NARRATIVAS E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3255 |
Resumo: | Esta pesquisa parte da análise das narrativas de licenciandos em Ciências Biológicas, que participaram do componente curricular de Prática de Ensino em Ciências/Biologia II: currículo e ensino de Ciências e Biologia, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. As narrativas foram escritas no diário formativo e mediadas por meio da metáfora da descrição e reflexão dos cheiros sentidos em diferentes ambientes e fases de sua formação escolar e acadêmica, objetivando extrair elementos que vinculassem com a escolha profissional. Após a categorização dos excertos, construímos os seguintes resultados, mostrando que os licenciandos rememoraram lembranças que os constituíram, interconectando com a escolha profissional docente. |
id |
UERN-5_d864737e479ca6379a14843692fd0249 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3255 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
NARRATIVAS E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICASEsta pesquisa parte da análise das narrativas de licenciandos em Ciências Biológicas, que participaram do componente curricular de Prática de Ensino em Ciências/Biologia II: currículo e ensino de Ciências e Biologia, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. As narrativas foram escritas no diário formativo e mediadas por meio da metáfora da descrição e reflexão dos cheiros sentidos em diferentes ambientes e fases de sua formação escolar e acadêmica, objetivando extrair elementos que vinculassem com a escolha profissional. Após a categorização dos excertos, construímos os seguintes resultados, mostrando que os licenciandos rememoraram lembranças que os constituíram, interconectando com a escolha profissional docente.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3255Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3255/2702Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessRenata Caroline Dias MachadoRiceli Gomes CzekalskiRoque Ismael da Costa Güllich2021-07-01T22:11:55Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3255Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-07-01T22:11:55Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NARRATIVAS E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title |
NARRATIVAS E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
spellingShingle |
NARRATIVAS E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Renata Caroline Dias Machado |
title_short |
NARRATIVAS E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_full |
NARRATIVAS E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_fullStr |
NARRATIVAS E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_full_unstemmed |
NARRATIVAS E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
title_sort |
NARRATIVAS E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
author |
Renata Caroline Dias Machado |
author_facet |
Renata Caroline Dias Machado Riceli Gomes Czekalski Roque Ismael da Costa Güllich |
author_role |
author |
author2 |
Riceli Gomes Czekalski Roque Ismael da Costa Güllich |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Renata Caroline Dias Machado Riceli Gomes Czekalski Roque Ismael da Costa Güllich |
description |
Esta pesquisa parte da análise das narrativas de licenciandos em Ciências Biológicas, que participaram do componente curricular de Prática de Ensino em Ciências/Biologia II: currículo e ensino de Ciências e Biologia, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. As narrativas foram escritas no diário formativo e mediadas por meio da metáfora da descrição e reflexão dos cheiros sentidos em diferentes ambientes e fases de sua formação escolar e acadêmica, objetivando extrair elementos que vinculassem com a escolha profissional. Após a categorização dos excertos, construímos os seguintes resultados, mostrando que os licenciandos rememoraram lembranças que os constituíram, interconectando com a escolha profissional docente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3255 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3255/2702 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126321823744 |