AGENDA GLOBAL 2030: estabelecimento de um paradigma educacional focado na aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4377 |
Resumo: | As pesquisas nos últimos anos têm apontado que a educação adquiriu um novo paradigma depois da instalação da Agenda Global de Educação 2030 como guia das políticas educacionais mundiais. Assim, o objetivo deste trabalho é explorar a mudança de paradigma educacional proposto na Agenda Global de Educação 2030, no qual a centralidade sai da “educação” e foca na “aprendizagem”. De cunho bibliográfico e documental, neste estudo, examinamos os escritos de Leher (1998), Pereira e Pronko (2014, 2018), as Declarações de Jomtien e de Incheon. Em suma, a mudança de paradigma adotado pela Agenda Global de Educação 2030 para a educação é uma tática elaborada, visando a retirada do Estado de suas obrigações, além de pulverizar a ideia de que a escola é apenas um espaço onde aprendizagens úteis podem ocorrer, valorizando a educação informal e negando à classe trabalhadora o ensino acadêmico sólido, comprometido com a educação emancipatória. |
id |
UERN-5_7c9899571cac86ba0f0e1acf800510e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4377 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
AGENDA GLOBAL 2030: estabelecimento de um paradigma educacional focado na aprendizagemAprendizagemEducaçãoSatisfação das necessidades básicasEducação ao Longo da VidaParadigma EducacionalAs pesquisas nos últimos anos têm apontado que a educação adquiriu um novo paradigma depois da instalação da Agenda Global de Educação 2030 como guia das políticas educacionais mundiais. Assim, o objetivo deste trabalho é explorar a mudança de paradigma educacional proposto na Agenda Global de Educação 2030, no qual a centralidade sai da “educação” e foca na “aprendizagem”. De cunho bibliográfico e documental, neste estudo, examinamos os escritos de Leher (1998), Pereira e Pronko (2014, 2018), as Declarações de Jomtien e de Incheon. Em suma, a mudança de paradigma adotado pela Agenda Global de Educação 2030 para a educação é uma tática elaborada, visando a retirada do Estado de suas obrigações, além de pulverizar a ideia de que a escola é apenas um espaço onde aprendizagens úteis podem ocorrer, valorizando a educação informal e negando à classe trabalhadora o ensino acadêmico sólido, comprometido com a educação emancipatória.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4377Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4377/3465Copyright (c) 2022 Maria de Fatima Oliveira Santos, Jociene Araujo Lima, Antônia Solange Pinheiro Xerez (Autor)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Maria de Fatima Oliveira Lima, Jociene Araujo Xerez, Antônia Solange Pinheiro 2022-12-28T01:51:15Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4377Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-12-28T01:51:15Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AGENDA GLOBAL 2030: estabelecimento de um paradigma educacional focado na aprendizagem |
title |
AGENDA GLOBAL 2030: estabelecimento de um paradigma educacional focado na aprendizagem |
spellingShingle |
AGENDA GLOBAL 2030: estabelecimento de um paradigma educacional focado na aprendizagem Santos, Maria de Fatima Oliveira Aprendizagem Educação Satisfação das necessidades básicas Educação ao Longo da Vida Paradigma Educacional |
title_short |
AGENDA GLOBAL 2030: estabelecimento de um paradigma educacional focado na aprendizagem |
title_full |
AGENDA GLOBAL 2030: estabelecimento de um paradigma educacional focado na aprendizagem |
title_fullStr |
AGENDA GLOBAL 2030: estabelecimento de um paradigma educacional focado na aprendizagem |
title_full_unstemmed |
AGENDA GLOBAL 2030: estabelecimento de um paradigma educacional focado na aprendizagem |
title_sort |
AGENDA GLOBAL 2030: estabelecimento de um paradigma educacional focado na aprendizagem |
author |
Santos, Maria de Fatima Oliveira |
author_facet |
Santos, Maria de Fatima Oliveira Lima, Jociene Araujo Xerez, Antônia Solange Pinheiro |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Jociene Araujo Xerez, Antônia Solange Pinheiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria de Fatima Oliveira Lima, Jociene Araujo Xerez, Antônia Solange Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Educação Satisfação das necessidades básicas Educação ao Longo da Vida Paradigma Educacional |
topic |
Aprendizagem Educação Satisfação das necessidades básicas Educação ao Longo da Vida Paradigma Educacional |
description |
As pesquisas nos últimos anos têm apontado que a educação adquiriu um novo paradigma depois da instalação da Agenda Global de Educação 2030 como guia das políticas educacionais mundiais. Assim, o objetivo deste trabalho é explorar a mudança de paradigma educacional proposto na Agenda Global de Educação 2030, no qual a centralidade sai da “educação” e foca na “aprendizagem”. De cunho bibliográfico e documental, neste estudo, examinamos os escritos de Leher (1998), Pereira e Pronko (2014, 2018), as Declarações de Jomtien e de Incheon. Em suma, a mudança de paradigma adotado pela Agenda Global de Educação 2030 para a educação é uma tática elaborada, visando a retirada do Estado de suas obrigações, além de pulverizar a ideia de que a escola é apenas um espaço onde aprendizagens úteis podem ocorrer, valorizando a educação informal e negando à classe trabalhadora o ensino acadêmico sólido, comprometido com a educação emancipatória. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4377 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4377/3465 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751127117692928 |