UM ESTUDO DE ABORDAGEM ETNOGRÁFICA SOBRE A RELAÇÃO DOS JOVENS COM O CONHECIMENTO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luis Paulo Cruz Borges
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carmen Lucia Guimarães de Mattos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/884
Resumo: O binômio conhecimento e cultura é um importante eixo analí­tico para pensarmos a Educação na contemporaneidade. Entende-se como objeto de estudo desta pesquisa a relação dos alunos e das alunas do Ensino Médio com o conhecimento escolar na contemporaneidade. A abordagem teórico-metodológica é pautada em aspectos socioculturais: observação participante, entrevistas etnográficas, produção textual e análise indutiva dos dados. Elegem-se como teóricos privilegiados para o diálogo Charlot com conceito de relação do saber e da juventude; Gabriel e Macedo pensando questões pós-estruturalistas do conhecimento escolar, da cultura e do currí­culo; Dayrell e José Pais operando com o conceito de condição juvenil. Pretendemos estudar e investigar, através da ótica dos próprios participantes da pesquisa, qual é o papel da escola diante do conhecimento escolar.
id UERN-5_b5c99085a0992e92235b042d5bd7956e
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/884
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling UM ESTUDO DE ABORDAGEM ETNOGRÁFICA SOBRE A RELAÇÃO DOS JOVENS COM O CONHECIMENTO ESCOLARJuventudeEtnografiaConhecimento escolarO binômio conhecimento e cultura é um importante eixo analí­tico para pensarmos a Educação na contemporaneidade. Entende-se como objeto de estudo desta pesquisa a relação dos alunos e das alunas do Ensino Médio com o conhecimento escolar na contemporaneidade. A abordagem teórico-metodológica é pautada em aspectos socioculturais: observação participante, entrevistas etnográficas, produção textual e análise indutiva dos dados. Elegem-se como teóricos privilegiados para o diálogo Charlot com conceito de relação do saber e da juventude; Gabriel e Macedo pensando questões pós-estruturalistas do conhecimento escolar, da cultura e do currí­culo; Dayrell e José Pais operando com o conceito de condição juvenil. Pretendemos estudar e investigar, através da ótica dos próprios participantes da pesquisa, qual é o papel da escola diante do conhecimento escolar.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/884Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 6 (2016): Dossiê: Da relação com o saber2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/884/796Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessLuis Paulo Cruz BorgesCarmen Lucia Guimarães de Mattos2020-10-29T12:55:59Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/884Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:55:59Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv UM ESTUDO DE ABORDAGEM ETNOGRÁFICA SOBRE A RELAÇÃO DOS JOVENS COM O CONHECIMENTO ESCOLAR
title UM ESTUDO DE ABORDAGEM ETNOGRÁFICA SOBRE A RELAÇÃO DOS JOVENS COM O CONHECIMENTO ESCOLAR
spellingShingle UM ESTUDO DE ABORDAGEM ETNOGRÁFICA SOBRE A RELAÇÃO DOS JOVENS COM O CONHECIMENTO ESCOLAR
Luis Paulo Cruz Borges
Juventude
Etnografia
Conhecimento escolar
title_short UM ESTUDO DE ABORDAGEM ETNOGRÁFICA SOBRE A RELAÇÃO DOS JOVENS COM O CONHECIMENTO ESCOLAR
title_full UM ESTUDO DE ABORDAGEM ETNOGRÁFICA SOBRE A RELAÇÃO DOS JOVENS COM O CONHECIMENTO ESCOLAR
title_fullStr UM ESTUDO DE ABORDAGEM ETNOGRÁFICA SOBRE A RELAÇÃO DOS JOVENS COM O CONHECIMENTO ESCOLAR
title_full_unstemmed UM ESTUDO DE ABORDAGEM ETNOGRÁFICA SOBRE A RELAÇÃO DOS JOVENS COM O CONHECIMENTO ESCOLAR
title_sort UM ESTUDO DE ABORDAGEM ETNOGRÁFICA SOBRE A RELAÇÃO DOS JOVENS COM O CONHECIMENTO ESCOLAR
author Luis Paulo Cruz Borges
author_facet Luis Paulo Cruz Borges
Carmen Lucia Guimarães de Mattos
author_role author
author2 Carmen Lucia Guimarães de Mattos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luis Paulo Cruz Borges
Carmen Lucia Guimarães de Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Juventude
Etnografia
Conhecimento escolar
topic Juventude
Etnografia
Conhecimento escolar
description O binômio conhecimento e cultura é um importante eixo analí­tico para pensarmos a Educação na contemporaneidade. Entende-se como objeto de estudo desta pesquisa a relação dos alunos e das alunas do Ensino Médio com o conhecimento escolar na contemporaneidade. A abordagem teórico-metodológica é pautada em aspectos socioculturais: observação participante, entrevistas etnográficas, produção textual e análise indutiva dos dados. Elegem-se como teóricos privilegiados para o diálogo Charlot com conceito de relação do saber e da juventude; Gabriel e Macedo pensando questões pós-estruturalistas do conhecimento escolar, da cultura e do currí­culo; Dayrell e José Pais operando com o conceito de condição juvenil. Pretendemos estudar e investigar, através da ótica dos próprios participantes da pesquisa, qual é o papel da escola diante do conhecimento escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/884
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/884/796
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 6 (2016): Dossiê: Da relação com o saber
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124556021760