CARTILHA PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NANISMO : para que serve?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2108 |
Resumo: | O preconceito em relação í s pessoas com nanismo ocorre desde sempre e mesmo na Renascença quando as pessoas com baixa estatura eram tratados como se fossem "animais aprisionados". O nanismo ainda é um conceito pouco conhecido por uma parcela considerável das sociedades, decorrente das escassas pesquisas desenvolvidas sobre o tema, principalmente na esfera educacional. O objetivo do presente estudo foi apresentar uma cartilha sobre o nanismo e analisar o seu alcance sócio-político através das aplicações de um questionário com quatro sobre o perfil do participante voluntários, e dez perguntas para avaliar a qualidade da cartilha. Verificamos a cartilha produzida por nós e testada por 40 por participantes da pesquisa foi aprovada pelos grande maioria deles. Assim, ela irá promover, proteger e assegurar o exercício pleno e liberdades fundamentais das pessoas com nanismo, favorecendo o respeito pela dignidade inerente destas pessoas, garantindo o cumprimento da Lei em vigor. |
id |
UERN-5_989207c53e7591e7a6f2fac427b4de1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2108 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
CARTILHA PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NANISMO : para que serve?O preconceito em relação í s pessoas com nanismo ocorre desde sempre e mesmo na Renascença quando as pessoas com baixa estatura eram tratados como se fossem "animais aprisionados". O nanismo ainda é um conceito pouco conhecido por uma parcela considerável das sociedades, decorrente das escassas pesquisas desenvolvidas sobre o tema, principalmente na esfera educacional. O objetivo do presente estudo foi apresentar uma cartilha sobre o nanismo e analisar o seu alcance sócio-político através das aplicações de um questionário com quatro sobre o perfil do participante voluntários, e dez perguntas para avaliar a qualidade da cartilha. Verificamos a cartilha produzida por nós e testada por 40 por participantes da pesquisa foi aprovada pelos grande maioria deles. Assim, ela irá promover, proteger e assegurar o exercício pleno e liberdades fundamentais das pessoas com nanismo, favorecendo o respeito pela dignidade inerente destas pessoas, garantindo o cumprimento da Lei em vigor.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2108Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 18 (2020): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2108/2505Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Andréa Nascimento MoreiraMariani, Ruth Lima, Neuza Rejane Wille2020-12-28T14:48:47Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2108Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-12-28T14:48:47Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CARTILHA PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NANISMO : para que serve? |
title |
CARTILHA PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NANISMO : para que serve? |
spellingShingle |
CARTILHA PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NANISMO : para que serve? Faria, Andréa Nascimento Moreira |
title_short |
CARTILHA PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NANISMO : para que serve? |
title_full |
CARTILHA PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NANISMO : para que serve? |
title_fullStr |
CARTILHA PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NANISMO : para que serve? |
title_full_unstemmed |
CARTILHA PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NANISMO : para que serve? |
title_sort |
CARTILHA PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NANISMO : para que serve? |
author |
Faria, Andréa Nascimento Moreira |
author_facet |
Faria, Andréa Nascimento Moreira Mariani, Ruth Lima, Neuza Rejane Wille |
author_role |
author |
author2 |
Mariani, Ruth Lima, Neuza Rejane Wille |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Andréa Nascimento Moreira Mariani, Ruth Lima, Neuza Rejane Wille |
description |
O preconceito em relação í s pessoas com nanismo ocorre desde sempre e mesmo na Renascença quando as pessoas com baixa estatura eram tratados como se fossem "animais aprisionados". O nanismo ainda é um conceito pouco conhecido por uma parcela considerável das sociedades, decorrente das escassas pesquisas desenvolvidas sobre o tema, principalmente na esfera educacional. O objetivo do presente estudo foi apresentar uma cartilha sobre o nanismo e analisar o seu alcance sócio-político através das aplicações de um questionário com quatro sobre o perfil do participante voluntários, e dez perguntas para avaliar a qualidade da cartilha. Verificamos a cartilha produzida por nós e testada por 40 por participantes da pesquisa foi aprovada pelos grande maioria deles. Assim, ela irá promover, proteger e assegurar o exercício pleno e liberdades fundamentais das pessoas com nanismo, favorecendo o respeito pela dignidade inerente destas pessoas, garantindo o cumprimento da Lei em vigor. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2108 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2108/2505 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 18 (2020): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125838430208 |