CARTILHA PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NANISMO : para que serve?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Andréa Nascimento Moreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mariani, Ruth, Lima, Neuza Rejane Wille
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2108
Resumo: O preconceito em relação í s pessoas com nanismo ocorre desde sempre e mesmo na Renascença quando as pessoas com baixa estatura eram tratados como se fossem "animais aprisionados". O nanismo ainda é um conceito pouco conhecido por uma parcela considerável das sociedades, decorrente das escassas pesquisas desenvolvidas sobre o tema, principalmente na esfera educacional. O objetivo do presente estudo foi apresentar uma cartilha sobre o nanismo e analisar o seu alcance sócio-polí­tico através das aplicações de um questionário com quatro sobre o perfil do participante voluntários, e dez perguntas para avaliar a qualidade da cartilha. Verificamos a cartilha produzida por nós e testada por 40 por participantes da pesquisa foi aprovada pelos grande maioria deles. Assim, ela irá promover, proteger e assegurar o exercí­cio pleno e liberdades fundamentais das pessoas com nanismo, favorecendo o respeito pela dignidade inerente destas pessoas, garantindo o cumprimento da Lei em vigor.
id UERN-5_989207c53e7591e7a6f2fac427b4de1d
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2108
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling CARTILHA PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NANISMO : para que serve?O preconceito em relação í s pessoas com nanismo ocorre desde sempre e mesmo na Renascença quando as pessoas com baixa estatura eram tratados como se fossem "animais aprisionados". O nanismo ainda é um conceito pouco conhecido por uma parcela considerável das sociedades, decorrente das escassas pesquisas desenvolvidas sobre o tema, principalmente na esfera educacional. O objetivo do presente estudo foi apresentar uma cartilha sobre o nanismo e analisar o seu alcance sócio-polí­tico através das aplicações de um questionário com quatro sobre o perfil do participante voluntários, e dez perguntas para avaliar a qualidade da cartilha. Verificamos a cartilha produzida por nós e testada por 40 por participantes da pesquisa foi aprovada pelos grande maioria deles. Assim, ela irá promover, proteger e assegurar o exercí­cio pleno e liberdades fundamentais das pessoas com nanismo, favorecendo o respeito pela dignidade inerente destas pessoas, garantindo o cumprimento da Lei em vigor.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2108Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 18 (2020): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2108/2505Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Andréa Nascimento MoreiraMariani, Ruth Lima, Neuza Rejane Wille2020-12-28T14:48:47Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2108Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-12-28T14:48:47Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv CARTILHA PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NANISMO : para que serve?
title CARTILHA PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NANISMO : para que serve?
spellingShingle CARTILHA PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NANISMO : para que serve?
Faria, Andréa Nascimento Moreira
title_short CARTILHA PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NANISMO : para que serve?
title_full CARTILHA PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NANISMO : para que serve?
title_fullStr CARTILHA PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NANISMO : para que serve?
title_full_unstemmed CARTILHA PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NANISMO : para que serve?
title_sort CARTILHA PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NANISMO : para que serve?
author Faria, Andréa Nascimento Moreira
author_facet Faria, Andréa Nascimento Moreira
Mariani, Ruth
Lima, Neuza Rejane Wille
author_role author
author2 Mariani, Ruth
Lima, Neuza Rejane Wille
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Andréa Nascimento Moreira
Mariani, Ruth
Lima, Neuza Rejane Wille
description O preconceito em relação í s pessoas com nanismo ocorre desde sempre e mesmo na Renascença quando as pessoas com baixa estatura eram tratados como se fossem "animais aprisionados". O nanismo ainda é um conceito pouco conhecido por uma parcela considerável das sociedades, decorrente das escassas pesquisas desenvolvidas sobre o tema, principalmente na esfera educacional. O objetivo do presente estudo foi apresentar uma cartilha sobre o nanismo e analisar o seu alcance sócio-polí­tico através das aplicações de um questionário com quatro sobre o perfil do participante voluntários, e dez perguntas para avaliar a qualidade da cartilha. Verificamos a cartilha produzida por nós e testada por 40 por participantes da pesquisa foi aprovada pelos grande maioria deles. Assim, ela irá promover, proteger e assegurar o exercí­cio pleno e liberdades fundamentais das pessoas com nanismo, favorecendo o respeito pela dignidade inerente destas pessoas, garantindo o cumprimento da Lei em vigor.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2108
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2108/2505
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 18 (2020): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125838430208