamento Complexo e o pressuposto de que é necessário religar saberes produzidos pelo conhecimento científico e a literatura, esse artigo utiliza, como operador cognitivo, o conto “Alice no país das maravilhas” para refletir acerca das certezas do conhecimento, provocadas por uma revisão sistemática de literatura, para compreender como o Pensamento Complexo se aproxima das pesquisas na Educação Básica, através de teses e dissertações selecionadas no Banco de Dados da Biblioteca Digital Brasileira, por meio de filtros específicos, relacionados ao objetivo da revisão. Esse método já tem seu lugar reconhecido na Ciência, mas, à medida que é percorrido, dialogicamente, deixa uma sombra, um outro caminho, que vai se perfigurando na penumbra. Esse artigo vem trazer à luz esse caminho, buscando religar as diferentes partes de um todo, ao tempo em que reflete acerca dos caminhos da Ciência Moderna.
id UERN-5_72abcf92a5610aeb0a16e2b215203835
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4238
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling SEGUINDO AS TRILHAS DE ALICE: sobre uma pesquisa e o pensamento complexoEducação Básica; Ensino; Complexidade; Revisão Sistemática; Alice no País das Maravilhas.Considerando a Teoria do Pensamento Complexo e o pressuposto de que é necessário religar saberes produzidos pelo conhecimento científico e a literatura, esse artigo utiliza, como operador cognitivo, o conto “Alice no país das maravilhas” para refletir acerca das certezas do conhecimento, provocadas por uma revisão sistemática de literatura, para compreender como o Pensamento Complexo se aproxima das pesquisas na Educação Básica, através de teses e dissertações selecionadas no Banco de Dados da Biblioteca Digital Brasileira, por meio de filtros específicos, relacionados ao objetivo da revisão. Esse método já tem seu lugar reconhecido na Ciência, mas, à medida que é percorrido, dialogicamente, deixa uma sombra, um outro caminho, que vai se perfigurando na penumbra. Esse artigo vem trazer à luz esse caminho, buscando religar as diferentes partes de um todo, ao tempo em que reflete acerca dos caminhos da Ciência Moderna.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4238Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 27 (2022): Dossiê: O curso de Pedagogia no balanço das polí­ticas educacionais2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4238/3340Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos Andrade Ferreira, VerenaPereira de Figueiredo, Renato2022-11-29T19:59:25Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4238Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-11-29T19:59:25Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv SEGUINDO AS TRILHAS DE ALICE: sobre uma pesquisa e o pensamento complexo
title SEGUINDO AS TRILHAS DE ALICE: sobre uma pesquisa e o pensamento complexo
spellingShingle SEGUINDO AS TRILHAS DE ALICE: sobre uma pesquisa e o pensamento complexo
Santos Andrade Ferreira, Verena
Educação Básica; Ensino; Complexidade; Revisão Sistemática; Alice no País das Maravilhas.
title_short SEGUINDO AS TRILHAS DE ALICE: sobre uma pesquisa e o pensamento complexo
title_full SEGUINDO AS TRILHAS DE ALICE: sobre uma pesquisa e o pensamento complexo
title_fullStr SEGUINDO AS TRILHAS DE ALICE: sobre uma pesquisa e o pensamento complexo
title_full_unstemmed SEGUINDO AS TRILHAS DE ALICE: sobre uma pesquisa e o pensamento complexo
title_sort SEGUINDO AS TRILHAS DE ALICE: sobre uma pesquisa e o pensamento complexo
author Santos Andrade Ferreira, Verena
author_facet Santos Andrade Ferreira, Verena
Pereira de Figueiredo, Renato
author_role author
author2 Pereira de Figueiredo, Renato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Andrade Ferreira, Verena
Pereira de Figueiredo, Renato
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Básica; Ensino; Complexidade; Revisão Sistemática; Alice no País das Maravilhas.
topic Educação Básica; Ensino; Complexidade; Revisão Sistemática; Alice no País das Maravilhas.
description Considerando a Teoria do Pensamento Complexo e o pressuposto de que é necessário religar saberes produzidos pelo conhecimento científico e a literatura, esse artigo utiliza, como operador cognitivo, o conto “Alice no país das maravilhas” para refletir acerca das certezas do conhecimento, provocadas por uma revisão sistemática de literatura, para compreender como o Pensamento Complexo se aproxima das pesquisas na Educação Básica, através de teses e dissertações selecionadas no Banco de Dados da Biblioteca Digital Brasileira, por meio de filtros específicos, relacionados ao objetivo da revisão. Esse método já tem seu lugar reconhecido na Ciência, mas, à medida que é percorrido, dialogicamente, deixa uma sombra, um outro caminho, que vai se perfigurando na penumbra. Esse artigo vem trazer à luz esse caminho, buscando religar as diferentes partes de um todo, ao tempo em que reflete acerca dos caminhos da Ciência Moderna.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4238
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4238/3340
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 27 (2022): Dossiê: O curso de Pedagogia no balanço das polí­ticas educacionais
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751127091478528