We need to talk about simulacrum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta , Ana Raquel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos da Língua(gem)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/7944
Resumo: O presente artigo tem como objetivo contribuir, a partir da análise do discurso, para a educação para a paz e para a educação para os Direitos Humanos. Parte-se da exposição do conceito de simulacro, proposto por Dominique Maingueneau, e analisa-se um dado de polêmica política que circulou no Facebook em 2018, seguindo a metodologia proposta por este autor para compreensão do simulacro. Em seguida, é proposta uma atividade a ser desenvolvida em sala de aula, a partir do 8º ano do Ensino Fundamental, para que se trabalhem competências sócio emocionais ligadas ao diálogo e à gestão de polêmicas, a partir da análise dos simulacros.
id UESB-2_8e35a8e6bc6c587277c8afe28093412d
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7944
network_acronym_str UESB-2
network_name_str Estudos da Língua(gem)
repository_id_str
spelling We need to talk about simulacrumPrecisamos falar sobre simulacro (We need to talk about simulacrum)Necessitamos hablar sobre simulacroPolêmica; Interincompreensão regrada; Educação para a paz; Educação para os Direitos Humanos; Competências sócio emocionais.Polemic; Ruled interincomprehension; Education for peace. Human Rights Education; Socio-emotional skills.Polémica; Interincomprensión reglada. Educación para la paz; Educación en derechos humanos; Habilidades socioemocionales.O presente artigo tem como objetivo contribuir, a partir da análise do discurso, para a educação para a paz e para a educação para os Direitos Humanos. Parte-se da exposição do conceito de simulacro, proposto por Dominique Maingueneau, e analisa-se um dado de polêmica política que circulou no Facebook em 2018, seguindo a metodologia proposta por este autor para compreensão do simulacro. Em seguida, é proposta uma atividade a ser desenvolvida em sala de aula, a partir do 8º ano do Ensino Fundamental, para que se trabalhem competências sócio emocionais ligadas ao diálogo e à gestão de polêmicas, a partir da análise dos simulacros.This paper aims to contribute, from discourse analysis, to education for peace and education for Human Rights. It starts from the exposure of the concept of simulacrum, proposed by Dominique Maingueneau, and analyzes a data of political controversy that circulated on Facebook in 2018, following the methodology proposed by this author to understand the simulacrum. Then, an activity is proposed to be developed in the classroom, from the 8th year of Midle School, to work on socio-emotional skills related to dialogue and the management of controversies, based on the analysis of simulacrum.Este artículo tiene como objetivo contribuir, desde el análisis del discurso, a la educación para la paz y la educación para los Derechos Humanos. Comienza con la exposición del concepto de simulacro, propuesto por Dominique Maingueneau, y analiza datos de controversia política que circularon en Facebook en 2018, siguiendo la metodología propuesta por este autor para comprender el simulacro. Luego, se propone desarrollar una actividad en el aula, desde el octavo año de la Escuela, para trabajar en habilidades socioemocionales relacionadas con el diálogo y el manejo de controversias, basadas en el análisis de simulacros.Edições UESB2020-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReviewed by peersRevisión por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/794410.22481/el.v18i3.7944Estudos da Língua(gem); v. 18 n. 3 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-71Language Studies; Vol. 18 No. 3 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-71Études de Langues; Vol. 18 No. 3 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-71Estudios del lenguaje; Vol. 18 Núm. 3 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-711982-05341808-135510.22481/el.v18i3reponame:Estudos da Língua(gem)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/7944/5459Copyright (c) 2020 Estudos da Língua(gem)https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMotta , Ana Raquel 2022-01-03T08:34:05Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7944Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/oaiestudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com1982-05341808-1355opendoar:2022-01-03T08:34:05Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv We need to talk about simulacrum
Precisamos falar sobre simulacro (We need to talk about simulacrum)
Necessitamos hablar sobre simulacro
title We need to talk about simulacrum
spellingShingle We need to talk about simulacrum
Motta , Ana Raquel
Polêmica; Interincompreensão regrada; Educação para a paz; Educação para os Direitos Humanos; Competências sócio emocionais.
Polemic; Ruled interincomprehension; Education for peace. Human Rights Education; Socio-emotional skills.
Polémica; Interincomprensión reglada. Educación para la paz; Educación en derechos humanos; Habilidades socioemocionales.
title_short We need to talk about simulacrum
title_full We need to talk about simulacrum
title_fullStr We need to talk about simulacrum
title_full_unstemmed We need to talk about simulacrum
title_sort We need to talk about simulacrum
author Motta , Ana Raquel
author_facet Motta , Ana Raquel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Motta , Ana Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Polêmica; Interincompreensão regrada; Educação para a paz; Educação para os Direitos Humanos; Competências sócio emocionais.
Polemic; Ruled interincomprehension; Education for peace. Human Rights Education; Socio-emotional skills.
Polémica; Interincomprensión reglada. Educación para la paz; Educación en derechos humanos; Habilidades socioemocionales.
topic Polêmica; Interincompreensão regrada; Educação para a paz; Educação para os Direitos Humanos; Competências sócio emocionais.
Polemic; Ruled interincomprehension; Education for peace. Human Rights Education; Socio-emotional skills.
Polémica; Interincomprensión reglada. Educación para la paz; Educación en derechos humanos; Habilidades socioemocionales.
description O presente artigo tem como objetivo contribuir, a partir da análise do discurso, para a educação para a paz e para a educação para os Direitos Humanos. Parte-se da exposição do conceito de simulacro, proposto por Dominique Maingueneau, e analisa-se um dado de polêmica política que circulou no Facebook em 2018, seguindo a metodologia proposta por este autor para compreensão do simulacro. Em seguida, é proposta uma atividade a ser desenvolvida em sala de aula, a partir do 8º ano do Ensino Fundamental, para que se trabalhem competências sócio emocionais ligadas ao diálogo e à gestão de polêmicas, a partir da análise dos simulacros.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Reviewed by peers
Revisión por pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/7944
10.22481/el.v18i3.7944
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/7944
identifier_str_mv 10.22481/el.v18i3.7944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/7944/5459
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Estudos da Língua(gem)
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Estudos da Língua(gem)
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Estudos da Língua(gem); v. 18 n. 3 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-71
Language Studies; Vol. 18 No. 3 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-71
Études de Langues; Vol. 18 No. 3 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-71
Estudios del lenguaje; Vol. 18 Núm. 3 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-71
1982-0534
1808-1355
10.22481/el.v18i3
reponame:Estudos da Língua(gem)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Estudos da Língua(gem)
collection Estudos da Língua(gem)
repository.name.fl_str_mv Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv estudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com
_version_ 1799318954510909440