Estudo comparativo da aquisição segmental e prosódica em crianças prematuras e a termo (Comparative study of segmental and prosodic acquisition in premature children and the term)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Jr, Miguel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Payão, Luzia Miscow da Cruz, Santos, Daniela Monique Tavares dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos da Língua(gem)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5334
Resumo: Este estudo tem como objetivo descrever e comparar a aquisição dos sons da fala e de unidades prosódicas mais baixas na hierarquia prosódica entre crianças a termo e prematuras. Participaram do estudo quatro crianças prematuras e três a termo com idade variando entre 12 e 30 meses. Os dados foram coletados por meio da avaliação com fala espontânea. Constatou-se que os movimentos de análise centrípeta-centrífuga direcionaram a produção de fala dos sujeitos. Verificou-se diferença referente ao preenchimento vocálico, sugerindo aptidão para estruturação e organização das frases, pois são as vogais que possibilitam às crianças aprenderem as regularidades sintáticas das línguas.
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spelling Estudo comparativo da aquisição segmental e prosódica em crianças prematuras e a termo (Comparative study of segmental and prosodic acquisition in premature children and the term)Comparative study of segmental and prosodic acquisition in premature children and the termEstudio comparativo de la adquisición segmental y prosódica en niños prematuras y a termoFonologia; Prosódia; Prematuridade; Aquisição de LinguagemPhonology; Prosody; Prematurity; Language Acquisition.Fonología; Prosodia; Prematuridad; Adquisición de LenguajeEste estudo tem como objetivo descrever e comparar a aquisição dos sons da fala e de unidades prosódicas mais baixas na hierarquia prosódica entre crianças a termo e prematuras. Participaram do estudo quatro crianças prematuras e três a termo com idade variando entre 12 e 30 meses. Os dados foram coletados por meio da avaliação com fala espontânea. Constatou-se que os movimentos de análise centrípeta-centrífuga direcionaram a produção de fala dos sujeitos. Verificou-se diferença referente ao preenchimento vocálico, sugerindo aptidão para estruturação e organização das frases, pois são as vogais que possibilitam às crianças aprenderem as regularidades sintáticas das línguas.Este estudio tiene como objetivo describir y comparar la adquisición de los sonidos del habla y de unidades prosódicas más bajas en la jerarquía prosódica entre niños a término y prematuros. Participaron del estudio cuatro niños prematuros y tres a término con edad entre 12 y 30 meses. Se recogieron los datos a partir de la evaluación con habla espontánea. Se constató que los movimientos de análisis centrípeto y centrífugo dirigieron la producción de habla de los sujetos. Se verificó diferencia referente a la producción vocálica, lo que sugiere aptitud para la estructuración y organización de las frases, pues son las vocales que posibilitan a los niños aprender las regularidades sintácticas de las lenguas.This study aims to describe and compare the acquisition of speech sounds and lower prosodic units in the prosodic hierarchy between term and premature children. Four premature and three full-term children aged between 12 and 30 months participated in the study. Data were collected through spontaneous speech evaluation. It was verified that the movements of centripetal-centrifugal analysis directed the production of speech of the subjects. There was a difference regarding vowel filling, suggesting the ability to structure and organize sentences, since it is the vowels that enable children to learn the syntactic regularities of languages.Edições UESB2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReviewed by peersRevisión por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/533410.22481/el.v17i2.5334Estudos da Língua(gem); v. 17 n. 2 (2019): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 31-42Language Studies; Vol. 17 No. 2 (2019): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 31-42Études de Langues; Vol. 17 No. 2 (2019): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 31-42Estudios del lenguaje; Vol. 17 Núm. 2 (2019): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 31-421982-05341808-135510.22481/el.v17i2reponame:Estudos da Língua(gem)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5334/4007Copyright (c) 2019 Estudos da Língua(gem)info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Jr, MiguelPayão, Luzia Miscow da CruzSantos, Daniela Monique Tavares dos2022-01-03T08:39:10Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5334Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/oaiestudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com1982-05341808-1355opendoar:2022-01-03T08:39:10Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
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