A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Félix dos Santos, Vladimir
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3088
Resumo: Este artigo objetiva compreender como se apresentam as pesquisas que tratam sobre intervenções que utilizam a Modelagem Matemática (MM) no Ensino de Fí­sica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde utilizou-se o mapeamento na pesquisa educacional como procedimento metodológico, para orientar as buscas no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram encontradas nove pesquisas, as quais foram analisadas criteriosamente. Para análise foram elencadas categorias a priori: a) Objetivo(s) e contexto das pesquisas; b) Bases teóricas que fundamentaram as pesquisas; c) Metodologia das pesquisas e desenvolvimento das intervenções; d) Principais resultados das pesquisas. Os resultados apontam que as pesquisas que utilizam a MM no ensino de Fí­sica normalmente aliam esta estratégia à experimentação, e enfatizam que utilização de estratégias relacionadas à MM podem ser eficazes para a aprendizagem de Fí­sica dos estudantes, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior.
id UERN-5_ba976edc58589fec31e725cc2852b91f
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3088
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICAModelagem MatemáticaEnsino de F´í­sicaMapeamentoEste artigo objetiva compreender como se apresentam as pesquisas que tratam sobre intervenções que utilizam a Modelagem Matemática (MM) no Ensino de Fí­sica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde utilizou-se o mapeamento na pesquisa educacional como procedimento metodológico, para orientar as buscas no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram encontradas nove pesquisas, as quais foram analisadas criteriosamente. Para análise foram elencadas categorias a priori: a) Objetivo(s) e contexto das pesquisas; b) Bases teóricas que fundamentaram as pesquisas; c) Metodologia das pesquisas e desenvolvimento das intervenções; d) Principais resultados das pesquisas. Os resultados apontam que as pesquisas que utilizam a MM no ensino de Fí­sica normalmente aliam esta estratégia à experimentação, e enfatizam que utilização de estratégias relacionadas à MM podem ser eficazes para a aprendizagem de Fí­sica dos estudantes, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3088Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3088/2697Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessFélix dos Santos, VladimirMadruga, Zulma Elizabete de Freitas2021-06-25T15:49:58Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3088Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-06-25T15:49:58Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA
title A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA
spellingShingle A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA
Félix dos Santos, Vladimir
Modelagem Matemática
Ensino de F´í­sica
Mapeamento
title_short A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA
title_full A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA
title_fullStr A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA
title_full_unstemmed A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA
title_sort A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA
author Félix dos Santos, Vladimir
author_facet Félix dos Santos, Vladimir
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
author_role author
author2 Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Félix dos Santos, Vladimir
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem Matemática
Ensino de F´í­sica
Mapeamento
topic Modelagem Matemática
Ensino de F´í­sica
Mapeamento
description Este artigo objetiva compreender como se apresentam as pesquisas que tratam sobre intervenções que utilizam a Modelagem Matemática (MM) no Ensino de Fí­sica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde utilizou-se o mapeamento na pesquisa educacional como procedimento metodológico, para orientar as buscas no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram encontradas nove pesquisas, as quais foram analisadas criteriosamente. Para análise foram elencadas categorias a priori: a) Objetivo(s) e contexto das pesquisas; b) Bases teóricas que fundamentaram as pesquisas; c) Metodologia das pesquisas e desenvolvimento das intervenções; d) Principais resultados das pesquisas. Os resultados apontam que as pesquisas que utilizam a MM no ensino de Fí­sica normalmente aliam esta estratégia à experimentação, e enfatizam que utilização de estratégias relacionadas à MM podem ser eficazes para a aprendizagem de Fí­sica dos estudantes, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3088
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3088/2697
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126233743360