JOÃO UBALDO RIBEIRO, A ESCOLA E A OFICINA PERMANENTE DE LEITURA DO PROJETO JUR: LITERATURA E GERAÇÃO DE LEITORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fólio - Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2840 |
Resumo: | Das várias ferramentas de reflexão sobre a literatura, propus o termo Geração de Leitores. Tal termo refere-se aos interlocutores de literatura do presente. Mais do que leitores, toda capacidade de recepção à literatura pode ser incluída nesta proposta, até aqueles que não têm acesso ao código escrito. Isto porque a interlocução, como diz Silviano Santiago, se dá de maneira anfíbia, pelos meios de comunicação, pela adaptação, entrevistas etc. Outro elemento também anfíbio é o que Nestor Garcia Canclini chamou de cultura híbrida, na qual tanto a cultura como seus tópicos dispersores de identidade devem ser vistos para além das divisões, maniqueísmos e separações organizadas até agora. Sendo assim, gostaria, nesta proposta, de articular a ideia de Geração de Leitores à interlocução literatura e leitor, realizada na Oficina Permanente de Leitura do projeto JUR, no Colégio João Ubaldo Ribeiro. São referidas ainda ideias de Regina Zilberman, Maria da Glória Bordini, Roger Chartier e Douglas Kellner. |
id |
UESB-1_462e63b87d49e5e7f6322c5f7e6c2498 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2840 |
network_acronym_str |
UESB-1 |
network_name_str |
Fólio - Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
JOÃO UBALDO RIBEIRO, A ESCOLA E A OFICINA PERMANENTE DE LEITURA DO PROJETO JUR: LITERATURA E GERAÇÃO DE LEITORESDas várias ferramentas de reflexão sobre a literatura, propus o termo Geração de Leitores. Tal termo refere-se aos interlocutores de literatura do presente. Mais do que leitores, toda capacidade de recepção à literatura pode ser incluída nesta proposta, até aqueles que não têm acesso ao código escrito. Isto porque a interlocução, como diz Silviano Santiago, se dá de maneira anfíbia, pelos meios de comunicação, pela adaptação, entrevistas etc. Outro elemento também anfíbio é o que Nestor Garcia Canclini chamou de cultura híbrida, na qual tanto a cultura como seus tópicos dispersores de identidade devem ser vistos para além das divisões, maniqueísmos e separações organizadas até agora. Sendo assim, gostaria, nesta proposta, de articular a ideia de Geração de Leitores à interlocução literatura e leitor, realizada na Oficina Permanente de Leitura do projeto JUR, no Colégio João Ubaldo Ribeiro. São referidas ainda ideias de Regina Zilberman, Maria da Glória Bordini, Roger Chartier e Douglas Kellner.Edições UESB2018-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2840fólio - Revista de Letras; v. 8 n. 1 (2016): OUTRAS HISTÓRIAS: LITERATURAS E ALTERIDADES DE ÁFRICAS E AMÉRICAS / INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2840/2366Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinho, Adeítalo Manoel2021-03-22T18:05:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2840Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2024-05-17T13:37:24.950752Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
JOÃO UBALDO RIBEIRO, A ESCOLA E A OFICINA PERMANENTE DE LEITURA DO PROJETO JUR: LITERATURA E GERAÇÃO DE LEITORES |
title |
JOÃO UBALDO RIBEIRO, A ESCOLA E A OFICINA PERMANENTE DE LEITURA DO PROJETO JUR: LITERATURA E GERAÇÃO DE LEITORES |
spellingShingle |
JOÃO UBALDO RIBEIRO, A ESCOLA E A OFICINA PERMANENTE DE LEITURA DO PROJETO JUR: LITERATURA E GERAÇÃO DE LEITORES Pinho, Adeítalo Manoel |
title_short |
JOÃO UBALDO RIBEIRO, A ESCOLA E A OFICINA PERMANENTE DE LEITURA DO PROJETO JUR: LITERATURA E GERAÇÃO DE LEITORES |
title_full |
JOÃO UBALDO RIBEIRO, A ESCOLA E A OFICINA PERMANENTE DE LEITURA DO PROJETO JUR: LITERATURA E GERAÇÃO DE LEITORES |
title_fullStr |
JOÃO UBALDO RIBEIRO, A ESCOLA E A OFICINA PERMANENTE DE LEITURA DO PROJETO JUR: LITERATURA E GERAÇÃO DE LEITORES |
title_full_unstemmed |
JOÃO UBALDO RIBEIRO, A ESCOLA E A OFICINA PERMANENTE DE LEITURA DO PROJETO JUR: LITERATURA E GERAÇÃO DE LEITORES |
title_sort |
JOÃO UBALDO RIBEIRO, A ESCOLA E A OFICINA PERMANENTE DE LEITURA DO PROJETO JUR: LITERATURA E GERAÇÃO DE LEITORES |
author |
Pinho, Adeítalo Manoel |
author_facet |
Pinho, Adeítalo Manoel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinho, Adeítalo Manoel |
description |
Das várias ferramentas de reflexão sobre a literatura, propus o termo Geração de Leitores. Tal termo refere-se aos interlocutores de literatura do presente. Mais do que leitores, toda capacidade de recepção à literatura pode ser incluída nesta proposta, até aqueles que não têm acesso ao código escrito. Isto porque a interlocução, como diz Silviano Santiago, se dá de maneira anfíbia, pelos meios de comunicação, pela adaptação, entrevistas etc. Outro elemento também anfíbio é o que Nestor Garcia Canclini chamou de cultura híbrida, na qual tanto a cultura como seus tópicos dispersores de identidade devem ser vistos para além das divisões, maniqueísmos e separações organizadas até agora. Sendo assim, gostaria, nesta proposta, de articular a ideia de Geração de Leitores à interlocução literatura e leitor, realizada na Oficina Permanente de Leitura do projeto JUR, no Colégio João Ubaldo Ribeiro. São referidas ainda ideias de Regina Zilberman, Maria da Glória Bordini, Roger Chartier e Douglas Kellner. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2840 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2840/2366 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
fólio - Revista de Letras; v. 8 n. 1 (2016): OUTRAS HISTÓRIAS: LITERATURAS E ALTERIDADES DE ÁFRICAS E AMÉRICAS / INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA 2176-4182 reponame:Fólio - Revista de Letras instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Fólio - Revista de Letras |
collection |
Fólio - Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com |
_version_ |
1799318973711384577 |