PLANEJAMENTO DOCENTE : interfaces com o Planejamento Educacional Individualizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4367 |
Resumo: | A Política de Educação Inclusiva reivindica uma transformação da cultura escolar, criando condições para que os alunos público-alvo da educação especial (PAEE) tenham um aprendizado de qualidade. Entre as estratégias pedagógicas disponíveis, há o Planejamento Educacional Individualizado (PEI), que busca nortear condutas educativas visando um processo de ensino aprendizagem acessível que envolva alunos, professores, escola e família. O objetivo do trabalho foi compreender a acessibilidade curricular pela perspectiva desses profissionais nos campi dos IFs, por meio da avaliação destes de uma proposta de roteiro de PEI. A análise foi realizada através de questionário online, com questões de múltipla escolha. Os dados apontaram que os sujeitos consideraram relevante um roteiro de PEI minucioso e específico para todos os tipos de necessidades educacionais especiais, sendo preciso melhorar e aperfeiçoar o desenvolvimento de ferramentas que auxiliem no processo de ensino desses estudantes. |
id |
UERN-5_db0d9c8201f05e33d818fab9fc66aa86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4367 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
PLANEJAMENTO DOCENTE : interfaces com o Planejamento Educacional IndividualizadoEducação EspecialPEIAcessibilidade CurricularPlanejamento DocenteEducação ProfissionalA Política de Educação Inclusiva reivindica uma transformação da cultura escolar, criando condições para que os alunos público-alvo da educação especial (PAEE) tenham um aprendizado de qualidade. Entre as estratégias pedagógicas disponíveis, há o Planejamento Educacional Individualizado (PEI), que busca nortear condutas educativas visando um processo de ensino aprendizagem acessível que envolva alunos, professores, escola e família. O objetivo do trabalho foi compreender a acessibilidade curricular pela perspectiva desses profissionais nos campi dos IFs, por meio da avaliação destes de uma proposta de roteiro de PEI. A análise foi realizada através de questionário online, com questões de múltipla escolha. Os dados apontaram que os sujeitos consideraram relevante um roteiro de PEI minucioso e específico para todos os tipos de necessidades educacionais especiais, sendo preciso melhorar e aperfeiçoar o desenvolvimento de ferramentas que auxiliem no processo de ensino desses estudantes.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4367Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4367/3475Copyright (c) 2022 Marjorie Ambo Koto, Carla Ariela Rios Vilaronga, Jéssica Rodrigues Santos (Autor)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKoto, Marjorie Ambo Vilaronga, Carla Ariela Rios Santos, Jéssica Rodrigues 2022-12-28T01:51:19Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4367Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-12-28T01:51:19Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PLANEJAMENTO DOCENTE : interfaces com o Planejamento Educacional Individualizado |
title |
PLANEJAMENTO DOCENTE : interfaces com o Planejamento Educacional Individualizado |
spellingShingle |
PLANEJAMENTO DOCENTE : interfaces com o Planejamento Educacional Individualizado Koto, Marjorie Ambo Educação Especial PEI Acessibilidade Curricular Planejamento Docente Educação Profissional |
title_short |
PLANEJAMENTO DOCENTE : interfaces com o Planejamento Educacional Individualizado |
title_full |
PLANEJAMENTO DOCENTE : interfaces com o Planejamento Educacional Individualizado |
title_fullStr |
PLANEJAMENTO DOCENTE : interfaces com o Planejamento Educacional Individualizado |
title_full_unstemmed |
PLANEJAMENTO DOCENTE : interfaces com o Planejamento Educacional Individualizado |
title_sort |
PLANEJAMENTO DOCENTE : interfaces com o Planejamento Educacional Individualizado |
author |
Koto, Marjorie Ambo |
author_facet |
Koto, Marjorie Ambo Vilaronga, Carla Ariela Rios Santos, Jéssica Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Vilaronga, Carla Ariela Rios Santos, Jéssica Rodrigues |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Koto, Marjorie Ambo Vilaronga, Carla Ariela Rios Santos, Jéssica Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial PEI Acessibilidade Curricular Planejamento Docente Educação Profissional |
topic |
Educação Especial PEI Acessibilidade Curricular Planejamento Docente Educação Profissional |
description |
A Política de Educação Inclusiva reivindica uma transformação da cultura escolar, criando condições para que os alunos público-alvo da educação especial (PAEE) tenham um aprendizado de qualidade. Entre as estratégias pedagógicas disponíveis, há o Planejamento Educacional Individualizado (PEI), que busca nortear condutas educativas visando um processo de ensino aprendizagem acessível que envolva alunos, professores, escola e família. O objetivo do trabalho foi compreender a acessibilidade curricular pela perspectiva desses profissionais nos campi dos IFs, por meio da avaliação destes de uma proposta de roteiro de PEI. A análise foi realizada através de questionário online, com questões de múltipla escolha. Os dados apontaram que os sujeitos consideraram relevante um roteiro de PEI minucioso e específico para todos os tipos de necessidades educacionais especiais, sendo preciso melhorar e aperfeiçoar o desenvolvimento de ferramentas que auxiliem no processo de ensino desses estudantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4367 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4367 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4367/3475 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751127106158592 |