JOÃO UBALDO RIBEIRO, A ESCOLA E A OFICINA PERMANENTE DE LEITURA DO PROJETO JUR: LITERATURA E GERAÇÃO DE LEITORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Adeítalo Manoel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fólio - Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2840
Resumo: Das várias ferramentas de reflexão sobre a literatura, propus o termo Geração de Leitores. Tal termo refere-se aos interlocutores de literatura do presente. Mais do que leitores, toda capacidade de recepção à literatura pode ser incluída nesta proposta, até aqueles que não têm acesso ao código escrito. Isto porque a interlocução, como diz Silviano Santiago, se dá de maneira anfíbia, pelos meios de comunicação, pela adaptação, entrevistas etc. Outro elemento também anfíbio é o que Nestor Garcia Canclini chamou de cultura híbrida, na qual tanto a cultura como seus tópicos dispersores de identidade devem ser vistos para além das divisões, maniqueísmos e separações organizadas até agora. Sendo assim, gostaria, nesta proposta, de articular a ideia de Geração de Leitores à interlocução literatura e leitor, realizada na Oficina Permanente de Leitura do projeto JUR, no Colégio João Ubaldo Ribeiro. São referidas ainda ideias de Regina Zilberman, Maria da Glória Bordini, Roger Chartier e Douglas Kellner.
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