O CORPO INDÍGENA NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: MEMÓRIA, NUDEZ E EMBRANQUECIMENTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2561 |
Resumo: | Uma das características que mais chamou a atenção dos europeus que chegaram ao Brasil em 1500 foi a nudez dos homens e mulheres indígenas. O discurso de que índio é aquele sujeito que anda nu começou, a partir do século XVI, a fazer parte da memória coletiva do ocidente. Ainda hoje, diversas imagens que circulam na internet, textos escritos e produtos audiovisuais constantemente atualizam em nossas redes de memória o discurso da nudez indígena. Neste artigo, analisamos como as telenovelas brasileiras constroem os personagens indígenas de suas tramas, com foco específico às maneiras como os corpos desses personagens são tematizados. Para isso, analisamos a construção dos personagens indígenas Aritana, protagonista da telenovela “Aritana”, exibida em 1978, pela TV Tupi; e Tatuapu, protagonista da telenovela “Uga Uga”, exibida em 2000, pela TV Globo. A partir dos estudos de Foucault (2008), Milanez (2006) e Courtine (2013) nos questionamos: qual o corpo indígena está autorizado a aparecer nestas ficções seriadas televisivas? |
id |
UESB-3_b01b0805fa6babe1b9584fd975c6f30b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2561 |
network_acronym_str |
UESB-3 |
network_name_str |
Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo |
repository_id_str |
|
spelling |
O CORPO INDÍGENA NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: MEMÓRIA, NUDEZ E EMBRANQUECIMENTOTelenovelaCorpoDiscursosSociedades indígenasUma das características que mais chamou a atenção dos europeus que chegaram ao Brasil em 1500 foi a nudez dos homens e mulheres indígenas. O discurso de que índio é aquele sujeito que anda nu começou, a partir do século XVI, a fazer parte da memória coletiva do ocidente. Ainda hoje, diversas imagens que circulam na internet, textos escritos e produtos audiovisuais constantemente atualizam em nossas redes de memória o discurso da nudez indígena. Neste artigo, analisamos como as telenovelas brasileiras constroem os personagens indígenas de suas tramas, com foco específico às maneiras como os corpos desses personagens são tematizados. Para isso, analisamos a construção dos personagens indígenas Aritana, protagonista da telenovela “Aritana”, exibida em 1978, pela TV Tupi; e Tatuapu, protagonista da telenovela “Uga Uga”, exibida em 2000, pela TV Globo. A partir dos estudos de Foucault (2008), Milanez (2006) e Courtine (2013) nos questionamos: qual o corpo indígena está autorizado a aparecer nestas ficções seriadas televisivas?Edições UESB2015-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2561REDISCO – Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo; v. 8 n. 2 (2015): Vol. 8, No 22316-1213reponame:Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpoinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2561/2119de Nazareth Santos Carvalho, Víviandos Santos Neves, Ivâniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:40:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2561Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rediscoPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/oai||redisco.uesb@gmail.com2316-12132316-1213opendoar:2023-01-09T15:27:19.548085Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CORPO INDÍGENA NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: MEMÓRIA, NUDEZ E EMBRANQUECIMENTO |
title |
O CORPO INDÍGENA NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: MEMÓRIA, NUDEZ E EMBRANQUECIMENTO |
spellingShingle |
O CORPO INDÍGENA NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: MEMÓRIA, NUDEZ E EMBRANQUECIMENTO de Nazareth Santos Carvalho, Vívian Telenovela Corpo Discursos Sociedades indígenas |
title_short |
O CORPO INDÍGENA NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: MEMÓRIA, NUDEZ E EMBRANQUECIMENTO |
title_full |
O CORPO INDÍGENA NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: MEMÓRIA, NUDEZ E EMBRANQUECIMENTO |
title_fullStr |
O CORPO INDÍGENA NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: MEMÓRIA, NUDEZ E EMBRANQUECIMENTO |
title_full_unstemmed |
O CORPO INDÍGENA NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: MEMÓRIA, NUDEZ E EMBRANQUECIMENTO |
title_sort |
O CORPO INDÍGENA NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: MEMÓRIA, NUDEZ E EMBRANQUECIMENTO |
author |
de Nazareth Santos Carvalho, Vívian |
author_facet |
de Nazareth Santos Carvalho, Vívian dos Santos Neves, Ivânia |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos Neves, Ivânia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Nazareth Santos Carvalho, Vívian dos Santos Neves, Ivânia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Telenovela Corpo Discursos Sociedades indígenas |
topic |
Telenovela Corpo Discursos Sociedades indígenas |
description |
Uma das características que mais chamou a atenção dos europeus que chegaram ao Brasil em 1500 foi a nudez dos homens e mulheres indígenas. O discurso de que índio é aquele sujeito que anda nu começou, a partir do século XVI, a fazer parte da memória coletiva do ocidente. Ainda hoje, diversas imagens que circulam na internet, textos escritos e produtos audiovisuais constantemente atualizam em nossas redes de memória o discurso da nudez indígena. Neste artigo, analisamos como as telenovelas brasileiras constroem os personagens indígenas de suas tramas, com foco específico às maneiras como os corpos desses personagens são tematizados. Para isso, analisamos a construção dos personagens indígenas Aritana, protagonista da telenovela “Aritana”, exibida em 1978, pela TV Tupi; e Tatuapu, protagonista da telenovela “Uga Uga”, exibida em 2000, pela TV Globo. A partir dos estudos de Foucault (2008), Milanez (2006) e Courtine (2013) nos questionamos: qual o corpo indígena está autorizado a aparecer nestas ficções seriadas televisivas? |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2561 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2561/2119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
REDISCO – Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo; v. 8 n. 2 (2015): Vol. 8, No 2 2316-1213 reponame:Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo |
collection |
Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||redisco.uesb@gmail.com |
_version_ |
1798320949570830336 |