PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2531 |
Resumo: | O método didático é uma forma especial de ordenação lógica de todas as atividades a realizar em uma tarefa educativa, ao passo que técnica didática é um recurso particular de que se lança mão para efetivação dos propósitos do método, de um aspecto limitado de um ato de aprendizagem. O presente estudo teve por objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura científica brasileira sobre estratégias metodológicas no contexto da educação superior. Do total de 1.487 artigos publicados entre os anos de 2010 e 2015, 60 trabalhos foram selecionados para a presente revisão de literatura científica. Apenas 0,03% dos artigos estavam realmente relacionados ao tema em estudo. Para os anos pesquisados, ainda foi reduzida a quantidade de trabalhos publicados recentemente sobre aplicação de estratégias metodológicas no ensino superior. |
id |
UERN-5_d2956f1cb3d044b75b714da7cf338e73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2531 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIORO método didático é uma forma especial de ordenação lógica de todas as atividades a realizar em uma tarefa educativa, ao passo que técnica didática é um recurso particular de que se lança mão para efetivação dos propósitos do método, de um aspecto limitado de um ato de aprendizagem. O presente estudo teve por objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura científica brasileira sobre estratégias metodológicas no contexto da educação superior. Do total de 1.487 artigos publicados entre os anos de 2010 e 2015, 60 trabalhos foram selecionados para a presente revisão de literatura científica. Apenas 0,03% dos artigos estavam realmente relacionados ao tema em estudo. Para os anos pesquisados, ainda foi reduzida a quantidade de trabalhos publicados recentemente sobre aplicação de estratégias metodológicas no ensino superior.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2531Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 19 (2020): DOSSIÊ: Ambientes, ciências, regionalidades: abordagens interdisciplinares na pesquisa2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2531/2303Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessKaruane Saturnino da Silva AraújoMércia Machado Araújo LimaBruno Machado Araújo2020-11-01T17:06:13Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2531Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-11-01T17:06:13Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title |
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
spellingShingle |
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Karuane Saturnino da Silva Araújo |
title_short |
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_full |
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_fullStr |
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_sort |
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
author |
Karuane Saturnino da Silva Araújo |
author_facet |
Karuane Saturnino da Silva Araújo Mércia Machado Araújo Lima Bruno Machado Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Mércia Machado Araújo Lima Bruno Machado Araújo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Karuane Saturnino da Silva Araújo Mércia Machado Araújo Lima Bruno Machado Araújo |
description |
O método didático é uma forma especial de ordenação lógica de todas as atividades a realizar em uma tarefa educativa, ao passo que técnica didática é um recurso particular de que se lança mão para efetivação dos propósitos do método, de um aspecto limitado de um ato de aprendizagem. O presente estudo teve por objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura científica brasileira sobre estratégias metodológicas no contexto da educação superior. Do total de 1.487 artigos publicados entre os anos de 2010 e 2015, 60 trabalhos foram selecionados para a presente revisão de literatura científica. Apenas 0,03% dos artigos estavam realmente relacionados ao tema em estudo. Para os anos pesquisados, ainda foi reduzida a quantidade de trabalhos publicados recentemente sobre aplicação de estratégias metodológicas no ensino superior. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2531 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2531/2303 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 19 (2020): DOSSIÊ: Ambientes, ciências, regionalidades: abordagens interdisciplinares na pesquisa 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125881421824 |