PESQUISA NA WEB: ANÁLISE DOS CAMINHOS INVESTIGATIVOS COM MÚLTIPLOS TEXTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Juliana Machado A.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Marcos Celírio dos, Garcia, Roberta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fólio - Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2802
Resumo: Com o advento da tecnologia, a sociedade que se configura exige do sujeito letrado conhecimentos mais complexos para enfrentar novas situações, em diversos campos da atuação humana. No âmbito escolar, apesar de contarem com diversos aparatos tecnológicos, o que se tem visto é uma educação com base na transferência de informações, suscitando um trabalho ainda nos moldes tradicionais. Por esse motivo, é viável dizer que o ensino com as tecnologias deve ser ressignificado. Nesse sentido, é crucial que o professor se aproprie de saberes que possibilitem a (re)estruturação em sua prática pedagógica. Sendo assim, pretende-se aqui apresentar um trabalho investigativo, decorrente de pesquisas na Web, envolvendo múltiplos textos, com alunos da EJA, além de análises dos caminhos percorridos pelos aprendizes, ao longo do processo. Intenta-se argumentar sobre a importância da mediação do professor e de um trabalho de ensino sistematizado, em contraposição a um trabalho espontâneo e livre.
id UESB-1_e525dbba27df0a4f89c7eb319221f277
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2802
network_acronym_str UESB-1
network_name_str Fólio - Revista de Letras
repository_id_str
spelling PESQUISA NA WEB: ANÁLISE DOS CAMINHOS INVESTIGATIVOS COM MÚLTIPLOS TEXTOSCom o advento da tecnologia, a sociedade que se configura exige do sujeito letrado conhecimentos mais complexos para enfrentar novas situações, em diversos campos da atuação humana. No âmbito escolar, apesar de contarem com diversos aparatos tecnológicos, o que se tem visto é uma educação com base na transferência de informações, suscitando um trabalho ainda nos moldes tradicionais. Por esse motivo, é viável dizer que o ensino com as tecnologias deve ser ressignificado. Nesse sentido, é crucial que o professor se aproprie de saberes que possibilitem a (re)estruturação em sua prática pedagógica. Sendo assim, pretende-se aqui apresentar um trabalho investigativo, decorrente de pesquisas na Web, envolvendo múltiplos textos, com alunos da EJA, além de análises dos caminhos percorridos pelos aprendizes, ao longo do processo. Intenta-se argumentar sobre a importância da mediação do professor e de um trabalho de ensino sistematizado, em contraposição a um trabalho espontâneo e livre.Edições UESB2018-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/280210.22481/folio.v9i2.2802fólio - Revista de Letras; v. 9 n. 2 (2017): 40 ANOS DE A HORA DA ESTRELA / PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEXTUALIZADAS2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2802/2350Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Juliana Machado A.Santos, Marcos Celírio dosGarcia, Roberta2021-03-22T18:07:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2802Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2024-05-17T13:37:24.049634Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv PESQUISA NA WEB: ANÁLISE DOS CAMINHOS INVESTIGATIVOS COM MÚLTIPLOS TEXTOS
title PESQUISA NA WEB: ANÁLISE DOS CAMINHOS INVESTIGATIVOS COM MÚLTIPLOS TEXTOS
spellingShingle PESQUISA NA WEB: ANÁLISE DOS CAMINHOS INVESTIGATIVOS COM MÚLTIPLOS TEXTOS
Souza, Juliana Machado A.
title_short PESQUISA NA WEB: ANÁLISE DOS CAMINHOS INVESTIGATIVOS COM MÚLTIPLOS TEXTOS
title_full PESQUISA NA WEB: ANÁLISE DOS CAMINHOS INVESTIGATIVOS COM MÚLTIPLOS TEXTOS
title_fullStr PESQUISA NA WEB: ANÁLISE DOS CAMINHOS INVESTIGATIVOS COM MÚLTIPLOS TEXTOS
title_full_unstemmed PESQUISA NA WEB: ANÁLISE DOS CAMINHOS INVESTIGATIVOS COM MÚLTIPLOS TEXTOS
title_sort PESQUISA NA WEB: ANÁLISE DOS CAMINHOS INVESTIGATIVOS COM MÚLTIPLOS TEXTOS
author Souza, Juliana Machado A.
author_facet Souza, Juliana Machado A.
Santos, Marcos Celírio dos
Garcia, Roberta
author_role author
author2 Santos, Marcos Celírio dos
Garcia, Roberta
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Juliana Machado A.
Santos, Marcos Celírio dos
Garcia, Roberta
description Com o advento da tecnologia, a sociedade que se configura exige do sujeito letrado conhecimentos mais complexos para enfrentar novas situações, em diversos campos da atuação humana. No âmbito escolar, apesar de contarem com diversos aparatos tecnológicos, o que se tem visto é uma educação com base na transferência de informações, suscitando um trabalho ainda nos moldes tradicionais. Por esse motivo, é viável dizer que o ensino com as tecnologias deve ser ressignificado. Nesse sentido, é crucial que o professor se aproprie de saberes que possibilitem a (re)estruturação em sua prática pedagógica. Sendo assim, pretende-se aqui apresentar um trabalho investigativo, decorrente de pesquisas na Web, envolvendo múltiplos textos, com alunos da EJA, além de análises dos caminhos percorridos pelos aprendizes, ao longo do processo. Intenta-se argumentar sobre a importância da mediação do professor e de um trabalho de ensino sistematizado, em contraposição a um trabalho espontâneo e livre.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2802
10.22481/folio.v9i2.2802
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2802
identifier_str_mv 10.22481/folio.v9i2.2802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2802/2350
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv fólio - Revista de Letras; v. 9 n. 2 (2017): 40 ANOS DE A HORA DA ESTRELA / PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEXTUALIZADAS
2176-4182
reponame:Fólio - Revista de Letras
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Fólio - Revista de Letras
collection Fólio - Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv ||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com
_version_ 1799318973689364480