A sala de aula como território para um processo de ensino e de aprendizagem situado: Territorialidade e letramento geográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Daniel Cardoso
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geopauta
DOI: 10.22481/rg.v3i4.5809
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/5809
Resumo: This article, which aims to promote a critical-reflective dialogue between literacy, territory and formal geography education, discusses the counter-hegemonic conception of literacy linked to the geographical concept of the territory category. As a methodological approach, the article adopts a qualitative approach, making use of the literature review procedures and documentary research, as well as the technique of content analysis. Among the analyzes carried out, the conception of the classroom as a territory situated and connected with the various contexts of social variation, reveals itself as indispensable for the promotion of the dialectic process of socioconstruction of knowledge. However, the establishment of an effectively dialogical teaching and learning process runs counter to the tendency to standardize pedagogical practices, especially those related to geographical science.
id UESB-4_2ae0c14c6c87eb6cec4743135c834e2d
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5809
network_acronym_str UESB-4
network_name_str Geopauta
spelling A sala de aula como território para um processo de ensino e de aprendizagem situado: Territorialidade e letramento geográficoThe classroom as a territory for a situated teaching and learning process: Territoriality and Geographical LiteracyEl aula como territorio para un proceso de enseñanza y aprendizaje situado: territorialidad y alfabetización geográficaEnsino de geografia. Letramento. Território.ensino de geografiaterritórioterritorialidadeensino de geografia×território×territorialidadeensino de geografia×território×territorialidadeThis article, which aims to promote a critical-reflective dialogue between literacy, territory and formal geography education, discusses the counter-hegemonic conception of literacy linked to the geographical concept of the territory category. As a methodological approach, the article adopts a qualitative approach, making use of the literature review procedures and documentary research, as well as the technique of content analysis. Among the analyzes carried out, the conception of the classroom as a territory situated and connected with the various contexts of social variation, reveals itself as indispensable for the promotion of the dialectic process of socioconstruction of knowledge. However, the establishment of an effectively dialogical teaching and learning process runs counter to the tendency to standardize pedagogical practices, especially those related to geographical science.Este artigo, que tem como objetivo promover um diálogo crítico-reflexivo entre letramento, território e ensino formal de geografia, problematiza a concepção contra-hegemônica de letramento vinculada ao conceito geográfico da categoria território. Como percurso metodológico, o artigo adota uma abordagem qualitativa, valendo-se dos procedimentos revisão bibliográfica e pesquisa documental, bem como, da técnica análise de conteúdo. Dentre as análises realizadas, a concepção da sala de aula como um território situado e conectado com os diversos contextos de variação social, revela-se como imprescindível para a promoção do dialético processo de socioconstrução do saber. Todavia, o estabelecimento de um processo de ensino e de aprendizagem efetivamente dialógico esbarra com a tendência de padronização das práticas pedagógicas, especialmente, aquelas relacionadas à ciência geográfica.Este artículo tiene como objetivo promover un diálogo crítico-reflexivo entre alfabetización, territorio y educación formal en geografía. Con este fin, problematiza la concepción contrahegemónica de la alfabetización vinculada al concepto geográfico de la categoría de territorio. Como enfoque metodológico, el artículo adopta un enfoque cualitativo, utilizando los procedimientos de investigación documental y bibliográfica. Entre los análisis realizados, la concepción del aula como un territorio situado y conectado con los diversos contextos de variación social, se revela como indispensable para la promoción del proceso dialéctico de socioconstrucción del conocimiento geográfico. Sin embargo, el establecimiento de un proceso de enseñanza y aprendizaje efectivamente dialógico choca con la tendencia a estandarizar las prácticas pedagógicas, especialmente las relacionadas con la ciencia geográfica.Edições UESB2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto: Abordagem qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/580910.22481/rg.v3i4.5809Geopauta; v. 3 n. 4 (2019): Número Especial; 48-64Geopauta; Vol. 3 No. 4 (2019): Special Number; 48-64Geopauta; Vol. 3 Núm. 4 (2019): Numero Especial; 48-642594-5033reponame:Geopautainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/5809/4529Copyright (c) 2020 Geopautahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Daniel Cardoso2021-03-09T21:23:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5809Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/oai2594-50332594-5033opendoar:2021-03-09T21:23:50Geopauta - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A sala de aula como território para um processo de ensino e de aprendizagem situado: Territorialidade e letramento geográfico
The classroom as a territory for a situated teaching and learning process: Territoriality and Geographical Literacy
El aula como territorio para un proceso de enseñanza y aprendizaje situado: territorialidad y alfabetización geográfica
title A sala de aula como território para um processo de ensino e de aprendizagem situado: Territorialidade e letramento geográfico
spellingShingle A sala de aula como território para um processo de ensino e de aprendizagem situado: Territorialidade e letramento geográfico
A sala de aula como território para um processo de ensino e de aprendizagem situado: Territorialidade e letramento geográfico
Alves, Daniel Cardoso
Ensino de geografia. Letramento. Território.
