VENDO COM OUTROS OLHOS: a formação de professores em audiodescrição didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3379 |
Resumo: | A inclusão de alunos com deficiência visual é uma discussão iminente em todas as esferas da educação. A legislação garante o acesso desse aluno no ensino público, porém, as instituições de ensino ainda não se encontram plenamente preparadas para atender a essas necessidades educacionais de todos. Nesse cenário a capacitação docente se apresenta como necessária e urgente. O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência sobre a implementação da audiodescrição nos materiais didáticos do curso de Licenciatura em Geografia do Cecierj. A estratégia de capacitação dos profissionais foi elaborada ao longo de uma pesquisa pautada no estado da arte da audiodescrição que foi aplicada a 20 participantes. Teve como produto o Curso de Introdução à Audiodescrição em EAD e um Guia Instrucional de Diretrizes para utilização da Audiodescrição em Materiais Didáticos no Ensino Superior. |
id |
UERN-5_f029081cbdde67f213c7c212b944dda6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3379 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
VENDO COM OUTROS OLHOS: a formação de professores em audiodescrição didáticatradução audiovisual acessíveldeficiência visualEnsino í DistânciaA inclusão de alunos com deficiência visual é uma discussão iminente em todas as esferas da educação. A legislação garante o acesso desse aluno no ensino público, porém, as instituições de ensino ainda não se encontram plenamente preparadas para atender a essas necessidades educacionais de todos. Nesse cenário a capacitação docente se apresenta como necessária e urgente. O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência sobre a implementação da audiodescrição nos materiais didáticos do curso de Licenciatura em Geografia do Cecierj. A estratégia de capacitação dos profissionais foi elaborada ao longo de uma pesquisa pautada no estado da arte da audiodescrição que foi aplicada a 20 participantes. Teve como produto o Curso de Introdução à Audiodescrição em EAD e um Guia Instrucional de Diretrizes para utilização da Audiodescrição em Materiais Didáticos no Ensino Superior.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3379Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 24 (2021): NÚMERO ESPECIAL2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3379/2903Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessPerdigão, LucianaLima, Neuza Rejane WilleFernandes, Edicléa Mascarenhas2021-12-15T21:43:46Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3379Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-12-15T21:43:46Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VENDO COM OUTROS OLHOS: a formação de professores em audiodescrição didática |
title |
VENDO COM OUTROS OLHOS: a formação de professores em audiodescrição didática |
spellingShingle |
VENDO COM OUTROS OLHOS: a formação de professores em audiodescrição didática Perdigão, Luciana tradução audiovisual acessível deficiência visual Ensino í Distância |
title_short |
VENDO COM OUTROS OLHOS: a formação de professores em audiodescrição didática |
title_full |
VENDO COM OUTROS OLHOS: a formação de professores em audiodescrição didática |
title_fullStr |
VENDO COM OUTROS OLHOS: a formação de professores em audiodescrição didática |
title_full_unstemmed |
VENDO COM OUTROS OLHOS: a formação de professores em audiodescrição didática |
title_sort |
VENDO COM OUTROS OLHOS: a formação de professores em audiodescrição didática |
author |
Perdigão, Luciana |
author_facet |
Perdigão, Luciana Lima, Neuza Rejane Wille Fernandes, Edicléa Mascarenhas |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Neuza Rejane Wille Fernandes, Edicléa Mascarenhas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perdigão, Luciana Lima, Neuza Rejane Wille Fernandes, Edicléa Mascarenhas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tradução audiovisual acessível deficiência visual Ensino í Distância |
topic |
tradução audiovisual acessível deficiência visual Ensino í Distância |
description |
A inclusão de alunos com deficiência visual é uma discussão iminente em todas as esferas da educação. A legislação garante o acesso desse aluno no ensino público, porém, as instituições de ensino ainda não se encontram plenamente preparadas para atender a essas necessidades educacionais de todos. Nesse cenário a capacitação docente se apresenta como necessária e urgente. O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência sobre a implementação da audiodescrição nos materiais didáticos do curso de Licenciatura em Geografia do Cecierj. A estratégia de capacitação dos profissionais foi elaborada ao longo de uma pesquisa pautada no estado da arte da audiodescrição que foi aplicada a 20 participantes. Teve como produto o Curso de Introdução à Audiodescrição em EAD e um Guia Instrucional de Diretrizes para utilização da Audiodescrição em Materiais Didáticos no Ensino Superior. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3379 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3379 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3379/2903 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 24 (2021): NÚMERO ESPECIAL 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126379495424 |