IDENTIDADES EM (DIS)CURSO: PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS DIDÁTICOS COM FUTUROS PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Patricia Sá
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Kersch, Dorotea Frank
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fólio - Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6499
Resumo: O estudo em questão surgiu da necessidade de refletirmos acerca das práticas e identidades profissionais que se (re)(des)velam nas e por meio das variadas formas de lecionar Língua Portuguesa na atual conjuntura das tecnologias digitais. Foi proposta, portanto, uma abordagem discursiva a respeito das tecnologias digitais e sua repercussão na construção das identidades docentes na formação inicial. Nesse sentido, objetivamos discutir uma experiência pedagógica de pesquisa-ação desenvolvida com alunos do curso de Letras licenciatura noturno de uma universidade pública estadual na cidade de Balsas – MA. Desse modo, o trabalho visa a investigar como futuros professores de Língua Portuguesa representam, discursivamente, a (re) construção de suas identidades em função do papel das tecnologias digitais nas suas ações profissionais futuras. Com base nos pressupostos teóricos dos estudos culturais sobre Identidade, do Interacionismo Sociodiscursivo e dos (Multi)letramentos, as análises das vozes enunciativas nos projetos didático-digitais desenvolvidos pelos futuros professores revelaram a consciência destes no trabalho com os gêneros de texto e artefatos digitais, transformando-os em instrumentos de ensino, segundo as reais práticas sociais letradas dos contextos de letramento situado.  Além disso, os discursos para o agir docente demonstraram reposicionamentos identitários docentes, ainda que em construção e num continnum, com traços de seus letramentos didático-digitais.
id UESB-1_a8ac8e4ddbec164f883d2982c8f2d6e1
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6499
network_acronym_str UESB-1
network_name_str Fólio - Revista de Letras
repository_id_str
spelling IDENTIDADES EM (DIS)CURSO: PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS DIDÁTICOS COM FUTUROS PROFESSORESIDENTITIES IN (DIS) COURSE: PRACTICES OF DIDACTIC MULTILETERATIONS WITH FUTURE TEACHERSPALAVRAS-CHAVE: Identidades docentes; Formação inicial; Tecnologias digitais; Curso de Letras.O estudo em questão surgiu da necessidade de refletirmos acerca das práticas e identidades profissionais que se (re)(des)velam nas e por meio das variadas formas de lecionar Língua Portuguesa na atual conjuntura das tecnologias digitais. Foi proposta, portanto, uma abordagem discursiva a respeito das tecnologias digitais e sua repercussão na construção das identidades docentes na formação inicial. Nesse sentido, objetivamos discutir uma experiência pedagógica de pesquisa-ação desenvolvida com alunos do curso de Letras licenciatura noturno de uma universidade pública estadual na cidade de Balsas – MA. Desse modo, o trabalho visa a investigar como futuros professores de Língua Portuguesa representam, discursivamente, a (re) construção de suas identidades em função do papel das tecnologias digitais nas suas ações profissionais futuras. Com base nos pressupostos teóricos dos estudos culturais sobre Identidade, do Interacionismo Sociodiscursivo e dos (Multi)letramentos, as análises das vozes enunciativas nos projetos didático-digitais desenvolvidos pelos futuros professores revelaram a consciência destes no trabalho com os gêneros de texto e artefatos digitais, transformando-os em instrumentos de ensino, segundo as reais práticas sociais letradas dos contextos de letramento situado.  Além disso, os discursos para o agir docente demonstraram reposicionamentos identitários docentes, ainda que em construção e num continnum, com traços de seus letramentos didático-digitais. This study arose from the need to reflect on the professional practices and identities that are (re) (un) revealed in and through the various ways of teaching Portuguese in the current conjuncture of digital technologies. Therefore, a discursive approach was proposed regarding digital technologies and their impact on the construction of teaching identities in initial training. In this sense, we aim to discuss a pedagogical experience of action research developed with students of the languages and literature degree offered at night at a state public university in the city of Balsas - MA. In this way, the article aims to investigate how future Portuguese language teachers represent, discursively, the (re) construction of their identities resulting from the role of digital technologies in their future professional actions. Based on the theoretical assumptions of cultural studies on Identity, Sociodiscursive Interactionism and (Multi) literacies, the analysis of enunciative voices in didactic-digital projects developed by future teachers revealed their awareness of working with text genres and digital artifacts, transforming them into teaching instruments, according to the real literate social practices of the situated literacy contexts. In addition, the discourses for teaching action demonstrated repositioning of teacher identities, although under construction and on a continnum, with traces of their didactic-digital literacies.  Edições UESB2020-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/649910.22481/folio.v12i1.6499fólio - Revista de Letras; v. 12 n. 1 (2020): IDENTIDADES DOCENTES E(M) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENTRE PRÁTICAS E PROCESSOS DE DIDATIZAÇÃO2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6499/4881Copyright (c) 2020 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Ana Patricia SáKersch, Dorotea Frank2021-03-22T18:09:42Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6499Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2021-03-22T18:09:42Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv IDENTIDADES EM (DIS)CURSO: PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS DIDÁTICOS COM FUTUROS PROFESSORES
IDENTITIES IN (DIS) COURSE: PRACTICES OF DIDACTIC MULTILETERATIONS WITH FUTURE TEACHERS
title IDENTIDADES EM (DIS)CURSO: PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS DIDÁTICOS COM FUTUROS PROFESSORES
spellingShingle IDENTIDADES EM (DIS)CURSO: PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS DIDÁTICOS COM FUTUROS PROFESSORES
Martins, Ana Patricia Sá
PALAVRAS-CHAVE: Identidades docentes; Formação inicial; Tecnologias digitais; Curso de Letras.
