Discurso imagético, representação e identidade indígena: questões teórico-analíticas ( Discourse imagery, representation and indigenous identity: theoretical-analytical issues )
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos da Língua(gem) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1189 |
Resumo: | Ler imagens como materialidade discursiva é o empreendimento deste trabalho teórico-analítico, justificado pelas demandas da contemporaneidade no campo educacional, tecnológico e comunicacional. Sob a perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa e de seus desdobramentos no Brasil, em interfaces com os Estudos Culturais, o movimento descritivointerpretativo mobilizado buscou compreender o modo como a representação visual e as identidades para o sujeito indígena foram construídas no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI). p> PALAVRAS-CHAVE: Discurso Imagético. Representação. Identidade Indígena. Prática Analítica.ABSTRACT Reading images as discursive materiality is undertaking this work theoretical and analytical, justified by the demands of contemporaneity on the educational, technological and communicational fields. From the perspective of Discourse Analysis of the French line and their developments in Brazil, in interfaces with Cultural Studies, descriptive and interpretive movement mobilized sought to understand how the visual representation and indigenous identities for the subject were built in the National Curriculum Reference for Indigenous Schools (RCNEI). KEYWORDS: Discourse Imagery. Representation. Indigenous Identity. Analytical Practice. |
id |
UESB-2_31b3624337bc457d3074b774bc9422b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1189 |
network_acronym_str |
UESB-2 |
network_name_str |
Estudos da Língua(gem) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discurso imagético, representação e identidade indígena: questões teórico-analíticas ( Discourse imagery, representation and indigenous identity: theoretical-analytical issues )Discourse imagery, representation and indigenous identity: theoretical-analytical issuesDiscurso ImagéticoRepresentaçãoIdentidade IndígenaPrática AnalíticaDiscourse ImageryRepresentationIndigenous IdentityAnalytical PracticeLer imagens como materialidade discursiva é o empreendimento deste trabalho teórico-analítico, justificado pelas demandas da contemporaneidade no campo educacional, tecnológico e comunicacional. Sob a perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa e de seus desdobramentos no Brasil, em interfaces com os Estudos Culturais, o movimento descritivointerpretativo mobilizado buscou compreender o modo como a representação visual e as identidades para o sujeito indígena foram construídas no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI). p> PALAVRAS-CHAVE: Discurso Imagético. Representação. Identidade Indígena. Prática Analítica.ABSTRACT Reading images as discursive materiality is undertaking this work theoretical and analytical, justified by the demands of contemporaneity on the educational, technological and communicational fields. From the perspective of Discourse Analysis of the French line and their developments in Brazil, in interfaces with Cultural Studies, descriptive and interpretive movement mobilized sought to understand how the visual representation and indigenous identities for the subject were built in the National Curriculum Reference for Indigenous Schools (RCNEI). KEYWORDS: Discourse Imagery. Representation. Indigenous Identity. Analytical Practice.Reading images as discursive materiality is undertaking this work theoretical and analytical, justified by the demands of contemporaneity on the educational, technological and communicational fields. From the perspective of Discourse Analysis of the French line and their developments in Brazil, in interfaces with Cultural Studies, descriptive and interpretive movement mobilized sought to understand how the visual representation and indigenous identities for the subject were built in the National Curriculum Reference for Indigenous Schools (RCNEI). KEYWORDS: Discourse Imagery. Representation. Indigenous Identity. Analytical Practice.Edições UESB2012-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReviewed by peersRevisión por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/118910.22481/el.v10i2.1189Estudos da Língua(gem); v. 10 n. 2 (2012): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 125-142Language Studies; Vol. 10 No. 2 (2012): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 125-142Études de Langues; Vol. 10 No. 2 (2012): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 125-142Estudios del lenguaje; Vol. 10 Núm. 2 (2012): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 125-1421982-05341808-135510.22481/el.v10i2reponame:Estudos da Língua(gem)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1189/1025Copyright (c) 2012 Estudos da Língua(gem)info:eu-repo/semantics/openAccessTasso, IsmaraGonçalves, Raquel Fregadolli Cerqueira Reis2021-03-13T22:39:44Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1189Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/oaiestudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com1982-05341808-1355opendoar:2021-03-13T22:39:44Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discurso imagético, representação e identidade indígena: questões teórico-analíticas ( Discourse imagery, representation and indigenous identity: theoretical-analytical issues ) Discourse imagery, representation and indigenous identity: theoretical-analytical issues |
