MEMÓRIAS DO CÁRCERE EM LIBERDADE: O TEXTO DO LEITOR EM SILVIANO SANTIAGO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fólio - Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2741 |
Resumo: | A palavra interação, já existente em nosso vocabulário e comum entre indivíduos que a buscam sob o propósito de se comunicarem, assume proporções relevantes quando se fala em texto ficcional e/ou autobiográfico, posto que, sob uma nova perspectiva, estes não se mostram apenas através do sujeito que os produz, mas, também, através de uma complexa ação de recepção dando a falar o sujeito/leitor que os consome. Sob estas considerações, este artigo, respaldado na estética da recepção e fundamentado nos pressupostos de Wolfgang Iser sobre a interação do texto com o leitor, busca entender o “conflito da leitura” vivenciado e dramatizado por Graciliano Ramos em Memórias do Cárcere e Em Liberdade por Silviano Santiago, bem como o processo de relacionamento dos diferentes discursos entre estes textos – memória e ficção – processo este legitimado pela teoria da intertextualidade que referencia o caminho palimpsesto trilhado por Silviano ao se “apropriar das memórias do outro” transcendendo-a num texto ficcional, conjugando memória e imaginação. |
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MEMÓRIAS DO CÁRCERE EM LIBERDADE: O TEXTO DO LEITOR EM SILVIANO SANTIAGOFicção. Imaginação. Interação. Leitor.A palavra interação, já existente em nosso vocabulário e comum entre indivíduos que a buscam sob o propósito de se comunicarem, assume proporções relevantes quando se fala em texto ficcional e/ou autobiográfico, posto que, sob uma nova perspectiva, estes não se mostram apenas através do sujeito que os produz, mas, também, através de uma complexa ação de recepção dando a falar o sujeito/leitor que os consome. Sob estas considerações, este artigo, respaldado na estética da recepção e fundamentado nos pressupostos de Wolfgang Iser sobre a interação do texto com o leitor, busca entender o “conflito da leitura” vivenciado e dramatizado por Graciliano Ramos em Memórias do Cárcere e Em Liberdade por Silviano Santiago, bem como o processo de relacionamento dos diferentes discursos entre estes textos – memória e ficção – processo este legitimado pela teoria da intertextualidade que referencia o caminho palimpsesto trilhado por Silviano ao se “apropriar das memórias do outro” transcendendo-a num texto ficcional, conjugando memória e imaginação. Edições UESB2018-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2741fólio - Revista de Letras; v. 1 n. 1 (2009): A MEMÓRIA: NA LÍNGUA, NA LITERATURA E NA APRENDIZAGEM2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2741/2298Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Mariângela Borba2021-03-22T18:01:09Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2741Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2024-05-17T13:37:21.601583Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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