NÃO COMPARTILHE, NÃO EXISTA! REFLEXÕES EM TORNO DO SUJEITO NA CONTEMPORANEIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Kátia Alexsandra
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2516
Resumo: Este artigo traz uma reflexão acerca do sujeito na contemporaneidade, a partir do advento das chamadas redes sociais digitais. Compreendemos que o sujeito, no ambiente digital, encontra-se “enredado”, uma vez que precisa seguir determinadas regras próprias desse ambiente, sejam elas o uso de uma série de ferramentas, linguagem adequada, bem como é necessário que ele se mantenha conectado e se faça presente, via discurso, produzindo material linguístico, a fim de que possa existir nesse espaço. Inicialmente, apresentamos algumas considerações acerca do período contemporâneo e da noção de sujeito para a Psicanálise e para a Análise do Discurso. Na sequência, selecionamos quatro textos disponibilizados na internet, a partir dos quais refletimos acerca da relação dos sujeitos com as redes sociais digitais. A análise empreendida nos permitiu enxergar um sujeito que se organiza materializando sua virtualidade, um sujeito que não só compreende os papeis sociais, mas os manipula nas mais diversas instâncias virtuais; um sujeito que percebe as alterações dos sentidos, produzindo novas maneiras de lembrar (memória), de dizer, de ser, de perceber o tempo e o espaço.
id UESB-3_3cebb662182ab7e6be6989d759fb37c5
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2516
network_acronym_str UESB-3
network_name_str Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
repository_id_str
spelling NÃO COMPARTILHE, NÃO EXISTA! REFLEXÕES EM TORNO DO SUJEITO NA CONTEMPORANEIDADEAnálise do discursoContemporaneidadeDiscurso digitalSujeitoEste artigo traz uma reflexão acerca do sujeito na contemporaneidade, a partir do advento das chamadas redes sociais digitais. Compreendemos que o sujeito, no ambiente digital, encontra-se “enredado”, uma vez que precisa seguir determinadas regras próprias desse ambiente, sejam elas o uso de uma série de ferramentas, linguagem adequada, bem como é necessário que ele se mantenha conectado e se faça presente, via discurso, produzindo material linguístico, a fim de que possa existir nesse espaço. Inicialmente, apresentamos algumas considerações acerca do período contemporâneo e da noção de sujeito para a Psicanálise e para a Análise do Discurso. Na sequência, selecionamos quatro textos disponibilizados na internet, a partir dos quais refletimos acerca da relação dos sujeitos com as redes sociais digitais. A análise empreendida nos permitiu enxergar um sujeito que se organiza materializando sua virtualidade, um sujeito que não só compreende os papeis sociais, mas os manipula nas mais diversas instâncias virtuais; um sujeito que percebe as alterações dos sentidos, produzindo novas maneiras de lembrar (memória), de dizer, de ser, de perceber o tempo e o espaço.Edições UESB2017-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2516REDISCO – Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo; v. 10 n. 2 (2016): Vol. 10, No 22316-1213reponame:Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpoinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2516/2081dos Santos, Kátia Alexsandrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:41:21Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2516Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rediscoPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/oai||redisco.uesb@gmail.com2316-12132316-1213opendoar:2023-01-09T15:27:17.998304Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)true
dc.title.none.fl_str_mv NÃO COMPARTILHE, NÃO EXISTA! REFLEXÕES EM TORNO DO SUJEITO NA CONTEMPORANEIDADE
title NÃO COMPARTILHE, NÃO EXISTA! REFLEXÕES EM TORNO DO SUJEITO NA CONTEMPORANEIDADE
spellingShingle NÃO COMPARTILHE, NÃO EXISTA! REFLEXÕES EM TORNO DO SUJEITO NA CONTEMPORANEIDADE
dos Santos, Kátia Alexsandra
Análise do discurso
Contemporaneidade
Discurso digital
Sujeito
title_short NÃO COMPARTILHE, NÃO EXISTA! REFLEXÕES EM TORNO DO SUJEITO NA CONTEMPORANEIDADE
title_full NÃO COMPARTILHE, NÃO EXISTA! REFLEXÕES EM TORNO DO SUJEITO NA CONTEMPORANEIDADE
title_fullStr NÃO COMPARTILHE, NÃO EXISTA! REFLEXÕES EM TORNO DO SUJEITO NA CONTEMPORANEIDADE
title_full_unstemmed NÃO COMPARTILHE, NÃO EXISTA! REFLEXÕES EM TORNO DO SUJEITO NA CONTEMPORANEIDADE
title_sort NÃO COMPARTILHE, NÃO EXISTA! REFLEXÕES EM TORNO DO SUJEITO NA CONTEMPORANEIDADE
author dos Santos, Kátia Alexsandra
author_facet dos Santos, Kátia Alexsandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Kátia Alexsandra
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Contemporaneidade
Discurso digital
Sujeito
topic Análise do discurso
Contemporaneidade
Discurso digital
Sujeito
description Este artigo traz uma reflexão acerca do sujeito na contemporaneidade, a partir do advento das chamadas redes sociais digitais. Compreendemos que o sujeito, no ambiente digital, encontra-se “enredado”, uma vez que precisa seguir determinadas regras próprias desse ambiente, sejam elas o uso de uma série de ferramentas, linguagem adequada, bem como é necessário que ele se mantenha conectado e se faça presente, via discurso, produzindo material linguístico, a fim de que possa existir nesse espaço. Inicialmente, apresentamos algumas considerações acerca do período contemporâneo e da noção de sujeito para a Psicanálise e para a Análise do Discurso. Na sequência, selecionamos quatro textos disponibilizados na internet, a partir dos quais refletimos acerca da relação dos sujeitos com as redes sociais digitais. A análise empreendida nos permitiu enxergar um sujeito que se organiza materializando sua virtualidade, um sujeito que não só compreende os papeis sociais, mas os manipula nas mais diversas instâncias virtuais; um sujeito que percebe as alterações dos sentidos, produzindo novas maneiras de lembrar (memória), de dizer, de ser, de perceber o tempo e o espaço.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2516
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2516/2081
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv REDISCO – Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo; v. 10 n. 2 (2016): Vol. 10, No 2
2316-1213
reponame:Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
collection Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv ||redisco.uesb@gmail.com
_version_ 1798320949530984448