AGENDA GLOBAL 2030: estabelecimento de um paradigma educacional focado na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria de Fatima Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lima, Jociene Araujo, Xerez, Antônia Solange Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4377
Resumo: As pesquisas nos últimos anos têm apontado que a educação adquiriu um novo paradigma depois da instalação da Agenda Global de Educação 2030 como guia das políticas educacionais mundiais. Assim, o objetivo deste trabalho é explorar a mudança de paradigma educacional proposto na Agenda Global de Educação 2030, no qual a centralidade sai da “educação” e foca na “aprendizagem”. De cunho bibliográfico e documental, neste estudo, examinamos os escritos de Leher (1998), Pereira e Pronko (2014, 2018), as Declarações de Jomtien e de Incheon. Em suma, a mudança de paradigma adotado pela Agenda Global de Educação 2030 para a educação é uma tática elaborada, visando a retirada do Estado de suas obrigações, além de pulverizar a ideia de que a escola é apenas um espaço onde aprendizagens úteis podem ocorrer, valorizando a educação informal e negando à classe trabalhadora o ensino acadêmico sólido, comprometido com a educação emancipatória.
id UERN-5_7c9899571cac86ba0f0e1acf800510e9
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4377
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling AGENDA GLOBAL 2030: estabelecimento de um paradigma educacional focado na aprendizagemAprendizagemEducaçãoSatisfação das necessidades básicasEducação ao Longo da VidaParadigma EducacionalAs pesquisas nos últimos anos têm apontado que a educação adquiriu um novo paradigma depois da instalação da Agenda Global de Educação 2030 como guia das políticas educacionais mundiais. Assim, o objetivo deste trabalho é explorar a mudança de paradigma educacional proposto na Agenda Global de Educação 2030, no qual a centralidade sai da “educação” e foca na “aprendizagem”. De cunho bibliográfico e documental, neste estudo, examinamos os escritos de Leher (1998), Pereira e Pronko (2014, 2018), as Declarações de Jomtien e de Incheon. Em suma, a mudança de paradigma adotado pela Agenda Global de Educação 2030 para a educação é uma tática elaborada, visando a retirada do Estado de suas obrigações, além de pulverizar a ideia de que a escola é apenas um espaço onde aprendizagens úteis podem ocorrer, valorizando a educação informal e negando à classe trabalhadora o ensino acadêmico sólido, comprometido com a educação emancipatória.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4377Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4377/3465Copyright (c) 2022 Maria de Fatima Oliveira Santos, Jociene Araujo Lima, Antônia Solange Pinheiro Xerez (Autor)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Maria de Fatima Oliveira Lima, Jociene Araujo Xerez, Antônia Solange Pinheiro 2022-12-28T01:51:15Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4377Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-12-28T01:51:15Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv AGENDA GLOBAL 2030: estabelecimento de um paradigma educacional focado na aprendizagem
title AGENDA GLOBAL 2030: estabelecimento de um paradigma educacional focado na aprendizagem
spellingShingle AGENDA GLOBAL 2030: estabelecimento de um paradigma educacional focado na aprendizagem
Santos, Maria de Fatima Oliveira
Aprendizagem
Educação
Satisfação das necessidades básicas
Educação ao Longo da Vida
Paradigma Educacional
title_short AGENDA GLOBAL 2030: estabelecimento de um paradigma educacional focado na aprendizagem
title_full AGENDA GLOBAL 2030: estabelecimento de um paradigma educacional focado na aprendizagem
title_fullStr AGENDA GLOBAL 2030: estabelecimento de um paradigma educacional focado na aprendizagem
title_full_unstemmed AGENDA GLOBAL 2030: estabelecimento de um paradigma educacional focado na aprendizagem
title_sort AGENDA GLOBAL 2030: estabelecimento de um paradigma educacional focado na aprendizagem
author Santos, Maria de Fatima Oliveira
author_facet Santos, Maria de Fatima Oliveira
Lima, Jociene Araujo
Xerez, Antônia Solange Pinheiro
author_role author
author2 Lima, Jociene Araujo
Xerez, Antônia Solange Pinheiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria de Fatima Oliveira
Lima, Jociene Araujo
Xerez, Antônia Solange Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Educação
Satisfação das necessidades básicas
Educação ao Longo da Vida
Paradigma Educacional
topic Aprendizagem
Educação
Satisfação das necessidades básicas
Educação ao Longo da Vida
Paradigma Educacional
description As pesquisas nos últimos anos têm apontado que a educação adquiriu um novo paradigma depois da instalação da Agenda Global de Educação 2030 como guia das políticas educacionais mundiais. Assim, o objetivo deste trabalho é explorar a mudança de paradigma educacional proposto na Agenda Global de Educação 2030, no qual a centralidade sai da “educação” e foca na “aprendizagem”. De cunho bibliográfico e documental, neste estudo, examinamos os escritos de Leher (1998), Pereira e Pronko (2014, 2018), as Declarações de Jomtien e de Incheon. Em suma, a mudança de paradigma adotado pela Agenda Global de Educação 2030 para a educação é uma tática elaborada, visando a retirada do Estado de suas obrigações, além de pulverizar a ideia de que a escola é apenas um espaço onde aprendizagens úteis podem ocorrer, valorizando a educação informal e negando à classe trabalhadora o ensino acadêmico sólido, comprometido com a educação emancipatória.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4377
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4377/3465
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751127117692928