A sala de aula como território para um processo de ensino e de aprendizagem situado: Territorialidade e letramento geográfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geopauta |
DOI: | 10.22481/rg.v3i4.5809 |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/5809 |
Resumo: | This article, which aims to promote a critical-reflective dialogue between literacy, territory and formal geography education, discusses the counter-hegemonic conception of literacy linked to the geographical concept of the territory category. As a methodological approach, the article adopts a qualitative approach, making use of the literature review procedures and documentary research, as well as the technique of content analysis. Among the analyzes carried out, the conception of the classroom as a territory situated and connected with the various contexts of social variation, reveals itself as indispensable for the promotion of the dialectic process of socioconstruction of knowledge. However, the establishment of an effectively dialogical teaching and learning process runs counter to the tendency to standardize pedagogical practices, especially those related to geographical science. |
id |
UESB-4_2ae0c14c6c87eb6cec4743135c834e2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5809 |
network_acronym_str |
UESB-4 |
network_name_str |
Geopauta |
spelling |
A sala de aula como território para um processo de ensino e de aprendizagem situado: Territorialidade e letramento geográficoThe classroom as a territory for a situated teaching and learning process: Territoriality and Geographical LiteracyEl aula como territorio para un proceso de enseñanza y aprendizaje situado: territorialidad y alfabetización geográficaEnsino de geografia. Letramento. Território.ensino de geografiaterritórioterritorialidadeensino de geografia×território×territorialidadeensino de geografia×território×territorialidadeThis article, which aims to promote a critical-reflective dialogue between literacy, territory and formal geography education, discusses the counter-hegemonic conception of literacy linked to the geographical concept of the territory category. As a methodological approach, the article adopts a qualitative approach, making use of the literature review procedures and documentary research, as well as the technique of content analysis. Among the analyzes carried out, the conception of the classroom as a territory situated and connected with the various contexts of social variation, reveals itself as indispensable for the promotion of the dialectic process of socioconstruction of knowledge. However, the establishment of an effectively dialogical teaching and learning process runs counter to the tendency to standardize pedagogical practices, especially those related to geographical science.Este artigo, que tem como objetivo promover um diálogo crítico-reflexivo entre letramento, território e ensino formal de geografia, problematiza a concepção contra-hegemônica de letramento vinculada ao conceito geográfico da categoria território. Como percurso metodológico, o artigo adota uma abordagem qualitativa, valendo-se dos procedimentos revisão bibliográfica e pesquisa documental, bem como, da técnica análise de conteúdo. Dentre as análises realizadas, a concepção da sala de aula como um território situado e conectado com os diversos contextos de variação social, revela-se como imprescindível para a promoção do dialético processo de socioconstrução do saber. Todavia, o estabelecimento de um processo de ensino e de aprendizagem efetivamente dialógico esbarra com a tendência de padronização das práticas pedagógicas, especialmente, aquelas relacionadas à ciência geográfica.Este artículo tiene como objetivo promover un diálogo crítico-reflexivo entre alfabetización, territorio y educación formal en geografía. Con este fin, problematiza la concepción contrahegemónica de la alfabetización vinculada al concepto geográfico de la categoría de territorio. Como enfoque metodológico, el artículo adopta un enfoque cualitativo, utilizando los procedimientos de investigación documental y bibliográfica. Entre los análisis realizados, la concepción del aula como un territorio situado y conectado con los diversos contextos de variación social, se revela como indispensable para la promoción del proceso dialéctico de socioconstrucción del conocimiento geográfico. Sin embargo, el establecimiento de un proceso de enseñanza y aprendizaje efectivamente dialógico choca con la tendencia a estandarizar las prácticas pedagógicas, especialmente las relacionadas con la ciencia geográfica.Edições UESB2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto: Abordagem qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/580910.22481/rg.v3i4.5809Geopauta; v. 3 n. 4 (2019): Número Especial; 48-64Geopauta; Vol. 3 No. 4 (2019): Special Number; 48-64Geopauta; Vol. 3 Núm. 4 (2019): Numero Especial; 48-642594-5033reponame:Geopautainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/5809/4529Copyright (c) 2020 Geopautahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Daniel Cardoso2021-03-09T21:23:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5809Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/oai2594-50332594-5033opendoar:2021-03-09T21:23:50Geopauta - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sala de aula como território para um processo de ensino e de aprendizagem situado: Territorialidade e letramento geográfico The classroom as a territory for a situated teaching and learning process: Territoriality and Geographical Literacy El aula como territorio para un proceso de enseñanza y aprendizaje situado: territorialidad y alfabetización geográfica |
