Educación Escolar Quilombola: informes de experiencia docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Odeere |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/6662 |
Resumo: | O artigo apresenta a experiência de formação de professores que atuam em uma escola quilombola em Nordestina, interior da Bahia. A formação foi pensada na e pela experiência, a partir dos pressupostos de Jorge Larrosa Bondía, enquanto dispositivo de subjetivação visibilizado nos cenários propostos como Grupos de Experiência, metodologia de pesquisa que permitiu a coleta de informações por provocar desestabilizações todos os envolvidos, pelas situações em que são provocados ao relatar suas experiências, momentos em que as invenções de si também possibilitam construções narrativas sobre o outro. O texto apresenta o processo formativo de professores(as), destacando modos de fazer curriculares em suas relações e tensões com as comunidades quilombolas do entorno. Ao mesmo tempo, a sistematização dos relatos permitiu questionar alguns pressupostos consolidados na produção acadêmica sobre educação escolar quilombola. O artigo propõe que as dificuldades no tratamento de questões étnico-raciais no espaço escolar têm uma relação direta com as trajetórias de vida dos docentes, suas expectativas e impressões sobre a escola em que atuam. Palavras-chave: educação escolar quilombola; currículo; experiência. |
id |
UESB-5_1707763404e88f08ed5975d1d42c6d5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6662 |
network_acronym_str |
UESB-5 |
network_name_str |
Revista Odeere |
repository_id_str |
|
spelling |
Educación Escolar Quilombola: informes de experiencia docenteQuilombola School Education: reports of teaching experienceEducação Escolar Quilombola: relatos de experiência docenteeducação escolar quilombola; currículo; experiênciaquilombola school education; curriculum; experience.O artigo apresenta a experiência de formação de professores que atuam em uma escola quilombola em Nordestina, interior da Bahia. A formação foi pensada na e pela experiência, a partir dos pressupostos de Jorge Larrosa Bondía, enquanto dispositivo de subjetivação visibilizado nos cenários propostos como Grupos de Experiência, metodologia de pesquisa que permitiu a coleta de informações por provocar desestabilizações todos os envolvidos, pelas situações em que são provocados ao relatar suas experiências, momentos em que as invenções de si também possibilitam construções narrativas sobre o outro. O texto apresenta o processo formativo de professores(as), destacando modos de fazer curriculares em suas relações e tensões com as comunidades quilombolas do entorno. Ao mesmo tempo, a sistematização dos relatos permitiu questionar alguns pressupostos consolidados na produção acadêmica sobre educação escolar quilombola. O artigo propõe que as dificuldades no tratamento de questões étnico-raciais no espaço escolar têm uma relação direta com as trajetórias de vida dos docentes, suas expectativas e impressões sobre a escola em que atuam. Palavras-chave: educação escolar quilombola; currículo; experiência.The article presents the experience of training teachers who work in a quilombola school in Nordestina, interior of Bahia. The training was conceived of and by experience, based on the assumptions of Jorge Larrosa Bondía, as a subjectification device visible in the scenarios proposed as Experience Groups, a research methodology that allowed the collection of information for causing destabilization for all involved, due to the situations in that are provoked when reporting their experiences, moments when inventions of themselves also enable narrative constructions about the other. The text presents the formative process of teachers, highlighting ways of making curricular in their relations and tensions with the quilombola communities of the surroundings. At the same time, the systematization of the reports made it possible to question some consolidated assumptions in academic production on quilombola school education. The article proposes that the difficulties in dealing with ethnic-racial issues in the school space have a direct relationship with the teachers' life trajectories, their expectations and impressions about the school in which they work. Keywords: quilombola school education; curriculum; experience.El artículo presenta la experiencia de capacitar a maestros que trabajan en una escuela de quilombolas en Nordestina, interior de Bahía. La capacitación fue pensada y por experiencia, basada en los supuestos de Jorge Larrosa Bondía, como un dispositivo de subjetivación hecho visible en los escenarios propuestos como Grupos de experiencia, una metodología de investigación que permitió la recopilación de información al causar desestabilización para todos los involucrados, debido a las situaciones en que se provocan al informar sus experiencias, momentos en que los inventos de sí mismos también permiten construcciones narrativas sobre el otro. El texto presenta el proceso formativo de los docentes, destacando formas de hacer curricular en sus relaciones y tensiones con las comunidades quilombolas de los alrededores. Al mismo tiempo, la sistematización de los