IDENTIDADES EM (DIS)CURSO: PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS DIDÁTICOS COM FUTUROS PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fólio - Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6499 |
Resumo: | O estudo em questão surgiu da necessidade de refletirmos acerca das práticas e identidades profissionais que se (re)(des)velam nas e por meio das variadas formas de lecionar Língua Portuguesa na atual conjuntura das tecnologias digitais. Foi proposta, portanto, uma abordagem discursiva a respeito das tecnologias digitais e sua repercussão na construção das identidades docentes na formação inicial. Nesse sentido, objetivamos discutir uma experiência pedagógica de pesquisa-ação desenvolvida com alunos do curso de Letras licenciatura noturno de uma universidade pública estadual na cidade de Balsas – MA. Desse modo, o trabalho visa a investigar como futuros professores de Língua Portuguesa representam, discursivamente, a (re) construção de suas identidades em função do papel das tecnologias digitais nas suas ações profissionais futuras. Com base nos pressupostos teóricos dos estudos culturais sobre Identidade, do Interacionismo Sociodiscursivo e dos (Multi)letramentos, as análises das vozes enunciativas nos projetos didático-digitais desenvolvidos pelos futuros professores revelaram a consciência destes no trabalho com os gêneros de texto e artefatos digitais, transformando-os em instrumentos de ensino, segundo as reais práticas sociais letradas dos contextos de letramento situado. Além disso, os discursos para o agir docente demonstraram reposicionamentos identitários docentes, ainda que em construção e num continnum, com traços de seus letramentos didático-digitais. |
id |
UESB-1_a8ac8e4ddbec164f883d2982c8f2d6e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6499 |
network_acronym_str |
UESB-1 |
network_name_str |
Fólio - Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
IDENTIDADES EM (DIS)CURSO: PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS DIDÁTICOS COM FUTUROS PROFESSORESIDENTITIES IN (DIS) COURSE: PRACTICES OF DIDACTIC MULTILETERATIONS WITH FUTURE TEACHERSPALAVRAS-CHAVE: Identidades docentes; Formação inicial; Tecnologias digitais; Curso de Letras.O estudo em questão surgiu da necessidade de refletirmos acerca das práticas e identidades profissionais que se (re)(des)velam nas e por meio das variadas formas de lecionar Língua Portuguesa na atual conjuntura das tecnologias digitais. Foi proposta, portanto, uma abordagem discursiva a respeito das tecnologias digitais e sua repercussão na construção das identidades docentes na formação inicial. Nesse sentido, objetivamos discutir uma experiência pedagógica de pesquisa-ação desenvolvida com alunos do curso de Letras licenciatura noturno de uma universidade pública estadual na cidade de Balsas – MA. Desse modo, o trabalho visa a investigar como futuros professores de Língua Portuguesa representam, discursivamente, a (re) construção de suas identidades em função do papel das tecnologias digitais nas suas ações profissionais futuras. Com base nos pressupostos teóricos dos estudos culturais sobre Identidade, do Interacionismo Sociodiscursivo e dos (Multi)letramentos, as análises das vozes enunciativas nos projetos didático-digitais desenvolvidos pelos futuros professores revelaram a consciência destes no trabalho com os gêneros de texto e artefatos digitais, transformando-os em instrumentos de ensino, segundo as reais práticas sociais letradas dos contextos de letramento situado. Além disso, os discursos para o agir docente demonstraram reposicionamentos identitários docentes, ainda que em construção e num continnum, com traços de seus letramentos didático-digitais. This study arose from the need to reflect on the professional practices and identities that are (re) (un) revealed in and through the various ways of teaching Portuguese in the current conjuncture of digital technologies. Therefore, a discursive approach was proposed regarding digital technologies and their impact on the construction of teaching identities in initial training. In this sense, we aim to discuss a pedagogical experience of action research developed with students of the languages and literature degree offered at night at a state public university in the city of Balsas - MA. In this way, the article aims to investigate how future Portuguese language teachers represent, discursively, the (re) construction of their identities resulting from the role of digital technologies in their future professional actions. Based on the theoretical assumptions of cultural studies on Identity, Sociodiscursive Interactionism and (Multi) literacies, the analysis of enunciative voices in didactic-digital projects developed by future teachers revealed their awareness of working with text genres and digital artifacts, transforming them into teaching instruments, according to the real literate social practices of the situated literacy contexts. In