AS MULHERES COMO EDUCADORAS: a feminização no magistério

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simeire da Silva Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Luciana Raimunda de Lana Costa, Regiane Cristina Custódio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3851
Resumo: O presente texto tem como objetivo discutir e compreender os fatores condicionantes que levaram as mulheres a se tornarem professoras na contemporaneidade, e como tem se perpetuado a ideia de que a mulher teria vocação para lecionar. Utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, in loco, e na condução da realização de entrevistas, a metodologia história oral, para investigar a ideia de vocação feminina para lecionar. O corpus deste estudo, foi constituí­do por meio da realização de entrevistas gravadas com um grupo de seis professoras da rede pública da educação básica da cidade de Barra do Bugres/MT, narrando a sua inserção e práxis na docência tendo como foco problematizar a profissão de professora e a feminização no magistério. Buscamos compreender os avanços e desafios enfrentados pelas entrevistadas perante uma sociedade conservadora, em que a mulher era (é) vista apenas como a rainha do lar.
id UERN-5_86aed6324a352ce64d4a9cc2df16a177
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3851
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling AS MULHERES COMO EDUCADORAS: a feminização no magistérioO presente texto tem como objetivo discutir e compreender os fatores condicionantes que levaram as mulheres a se tornarem professoras na contemporaneidade, e como tem se perpetuado a ideia de que a mulher teria vocação para lecionar. Utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, in loco, e na condução da realização de entrevistas, a metodologia história oral, para investigar a ideia de vocação feminina para lecionar. O corpus deste estudo, foi constituí­do por meio da realização de entrevistas gravadas com um grupo de seis professoras da rede pública da educação básica da cidade de Barra do Bugres/MT, narrando a sua inserção e práxis na docência tendo como foco problematizar a profissão de professora e a feminização no magistério. Buscamos compreender os avanços e desafios enfrentados pelas entrevistadas perante uma sociedade conservadora, em que a mulher era (é) vista apenas como a rainha do lar.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3851Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3851/3016Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessSimeire da Silva SantosLuciana Raimunda de Lana CostaRegiane Cristina Custódio2022-07-11T18:17:30Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3851Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-07-11T18:17:30Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv AS MULHERES COMO EDUCADORAS: a feminização no magistério
title AS MULHERES COMO EDUCADORAS: a feminização no magistério
spellingShingle AS MULHERES COMO EDUCADORAS: a feminização no magistério
Simeire da Silva Santos
title_short AS MULHERES COMO EDUCADORAS: a feminização no magistério
title_full AS MULHERES COMO EDUCADORAS: a feminização no magistério
title_fullStr AS MULHERES COMO EDUCADORAS: a feminização no magistério
title_full_unstemmed AS MULHERES COMO EDUCADORAS: a feminização no magistério
title_sort AS MULHERES COMO EDUCADORAS: a feminização no magistério
author Simeire da Silva Santos
author_facet Simeire da Silva Santos
Luciana Raimunda de Lana Costa
Regiane Cristina Custódio
author_role author
author2 Luciana Raimunda de Lana Costa
Regiane Cristina Custódio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simeire da Silva Santos
Luciana Raimunda de Lana Costa
Regiane Cristina Custódio
description O presente texto tem como objetivo discutir e compreender os fatores condicionantes que levaram as mulheres a se tornarem professoras na contemporaneidade, e como tem se perpetuado a ideia de que a mulher teria vocação para lecionar. Utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, in loco, e na condução da realização de entrevistas, a metodologia história oral, para investigar a ideia de vocação feminina para lecionar. O corpus deste estudo, foi constituí­do por meio da realização de entrevistas gravadas com um grupo de seis professoras da rede pública da educação básica da cidade de Barra do Bugres/MT, narrando a sua inserção e práxis na docência tendo como foco problematizar a profissão de professora e a feminização no magistério. Buscamos compreender os avanços e desafios enfrentados pelas entrevistadas perante uma sociedade conservadora, em que a mulher era (é) vista apenas como a rainha do lar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3851
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3851/3016
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126958309376