O POTENCIAL FORMATIVO DA EXPERIÊNCIA COM A GARRAFA FUMANTE: um olhar para a (re) significação da prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franciele Siqueira Radetzke
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Roque Ismael da Costa Güllich
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1618
Resumo: Este relato de experiência tem por objetivo compartilhar a produção de uma prática pedagógica intitulada: "A garrafa fumante", desenvolvida com uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. A prática delineou-se em diferentes etapas como pesquisa inicial, prática experimental, produções dos alunos e texto de reflexão, movimentando diálogos acerca da experiência como problema prático a ser investigado pelos professores pesquisadores. Durante as aulas foi possí­vel também trabalhar com o sistema respiratório e as doenças relacionadas, enfatizando os males do fumo passivo. A análise decorrente da prática acenou para três condicionantes: abordagem prática, contextualização e conhecimento. A aula propiciou aprendizagem de conhecimentos cientí­ficos e escolares relacionados ao sistema respiratório e à saúde. Neste caso, no processo de investigação da ação, o exame da prática e a escrita compartilhada permitiram a formação dos professores envolvidos.
id UERN-5_8298ea8beecf2e8c7223127eeed1b6cb
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1618
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling O POTENCIAL FORMATIVO DA EXPERIÊNCIA COM A GARRAFA FUMANTE: um olhar para a (re) significação da prática pedagógica Este relato de experiência tem por objetivo compartilhar a produção de uma prática pedagógica intitulada: "A garrafa fumante", desenvolvida com uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. A prática delineou-se em diferentes etapas como pesquisa inicial, prática experimental, produções dos alunos e texto de reflexão, movimentando diálogos acerca da experiência como problema prático a ser investigado pelos professores pesquisadores. Durante as aulas foi possí­vel também trabalhar com o sistema respiratório e as doenças relacionadas, enfatizando os males do fumo passivo. A análise decorrente da prática acenou para três condicionantes: abordagem prática, contextualização e conhecimento. A aula propiciou aprendizagem de conhecimentos cientí­ficos e escolares relacionados ao sistema respiratório e à saúde. Neste caso, no processo de investigação da ação, o exame da prática e a escrita compartilhada permitiram a formação dos professores envolvidos.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1618Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 16 (2020): V. 6, n. 16 (2020): RECEI2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1618/1662Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessFranciele Siqueira RadetzkeRoque Ismael da Costa Güllich2020-05-14T01:35:55Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1618Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-05-14T01:35:55Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv O POTENCIAL FORMATIVO DA EXPERIÊNCIA COM A GARRAFA FUMANTE: um olhar para a (re) significação da prática pedagógica
title O POTENCIAL FORMATIVO DA EXPERIÊNCIA COM A GARRAFA FUMANTE: um olhar para a (re) significação da prática pedagógica
spellingShingle O POTENCIAL FORMATIVO DA EXPERIÊNCIA COM A GARRAFA FUMANTE: um olhar para a (re) significação da prática pedagógica
Franciele Siqueira Radetzke
title_short O POTENCIAL FORMATIVO DA EXPERIÊNCIA COM A GARRAFA FUMANTE: um olhar para a (re) significação da prática pedagógica
title_full O POTENCIAL FORMATIVO DA EXPERIÊNCIA COM A GARRAFA FUMANTE: um olhar para a (re) significação da prática pedagógica
title_fullStr O POTENCIAL FORMATIVO DA EXPERIÊNCIA COM A GARRAFA FUMANTE: um olhar para a (re) significação da prática pedagógica
title_full_unstemmed O POTENCIAL FORMATIVO DA EXPERIÊNCIA COM A GARRAFA FUMANTE: um olhar para a (re) significação da prática pedagógica
title_sort O POTENCIAL FORMATIVO DA EXPERIÊNCIA COM A GARRAFA FUMANTE: um olhar para a (re) significação da prática pedagógica
author Franciele Siqueira Radetzke
author_facet Franciele Siqueira Radetzke
Roque Ismael da Costa Güllich
author_role author
author2 Roque Ismael da Costa Güllich
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franciele Siqueira Radetzke
Roque Ismael da Costa Güllich
description Este relato de experiência tem por objetivo compartilhar a produção de uma prática pedagógica intitulada: "A garrafa fumante", desenvolvida com uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. A prática delineou-se em diferentes etapas como pesquisa inicial, prática experimental, produções dos alunos e texto de reflexão, movimentando diálogos acerca da experiência como problema prático a ser investigado pelos professores pesquisadores. Durante as aulas foi possí­vel também trabalhar com o sistema respiratório e as doenças relacionadas, enfatizando os males do fumo passivo. A análise decorrente da prática acenou para três condicionantes: abordagem prática, contextualização e conhecimento. A aula propiciou aprendizagem de conhecimentos cientí­ficos e escolares relacionados ao sistema respiratório e à saúde. Neste caso, no processo de investigação da ação, o exame da prática e a escrita compartilhada permitiram a formação dos professores envolvidos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1618
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1618/1662
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 16 (2020): V. 6, n. 16 (2020): RECEI
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125186215936