CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: uma análise por meio de testes piagetianos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2204 |
Resumo: | O objetivo neste artigo é apresentar os resultados das análises das aplicações de testes piagetianos que foram implementados numa pesquisa conduzida com 3 crianças na faixa etária de 9 e 10 anos com Altas Habilidades/Superdotação. A priori, a leitura da teoria de referência apontava para possíveis fatos que poderiam ser constatados pelas aplicações dos conjuntos de testes selecionados de conservação, seriação e classificação, em um total de 12 provas. Contudo, os resultados obtidos demonstraram uma conduta dentro do esperado para crianças fora do fenômeno das Altas Habilidades/Superdotação, quer dizer, as suas estruturas de pensamento estavam de acordo com o desenvolvimento esperado para essa idade. Apesar disso, tal fato possibilitou estabelecermos algumas outras considerações sobre esses sujeitos, tanto a respeito de aspectos internos à lente da teoria da Epistemologia Genética quanto de aspectos externos da concepção piagetiana. |
id |
UERN-5_9678584385be3e9d466fcf063794999d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2204 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: uma análise por meio de testes piagetianosO objetivo neste artigo é apresentar os resultados das análises das aplicações de testes piagetianos que foram implementados numa pesquisa conduzida com 3 crianças na faixa etária de 9 e 10 anos com Altas Habilidades/Superdotação. A priori, a leitura da teoria de referência apontava para possíveis fatos que poderiam ser constatados pelas aplicações dos conjuntos de testes selecionados de conservação, seriação e classificação, em um total de 12 provas. Contudo, os resultados obtidos demonstraram uma conduta dentro do esperado para crianças fora do fenômeno das Altas Habilidades/Superdotação, quer dizer, as suas estruturas de pensamento estavam de acordo com o desenvolvimento esperado para essa idade. Apesar disso, tal fato possibilitou estabelecermos algumas outras considerações sobre esses sujeitos, tanto a respeito de aspectos internos à lente da teoria da Epistemologia Genética quanto de aspectos externos da concepção piagetiana.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2204Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 18 (2020): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2204/2482Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessLübeck, MarcosPires Furlan, Wanderson Thiago2020-12-24T13:28:46Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2204Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-12-24T13:28:46Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: uma análise por meio de testes piagetianos |
title |
CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: uma análise por meio de testes piagetianos |
spellingShingle |
CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: uma análise por meio de testes piagetianos Lübeck, Marcos |
title_short |
CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: uma análise por meio de testes piagetianos |
title_full |
CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: uma análise por meio de testes piagetianos |
title_fullStr |
CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: uma análise por meio de testes piagetianos |
title_full_unstemmed |
CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: uma análise por meio de testes piagetianos |
title_sort |
CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: uma análise por meio de testes piagetianos |
author |
Lübeck, Marcos |
author_facet |
Lübeck, Marcos Pires Furlan, Wanderson Thiago |
author_role |
author |
author2 |
Pires Furlan, Wanderson Thiago |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lübeck, Marcos Pires Furlan, Wanderson Thiago |
description |
O objetivo neste artigo é apresentar os resultados das análises das aplicações de testes piagetianos que foram implementados numa pesquisa conduzida com 3 crianças na faixa etária de 9 e 10 anos com Altas Habilidades/Superdotação. A priori, a leitura da teoria de referência apontava para possíveis fatos que poderiam ser constatados pelas aplicações dos conjuntos de testes selecionados de conservação, seriação e classificação, em um total de 12 provas. Contudo, os resultados obtidos demonstraram uma conduta dentro do esperado para crianças fora do fenômeno das Altas Habilidades/Superdotação, quer dizer, as suas estruturas de pensamento estavam de acordo com o desenvolvimento esperado para essa idade. Apesar disso, tal fato possibilitou estabelecermos algumas outras considerações sobre esses sujeitos, tanto a respeito de aspectos internos à lente da teoria da Epistemologia Genética quanto de aspectos externos da concepção piagetiana. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2204 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2204/2482 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 18 (2020): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125849964544 |