title_short IDENTIDADES EM (DIS)CURSO: PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS DIDÁTICOS COM FUTUROS PROFESSORES
title_full IDENTIDADES EM (DIS)CURSO: PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS DIDÁTICOS COM FUTUROS PROFESSORES
title_fullStr IDENTIDADES EM (DIS)CURSO: PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS DIDÁTICOS COM FUTUROS PROFESSORES
title_full_unstemmed IDENTIDADES EM (DIS)CURSO: PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS DIDÁTICOS COM FUTUROS PROFESSORES
title_sort IDENTIDADES EM (DIS)CURSO: PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS DIDÁTICOS COM FUTUROS PROFESSORES
author Martins, Ana Patricia Sá
author_facet Martins, Ana Patricia Sá
Kersch, Dorotea Frank
author_role author
author2 Kersch, Dorotea Frank
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ana Patricia Sá
Kersch, Dorotea Frank
dc.subject.por.fl_str_mv PALAVRAS-CHAVE: Identidades docentes; Formação inicial; Tecnologias digitais; Curso de Letras.
topic PALAVRAS-CHAVE: Identidades docentes; Formação inicial; Tecnologias digitais; Curso de Letras.
description O estudo em questão surgiu da necessidade de refletirmos acerca das práticas e identidades profissionais que se (re)(des)velam nas e por meio das variadas formas de lecionar Língua Portuguesa na atual conjuntura das tecnologias digitais. Foi proposta, portanto, uma abordagem discursiva a respeito das tecnologias digitais e sua repercussão na construção das identidades docentes na formação inicial. Nesse sentido, objetivamos discutir uma experiência pedagógica de pesquisa-ação desenvolvida com alunos do curso de Letras licenciatura noturno de uma universidade pública estadual na cidade de Balsas – MA. Desse modo, o trabalho visa a investigar como futuros professores de Língua Portuguesa representam, discursivamente, a (re) construção de suas identidades em função do papel das tecnologias digitais nas suas ações profissionais futuras. Com base nos pressupostos teóricos dos estudos culturais sobre Identidade, do Interacionismo Sociodiscursivo e dos (Multi)letramentos, as análises das vozes enunciativas nos projetos didático-digitais desenvolvidos pelos futuros professores revelaram a consciência destes no trabalho com os gêneros de texto e artefatos digitais, transformando-os em instrumentos de ensino, segundo as reais práticas sociais letradas dos contextos de letramento situado.  Além disso, os discursos para o agir docente demonstraram reposicionamentos identitários docentes, ainda que em construção e num continnum, com traços de seus letramentos didático-digitais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6499
10.22481/folio.v12i1.6499
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6499
identifier_str_mv 10.22481/folio.v12i1.6499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6499/4881
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 fólio - Revista de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 fólio - Revista de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv fólio - Revista de Letras; v. 12 n. 1 (2020): IDENTIDADES DOCENTES E(M) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENTRE PRÁTICAS E PROCESSOS DE DIDATIZAÇÃO
2176-4182
reponame:Fólio - Revista de Letras
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Fólio - Revista de Letras
collection Fólio - Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv ||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com
_version_ 1750309010785959936