A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E OS HORIZONTES UTÓPICOS DE ALGUNS DE SEUS PRINCIPAIS INTÉRPRETES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Érika Roberta Silva de Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Francisca Natália da Silva, Lenina Lopes Soares Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/841
Resumo: Neste trabalho, buscamos discutir a Educação Profissional como uma utopia que ao longo da história da educação do Brasil tem sofrido as mazelas de nossa origem capitalista colonial e excludente que permanece ora manifesta, ora latente nas polí­ticas educacionais implementadas por meio de programas e projetos. Para dialogar acerca dos horizontes utópicos da Educação Profissional no Brasil, do Século XXI, tomamos como referência a análise da produção cientí­fica de alguns intelectuais que refletem sobre as problemáticas que envolvem a construção desse campo. Compreendemos que, as utopias são projeções possí­veis, pois a realidade demanda sempre novas mediações e construções que envolvem permanentes mudanças, embates e disputas entre os projetos societários.
id UERN-5_93ad63aa9d453109251f634a93ac26e1
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/841
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E OS HORIZONTES UTÓPICOS DE ALGUNS DE SEUS PRINCIPAIS INTÉRPRETES Educação ProfissionalFormação dos JovensHorizontes UtópicosNeste trabalho, buscamos discutir a Educação Profissional como uma utopia que ao longo da história da educação do Brasil tem sofrido as mazelas de nossa origem capitalista colonial e excludente que permanece ora manifesta, ora latente nas polí­ticas educacionais implementadas por meio de programas e projetos. Para dialogar acerca dos horizontes utópicos da Educação Profissional no Brasil, do Século XXI, tomamos como referência a análise da produção cientí­fica de alguns intelectuais que refletem sobre as problemáticas que envolvem a construção desse campo. Compreendemos que, as utopias são projeções possí­veis, pois a realidade demanda sempre novas mediações e construções que envolvem permanentes mudanças, embates e disputas entre os projetos societários.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/841Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 5 (2016): Dossiê Educação Profissional2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/841/750Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessÉrika Roberta Silva de Lima Francisca Natália da SilvaLenina Lopes Soares Silva2020-10-29T12:56:38Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/841Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:56:38Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E OS HORIZONTES UTÓPICOS DE ALGUNS DE SEUS PRINCIPAIS INTÉRPRETES
title A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E OS HORIZONTES UTÓPICOS DE ALGUNS DE SEUS PRINCIPAIS INTÉRPRETES
spellingShingle A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E OS HORIZONTES UTÓPICOS DE ALGUNS DE SEUS PRINCIPAIS INTÉRPRETES
Érika Roberta Silva de Lima
Educação Profissional
Formação dos Jovens
Horizontes Utópicos
title_short A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E OS HORIZONTES UTÓPICOS DE ALGUNS DE SEUS PRINCIPAIS INTÉRPRETES
title_full A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E OS HORIZONTES UTÓPICOS DE ALGUNS DE SEUS PRINCIPAIS INTÉRPRETES
title_fullStr A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E OS HORIZONTES UTÓPICOS DE ALGUNS DE SEUS PRINCIPAIS INTÉRPRETES
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E OS HORIZONTES UTÓPICOS DE ALGUNS DE SEUS PRINCIPAIS INTÉRPRETES
title_sort A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E OS HORIZONTES UTÓPICOS DE ALGUNS DE SEUS PRINCIPAIS INTÉRPRETES
author Érika Roberta Silva de Lima
author_facet Érika Roberta Silva de Lima
Francisca Natália da Silva
Lenina Lopes Soares Silva
author_role author
author2 Francisca Natália da Silva
Lenina Lopes Soares Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Érika Roberta Silva de Lima
Francisca Natália da Silva
Lenina Lopes Soares Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional
Formação dos Jovens
Horizontes Utópicos
topic Educação Profissional
Formação dos Jovens
Horizontes Utópicos
description Neste trabalho, buscamos discutir a Educação Profissional como uma utopia que ao longo da história da educação do Brasil tem sofrido as mazelas de nossa origem capitalista colonial e excludente que permanece ora manifesta, ora latente nas polí­ticas educacionais implementadas por meio de programas e projetos. Para dialogar acerca dos horizontes utópicos da Educação Profissional no Brasil, do Século XXI, tomamos como referência a análise da produção cientí­fica de alguns intelectuais que refletem sobre as problemáticas que envolvem a construção desse campo. Compreendemos que, as utopias são projeções possí­veis, pois a realidade demanda sempre novas mediações e construções que envolvem permanentes mudanças, embates e disputas entre os projetos societários.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/841
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/841/750
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 5 (2016): Dossiê Educação Profissional
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124538195968