O POTENCIAL FORMATIVO DA EXPERIÊNCIA COM A GARRAFA FUMANTE: um olhar para a (re) significação da prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1618 |
Resumo: | Este relato de experiência tem por objetivo compartilhar a produção de uma prática pedagógica intitulada: "A garrafa fumante", desenvolvida com uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. A prática delineou-se em diferentes etapas como pesquisa inicial, prática experimental, produções dos alunos e texto de reflexão, movimentando diálogos acerca da experiência como problema prático a ser investigado pelos professores pesquisadores. Durante as aulas foi possível também trabalhar com o sistema respiratório e as doenças relacionadas, enfatizando os males do fumo passivo. A análise decorrente da prática acenou para três condicionantes: abordagem prática, contextualização e conhecimento. A aula propiciou aprendizagem de conhecimentos científicos e escolares relacionados ao sistema respiratório e à saúde. Neste caso, no processo de investigação da ação, o exame da prática e a escrita compartilhada permitiram a formação dos professores envolvidos. |
id |
UERN-5_8298ea8beecf2e8c7223127eeed1b6cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1618 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
O POTENCIAL FORMATIVO DA EXPERIÊNCIA COM A GARRAFA FUMANTE: um olhar para a (re) significação da prática pedagógica Este relato de experiência tem por objetivo compartilhar a produção de uma prática pedagógica intitulada: "A garrafa fumante", desenvolvida com uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. A prática delineou-se em diferentes etapas como pesquisa inicial, prática experimental, produções dos alunos e texto de reflexão, movimentando diálogos acerca da experiência como problema prático a ser investigado pelos professores pesquisadores. Durante as aulas foi possível também trabalhar com o sistema respiratório e as doenças relacionadas, enfatizando os males do fumo passivo. A análise decorrente da prática acenou para três condicionantes: abordagem prática, contextualização e conhecimento. A aula propiciou aprendizagem de conhecimentos científicos e escolares relacionados ao sistema respiratório e à saúde. Neste caso, no processo de investigação da ação, o exame da prática e a escrita compartilhada permitiram a formação dos professores envolvidos.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1618Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 16 (2020): V. 6, n. 16 (2020): RECEI2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1618/1662Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessFranciele Siqueira RadetzkeRoque Ismael da Costa Güllich2020-05-14T01:35:55Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1618Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-05-14T01:35:55Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O POTENCIAL FORMATIVO DA EXPERIÊNCIA COM A GARRAFA FUMANTE: um olhar para a (re) significação da prática pedagógica |
title |
O POTENCIAL FORMATIVO DA EXPERIÊNCIA COM A GARRAFA FUMANTE: um olhar para a (re) significação da prática pedagógica |
spellingShingle |
O POTENCIAL FORMATIVO DA EXPERIÊNCIA COM A GARRAFA FUMANTE: um olhar para a (re) significação da prática pedagógica Franciele Siqueira Radetzke |
title_short |
O POTENCIAL FORMATIVO DA EXPERIÊNCIA COM A GARRAFA FUMANTE: um olhar para a (re) significação da prática pedagógica |
title_full |
O POTENCIAL FORMATIVO DA EXPERIÊNCIA COM A GARRAFA FUMANTE: um olhar para a (re) significação da prática pedagógica |
title_fullStr |
O POTENCIAL FORMATIVO DA EXPERIÊNCIA COM A GARRAFA FUMANTE: um olhar para a (re) significação da prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
O POTENCIAL FORMATIVO DA EXPERIÊNCIA COM A GARRAFA FUMANTE: um olhar para a (re) significação da prática pedagógica |
title_sort |
O POTENCIAL FORMATIVO DA EXPERIÊNCIA COM A GARRAFA FUMANTE: um olhar para a (re) significação da prática pedagógica |
author |
Franciele Siqueira Radetzke |
author_facet |
Franciele Siqueira Radetzke Roque Ismael da Costa Güllich |
author_role |
author |
author2 |
Roque Ismael da Costa Güllich |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franciele Siqueira Radetzke Roque Ismael da Costa Güllich |
description |
Este relato de experiência tem por objetivo compartilhar a produção de uma prática pedagógica intitulada: "A garrafa fumante", desenvolvida com uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. A prática delineou-se em diferentes etapas como pesquisa inicial, prática experimental, produções dos alunos e texto de reflexão, movimentando diálogos acerca da experiência como problema prático a ser investigado pelos professores pesquisadores. Durante as aulas foi possível também trabalhar com o sistema respiratório e as doenças relacionadas, enfatizando os males do fumo passivo. A análise decorrente da prática acenou para três condicionantes: abordagem prática, contextualização e conhecimento. A aula propiciou aprendizagem de conhecimentos científicos e escolares relacionados ao sistema respiratório e à saúde. Neste caso, no processo de investigação da ação, o exame da prática e a escrita compartilhada permitiram a formação dos professores envolvidos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1618 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1618 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1618/1662 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 16 (2020): V. 6, n. 16 (2020): RECEI 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125186215936 |