Discurso imagético, representação e identidade indígena: questões teórico-analíticas ( Discourse imagery, representation and indigenous identity: theoretical-analytical issues )

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tasso, Ismara
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gonçalves, Raquel Fregadolli Cerqueira Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos da Língua(gem)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1189
Resumo: Ler imagens como materialidade discursiva é o empreendimento deste trabalho teórico-analítico, justificado pelas demandas da contemporaneidade no campo educacional, tecnológico e comunicacional. Sob a perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa e de seus desdobramentos no Brasil, em interfaces com os Estudos Culturais, o movimento descritivointerpretativo mobilizado buscou compreender o modo como a representação visual e as identidades para o sujeito indígena foram construídas no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI). p> PALAVRAS-CHAVE: Discurso Imagético. Representação. Identidade Indígena. Prática Analítica.ABSTRACT Reading images as discursive materiality is undertaking this work theoretical and analytical, justified by the demands of contemporaneity on the educational, technological and communicational fields. From the perspective of Discourse Analysis of the French line and their developments in Brazil, in interfaces with Cultural Studies, descriptive and interpretive movement mobilized sought to understand how the visual representation and indigenous identities for the subject were built in the National Curriculum Reference for Indigenous Schools (RCNEI). KEYWORDS: Discourse Imagery. Representation. Indigenous Identity. Analytical Practice.
id UESB-2_31b3624337bc457d3074b774bc9422b2
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1189
network_acronym_str UESB-2
network_name_str Estudos da Língua(gem)
repository_id_str
spelling Discurso imagético, representação e identidade indígena: questões teórico-analíticas ( Discourse imagery, representation and indigenous identity: theoretical-analytical issues )Discourse imagery, representation and indigenous identity: theoretical-analytical issuesDiscurso ImagéticoRepresentaçãoIdentidade IndígenaPrática AnalíticaDiscourse ImageryRepresentationIndigenous IdentityAnalytical PracticeLer imagens como materialidade discursiva é o empreendimento deste trabalho teórico-analítico, justificado pelas demandas da contemporaneidade no campo educacional, tecnológico e comunicacional. Sob a perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa e de seus desdobramentos no Brasil, em interfaces com os Estudos Culturais, o movimento descritivointerpretativo mobilizado buscou compreender o modo como a representação visual e as identidades para o sujeito indígena foram construídas no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI). p> PALAVRAS-CHAVE: Discurso Imagético. Representação. Identidade Indígena. Prática Analítica.ABSTRACT Reading images as discursive materiality is undertaking this work theoretical and analytical, justified by the demands of contemporaneity on the educational, technological and communicational fields. From the perspective of Discourse Analysis of the French line and their developments in Brazil, in interfaces with Cultural Studies, descriptive and interpretive movement mobilized sought to understand how the visual representation and indigenous identities for the subject were built in the National Curriculum Reference for Indigenous Schools (RCNEI). KEYWORDS: Discourse Imagery. Representation. Indigenous Identity. Analytical Practice.Reading images as discursive materiality is undertaking this work theoretical and analytical, justified by the demands of contemporaneity on the educational, technological and communicational fields. From the perspective of Discourse Analysis of the French line and their developments in Brazil, in interfaces with Cultural Studies, descriptive and interpretive movement mobilized sought to understand how the visual representation and indigenous identities for the subject were built in the National Curriculum Reference for Indigenous Schools (RCNEI). KEYWORDS: Discourse Imagery. Representation. Indigenous Identity. Analytical Practice.Edições UESB2012-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReviewed by peersRevisión por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/118910.22481/el.v10i2.1189Estudos da Língua(gem); v. 10 n. 2 (2012): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 125-142Language Studies; Vol. 10 No. 2 (2012): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 125-142Études de Langues; Vol. 10 No. 2 (2012): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 125-142Estudios del lenguaje; Vol. 10 Núm. 2 (2012): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 125-1421982-05341808-135510.22481/el.v10i2reponame:Estudos da Língua(gem)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1189/1025Copyright (c) 2012 Estudos da Língua(gem)info:eu-repo/semantics/openAccessTasso, IsmaraGonçalves, Raquel Fregadolli Cerqueira Reis2021-03-13T22:39:44Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1189Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/oaiestudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com1982-05341808-1355opendoar:2021-03-13T22:39:44Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso imagético, representação e identidade indígena: questões teórico-analíticas ( Discourse imagery, representation and indigenous identity: theoretical-analytical issues )
