AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO MUSEAL: uma revisão bibliográfica sobre as políticas públicas educacionais e museais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3352 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo compreender como as políticas públicas educacionais museais brasileiras contribuem para as práticas educativas na formação social e cultural do educando. Para tanto, fizemos uma abordagem sobre as práticas educativas em museus, apresentando a Política Nacional de Educação Museal (PNEM), os ideais filosóficos, históricos e sociológicos sobre a política na visão da democracia, bem como as políticas públicas de educação e cultura para a sociedade brasileira de 1930 a 2018. No que concerne à Política Pública de Educação Museal, constatamos que seu desenvolvimento apresenta uma conquista para a sociedade, pois podemos levar para fora da sala de aula a visão concreta daquilo que muitas vezes só vemos nos livros didáticos. |
id |
UERN-5_f692a571d57d9c055899c3c32b5f42a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3352 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO MUSEAL: uma revisão bibliográfica sobre as políticas públicas educacionais e museaisPolíticas PúblicasEducação MusealCulturaPráticas EducativasO estudo teve como objetivo compreender como as políticas públicas educacionais museais brasileiras contribuem para as práticas educativas na formação social e cultural do educando. Para tanto, fizemos uma abordagem sobre as práticas educativas em museus, apresentando a Política Nacional de Educação Museal (PNEM), os ideais filosóficos, históricos e sociológicos sobre a política na visão da democracia, bem como as políticas públicas de educação e cultura para a sociedade brasileira de 1930 a 2018. No que concerne à Política Pública de Educação Museal, constatamos que seu desenvolvimento apresenta uma conquista para a sociedade, pois podemos levar para fora da sala de aula a visão concreta daquilo que muitas vezes só vemos nos livros didáticos.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3352Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 23 (2021): PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES: histórias, experiências docente e formação de professores2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3352/2790Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess Vasconcelos, Karla ColaresBoldrini, Bianca Maira de Paiva Ottoni Ramos, Elizangela da Silva Barboza2022-06-03T11:05:30Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3352Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-06-03T11:05:30Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO MUSEAL: uma revisão bibliográfica sobre as políticas públicas educacionais e museais |
title |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO MUSEAL: uma revisão bibliográfica sobre as políticas públicas educacionais e museais |
spellingShingle |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO MUSEAL: uma revisão bibliográfica sobre as políticas públicas educacionais e museais Vasconcelos, Karla Colares Políticas Públicas Educação Museal Cultura Práticas Educativas |
title_short |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO MUSEAL: uma revisão bibliográfica sobre as políticas públicas educacionais e museais |
title_full |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO MUSEAL: uma revisão bibliográfica sobre as políticas públicas educacionais e museais |
title_fullStr |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO MUSEAL: uma revisão bibliográfica sobre as políticas públicas educacionais e museais |
title_full_unstemmed |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO MUSEAL: uma revisão bibliográfica sobre as políticas públicas educacionais e museais |
title_sort |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO MUSEAL: uma revisão bibliográfica sobre as políticas públicas educacionais e museais |
author |
Vasconcelos, Karla Colares |
author_facet |
Vasconcelos, Karla Colares Boldrini, Bianca Maira de Paiva Ottoni Ramos, Elizangela da Silva Barboza |
author_role |
author |
author2 |
Boldrini, Bianca Maira de Paiva Ottoni Ramos, Elizangela da Silva Barboza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Karla Colares Boldrini, Bianca Maira de Paiva Ottoni Ramos, Elizangela da Silva Barboza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Públicas Educação Museal Cultura Práticas Educativas |
topic |
Políticas Públicas Educação Museal Cultura Práticas Educativas |
description |
O estudo teve como objetivo compreender como as políticas públicas educacionais museais brasileiras contribuem para as práticas educativas na formação social e cultural do educando. Para tanto, fizemos uma abordagem sobre as práticas educativas em museus, apresentando a Política Nacional de Educação Museal (PNEM), os ideais filosóficos, históricos e sociológicos sobre a política na visão da democracia, bem como as políticas públicas de educação e cultura para a sociedade brasileira de 1930 a 2018. No que concerne à Política Pública de Educação Museal, constatamos que seu desenvolvimento apresenta uma conquista para a sociedade, pois podemos levar para fora da sala de aula a visão concreta daquilo que muitas vezes só vemos nos livros didáticos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3352 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3352/2790 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 23 (2021): PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES: histórias, experiências docente e formação de professores 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126367961088 |