We need to talk about simulacrum
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos da Língua(gem) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/7944 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo contribuir, a partir da análise do discurso, para a educação para a paz e para a educação para os Direitos Humanos. Parte-se da exposição do conceito de simulacro, proposto por Dominique Maingueneau, e analisa-se um dado de polêmica política que circulou no Facebook em 2018, seguindo a metodologia proposta por este autor para compreensão do simulacro. Em seguida, é proposta uma atividade a ser desenvolvida em sala de aula, a partir do 8º ano do Ensino Fundamental, para que se trabalhem competências sócio emocionais ligadas ao diálogo e à gestão de polêmicas, a partir da análise dos simulacros. |
id |
UESB-2_8e35a8e6bc6c587277c8afe28093412d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7944 |
network_acronym_str |
UESB-2 |
network_name_str |
Estudos da Língua(gem) |
repository_id_str |
|
spelling |
We need to talk about simulacrumPrecisamos falar sobre simulacro (We need to talk about simulacrum)Necessitamos hablar sobre simulacroPolêmica; Interincompreensão regrada; Educação para a paz; Educação para os Direitos Humanos; Competências sócio emocionais.Polemic; Ruled interincomprehension; Education for peace. Human Rights Education; Socio-emotional skills.Polémica; Interincomprensión reglada. Educación para la paz; Educación en derechos humanos; Habilidades socioemocionales.O presente artigo tem como objetivo contribuir, a partir da análise do discurso, para a educação para a paz e para a educação para os Direitos Humanos. Parte-se da exposição do conceito de simulacro, proposto por Dominique Maingueneau, e analisa-se um dado de polêmica política que circulou no Facebook em 2018, seguindo a metodologia proposta por este autor para compreensão do simulacro. Em seguida, é proposta uma atividade a ser desenvolvida em sala de aula, a partir do 8º ano do Ensino Fundamental, para que se trabalhem competências sócio emocionais ligadas ao diálogo e à gestão de polêmicas, a partir da análise dos simulacros.This paper aims to contribute, from discourse analysis, to education for peace and education for Human Rights. It starts from the exposure of the concept of simulacrum, proposed by Dominique Maingueneau, and analyzes a data of political controversy that circulated on Facebook in 2018, following the methodology proposed by this author to understand the simulacrum. Then, an activity is proposed to be developed in the classroom, from the 8th year of Midle School, to work on socio-emotional skills related to dialogue and the management of controversies, based on the analysis of simulacrum.Este artículo tiene como objetivo contribuir, desde el análisis del discurso, a la educación para la paz y la educación para los Derechos Humanos. Comienza con la exposición del concepto de simulacro, propuesto por Dominique Maingueneau, y analiza datos de controversia política que circularon en Facebook en 2018, siguiendo la metodología propuesta por este autor para comprender el simulacro. Luego, se propone desarrollar una actividad en el aula, desde el octavo año de la Escuela, para trabajar en habilidades socioemocionales relacionadas con el diálogo y el manejo de controversias, basadas en el análisis de simulacros.Edições UESB2020-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReviewed by peersRevisión por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/794410.22481/el.v18i3.7944Estudos da Língua(gem); v. 18 n. 3 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-71Language Studies; Vol. 18 No. 3 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-71Études de Langues; Vol. 18 No. 3 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-71Estudios del lenguaje; Vol. 18 Núm. 3 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-711982-05341808-135510.22481/el.v18i3reponame:Estudos da Língua(gem)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/7944/5459Copyright (c) 2020 Estudos da Língua(gem)https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMotta , Ana Raquel 2022-01-03T08:34:05Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7944Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/oaiestudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com1982-05341808-1355opendoar:2022-01-03T08:34:05Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
We need to talk about simulacrum Precisamos falar sobre simulacro (We need to talk about simulacrum) Necessitamos hablar sobre simulacro |
title |
We need to talk about simulacrum |
spellingShingle |
We need to talk about simulacrum Motta , Ana Raquel Polêmica; Interincompreensão regrada; Educação para a paz; Educação para os Direitos Humanos; Competências sócio emocionais. Polemic; Ruled interincomprehension; Education for peace. Human Rights Education; Socio-emotional skills. Polémica; Interincomprensión reglada. Educación para la paz; Educación en derechos humanos; Habilidades socioemocionales. |
title_short |
We need to talk about simulacrum |
title_full |
We need to talk about simulacrum |
title_fullStr |
We need to talk about simulacrum |
title_full_unstemmed |
We need to talk about simulacrum |
title_sort |
We need to talk about simulacrum |
author |
Motta , Ana Raquel |
author_facet |
Motta , Ana Raquel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Motta , Ana Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Polêmica; Interincompreensão regrada; Educação para a paz; Educação para os Direitos Humanos; Competências sócio emocionais. Polemic; Ruled interincomprehension; Education for peace. Human Rights Education; Socio-emotional skills. Polémica; Interincomprensión reglada. Educación para la paz; Educación en derechos humanos; Habilidades socioemocionales. |
topic |
Polêmica; Interincompreensão regrada; Educação para a paz; Educação para os Direitos Humanos; Competências sócio emocionais. Polemic; Ruled interincomprehension; Education for peace. Human Rights Education; Socio-emotional skills. Polémica; Interincomprensión reglada. Educación para la paz; Educación en derechos humanos; Habilidades socioemocionales. |
description |
O presente artigo tem como objetivo contribuir, a partir da análise do discurso, para a educação para a paz e para a educação para os Direitos Humanos. Parte-se da exposição do conceito de simulacro, proposto por Dominique Maingueneau, e analisa-se um dado de polêmica política que circulou no Facebook em 2018, seguindo a metodologia proposta por este autor para compreensão do simulacro. Em seguida, é proposta uma atividade a ser desenvolvida em sala de aula, a partir do 8º ano do Ensino Fundamental, para que se trabalhem competências sócio emocionais ligadas ao diálogo e à gestão de polêmicas, a partir da análise dos simulacros. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Reviewed by peers Revisión por pares Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/7944 10.22481/el.v18i3.7944 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/7944 |
identifier_str_mv |
10.22481/el.v18i3.7944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/7944/5459 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Estudos da Língua(gem) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Estudos da Língua(gem) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos da Língua(gem); v. 18 n. 3 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-71 Language Studies; Vol. 18 No. 3 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-71 Études de Langues; Vol. 18 No. 3 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-71 Estudios del lenguaje; Vol. 18 Núm. 3 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-71 1982-0534 1808-1355 10.22481/el.v18i3 reponame:Estudos da Língua(gem) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Estudos da Língua(gem) |
collection |
Estudos da Língua(gem) |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
estudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com |
_version_ |
1799318954510909440 |