NARRATIVAS E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renata Caroline Dias Machado
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Riceli Gomes Czekalski, Roque Ismael da Costa Güllich
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3255
Resumo: Esta pesquisa parte da análise das narrativas de licenciandos em Ciências Biológicas, que participaram do componente curricular de Prática de Ensino em Ciências/Biologia II: currí­culo e ensino de Ciências e Biologia, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. As narrativas foram escritas no diário formativo e mediadas por meio da metáfora da descrição e reflexão dos cheiros sentidos em diferentes ambientes e fases de sua formação escolar e acadêmica, objetivando extrair elementos que vinculassem com a escolha profissional. Após a categorização dos excertos, construí­mos os seguintes resultados, mostrando que os licenciandos rememoraram lembranças que os constituí­ram, interconectando com a escolha profissional docente.
id UERN-5_d864737e479ca6379a14843692fd0249
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3255
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling NARRATIVAS E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICASEsta pesquisa parte da análise das narrativas de licenciandos em Ciências Biológicas, que participaram do componente curricular de Prática de Ensino em Ciências/Biologia II: currí­culo e ensino de Ciências e Biologia, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. As narrativas foram escritas no diário formativo e mediadas por meio da metáfora da descrição e reflexão dos cheiros sentidos em diferentes ambientes e fases de sua formação escolar e acadêmica, objetivando extrair elementos que vinculassem com a escolha profissional. Após a categorização dos excertos, construí­mos os seguintes resultados, mostrando que os licenciandos rememoraram lembranças que os constituí­ram, interconectando com a escolha profissional docente.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3255Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3255/2702Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessRenata Caroline Dias MachadoRiceli Gomes CzekalskiRoque Ismael da Costa Güllich2021-07-01T22:11:55Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3255Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-07-01T22:11:55Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv NARRATIVAS E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title NARRATIVAS E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
spellingShingle NARRATIVAS E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Renata Caroline Dias Machado
title_short NARRATIVAS E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_full NARRATIVAS E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_fullStr NARRATIVAS E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_full_unstemmed NARRATIVAS E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_sort NARRATIVAS E A CONSTITUIÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
author Renata Caroline Dias Machado
author_facet Renata Caroline Dias Machado
Riceli Gomes Czekalski
Roque Ismael da Costa Güllich
author_role author
author2 Riceli Gomes Czekalski
Roque Ismael da Costa Güllich
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Renata Caroline Dias Machado
Riceli Gomes Czekalski
Roque Ismael da Costa Güllich
description Esta pesquisa parte da análise das narrativas de licenciandos em Ciências Biológicas, que participaram do componente curricular de Prática de Ensino em Ciências/Biologia II: currí­culo e ensino de Ciências e Biologia, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. As narrativas foram escritas no diário formativo e mediadas por meio da metáfora da descrição e reflexão dos cheiros sentidos em diferentes ambientes e fases de sua formação escolar e acadêmica, objetivando extrair elementos que vinculassem com a escolha profissional. Após a categorização dos excertos, construí­mos os seguintes resultados, mostrando que os licenciandos rememoraram lembranças que os constituí­ram, interconectando com a escolha profissional docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3255
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3255/2702
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126321823744