CONSCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE UM RIO: proposta pedagógica através de um jogo didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isabel Cristina Higino Santana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carla Ferreira Rezende, Jose Roberto Feitosa Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1686
Resumo: O objetivo geral deste artigo é divulgar a proposta de um jogo didático como metodologia de ensino, o qual tem como escopo o estudo de questões acerca do meio ambiente, com destaque para o conhecimento de aspectos socioambientais do rio Mundaú, um dos principais fluxos de água da Bacia do Litoral do Ceará, Brasil. O jogo de trilha, Caminhando pelo rio Mundaú: conhecer e preservar, composto por vários elementos, é direcionado aos alunos com idade a partir de 12 anos. Espera-se que a ludicidade produzida com o uso dessa proposta contribua para a formação do participante, instigando habilidades como a imaginação e a criatividade e potencializando a motivação e a interação, e que a representação de situações enfrentadas no dia a dia, discutidas a partir de um jogo, forneça subsí­dios para a percepção ambiental consciente, preservacionista e sustentável.
id UERN-5_f474895c933c5757d4bc40134eee70b9
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1686
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling CONSCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE UM RIO: proposta pedagógica através de um jogo didáticoO objetivo geral deste artigo é divulgar a proposta de um jogo didático como metodologia de ensino, o qual tem como escopo o estudo de questões acerca do meio ambiente, com destaque para o conhecimento de aspectos socioambientais do rio Mundaú, um dos principais fluxos de água da Bacia do Litoral do Ceará, Brasil. O jogo de trilha, Caminhando pelo rio Mundaú: conhecer e preservar, composto por vários elementos, é direcionado aos alunos com idade a partir de 12 anos. Espera-se que a ludicidade produzida com o uso dessa proposta contribua para a formação do participante, instigando habilidades como a imaginação e a criatividade e potencializando a motivação e a interação, e que a representação de situações enfrentadas no dia a dia, discutidas a partir de um jogo, forneça subsí­dios para a percepção ambiental consciente, preservacionista e sustentável.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1686Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 14 (2019): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1686/2264Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessIsabel Cristina Higino SantanaCarla Ferreira RezendeJose Roberto Feitosa Silva2020-09-18T23:08:10Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1686Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-09-18T23:08:10Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE UM RIO: proposta pedagógica através de um jogo didático
title CONSCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE UM RIO: proposta pedagógica através de um jogo didático
spellingShingle CONSCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE UM RIO: proposta pedagógica através de um jogo didático
Isabel Cristina Higino Santana
title_short CONSCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE UM RIO: proposta pedagógica através de um jogo didático
title_full CONSCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE UM RIO: proposta pedagógica através de um jogo didático
title_fullStr CONSCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE UM RIO: proposta pedagógica através de um jogo didático
title_full_unstemmed CONSCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE UM RIO: proposta pedagógica através de um jogo didático
title_sort CONSCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE UM RIO: proposta pedagógica através de um jogo didático
author Isabel Cristina Higino Santana
author_facet Isabel Cristina Higino Santana
Carla Ferreira Rezende
Jose Roberto Feitosa Silva
author_role author
author2 Carla Ferreira Rezende
Jose Roberto Feitosa Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Isabel Cristina Higino Santana
Carla Ferreira Rezende
Jose Roberto Feitosa Silva
description O objetivo geral deste artigo é divulgar a proposta de um jogo didático como metodologia de ensino, o qual tem como escopo o estudo de questões acerca do meio ambiente, com destaque para o conhecimento de aspectos socioambientais do rio Mundaú, um dos principais fluxos de água da Bacia do Litoral do Ceará, Brasil. O jogo de trilha, Caminhando pelo rio Mundaú: conhecer e preservar, composto por vários elementos, é direcionado aos alunos com idade a partir de 12 anos. Espera-se que a ludicidade produzida com o uso dessa proposta contribua para a formação do participante, instigando habilidades como a imaginação e a criatividade e potencializando a motivação e a interação, e que a representação de situações enfrentadas no dia a dia, discutidas a partir de um jogo, forneça subsí­dios para a percepção ambiental consciente, preservacionista e sustentável.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1686
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1686/2264
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 14 (2019): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125235499008