SABER DECLARATIVO EM LEITURA E SUAS RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO PROFISSIONAL: RELATO DESCRITIVO DE UM PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fólio - Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2969 |
Resumo: | O presente estudo objetiva observar como um professor de língua materna revela seu saber declarativo em leitura. Justifica-se essa investigação, tomando-se como pressuposto a importância do saber declarativo para o profissional que trabalha com o ensino da linguagem, em especial com o ensino de leitura. Entendendo-se que o ensino de leitura requer ações explicitamente dirigidas (SOLÉ, 1998) e compreendendo-se a importância da profissionalização docente para o exercício dessas ações (RICHTER, 2011), realizou-se uma atividade de leitura com um professor de língua materna. A atividade aconteceu em quatro etapas, gerando na terceira etapa, um relato descritivo, o qual permitiu identificar os conhecimentos prévios e compartilhados sobre leitura do professor, neste caso, a referência a fatores de coerência textual. Os resultados apontaram um saber declarativo relativo, o qual, entre outros aspectos, revela uma formação profissional de certa forma rasteira, tendo em vista se tratar de um professor habilitado em sistemas de formação docente para o exercício de um atividade específica como o ensino de leitura. |
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SABER DECLARATIVO EM LEITURA E SUAS RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO PROFISSIONAL: RELATO DESCRITIVO DE UM PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNAO presente estudo objetiva observar como um professor de língua materna revela seu saber declarativo em leitura. Justifica-se essa investigação, tomando-se como pressuposto a importância do saber declarativo para o profissional que trabalha com o ensino da linguagem, em especial com o ensino de leitura. Entendendo-se que o ensino de leitura requer ações explicitamente dirigidas (SOLÉ, 1998) e compreendendo-se a importância da profissionalização docente para o exercício dessas ações (RICHTER, 2011), realizou-se uma atividade de leitura com um professor de língua materna. A atividade aconteceu em quatro etapas, gerando na terceira etapa, um relato descritivo, o qual permitiu identificar os conhecimentos prévios e compartilhados sobre leitura do professor, neste caso, a referência a fatores de coerência textual. Os resultados apontaram um saber declarativo relativo, o qual, entre outros aspectos, revela uma formação profissional de certa forma rasteira, tendo em vista se tratar de um professor habilitado em sistemas de formação docente para o exercício de um atividade específica como o ensino de leitura.Edições UESB2018-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2969fólio - Revista de Letras; v. 7 n. 2 (2015): O LIVRO, A LEITURA E A LITERATURA INFANTIL / MULTIFACES DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2969/2472Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessKist, Liane BatistelaRichter, Marcos Gustavo2021-03-22T18:05:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2969Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2024-05-17T13:37:28.035287Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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