O uso dos IAPs em sessões de musicoterapia com crianças gêmeas: linguagem e identidade (The use of IAPs in music therapy sessions with twins: language and identity)
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Estudos da Língua(gem) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/13385 |
Resumo: | Este estudo se baseia na perspectiva da Complexidade (THELEN; SMITH, 1994; MORIN; 2000; 2003) ao apresentar um diálogo entre as áreas de Psicolinguística e Musicoterapia ao analisar sessões com crianças gêmeas. Partindo dos estudos de Bruscia (2000), foram exploradas e comparadas as diferentes experiências musicais – improvisação, re-criação, composição e audição – como também a análise da identidade musical via aplicação dos IAPS (Improvisation Assessment Profiles) do mesmo autor. Foram analisados itens musicais, extramusicais e as interfaces da relação estabelecida durante as sessões. Apesar dos estudos linguísticos mostrarem não haver discrepância no desenvolvimento das duas crianças (BAIA; MATOS; AGUIAR, 2018), Bg e Mg são duas crianças musicalmente diferentes na personalidade. Isso corrobora os estudos de a respeito da capacidade da criança não só de se individuar, formando uma imagem total de si (FORDHAM, 1994), mas também sobre o desejo de se diferenciar de seu cogêmeo (MÄÄTTÄ et al, 2018). |
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O uso dos IAPs em sessões de musicoterapia com crianças gêmeas: linguagem e identidade (The use of IAPs in music therapy sessions with twins: language and identity)The use of IAPs in music therapy sessions with twins: language and identityEl uso de IAPs en sesiones de musicoterapia con gemelos: lenguaje e identidadMusicoterapia; Psicolinguística; Desenvolvimento linguístico; Sistemas Adaptativos Complexos.Music Therapy; Psycholinguistics; Language Development; Complex Adaptive Systems.Musicoterapia; Psicolingüística; Desarrollo del lenguaje; Sistemas Adaptativos Complejos.Este estudo se baseia na perspectiva da Complexidade (THELEN; SMITH, 1994; MORIN; 2000; 2003) ao apresentar um diálogo entre as áreas de Psicolinguística e Musicoterapia ao analisar sessões com crianças gêmeas. Partindo dos estudos de Bruscia (2000), foram exploradas e comparadas as diferentes experiências musicais – improvisação, re-criação, composição e audição – como também a análise da identidade musical via aplicação dos IAPS (Improvisation Assessment Profiles) do mesmo autor. Foram analisados itens musicais, extramusicais e as interfaces da relação estabelecida durante as sessões. Apesar dos estudos linguísticos mostrarem não haver discrepância no desenvolvimento das duas crianças (BAIA; MATOS; AGUIAR, 2018), Bg e Mg são duas crianças musicalmente diferentes na personalidade. Isso corrobora os estudos de a respeito da capacidade da criança não só de se individuar, formando uma imagem total de si (FORDHAM, 1994), mas também sobre o desejo de se diferenciar de seu cogêmeo (MÄÄTTÄ et al, 2018).Este estudio se basa en la perspectiva de la Complejidad (THELEN; SMITH, 1994; MORIN; 2000; 2003) al presentar un diálogo entre las áreas de Psicolingüística y Musicoterapia al analizar sesiones con niños gemelos. Con base en los estudios de Bruscia (2000), se exploraron y compararon diferentes experiencias musicales – improvisación, recreación, composición y escucha – así como el análisis de la identidad musical a través de la aplicación de los IAPS (Improvisation Assessment Profiles) por parte del mismo. autor. Se analizaron elementos musicales y extramusicales y las interfaces de relación que se establecen durante las sesiones. Aunque los estudios lingüísticos no muestran discrepancias en el desarrollo de los dos niños (BAIA; MATOS; AGUIAR, 2018), Bg y Mg son dos niños musicalmente diferentes en personalidad. Esto corrobora estudios sobre la capacidad del niño no solo para individuarse, formando una imagen total de sí mismo (FORDHAM, 1994), sino también sobre el deseo de diferenciarse de su co-gemelo (MÄÄTTÄ et al, 2018).This study is based on the Complex Adaptive Systems perspective (THELEN; SMITH, 1994; MORIN; 2000; 2003) by presenting a dialogue between the areas of Psycholinguistics and Music Therapy in the analysis of sessions with twins. We follow Bruscia’s proposal (2000) regarding different musical experiences which should be explored and compared – improvisation, re-creation, composition and listening – as well as the analysis of musical identity through the application of the IAPS (Improvisation Assessment Profiles) by the same author. Musical and extramusical items and the interfaces of the relationship established during the sessions were analyzed. Although linguistic studies show no discrepancy in the development of the two children (BAIA; MATOS; AGUIAR, 2018), Bg and Mg are two children who are musically different in personality. This finding corroborates studies on the child's ability not only to individuate himself by forming a total image of himself (FORDHAM, 1994), but also on the desire to differentiate himself from his co-twin (MÄÄTTÄ et al, 2018).Edições UESB2023-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1338510.22481/el.v21i1.13385Estudos da Língua(gem); v. 21 n. 1 (2023): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 419-446Language Studies; Vol. 21 No. 1 (2023): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 419-446Études de Langues; Vol. 21 No. 1 (2023): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 419-446Estudios del lenguaje; Vol. 21 Núm. 1 (2023): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 419-4461982-05341808-1355reponame:Estudos da Língua(gem)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/13385/8017https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaia, Maria de Fátima de Almeida Viana, Felipe Santos Santos, Ana Cristina Oliveira Pales, Isamar Marques Cândido2023-08-10T04:20:58Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13385Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/oaiestudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com1982-05341808-1355opendoar:2023-08-10T04:20:58Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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O uso dos IAPs em sessões de musicoterapia com crianças gêmeas: linguagem e identidade (The use of IAPs in music therapy sessions with twins: language and identity) Baia, Maria de Fátima de Almeida Musicoterapia; Psicolinguística; Desenvolvimento linguístico; Sistemas Adaptativos Complexos. Music Therapy; Psycholinguistics; Language Development; Complex Adaptive Systems. Musicoterapia; Psicolingüística; Desarrollo del lenguaje; Sistemas Adaptativos Complejos. |
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