CONVERTER OS EDUCADORES CRISTíOS À EDUCAÇÃO NOVA: a ação editorial do padre François Chatelain, na França, nos anos 19301

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laurent Gutierrez
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Paulo Augusto Tamanini, Rogério Luiz de Souza, Edison Lucas Fabrí­cio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1056
Resumo: O artigo objetiva abordar a inserção da Educação Nova no campo educacional e editorial católico, na França, nos anos 1930. Dentre as diversas iniciativas nesse sentido, ganhou relevância a ação do padre dominicano François Chatelain à frente de um projeto editorial pioneiro e inovador na Editions du Cerf , tradicional editora católica na Franca. Pe. Chatelain esteve ligado aos principais nomes da Educação Nova, como Adolphe Ferrière, Édouard Claparède e outros, e reuniu ao seu redor uma constelação significativa de intelectuais católicos interessados no aperfeiçoamento da pedagogia católica. Entre aplausos e resistências, o Pe. Chatelain conduziu de forma estratégica a coleção L e s S c i e n c e s e t l"™ A r t d e l"™ é d u c a t i o n , enfrentando a desconfiança e o ceticismo dos tradicionalistas e recebendo apoio dos educadores católicos interessados na renovação dos métodos pedagógicos.
id UERN-5_ad2deab4ffd70550270879c0edda8516
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1056
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling CONVERTER OS EDUCADORES CRISTíOS À EDUCAÇÃO NOVA: a ação editorial do padre François Chatelain, na França, nos anos 19301 CatolicismoEducação NovaCampo educacional francêsO artigo objetiva abordar a inserção da Educação Nova no campo educacional e editorial católico, na França, nos anos 1930. Dentre as diversas iniciativas nesse sentido, ganhou relevância a ação do padre dominicano François Chatelain à frente de um projeto editorial pioneiro e inovador na Editions du Cerf , tradicional editora católica na Franca. Pe. Chatelain esteve ligado aos principais nomes da Educação Nova, como Adolphe Ferrière, Édouard Claparède e outros, e reuniu ao seu redor uma constelação significativa de intelectuais católicos interessados no aperfeiçoamento da pedagogia católica. Entre aplausos e resistências, o Pe. Chatelain conduziu de forma estratégica a coleção L e s S c i e n c e s e t l"™ A r t d e l"™ é d u c a t i o n , enfrentando a desconfiança e o ceticismo dos tradicionalistas e recebendo apoio dos educadores católicos interessados na renovação dos métodos pedagógicos.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1056Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 10 (2018): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1056/972Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessLaurent Gutierrez Paulo Augusto Tamanini Rogério Luiz de Souza Edison Lucas Fabrí­cio 2020-10-29T12:50:38Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1056Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:50:38Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv CONVERTER OS EDUCADORES CRISTíOS À EDUCAÇÃO NOVA: a ação editorial do padre François Chatelain, na França, nos anos 19301
title CONVERTER OS EDUCADORES CRISTíOS À EDUCAÇÃO NOVA: a ação editorial do padre François Chatelain, na França, nos anos 19301
spellingShingle CONVERTER OS EDUCADORES CRISTíOS À EDUCAÇÃO NOVA: a ação editorial do padre François Chatelain, na França, nos anos 19301
Laurent Gutierrez
Catolicismo
Educação Nova
Campo educacional francês
title_short CONVERTER OS EDUCADORES CRISTíOS À EDUCAÇÃO NOVA: a ação editorial do padre François Chatelain, na França, nos anos 19301
title_full CONVERTER OS EDUCADORES CRISTíOS À EDUCAÇÃO NOVA: a ação editorial do padre François Chatelain, na França, nos anos 19301
title_fullStr CONVERTER OS EDUCADORES CRISTíOS À EDUCAÇÃO NOVA: a ação editorial do padre François Chatelain, na França, nos anos 19301
title_full_unstemmed CONVERTER OS EDUCADORES CRISTíOS À EDUCAÇÃO NOVA: a ação editorial do padre François Chatelain, na França, nos anos 19301
title_sort CONVERTER OS EDUCADORES CRISTíOS À EDUCAÇÃO NOVA: a ação editorial do padre François Chatelain, na França, nos anos 19301
author Laurent Gutierrez
author_facet Laurent Gutierrez
Paulo Augusto Tamanini
Rogério Luiz de Souza
Edison Lucas Fabrí­cio
author_role author
author2 Paulo Augusto Tamanini
Rogério Luiz de Souza
Edison Lucas Fabrí­cio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laurent Gutierrez
Paulo Augusto Tamanini
Rogério Luiz de Souza
Edison Lucas Fabrí­cio
dc.subject.por.fl_str_mv Catolicismo
Educação Nova
Campo educacional francês
topic Catolicismo
Educação Nova
Campo educacional francês
description O artigo objetiva abordar a inserção da Educação Nova no campo educacional e editorial católico, na França, nos anos 1930. Dentre as diversas iniciativas nesse sentido, ganhou relevância a ação do padre dominicano François Chatelain à frente de um projeto editorial pioneiro e inovador na Editions du Cerf , tradicional editora católica na Franca. Pe. Chatelain esteve ligado aos principais nomes da Educação Nova, como Adolphe Ferrière, Édouard Claparède e outros, e reuniu ao seu redor uma constelação significativa de intelectuais católicos interessados no aperfeiçoamento da pedagogia católica. Entre aplausos e resistências, o Pe. Chatelain conduziu de forma estratégica a coleção L e s S c i e n c e s e t l"™ A r t d e l"™ é d u c a t i o n , enfrentando a desconfiança e o ceticismo dos tradicionalistas e recebendo apoio dos educadores católicos interessados na renovação dos métodos pedagógicos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1056
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1056/972
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 10 (2018): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125020540928