VENDO COM OUTROS OLHOS: a formação de professores em audiodescrição didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perdigão, Luciana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, Neuza Rejane Wille, Fernandes, Edicléa Mascarenhas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3379
Resumo: A inclusão de alunos com deficiência visual é uma discussão iminente em todas as esferas da educação. A legislação garante o acesso desse aluno no ensino público, porém, as instituições de ensino ainda não se encontram plenamente preparadas para atender a essas necessidades educacionais de todos. Nesse cenário a capacitação docente se apresenta como necessária e urgente. O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência sobre a implementação da audiodescrição nos materiais didáticos do curso de Licenciatura em Geografia do Cecierj. A estratégia de capacitação dos profissionais foi elaborada ao longo de uma pesquisa pautada no estado da arte da audiodescrição que foi aplicada a 20 participantes. Teve como produto o Curso de Introdução à Audiodescrição em EAD e um Guia Instrucional de Diretrizes para utilização da Audiodescrição em Materiais Didáticos no Ensino Superior.
id UERN-5_f029081cbdde67f213c7c212b944dda6
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3379
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling VENDO COM OUTROS OLHOS: a formação de professores em audiodescrição didáticatradução audiovisual acessí­veldeficiência visualEnsino í  DistânciaA inclusão de alunos com deficiência visual é uma discussão iminente em todas as esferas da educação. A legislação garante o acesso desse aluno no ensino público, porém, as instituições de ensino ainda não se encontram plenamente preparadas para atender a essas necessidades educacionais de todos. Nesse cenário a capacitação docente se apresenta como necessária e urgente. O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência sobre a implementação da audiodescrição nos materiais didáticos do curso de Licenciatura em Geografia do Cecierj. A estratégia de capacitação dos profissionais foi elaborada ao longo de uma pesquisa pautada no estado da arte da audiodescrição que foi aplicada a 20 participantes. Teve como produto o Curso de Introdução à Audiodescrição em EAD e um Guia Instrucional de Diretrizes para utilização da Audiodescrição em Materiais Didáticos no Ensino Superior.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3379Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 24 (2021): NÚMERO ESPECIAL2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3379/2903Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessPerdigão, LucianaLima, Neuza Rejane WilleFernandes, Edicléa Mascarenhas2021-12-15T21:43:46Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3379Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-12-15T21:43:46Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv VENDO COM OUTROS OLHOS: a formação de professores em audiodescrição didática
title VENDO COM OUTROS OLHOS: a formação de professores em audiodescrição didática
spellingShingle VENDO COM OUTROS OLHOS: a formação de professores em audiodescrição didática
Perdigão, Luciana
tradução audiovisual acessí­vel
deficiência visual
Ensino í  Distância
title_short VENDO COM OUTROS OLHOS: a formação de professores em audiodescrição didática
title_full VENDO COM OUTROS OLHOS: a formação de professores em audiodescrição didática
title_fullStr VENDO COM OUTROS OLHOS: a formação de professores em audiodescrição didática
title_full_unstemmed VENDO COM OUTROS OLHOS: a formação de professores em audiodescrição didática
title_sort VENDO COM OUTROS OLHOS: a formação de professores em audiodescrição didática
author Perdigão, Luciana
author_facet Perdigão, Luciana
Lima, Neuza Rejane Wille
Fernandes, Edicléa Mascarenhas
author_role author
author2 Lima, Neuza Rejane Wille
Fernandes, Edicléa Mascarenhas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perdigão, Luciana
Lima, Neuza Rejane Wille
Fernandes, Edicléa Mascarenhas
dc.subject.por.fl_str_mv tradução audiovisual acessí­vel
deficiência visual
Ensino í  Distância
topic tradução audiovisual acessí­vel
deficiência visual
Ensino í  Distância
description A inclusão de alunos com deficiência visual é uma discussão iminente em todas as esferas da educação. A legislação garante o acesso desse aluno no ensino público, porém, as instituições de ensino ainda não se encontram plenamente preparadas para atender a essas necessidades educacionais de todos. Nesse cenário a capacitação docente se apresenta como necessária e urgente. O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência sobre a implementação da audiodescrição nos materiais didáticos do curso de Licenciatura em Geografia do Cecierj. A estratégia de capacitação dos profissionais foi elaborada ao longo de uma pesquisa pautada no estado da arte da audiodescrição que foi aplicada a 20 participantes. Teve como produto o Curso de Introdução à Audiodescrição em EAD e um Guia Instrucional de Diretrizes para utilização da Audiodescrição em Materiais Didáticos no Ensino Superior.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3379
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3379/2903
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 24 (2021): NÚMERO ESPECIAL
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126379495424