O CORPO INDÍGENA NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: MEMÓRIA, NUDEZ E EMBRANQUECIMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Nazareth Santos Carvalho, Vívian
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: dos Santos Neves, Ivânia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2561
Resumo: Uma das características que mais chamou a atenção dos europeus que chegaram ao Brasil em 1500 foi a nudez dos homens e mulheres indígenas. O discurso de que índio é aquele sujeito que anda nu começou, a partir do século XVI, a fazer parte da memória coletiva do ocidente. Ainda hoje, diversas imagens que circulam na internet, textos escritos e produtos audiovisuais constantemente atualizam em nossas redes de memória o discurso da nudez indígena. Neste artigo, analisamos como as telenovelas brasileiras constroem os personagens indígenas de suas tramas, com foco específico às maneiras como os corpos desses personagens são tematizados. Para isso, analisamos a construção dos personagens indígenas Aritana, protagonista da telenovela “Aritana”, exibida em 1978, pela TV Tupi; e Tatuapu, protagonista da telenovela “Uga Uga”, exibida em 2000, pela TV Globo. A partir dos estudos de Foucault (2008), Milanez (2006) e Courtine (2013) nos questionamos: qual o corpo indígena está autorizado a aparecer nestas ficções seriadas televisivas?
id UESB-3_b01b0805fa6babe1b9584fd975c6f30b
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2561
network_acronym_str UESB-3
network_name_str Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
repository_id_str
spelling O CORPO INDÍGENA NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: MEMÓRIA, NUDEZ E EMBRANQUECIMENTOTelenovelaCorpoDiscursosSociedades indígenasUma das características que mais chamou a atenção dos europeus que chegaram ao Brasil em 1500 foi a nudez dos homens e mulheres indígenas. O discurso de que índio é aquele sujeito que anda nu começou, a partir do século XVI, a fazer parte da memória coletiva do ocidente. Ainda hoje, diversas imagens que circulam na internet, textos escritos e produtos audiovisuais constantemente atualizam em nossas redes de memória o discurso da nudez indígena. Neste artigo, analisamos como as telenovelas brasileiras constroem os personagens indígenas de suas tramas, com foco específico às maneiras como os corpos desses personagens são tematizados. Para isso, analisamos a construção dos personagens indígenas Aritana, protagonista da telenovela “Aritana”, exibida em 1978, pela TV Tupi; e Tatuapu, protagonista da telenovela “Uga Uga”, exibida em 2000, pela TV Globo. A partir dos estudos de Foucault (2008), Milanez (2006) e Courtine (2013) nos questionamos: qual o corpo indígena está autorizado a aparecer nestas ficções seriadas televisivas?Edições UESB2015-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2561REDISCO – Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo; v. 8 n. 2 (2015): Vol. 8, No 22316-1213reponame:Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpoinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2561/2119de Nazareth Santos Carvalho, Víviandos Santos Neves, Ivâniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:40:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2561Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rediscoPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/oai||redisco.uesb@gmail.com2316-12132316-1213opendoar:2023-01-09T15:27:19.548085Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)true
dc.title.none.fl_str_mv O CORPO INDÍGENA NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: MEMÓRIA, NUDEZ E EMBRANQUECIMENTO
title O CORPO INDÍGENA NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: MEMÓRIA, NUDEZ E EMBRANQUECIMENTO
spellingShingle O CORPO INDÍGENA NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: MEMÓRIA, NUDEZ E EMBRANQUECIMENTO
de Nazareth Santos Carvalho, Vívian
Telenovela
Corpo
Discursos
Sociedades indígenas
title_short O CORPO INDÍGENA NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: MEMÓRIA, NUDEZ E EMBRANQUECIMENTO
title_full O CORPO INDÍGENA NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: MEMÓRIA, NUDEZ E EMBRANQUECIMENTO
title_fullStr O CORPO INDÍGENA NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: MEMÓRIA, NUDEZ E EMBRANQUECIMENTO
title_full_unstemmed O CORPO INDÍGENA NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: MEMÓRIA, NUDEZ E EMBRANQUECIMENTO
title_sort O CORPO INDÍGENA NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: MEMÓRIA, NUDEZ E EMBRANQUECIMENTO
author de Nazareth Santos Carvalho, Vívian
author_facet de Nazareth Santos Carvalho, Vívian
dos Santos Neves, Ivânia
author_role author
author2 dos Santos Neves, Ivânia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Nazareth Santos Carvalho, Vívian
dos Santos Neves, Ivânia
dc.subject.por.fl_str_mv Telenovela
Corpo
Discursos
Sociedades indígenas
topic Telenovela
Corpo
Discursos
Sociedades indígenas
description Uma das características que mais chamou a atenção dos europeus que chegaram ao Brasil em 1500 foi a nudez dos homens e mulheres indígenas. O discurso de que índio é aquele sujeito que anda nu começou, a partir do século XVI, a fazer parte da memória coletiva do ocidente. Ainda hoje, diversas imagens que circulam na internet, textos escritos e produtos audiovisuais constantemente atualizam em nossas redes de memória o discurso da nudez indígena. Neste artigo, analisamos como as telenovelas brasileiras constroem os personagens indígenas de suas tramas, com foco específico às maneiras como os corpos desses personagens são tematizados. Para isso, analisamos a construção dos personagens indígenas Aritana, protagonista da telenovela “Aritana”, exibida em 1978, pela TV Tupi; e Tatuapu, protagonista da telenovela “Uga Uga”, exibida em 2000, pela TV Globo. A partir dos estudos de Foucault (2008), Milanez (2006) e Courtine (2013) nos questionamos: qual o corpo indígena está autorizado a aparecer nestas ficções seriadas televisivas?
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2561
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2561/2119
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv REDISCO – Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo; v. 8 n. 2 (2015): Vol. 8, No 2
2316-1213
reponame:Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
collection Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv ||redisco.uesb@gmail.com
_version_ 1798320949570830336