BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: interpretações sublinhares e suas possí­veis reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karine Weber
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Caroline Foggiato Ferreira, Andressa Aita Ivo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3841
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular - BNCC vem instigando inúmeras reflexões no campo curricular e especialmente, sobre a Educação Infantil, ao propor a definição de saberes à educação de crianças pequenas. Este artigo tem como objetivo conhecer e refletir acerca das produções com esta temática, por meio das produções acadêmicas que analisam a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. A abordagem metodológica é bibliográfica de cunho qualitativo realizada a partir de uma pesquisa no acervo da plataforma do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia -IBICT. A partir de nove dissertações produzidas entre 2017 e 2020, evidenciamos que as análises circundam três temas: a elaboração da BNCC-EI; as epistemologias para Educação Infantil; e a atuação do documento nos contextos escolares. Diante disso, concluí­mos que a BNCC-EI foi tecida por controvérsias, que repercutem nas concepções acerca da intencionalidade educativa da Educação Infantil.
id UERN-5_f97ba60ccf31686f67dc25b0d5d0f5f3
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3841
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: interpretações sublinhares e suas possí­veis reflexõesA Base Nacional Comum Curricular - BNCC vem instigando inúmeras reflexões no campo curricular e especialmente, sobre a Educação Infantil, ao propor a definição de saberes à educação de crianças pequenas. Este artigo tem como objetivo conhecer e refletir acerca das produções com esta temática, por meio das produções acadêmicas que analisam a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. A abordagem metodológica é bibliográfica de cunho qualitativo realizada a partir de uma pesquisa no acervo da plataforma do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia -IBICT. A partir de nove dissertações produzidas entre 2017 e 2020, evidenciamos que as análises circundam três temas: a elaboração da BNCC-EI; as epistemologias para Educação Infantil; e a atuação do documento nos contextos escolares. Diante disso, concluí­mos que a BNCC-EI foi tecida por controvérsias, que repercutem nas concepções acerca da intencionalidade educativa da Educação Infantil.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3841Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3841/3010Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessKarine WeberCaroline Foggiato FerreiraAndressa Aita Ivo2022-07-11T18:17:32Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3841Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-07-11T18:17:32Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: interpretações sublinhares e suas possí­veis reflexões
title BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: interpretações sublinhares e suas possí­veis reflexões
spellingShingle BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: interpretações sublinhares e suas possí­veis reflexões
Karine Weber
title_short BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: interpretações sublinhares e suas possí­veis reflexões
title_full BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: interpretações sublinhares e suas possí­veis reflexões
title_fullStr BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: interpretações sublinhares e suas possí­veis reflexões
title_full_unstemmed BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: interpretações sublinhares e suas possí­veis reflexões
title_sort BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: interpretações sublinhares e suas possí­veis reflexões
author Karine Weber
author_facet Karine Weber
Caroline Foggiato Ferreira
Andressa Aita Ivo
author_role author
author2 Caroline Foggiato Ferreira
Andressa Aita Ivo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Karine Weber
Caroline Foggiato Ferreira
Andressa Aita Ivo
description A Base Nacional Comum Curricular - BNCC vem instigando inúmeras reflexões no campo curricular e especialmente, sobre a Educação Infantil, ao propor a definição de saberes à educação de crianças pequenas. Este artigo tem como objetivo conhecer e refletir acerca das produções com esta temática, por meio das produções acadêmicas que analisam a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. A abordagem metodológica é bibliográfica de cunho qualitativo realizada a partir de uma pesquisa no acervo da plataforma do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia -IBICT. A partir de nove dissertações produzidas entre 2017 e 2020, evidenciamos que as análises circundam três temas: a elaboração da BNCC-EI; as epistemologias para Educação Infantil; e a atuação do documento nos contextos escolares. Diante disso, concluí­mos que a BNCC-EI foi tecida por controvérsias, que repercutem nas concepções acerca da intencionalidade educativa da Educação Infantil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3841
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3841/3010
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126948872192