Discourse imagery, representation and indigenous identity: theoretical-analytical issues
title Discurso imagético, representação e identidade indígena: questões teórico-analíticas ( Discourse imagery, representation and indigenous identity: theoretical-analytical issues )
spellingShingle Discurso imagético, representação e identidade indígena: questões teórico-analíticas ( Discourse imagery, representation and indigenous identity: theoretical-analytical issues )
Tasso, Ismara
Discurso Imagético
Representação
Identidade Indígena
Prática Analítica
Discourse Imagery
Representation
Indigenous Identity
Analytical Practice
title_short Discurso imagético, representação e identidade indígena: questões teórico-analíticas ( Discourse imagery, representation and indigenous identity: theoretical-analytical issues )
title_full Discurso imagético, representação e identidade indígena: questões teórico-analíticas ( Discourse imagery, representation and indigenous identity: theoretical-analytical issues )
title_fullStr Discurso imagético, representação e identidade indígena: questões teórico-analíticas ( Discourse imagery, representation and indigenous identity: theoretical-analytical issues )
title_full_unstemmed Discurso imagético, representação e identidade indígena: questões teórico-analíticas ( Discourse imagery, representation and indigenous identity: theoretical-analytical issues )
title_sort Discurso imagético, representação e identidade indígena: questões teórico-analíticas ( Discourse imagery, representation and indigenous identity: theoretical-analytical issues )
author Tasso, Ismara
author_facet Tasso, Ismara
Gonçalves, Raquel Fregadolli Cerqueira Reis
author_role author
author2 Gonçalves, Raquel Fregadolli Cerqueira Reis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tasso, Ismara
Gonçalves, Raquel Fregadolli Cerqueira Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso Imagético
Representação
Identidade Indígena
Prática Analítica
Discourse Imagery
Representation
Indigenous Identity
Analytical Practice
topic Discurso Imagético
Representação
Identidade Indígena
Prática Analítica
Discourse Imagery
Representation
Indigenous Identity
Analytical Practice
description Ler imagens como materialidade discursiva é o empreendimento deste trabalho teórico-analítico, justificado pelas demandas da contemporaneidade no campo educacional, tecnológico e comunicacional. Sob a perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa e de seus desdobramentos no Brasil, em interfaces com os Estudos Culturais, o movimento descritivointerpretativo mobilizado buscou compreender o modo como a representação visual e as identidades para o sujeito indígena foram construídas no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI). p> PALAVRAS-CHAVE: Discurso Imagético. Representação. Identidade Indígena. Prática Analítica.ABSTRACT Reading images as discursive materiality is undertaking this work theoretical and analytical, justified by the demands of contemporaneity on the educational, technological and communicational fields. From the perspective of Discourse Analysis of the French line and their developments in Brazil, in interfaces with Cultural Studies, descriptive and interpretive movement mobilized sought to understand how the visual representation and indigenous identities for the subject were built in the National Curriculum Reference for Indigenous Schools (RCNEI). KEYWORDS: Discourse Imagery. Representation. Indigenous Identity. Analytical Practice.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Reviewed by peers
Revisión por pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1189
10.22481/el.v10i2.1189
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1189
identifier_str_mv 10.22481/el.v10i2.1189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1189/1025
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Estudos da Língua(gem)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Estudos da Língua(gem)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Estudos da Língua(gem); v. 10 n. 2 (2012): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 125-142
Language Studies; Vol. 10 No. 2 (2012): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 125-142
Études de Langues; Vol. 10 No. 2 (2012): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 125-142
Estudios del lenguaje; Vol. 10 Núm. 2 (2012): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 125-142
1982-0534
1808-1355
10.22481/el.v10i2
reponame:Estudos da Língua(gem)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Estudos da Língua(gem)
collection Estudos da Língua(gem)
repository.name.fl_str_mv Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv estudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com
_version_ 1799318953352232960