addition, the discourses for teaching action demonstrated repositioning of teacher identities, although under construction and on a continnum, with traces of their didactic-digital literacies. Edições UESB2020-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/649910.22481/folio.v12i1.6499fólio - Revista de Letras; v. 12 n. 1 (2020): IDENTIDADES DOCENTES E(M) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENTRE PRÁTICAS E PROCESSOS DE DIDATIZAÇÃO2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6499/4881Copyright (c) 2020 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Ana Patricia SáKersch, Dorotea Frank2021-03-22T18:09:42Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6499Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2021-03-22T18:09:42Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IDENTIDADES EM (DIS)CURSO: PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS DIDÁTICOS COM FUTUROS PROFESSORES IDENTITIES IN (DIS) COURSE: PRACTICES OF DIDACTIC MULTILETERATIONS WITH FUTURE TEACHERS |
title |
IDENTIDADES EM (DIS)CURSO: PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS DIDÁTICOS COM FUTUROS PROFESSORES |
spellingShingle |
IDENTIDADES EM (DIS)CURSO: PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS DIDÁTICOS COM FUTUROS PROFESSORES Martins, Ana Patricia Sá PALAVRAS-CHAVE: Identidades docentes; Formação inicial; Tecnologias digitais; Curso de Letras. |
title_short |
IDENTIDADES EM (DIS)CURSO: PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS DIDÁTICOS COM FUTUROS PROFESSORES |
title_full |
IDENTIDADES EM (DIS)CURSO: PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS DIDÁTICOS COM FUTUROS PROFESSORES |
title_fullStr |
IDENTIDADES EM (DIS)CURSO: PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS DIDÁTICOS COM FUTUROS PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
IDENTIDADES EM (DIS)CURSO: PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS DIDÁTICOS COM FUTUROS PROFESSORES |
title_sort |
IDENTIDADES EM (DIS)CURSO: PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS DIDÁTICOS COM FUTUROS PROFESSORES |
author |
Martins, Ana Patricia Sá |
author_facet |
Martins, Ana Patricia Sá Kersch, Dorotea Frank |
author_role |
author |
author2 |
Kersch, Dorotea Frank |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ana Patricia Sá Kersch, Dorotea Frank |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PALAVRAS-CHAVE: Identidades docentes; Formação inicial; Tecnologias digitais; Curso de Letras. |
topic |
PALAVRAS-CHAVE: Identidades docentes; Formação inicial; Tecnologias digitais; Curso de Letras. |
description |
O estudo em questão surgiu da necessidade de refletirmos acerca das práticas e identidades profissionais que se (re)(des)velam nas e por meio das variadas formas de lecionar Língua Portuguesa na atual conjuntura das tecnologias digitais. Foi proposta, portanto, uma abordagem discursiva a respeito das tecnologias digitais e sua repercussão na construção das identidades docentes na formação inicial. Nesse sentido, objetivamos discutir uma experiência pedagógica de pesquisa-ação desenvolvida com alunos do curso de Letras licenciatura noturno de uma universidade pública estadual na cidade de Balsas – MA. Desse modo, o trabalho visa a investigar como futuros professores de Língua Portuguesa representam, discursivamente, a (re) construção de suas identidades em função do papel das tecnologias digitais nas suas ações profissionais futuras. Com base nos pressupostos teóricos dos estudos culturais sobre Identidade, do Interacionismo Sociodiscursivo e dos (Multi)letramentos, as análises das vozes enunciativas nos projetos didático-digitais desenvolvidos pelos futuros professores revelaram a consciência destes no trabalho com os gêneros de texto e artefatos digitais, transformando-os em instrumentos de ensino, segundo as reais práticas sociais letradas dos contextos de letramento situado. Além disso, os discursos para o agir docente demonstraram reposicionamentos identitários docentes, ainda que em construção e num continnum, com traços de seus letramentos didático-digitais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6499 10.22481/folio.v12i1.6499 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6499 |
identifier_str_mv |
10.22481/folio.v12i1.6499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6499/4881 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 fólio - Revista de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 fólio - Revista de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
fólio - Revista de Letras; v. 12 n. 1 (2020): IDENTIDADES DOCENTES E(M) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENTRE PRÁTICAS E PROCESSOS DE DIDATIZAÇÃO 2176-4182 reponame:Fólio - Revista de Letras instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Fólio - Revista de Letras |
collection |
Fólio - Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com |
_version_ |
1750309010785959936 |