AS MULHERES COMO EDUCADORAS: a feminização no magistério
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3851 |
Resumo: | O presente texto tem como objetivo discutir e compreender os fatores condicionantes que levaram as mulheres a se tornarem professoras na contemporaneidade, e como tem se perpetuado a ideia de que a mulher teria vocação para lecionar. Utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, in loco, e na condução da realização de entrevistas, a metodologia história oral, para investigar a ideia de vocação feminina para lecionar. O corpus deste estudo, foi constituído por meio da realização de entrevistas gravadas com um grupo de seis professoras da rede pública da educação básica da cidade de Barra do Bugres/MT, narrando a sua inserção e práxis na docência tendo como foco problematizar a profissão de professora e a feminização no magistério. Buscamos compreender os avanços e desafios enfrentados pelas entrevistadas perante uma sociedade conservadora, em que a mulher era (é) vista apenas como a rainha do lar. |
id |
UERN-5_86aed6324a352ce64d4a9cc2df16a177 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3851 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS MULHERES COMO EDUCADORAS: a feminização no magistérioO presente texto tem como objetivo discutir e compreender os fatores condicionantes que levaram as mulheres a se tornarem professoras na contemporaneidade, e como tem se perpetuado a ideia de que a mulher teria vocação para lecionar. Utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, in loco, e na condução da realização de entrevistas, a metodologia história oral, para investigar a ideia de vocação feminina para lecionar. O corpus deste estudo, foi constituído por meio da realização de entrevistas gravadas com um grupo de seis professoras da rede pública da educação básica da cidade de Barra do Bugres/MT, narrando a sua inserção e práxis na docência tendo como foco problematizar a profissão de professora e a feminização no magistério. Buscamos compreender os avanços e desafios enfrentados pelas entrevistadas perante uma sociedade conservadora, em que a mulher era (é) vista apenas como a rainha do lar.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3851Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3851/3016Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessSimeire da Silva SantosLuciana Raimunda de Lana CostaRegiane Cristina Custódio2022-07-11T18:17:30Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3851Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-07-11T18:17:30Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS MULHERES COMO EDUCADORAS: a feminização no magistério |
title |
AS MULHERES COMO EDUCADORAS: a feminização no magistério |
spellingShingle |
AS MULHERES COMO EDUCADORAS: a feminização no magistério Simeire da Silva Santos |
title_short |
AS MULHERES COMO EDUCADORAS: a feminização no magistério |
title_full |
AS MULHERES COMO EDUCADORAS: a feminização no magistério |
title_fullStr |
AS MULHERES COMO EDUCADORAS: a feminização no magistério |
title_full_unstemmed |
AS MULHERES COMO EDUCADORAS: a feminização no magistério |
title_sort |
AS MULHERES COMO EDUCADORAS: a feminização no magistério |
author |
Simeire da Silva Santos |
author_facet |
Simeire da Silva Santos Luciana Raimunda de Lana Costa Regiane Cristina Custódio |
author_role |
author |
author2 |
Luciana Raimunda de Lana Costa Regiane Cristina Custódio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simeire da Silva Santos Luciana Raimunda de Lana Costa Regiane Cristina Custódio |
description |
O presente texto tem como objetivo discutir e compreender os fatores condicionantes que levaram as mulheres a se tornarem professoras na contemporaneidade, e como tem se perpetuado a ideia de que a mulher teria vocação para lecionar. Utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, in loco, e na condução da realização de entrevistas, a metodologia história oral, para investigar a ideia de vocação feminina para lecionar. O corpus deste estudo, foi constituído por meio da realização de entrevistas gravadas com um grupo de seis professoras da rede pública da educação básica da cidade de Barra do Bugres/MT, narrando a sua inserção e práxis na docência tendo como foco problematizar a profissão de professora e a feminização no magistério. Buscamos compreender os avanços e desafios enfrentados pelas entrevistadas perante uma sociedade conservadora, em que a mulher era (é) vista apenas como a rainha do lar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3851 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3851/3016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126958309376 |