PESQUISA NA WEB: ANÁLISE DOS CAMINHOS INVESTIGATIVOS COM MÚLTIPLOS TEXTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fólio - Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2802 |
Resumo: | Com o advento da tecnologia, a sociedade que se configura exige do sujeito letrado conhecimentos mais complexos para enfrentar novas situações, em diversos campos da atuação humana. No âmbito escolar, apesar de contarem com diversos aparatos tecnológicos, o que se tem visto é uma educação com base na transferência de informações, suscitando um trabalho ainda nos moldes tradicionais. Por esse motivo, é viável dizer que o ensino com as tecnologias deve ser ressignificado. Nesse sentido, é crucial que o professor se aproprie de saberes que possibilitem a (re)estruturação em sua prática pedagógica. Sendo assim, pretende-se aqui apresentar um trabalho investigativo, decorrente de pesquisas na Web, envolvendo múltiplos textos, com alunos da EJA, além de análises dos caminhos percorridos pelos aprendizes, ao longo do processo. Intenta-se argumentar sobre a importância da mediação do professor e de um trabalho de ensino sistematizado, em contraposição a um trabalho espontâneo e livre. |
id |
UESB-1_e525dbba27df0a4f89c7eb319221f277 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2802 |
network_acronym_str |
UESB-1 |
network_name_str |
Fólio - Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
PESQUISA NA WEB: ANÁLISE DOS CAMINHOS INVESTIGATIVOS COM MÚLTIPLOS TEXTOSCom o advento da tecnologia, a sociedade que se configura exige do sujeito letrado conhecimentos mais complexos para enfrentar novas situações, em diversos campos da atuação humana. No âmbito escolar, apesar de contarem com diversos aparatos tecnológicos, o que se tem visto é uma educação com base na transferência de informações, suscitando um trabalho ainda nos moldes tradicionais. Por esse motivo, é viável dizer que o ensino com as tecnologias deve ser ressignificado. Nesse sentido, é crucial que o professor se aproprie de saberes que possibilitem a (re)estruturação em sua prática pedagógica. Sendo assim, pretende-se aqui apresentar um trabalho investigativo, decorrente de pesquisas na Web, envolvendo múltiplos textos, com alunos da EJA, além de análises dos caminhos percorridos pelos aprendizes, ao longo do processo. Intenta-se argumentar sobre a importância da mediação do professor e de um trabalho de ensino sistematizado, em contraposição a um trabalho espontâneo e livre.Edições UESB2018-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/280210.22481/folio.v9i2.2802fólio - Revista de Letras; v. 9 n. 2 (2017): 40 ANOS DE A HORA DA ESTRELA / PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEXTUALIZADAS2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2802/2350Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Juliana Machado A.Santos, Marcos Celírio dosGarcia, Roberta2021-03-22T18:07:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2802Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2024-05-17T13:37:24.049634Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PESQUISA NA WEB: ANÁLISE DOS CAMINHOS INVESTIGATIVOS COM MÚLTIPLOS TEXTOS |
title |
PESQUISA NA WEB: ANÁLISE DOS CAMINHOS INVESTIGATIVOS COM MÚLTIPLOS TEXTOS |
spellingShingle |
PESQUISA NA WEB: ANÁLISE DOS CAMINHOS INVESTIGATIVOS COM MÚLTIPLOS TEXTOS Souza, Juliana Machado A. |
title_short |
PESQUISA NA WEB: ANÁLISE DOS CAMINHOS INVESTIGATIVOS COM MÚLTIPLOS TEXTOS |
title_full |
PESQUISA NA WEB: ANÁLISE DOS CAMINHOS INVESTIGATIVOS COM MÚLTIPLOS TEXTOS |
title_fullStr |
PESQUISA NA WEB: ANÁLISE DOS CAMINHOS INVESTIGATIVOS COM MÚLTIPLOS TEXTOS |
title_full_unstemmed |
PESQUISA NA WEB: ANÁLISE DOS CAMINHOS INVESTIGATIVOS COM MÚLTIPLOS TEXTOS |
title_sort |
PESQUISA NA WEB: ANÁLISE DOS CAMINHOS INVESTIGATIVOS COM MÚLTIPLOS TEXTOS |
author |
Souza, Juliana Machado A. |
author_facet |
Souza, Juliana Machado A. Santos, Marcos Celírio dos Garcia, Roberta |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Marcos Celírio dos Garcia, Roberta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Juliana Machado A. Santos, Marcos Celírio dos Garcia, Roberta |
description |
Com o advento da tecnologia, a sociedade que se configura exige do sujeito letrado conhecimentos mais complexos para enfrentar novas situações, em diversos campos da atuação humana. No âmbito escolar, apesar de contarem com diversos aparatos tecnológicos, o que se tem visto é uma educação com base na transferência de informações, suscitando um trabalho ainda nos moldes tradicionais. Por esse motivo, é viável dizer que o ensino com as tecnologias deve ser ressignificado. Nesse sentido, é crucial que o professor se aproprie de saberes que possibilitem a (re)estruturação em sua prática pedagógica. Sendo assim, pretende-se aqui apresentar um trabalho investigativo, decorrente de pesquisas na Web, envolvendo múltiplos textos, com alunos da EJA, além de análises dos caminhos percorridos pelos aprendizes, ao longo do processo. Intenta-se argumentar sobre a importância da mediação do professor e de um trabalho de ensino sistematizado, em contraposição a um trabalho espontâneo e livre. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2802 10.22481/folio.v9i2.2802 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2802 |
identifier_str_mv |
10.22481/folio.v9i2.2802 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2802/2350 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
fólio - Revista de Letras; v. 9 n. 2 (2017): 40 ANOS DE A HORA DA ESTRELA / PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEXTUALIZADAS 2176-4182 reponame:Fólio - Revista de Letras instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Fólio - Revista de Letras |
collection |
Fólio - Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com |
_version_ |
1799318973689364480 |