AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO MUSEAL: uma revisão bibliográfica sobre as polí­ticas públicas educacionais e museais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Karla Colares
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Boldrini, Bianca Maira de Paiva Ottoni, Ramos, Elizangela da Silva Barboza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3352
Resumo: O estudo teve como objetivo compreender como as polí­ticas públicas educacionais museais brasileiras contribuem para as práticas educativas na formação social e cultural do educando. Para tanto, fizemos uma abordagem sobre as práticas educativas em museus, apresentando a Polí­tica Nacional de Educação Museal (PNEM), os ideais filosóficos, históricos e sociológicos sobre a polí­tica na visão da democracia, bem como as polí­ticas públicas de educação e cultura para a sociedade brasileira de 1930 a 2018. No que concerne à Polí­tica Pública de Educação Museal, constatamos que seu desenvolvimento apresenta uma conquista para a sociedade, pois podemos levar para fora da sala de aula a visão concreta daquilo que muitas vezes só vemos nos livros didáticos.
id UERN-5_f692a571d57d9c055899c3c32b5f42a1
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3352
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO MUSEAL: uma revisão bibliográfica sobre as polí­ticas públicas educacionais e museaisPolí­ticas PúblicasEducação MusealCulturaPráticas EducativasO estudo teve como objetivo compreender como as polí­ticas públicas educacionais museais brasileiras contribuem para as práticas educativas na formação social e cultural do educando. Para tanto, fizemos uma abordagem sobre as práticas educativas em museus, apresentando a Polí­tica Nacional de Educação Museal (PNEM), os ideais filosóficos, históricos e sociológicos sobre a polí­tica na visão da democracia, bem como as polí­ticas públicas de educação e cultura para a sociedade brasileira de 1930 a 2018. No que concerne à Polí­tica Pública de Educação Museal, constatamos que seu desenvolvimento apresenta uma conquista para a sociedade, pois podemos levar para fora da sala de aula a visão concreta daquilo que muitas vezes só vemos nos livros didáticos.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3352Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 23 (2021): PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES: histórias, experiências docente e formação de professores2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3352/2790Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess Vasconcelos, Karla ColaresBoldrini, Bianca Maira de Paiva Ottoni Ramos, Elizangela da Silva Barboza2022-06-03T11:05:30Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3352Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-06-03T11:05:30Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO MUSEAL: uma revisão bibliográfica sobre as polí­ticas públicas educacionais e museais
title AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO MUSEAL: uma revisão bibliográfica sobre as polí­ticas públicas educacionais e museais
spellingShingle AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO MUSEAL: uma revisão bibliográfica sobre as polí­ticas públicas educacionais e museais
Vasconcelos, Karla Colares
Polí­ticas Públicas
Educação Museal
Cultura
Práticas Educativas
title_short AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO MUSEAL: uma revisão bibliográfica sobre as polí­ticas públicas educacionais e museais
title_full AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO MUSEAL: uma revisão bibliográfica sobre as polí­ticas públicas educacionais e museais
title_fullStr AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO MUSEAL: uma revisão bibliográfica sobre as polí­ticas públicas educacionais e museais
title_full_unstemmed AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO MUSEAL: uma revisão bibliográfica sobre as polí­ticas públicas educacionais e museais
title_sort AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO MUSEAL: uma revisão bibliográfica sobre as polí­ticas públicas educacionais e museais
author Vasconcelos, Karla Colares
author_facet Vasconcelos, Karla Colares
Boldrini, Bianca Maira de Paiva Ottoni
Ramos, Elizangela da Silva Barboza
author_role author
author2 Boldrini, Bianca Maira de Paiva Ottoni
Ramos, Elizangela da Silva Barboza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Karla Colares
Boldrini, Bianca Maira de Paiva Ottoni
Ramos, Elizangela da Silva Barboza
dc.subject.por.fl_str_mv Polí­ticas Públicas
Educação Museal
Cultura
Práticas Educativas
topic Polí­ticas Públicas
Educação Museal
Cultura
Práticas Educativas
description O estudo teve como objetivo compreender como as polí­ticas públicas educacionais museais brasileiras contribuem para as práticas educativas na formação social e cultural do educando. Para tanto, fizemos uma abordagem sobre as práticas educativas em museus, apresentando a Polí­tica Nacional de Educação Museal (PNEM), os ideais filosóficos, históricos e sociológicos sobre a polí­tica na visão da democracia, bem como as polí­ticas públicas de educação e cultura para a sociedade brasileira de 1930 a 2018. No que concerne à Polí­tica Pública de Educação Museal, constatamos que seu desenvolvimento apresenta uma conquista para a sociedade, pois podemos levar para fora da sala de aula a visão concreta daquilo que muitas vezes só vemos nos livros didáticos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3352
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3352/2790
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 23 (2021): PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES: histórias, experiências docente e formação de professores
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126367961088