ensino de geografia
território
territorialidade
ensino de geografia×território×territorialidade
ensino de geografia×território×territorialidade
Alves, Daniel Cardoso
Ensino de geografia. Letramento. Território.
ensino de geografia
território
territorialidade
ensino de geografia×território×territorialidade
ensino de geografia×território×territorialidade
title_short A sala de aula como território para um processo de ensino e de aprendizagem situado: Territorialidade e letramento geográfico
title_full A sala de aula como território para um processo de ensino e de aprendizagem situado: Territorialidade e letramento geográfico
title_fullStr A sala de aula como território para um processo de ensino e de aprendizagem situado: Territorialidade e letramento geográfico
A sala de aula como território para um processo de ensino e de aprendizagem situado: Territorialidade e letramento geográfico
title_full_unstemmed A sala de aula como território para um processo de ensino e de aprendizagem situado: Territorialidade e letramento geográfico
A sala de aula como território para um processo de ensino e de aprendizagem situado: Territorialidade e letramento geográfico
title_sort A sala de aula como território para um processo de ensino e de aprendizagem situado: Territorialidade e letramento geográfico
author Alves, Daniel Cardoso
author_facet Alves, Daniel Cardoso
Alves, Daniel Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Daniel Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia. Letramento. Território.
ensino de geografia
território
territorialidade
ensino de geografia×território×territorialidade
ensino de geografia×território×territorialidade
topic Ensino de geografia. Letramento. Território.
ensino de geografia
território
territorialidade
ensino de geografia×território×territorialidade
ensino de geografia×território×territorialidade
description This article, which aims to promote a critical-reflective dialogue between literacy, territory and formal geography education, discusses the counter-hegemonic conception of literacy linked to the geographical concept of the territory category. As a methodological approach, the article adopts a qualitative approach, making use of the literature review procedures and documentary research, as well as the technique of content analysis. Among the analyzes carried out, the conception of the classroom as a territory situated and connected with the various contexts of social variation, reveals itself as indispensable for the promotion of the dialectic process of socioconstruction of knowledge. However, the establishment of an effectively dialogical teaching and learning process runs counter to the tendency to standardize pedagogical practices, especially those related to geographical science.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto: Abordagem qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/5809
10.22481/rg.v3i4.5809
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/5809
identifier_str_mv 10.22481/rg.v3i4.5809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/5809/4529
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Geopauta
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Geopauta
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Geopauta; v. 3 n. 4 (2019): Número Especial; 48-64
Geopauta; Vol. 3 No. 4 (2019): Special Number; 48-64
Geopauta; Vol. 3 Núm. 4 (2019): Numero Especial; 48-64
2594-5033
reponame:Geopauta
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Geopauta
collection Geopauta
repository.name.fl_str_mv Geopauta - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822181165142900736
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22481/rg.v3i4.5809