title |
Discurso imagético, representação e identidade indígena: questões teórico-analíticas ( Discourse imagery, representation and indigenous identity: theoretical-analytical issues ) |
spellingShingle |
Discurso imagético, representação e identidade indígena: questões teórico-analíticas ( Discourse imagery, representation and indigenous identity: theoretical-analytical issues ) Tasso, Ismara Discurso Imagético Representação Identidade Indígena Prática Analítica Discourse Imagery Representation Indigenous Identity Analytical Practice |
title_short |
Discurso imagético, representação e identidade indígena: questões teórico-analíticas ( Discourse imagery, representation and indigenous identity: theoretical-analytical issues ) |
title_full |
Discurso imagético, representação e identidade indígena: questões teórico-analíticas ( Discourse imagery, representation and indigenous identity: theoretical-analytical issues ) |
title_fullStr |
Discurso imagético, representação e identidade indígena: questões teórico-analíticas ( Discourse imagery, representation and indigenous identity: theoretical-analytical issues ) |
title_full_unstemmed |
Discurso imagético, representação e identidade indígena: questões teórico-analíticas ( Discourse imagery, representation and indigenous identity: theoretical-analytical issues ) |
title_sort |
Discurso imagético, representação e identidade indígena: questões teórico-analíticas ( Discourse imagery, representation and indigenous identity: theoretical-analytical issues ) |
author |
Tasso, Ismara |
author_facet |
Tasso, Ismara Gonçalves, Raquel Fregadolli Cerqueira Reis |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Raquel Fregadolli Cerqueira Reis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tasso, Ismara Gonçalves, Raquel Fregadolli Cerqueira Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso Imagético Representação Identidade Indígena Prática Analítica Discourse Imagery Representation Indigenous Identity Analytical Practice |
topic |
Discurso Imagético Representação Identidade Indígena Prática Analítica Discourse Imagery Representation Indigenous Identity Analytical Practice |
description |
Ler imagens como materialidade discursiva é o empreendimento deste trabalho teórico-analítico, justificado pelas demandas da contemporaneidade no campo educacional, tecnológico e comunicacional. Sob a perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa e de seus desdobramentos no Brasil, em interfaces com os Estudos Culturais, o movimento descritivointerpretativo mobilizado buscou compreender o modo como a representação visual e as identidades para o sujeito indígena foram construídas no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI). p> PALAVRAS-CHAVE: Discurso Imagético. Representação. Identidade Indígena. Prática Analítica.ABSTRACT Reading images as discursive materiality is undertaking this work theoretical and analytical, justified by the demands of contemporaneity on the educational, technological and communicational fields. From the perspective of Discourse Analysis of the French line and their developments in Brazil, in interfaces with Cultural Studies, descriptive and interpretive movement mobilized sought to understand how the visual representation and indigenous identities for the subject were built in the National Curriculum Reference for Indigenous Schools (RCNEI). KEYWORDS: Discourse Imagery. Representation. Indigenous Identity. Analytical Practice. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Reviewed by peers Revisión por pares Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1189 10.22481/el.v10i2.1189 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1189 |
identifier_str_mv |
10.22481/el.v10i2.1189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1189/1025 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Estudos da Língua(gem) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Estudos da Língua(gem) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos da Língua(gem); v. 10 n. 2 (2012): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 125-142 Language Studies; Vol. 10 No. 2 (2012): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 125-142 Études de Langues; Vol. 10 No. 2 (2012): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 125-142 Estudios del lenguaje; Vol. 10 Núm. 2 (2012): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 125-142 1982-0534 1808-1355 10.22481/el.v10i2 reponame:Estudos da Língua(gem) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Estudos da Língua(gem) |
collection |
Estudos da Língua(gem) |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
estudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com |
_version_ |
1799318953352232960 |