CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: uma análise por meio de testes piagetianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lübeck, Marcos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pires Furlan, Wanderson Thiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2204
Resumo: O objetivo neste artigo é apresentar os resultados das análises das aplicações de testes piagetianos que foram implementados numa pesquisa conduzida com 3 crianças na faixa etária de 9 e 10 anos com Altas Habilidades/Superdotação. A priori, a leitura da teoria de referência apontava para possí­veis fatos que poderiam ser constatados pelas aplicações dos conjuntos de testes selecionados de conservação, seriação e classificação, em um total de 12 provas. Contudo, os resultados obtidos demonstraram uma conduta dentro do esperado para crianças fora do fenômeno das Altas Habilidades/Superdotação, quer dizer, as suas estruturas de pensamento estavam de acordo com o desenvolvimento esperado para essa idade. Apesar disso, tal fato possibilitou estabelecermos algumas outras considerações sobre esses sujeitos, tanto a respeito de aspectos internos à lente da teoria da Epistemologia Genética quanto de aspectos externos da concepção piagetiana.
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