informes permitió cuestionar algunos supuestos consolidados en la producción académica sobre la educación escolar de la quilombola. El artículo propone que las dificultades para abordar los problemas étnico-raciales en el espacio escolar tienen una relación directa con las trayectorias de vida de los maestros, sus expectativas e impresiones sobre la escuela en la que trabajan. Palabras clave: educación escolar quilombola; plan de estudios; experiencia.Edições UESB2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed articleArtículo revisado por paresArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/666210.22481/odeere.v5i9.6662ODEERE; Vol. 5 Núm. 9 (2020): QUILOMBOS: resistencia y resignificación en tiempos contemporáneos; 109-131ODEERE; Vol. 5 No. 9 (2020): QUILOMBOS: resistance and resignification in contemporary times; 109-131ODEERE; v. 5 n. 9 (2020): QUILOMBOS: resistências e ressignificados na contemporaneidade; 109-131ODEERE; Vol. 5 No. 9 (2020): QUILOMBOS: resistências e ressignificados na contemporaneidade; 109-1312525-4715reponame:Revista Odeereinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/6662/4828Copyright (c) 2020 ODEEREhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Iris Verena2021-07-24T13:10:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6662Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/oairevistaodeere@uesb.edu.br||2525-47152525-4715opendoar:2021-07-24T13:10:33Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educación Escolar Quilombola: informes de experiencia docente Quilombola School Education: reports of teaching experience Educação Escolar Quilombola: relatos de experiência docente |
title |
Educación Escolar Quilombola: informes de experiencia docente |
spellingShingle |
Educación Escolar Quilombola: informes de experiencia docente Oliveira, Iris Verena educação escolar quilombola; currículo; experiência quilombola school education; curriculum; experience. |
title_short |
Educación Escolar Quilombola: informes de experiencia docente |
title_full |
Educación Escolar Quilombola: informes de experiencia docente |
title_fullStr |
Educación Escolar Quilombola: informes de experiencia docente |
title_full_unstemmed |
Educación Escolar Quilombola: informes de experiencia docente |
title_sort |
Educación Escolar Quilombola: informes de experiencia docente |
author |
Oliveira, Iris Verena |
author_facet |
Oliveira, Iris Verena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Iris Verena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação escolar quilombola; currículo; experiência quilombola school education; curriculum; experience. |
topic |
educação escolar quilombola; currículo; experiência quilombola school education; curriculum; experience. |
description |
O artigo apresenta a experiência de formação de professores que atuam em uma escola quilombola em Nordestina, interior da Bahia. A formação foi pensada na e pela experiência, a partir dos pressupostos de Jorge Larrosa Bondía, enquanto dispositivo de subjetivação visibilizado nos cenários propostos como Grupos de Experiência, metodologia de pesquisa que permitiu a coleta de informações por provocar desestabilizações todos os envolvidos, pelas situações em que são provocados ao relatar suas experiências, momentos em que as invenções de si também possibilitam construções narrativas sobre o outro. O texto apresenta o processo formativo de professores(as), destacando modos de fazer curriculares em suas relações e tensões com as comunidades quilombolas do entorno. Ao mesmo tempo, a sistematização dos relatos permitiu questionar alguns pressupostos consolidados na produção acadêmica sobre educação escolar quilombola. O artigo propõe que as dificuldades no tratamento de questões étnico-raciais no espaço escolar têm uma relação direta com as trajetórias de vida dos docentes, suas expectativas e impressões sobre a escola em que atuam. Palavras-chave: educação escolar quilombola; currículo; experiência. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer-reviewed article Artículo revisado por pares Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/6662 10.22481/odeere.v5i9.6662 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/6662 |
identifier_str_mv |
10.22481/odeere.v5i9.6662 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/6662/4828 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 ODEERE http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 ODEERE http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
ODEERE; Vol. 5 Núm. 9 (2020): QUILOMBOS: resistencia y resignificación en tiempos contemporáneos; 109-131 ODEERE; Vol. 5 No. 9 (2020): QUILOMBOS: resistance and resignification in contemporary times; 109-131 ODEERE; v. 5 n. 9 (2020): QUILOMBOS: resistências e ressignificados na contemporaneidade; 109-131 ODEERE; Vol. 5 No. 9 (2020): QUILOMBOS: resistências e ressignificados na contemporaneidade; 109-131 2525-4715 reponame:Revista Odeere instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Odeere |
collection |
Revista Odeere |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaodeere@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797067755565875200 |