CIDADE MARAVILHOSA: EXPLORAÇÃO DOS SENTIDOS DE UMA METONÍMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Priscilla
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2386
Resumo: O presente artigo propõe uma possibilidade de compreensão da dinâmica do dizer a cidade. Considerando o dizer um fenômeno social, pretendemos exercitar uma análise de discurso, que toma o termo “Cidade Maravilhosa” como uma metonímia do Rio de Janeiro, admitindo em tal dizer um teor dinâmico. Buscamos apreender a dinâmica da “Cidade Maravilhosa” a partir de uma analogia ao caleidoscópio, produzindo imagens de conjunturas, organizando e expondo conteúdos relevantes e eloquentes para compreensão dos sentidos dos discursos. Nesse caleidoscópio três superfícies espelhadas refletem objetos que, em movimento, produzem imagens sucessivas, entre possibilidades de combinações inúmeras. A política, a cultura e o urbanismo serão os espelhos e as narrativas acerca da Cidade Maravilhosa os objetos em movimento que serão refletidos. A imagem do Rio de Janeiro será composta por conjunturas institucionais distintas, sejam elas o Rio de Janeiro como capital da república, Estado da Guanabara e Rio de Janeiro pós-fusão. O resultado é a percepção da mudança dos conteúdos que conferem sentido aos discursos sobre o Rio de Janeiro, no que tange o imaginário e as disputas de poder expressas ou inspiradas na Cidade Maravilhosa.
id UESB-3_8ef1b32af76b0348ba5bdf441c5f296c
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2386
network_acronym_str UESB-3
network_name_str Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
repository_id_str
spelling CIDADE MARAVILHOSA: EXPLORAÇÃO DOS SENTIDOS DE UMA METONÍMIADiscursoCidadeMemóriaImaginárioPolíticaO presente artigo propõe uma possibilidade de compreensão da dinâmica do dizer a cidade. Considerando o dizer um fenômeno social, pretendemos exercitar uma análise de discurso, que toma o termo “Cidade Maravilhosa” como uma metonímia do Rio de Janeiro, admitindo em tal dizer um teor dinâmico. Buscamos apreender a dinâmica da “Cidade Maravilhosa” a partir de uma analogia ao caleidoscópio, produzindo imagens de conjunturas, organizando e expondo conteúdos relevantes e eloquentes para compreensão dos sentidos dos discursos. Nesse caleidoscópio três superfícies espelhadas refletem objetos que, em movimento, produzem imagens sucessivas, entre possibilidades de combinações inúmeras. A política, a cultura e o urbanismo serão os espelhos e as narrativas acerca da Cidade Maravilhosa os objetos em movimento que serão refletidos. A imagem do Rio de Janeiro será composta por conjunturas institucionais distintas, sejam elas o Rio de Janeiro como capital da república, Estado da Guanabara e Rio de Janeiro pós-fusão. O resultado é a percepção da mudança dos conteúdos que conferem sentido aos discursos sobre o Rio de Janeiro, no que tange o imaginário e as disputas de poder expressas ou inspiradas na Cidade Maravilhosa.Edições UESB2017-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/238610.22481/redisco.v12i2.2386REDISCO – Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo; v. 12 n. 2 (2017): Vol. 12, No 22316-1213reponame:Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpoinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2386/1973Xavier, Priscillainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:42:02Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2386Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rediscoPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/oai||redisco.uesb@gmail.com2316-12132316-1213opendoar:2023-01-09T15:27:16.721130Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)true
dc.title.none.fl_str_mv CIDADE MARAVILHOSA: EXPLORAÇÃO DOS SENTIDOS DE UMA METONÍMIA
title CIDADE MARAVILHOSA: EXPLORAÇÃO DOS SENTIDOS DE UMA METONÍMIA
spellingShingle CIDADE MARAVILHOSA: EXPLORAÇÃO DOS SENTIDOS DE UMA METONÍMIA
Xavier, Priscilla
Discurso
Cidade
Memória
Imaginário
Política
title_short CIDADE MARAVILHOSA: EXPLORAÇÃO DOS SENTIDOS DE UMA METONÍMIA
title_full CIDADE MARAVILHOSA: EXPLORAÇÃO DOS SENTIDOS DE UMA METONÍMIA
title_fullStr CIDADE MARAVILHOSA: EXPLORAÇÃO DOS SENTIDOS DE UMA METONÍMIA
title_full_unstemmed CIDADE MARAVILHOSA: EXPLORAÇÃO DOS SENTIDOS DE UMA METONÍMIA
title_sort CIDADE MARAVILHOSA: EXPLORAÇÃO DOS SENTIDOS DE UMA METONÍMIA
author Xavier, Priscilla
author_facet Xavier, Priscilla
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Priscilla
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso
Cidade
Memória
Imaginário
Política
topic Discurso
Cidade
Memória
Imaginário
Política
description O presente artigo propõe uma possibilidade de compreensão da dinâmica do dizer a cidade. Considerando o dizer um fenômeno social, pretendemos exercitar uma análise de discurso, que toma o termo “Cidade Maravilhosa” como uma metonímia do Rio de Janeiro, admitindo em tal dizer um teor dinâmico. Buscamos apreender a dinâmica da “Cidade Maravilhosa” a partir de uma analogia ao caleidoscópio, produzindo imagens de conjunturas, organizando e expondo conteúdos relevantes e eloquentes para compreensão dos sentidos dos discursos. Nesse caleidoscópio três superfícies espelhadas refletem objetos que, em movimento, produzem imagens sucessivas, entre possibilidades de combinações inúmeras. A política, a cultura e o urbanismo serão os espelhos e as narrativas acerca da Cidade Maravilhosa os objetos em movimento que serão refletidos. A imagem do Rio de Janeiro será composta por conjunturas institucionais distintas, sejam elas o Rio de Janeiro como capital da república, Estado da Guanabara e Rio de Janeiro pós-fusão. O resultado é a percepção da mudança dos conteúdos que conferem sentido aos discursos sobre o Rio de Janeiro, no que tange o imaginário e as disputas de poder expressas ou inspiradas na Cidade Maravilhosa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2386
10.22481/redisco.v12i2.2386
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2386
identifier_str_mv 10.22481/redisco.v12i2.2386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2386/1973
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv REDISCO – Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo; v. 12 n. 2 (2017): Vol. 12, No 2
2316-1213
reponame:Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
collection Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv ||redisco.uesb@gmail.com
_version_ 1798320949504770048