PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karuane Saturnino da Silva Araújo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mércia Machado Araújo Lima, Bruno Machado Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2531
Resumo: O método didático é uma forma especial de ordenação lógica de todas as atividades a realizar em uma tarefa educativa, ao passo que técnica didática é um recurso particular de que se lança mão para efetivação dos propósitos do método, de um aspecto limitado de um ato de aprendizagem. O presente estudo teve por objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura cientí­fica brasileira sobre estratégias metodológicas no contexto da educação superior. Do total de 1.487 artigos publicados entre os anos de 2010 e 2015, 60 trabalhos foram selecionados para a presente revisão de literatura cientí­fica. Apenas 0,03% dos artigos estavam realmente relacionados ao tema em estudo. Para os anos pesquisados, ainda foi reduzida a quantidade de trabalhos publicados recentemente sobre aplicação de estratégias metodológicas no ensino superior.
id UERN-5_d2956f1cb3d044b75b714da7cf338e73
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2531
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIORO método didático é uma forma especial de ordenação lógica de todas as atividades a realizar em uma tarefa educativa, ao passo que técnica didática é um recurso particular de que se lança mão para efetivação dos propósitos do método, de um aspecto limitado de um ato de aprendizagem. O presente estudo teve por objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura cientí­fica brasileira sobre estratégias metodológicas no contexto da educação superior. Do total de 1.487 artigos publicados entre os anos de 2010 e 2015, 60 trabalhos foram selecionados para a presente revisão de literatura cientí­fica. Apenas 0,03% dos artigos estavam realmente relacionados ao tema em estudo. Para os anos pesquisados, ainda foi reduzida a quantidade de trabalhos publicados recentemente sobre aplicação de estratégias metodológicas no ensino superior.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2531Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 19 (2020): DOSSIÊ: Ambientes, ciências, regionalidades: abordagens interdisciplinares na pesquisa2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2531/2303Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessKaruane Saturnino da Silva AraújoMércia Machado Araújo LimaBruno Machado Araújo2020-11-01T17:06:13Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2531Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-11-01T17:06:13Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
spellingShingle PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Karuane Saturnino da Silva Araújo
title_short PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_full PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_fullStr PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_full_unstemmed PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_sort PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
author Karuane Saturnino da Silva Araújo
author_facet Karuane Saturnino da Silva Araújo
Mércia Machado Araújo Lima
Bruno Machado Araújo
author_role author
author2 Mércia Machado Araújo Lima
Bruno Machado Araújo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Karuane Saturnino da Silva Araújo
Mércia Machado Araújo Lima
Bruno Machado Araújo
description O método didático é uma forma especial de ordenação lógica de todas as atividades a realizar em uma tarefa educativa, ao passo que técnica didática é um recurso particular de que se lança mão para efetivação dos propósitos do método, de um aspecto limitado de um ato de aprendizagem. O presente estudo teve por objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura cientí­fica brasileira sobre estratégias metodológicas no contexto da educação superior. Do total de 1.487 artigos publicados entre os anos de 2010 e 2015, 60 trabalhos foram selecionados para a presente revisão de literatura cientí­fica. Apenas 0,03% dos artigos estavam realmente relacionados ao tema em estudo. Para os anos pesquisados, ainda foi reduzida a quantidade de trabalhos publicados recentemente sobre aplicação de estratégias metodológicas no ensino superior.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2531
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2531/2303
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 19 (2020): DOSSIÊ: Ambientes, ciências, regionalidades: abordagens interdisciplinares na pesquisa
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125881421824