title |
A sala de aula como território para um processo de ensino e de aprendizagem situado: Territorialidade e letramento geográfico |
spellingShingle |
A sala de aula como território para um processo de ensino e de aprendizagem situado: Territorialidade e letramento geográfico A sala de aula como território para um processo de ensino e de aprendizagem situado: Territorialidade e letramento geográfico Alves, Daniel Cardoso Ensino de geografia. Letramento. Território. ensino de geografia território territorialidade ensino de geografia×território×territorialidade ensino de geografia×território×territorialidade Alves, Daniel Cardoso Ensino de geografia. Letramento. Território. ensino de geografia território territorialidade ensino de geografia×território×territorialidade ensino de geografia×território×territorialidade |
title_short |
A sala de aula como território para um processo de ensino e de aprendizagem situado: Territorialidade e letramento geográfico |
title_full |
A sala de aula como território para um processo de ensino e de aprendizagem situado: Territorialidade e letramento geográfico |
title_fullStr |
A sala de aula como território para um processo de ensino e de aprendizagem situado: Territorialidade e letramento geográfico A sala de aula como território para um processo de ensino e de aprendizagem situado: Territorialidade e letramento geográfico |
title_full_unstemmed |
A sala de aula como território para um processo de ensino e de aprendizagem situado: Territorialidade e letramento geográfico A sala de aula como território para um processo de ensino e de aprendizagem situado: Territorialidade e letramento geográfico |
title_sort |
A sala de aula como território para um processo de ensino e de aprendizagem situado: Territorialidade e letramento geográfico |
author |
Alves, Daniel Cardoso |
author_facet |
Alves, Daniel Cardoso Alves, Daniel Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Daniel Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia. Letramento. Território. ensino de geografia território territorialidade ensino de geografia×território×territorialidade ensino de geografia×território×territorialidade |
topic |
Ensino de geografia. Letramento. Território. ensino de geografia território territorialidade ensino de geografia×território×territorialidade ensino de geografia×território×territorialidade |
description |
This article, which aims to promote a critical-reflective dialogue between literacy, territory and formal geography education, discusses the counter-hegemonic conception of literacy linked to the geographical concept of the territory category. As a methodological approach, the article adopts a qualitative approach, making use of the literature review procedures and documentary research, as well as the technique of content analysis. Among the analyzes carried out, the conception of the classroom as a territory situated and connected with the various contexts of social variation, reveals itself as indispensable for the promotion of the dialectic process of socioconstruction of knowledge. However, the establishment of an effectively dialogical teaching and learning process runs counter to the tendency to standardize pedagogical practices, especially those related to geographical science. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto: Abordagem qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/5809 10.22481/rg.v3i4.5809 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/5809 |
identifier_str_mv |
10.22481/rg.v3i4.5809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/5809/4529 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Geopauta http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Geopauta http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geopauta; v. 3 n. 4 (2019): Número Especial; 48-64 Geopauta; Vol. 3 No. 4 (2019): Special Number; 48-64 Geopauta; Vol. 3 Núm. 4 (2019): Numero Especial; 48-64 2594-5033 reponame:Geopauta instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Geopauta |
collection |
Geopauta |
repository.name.fl_str_mv |
Geopauta - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822181165142900736 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22481/rg.v3i4.5809 |