A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E OS HORIZONTES UTÓPICOS DE ALGUNS DE SEUS PRINCIPAIS INTÉRPRETES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/841 |
Resumo: | Neste trabalho, buscamos discutir a Educação Profissional como uma utopia que ao longo da história da educação do Brasil tem sofrido as mazelas de nossa origem capitalista colonial e excludente que permanece ora manifesta, ora latente nas políticas educacionais implementadas por meio de programas e projetos. Para dialogar acerca dos horizontes utópicos da Educação Profissional no Brasil, do Século XXI, tomamos como referência a análise da produção científica de alguns intelectuais que refletem sobre as problemáticas que envolvem a construção desse campo. Compreendemos que, as utopias são projeções possíveis, pois a realidade demanda sempre novas mediações e construções que envolvem permanentes mudanças, embates e disputas entre os projetos societários. |
id |
UERN-5_93ad63aa9d453109251f634a93ac26e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/841 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E OS HORIZONTES UTÓPICOS DE ALGUNS DE SEUS PRINCIPAIS INTÉRPRETES Educação ProfissionalFormação dos JovensHorizontes UtópicosNeste trabalho, buscamos discutir a Educação Profissional como uma utopia que ao longo da história da educação do Brasil tem sofrido as mazelas de nossa origem capitalista colonial e excludente que permanece ora manifesta, ora latente nas políticas educacionais implementadas por meio de programas e projetos. Para dialogar acerca dos horizontes utópicos da Educação Profissional no Brasil, do Século XXI, tomamos como referência a análise da produção científica de alguns intelectuais que refletem sobre as problemáticas que envolvem a construção desse campo. Compreendemos que, as utopias são projeções possíveis, pois a realidade demanda sempre novas mediações e construções que envolvem permanentes mudanças, embates e disputas entre os projetos societários.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/841Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 5 (2016): Dossiê Educação Profissional2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/841/750Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessÉrika Roberta Silva de Lima Francisca Natália da SilvaLenina Lopes Soares Silva2020-10-29T12:56:38Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/841Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:56:38Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E OS HORIZONTES UTÓPICOS DE ALGUNS DE SEUS PRINCIPAIS INTÉRPRETES |
title |
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E OS HORIZONTES UTÓPICOS DE ALGUNS DE SEUS PRINCIPAIS INTÉRPRETES |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E OS HORIZONTES UTÓPICOS DE ALGUNS DE SEUS PRINCIPAIS INTÉRPRETES Érika Roberta Silva de Lima Educação Profissional Formação dos Jovens Horizontes Utópicos |
title_short |
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E OS HORIZONTES UTÓPICOS DE ALGUNS DE SEUS PRINCIPAIS INTÉRPRETES |
title_full |
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E OS HORIZONTES UTÓPICOS DE ALGUNS DE SEUS PRINCIPAIS INTÉRPRETES |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E OS HORIZONTES UTÓPICOS DE ALGUNS DE SEUS PRINCIPAIS INTÉRPRETES |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E OS HORIZONTES UTÓPICOS DE ALGUNS DE SEUS PRINCIPAIS INTÉRPRETES |
title_sort |
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E OS HORIZONTES UTÓPICOS DE ALGUNS DE SEUS PRINCIPAIS INTÉRPRETES |
author |
Érika Roberta Silva de Lima |
author_facet |
Érika Roberta Silva de Lima Francisca Natália da Silva Lenina Lopes Soares Silva |
author_role |
author |
author2 |
Francisca Natália da Silva Lenina Lopes Soares Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Érika Roberta Silva de Lima Francisca Natália da Silva Lenina Lopes Soares Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional Formação dos Jovens Horizontes Utópicos |
topic |
Educação Profissional Formação dos Jovens Horizontes Utópicos |
description |
Neste trabalho, buscamos discutir a Educação Profissional como uma utopia que ao longo da história da educação do Brasil tem sofrido as mazelas de nossa origem capitalista colonial e excludente que permanece ora manifesta, ora latente nas políticas educacionais implementadas por meio de programas e projetos. Para dialogar acerca dos horizontes utópicos da Educação Profissional no Brasil, do Século XXI, tomamos como referência a análise da produção científica de alguns intelectuais que refletem sobre as problemáticas que envolvem a construção desse campo. Compreendemos que, as utopias são projeções possíveis, pois a realidade demanda sempre novas mediações e construções que envolvem permanentes mudanças, embates e disputas entre os projetos societários. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/841 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/841/750 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 5 (2016): Dossiê Educação Profissional 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124538195968 |