Educación Escolar Quilombola: informes de experiencia docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Iris Verena
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Odeere
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/6662
Resumo: O artigo apresenta a experiência de formação de professores que atuam em uma escola quilombola em Nordestina, interior da Bahia. A formação foi pensada na e pela experiência, a partir dos pressupostos de Jorge Larrosa Bondía, enquanto dispositivo de subjetivação visibilizado nos cenários propostos como Grupos de Experiência, metodologia de pesquisa que permitiu a coleta de informações por provocar desestabilizações todos os envolvidos, pelas situações em que são provocados ao relatar suas experiências, momentos em que as invenções de si também possibilitam construções narrativas sobre o outro. O texto apresenta o processo formativo de professores(as), destacando modos de fazer curriculares em suas relações e tensões com as comunidades quilombolas do entorno. Ao mesmo tempo, a sistematização dos relatos permitiu questionar alguns pressupostos consolidados na produção acadêmica sobre educação escolar quilombola. O artigo propõe que as dificuldades no tratamento de questões étnico-raciais no espaço escolar têm uma relação direta com as trajetórias de vida dos docentes, suas expectativas e impressões sobre a escola em que atuam. Palavras-chave: educação escolar quilombola; currículo; experiência.
id UESB-5_1707763404e88f08ed5975d1d42c6d5d
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6662
network_acronym_str UESB-5
network_name_str Revista Odeere
repository_id_str
spelling Educación Escolar Quilombola: informes de experiencia docenteQuilombola School Education: reports of teaching experienceEducação Escolar Quilombola: relatos de experiência docenteeducação escolar quilombola; currículo; experiênciaquilombola school education; curriculum; experience.O artigo apresenta a experiência de formação de professores que atuam em uma escola quilombola em Nordestina, interior da Bahia. A formação foi pensada na e pela experiência, a partir dos pressupostos de Jorge Larrosa Bondía, enquanto dispositivo de subjetivação visibilizado nos cenários propostos como Grupos de Experiência, metodologia de pesquisa que permitiu a coleta de informações por provocar desestabilizações todos os envolvidos, pelas situações em que são provocados ao relatar suas experiências, momentos em que as invenções de si também possibilitam construções narrativas sobre o outro. O texto apresenta o processo formativo de professores(as), destacando modos de fazer curriculares em suas relações e tensões com as comunidades quilombolas do entorno. Ao mesmo tempo, a sistematização dos relatos permitiu questionar alguns pressupostos consolidados na produção acadêmica sobre educação escolar quilombola. O artigo propõe que as dificuldades no tratamento de questões étnico-raciais no espaço escolar têm uma relação direta com as trajetórias de vida dos docentes, suas expectativas e impressões sobre a escola em que atuam. Palavras-chave: educação escolar quilombola; currículo; experiência.The article presents the experience of training teachers who work in a quilombola school in Nordestina, interior of Bahia. The training was conceived of and by experience, based on the assumptions of Jorge Larrosa Bondía, as a subjectification device visible in the scenarios proposed as Experience Groups, a research methodology that allowed the collection of information for causing destabilization for all involved, due to the situations in that are provoked when reporting their experiences, moments when inventions of themselves also enable narrative constructions about the other. The text presents the formative process of teachers, highlighting ways of making curricular in their relations and tensions with the quilombola communities of the surroundings. At the same time, the systematization of the reports made it possible to question some consolidated assumptions in academic production on quilombola school education. The article proposes that the difficulties in dealing with ethnic-racial issues in the school space have a direct relationship with the teachers' life trajectories, their expectations and impressions about the school in which they work. Keywords: quilombola school education; curriculum; experience.El artículo presenta la experiencia de capacitar a maestros que trabajan en una escuela de quilombolas en Nordestina, interior de Bahía. La capacitación fue pensada y por experiencia, basada en los supuestos de Jorge Larrosa Bondía, como un dispositivo de subjetivación hecho visible en los escenarios propuestos como Grupos de experiencia, una metodología de investigación que permitió la recopilación de información al causar desestabilización para todos los involucrados, debido a las situaciones en que se provocan al informar sus experiencias, momentos en que los inventos de sí mismos también permiten construcciones narrativas sobre el otro. El texto presenta el proceso formativo de los docentes, destacando formas de hacer curricular en sus relaciones y tensiones con las comunidades quilombolas de los alrededores. Al mismo tiempo, la sistematización de los informes permitió cuestionar algunos supuestos consolidados en la producción académica sobre la educación escolar de la quilombola. El artículo propone que las dificultades para abordar los problemas étnico-raciales en el espacio escolar tienen una relación directa con las trayectorias de vida de los maestros, sus expectativas e impresiones sobre la escuela en la que trabajan. Palabras clave: educación escolar quilombola; plan de estudios; experiencia.Edições UESB2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed articleArtículo revisado por paresArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/666210.22481/odeere.v5i9.6662ODEERE; Vol. 5 Núm. 9 (2020): QUILOMBOS: resistencia y resignificación en tiempos contemporáneos; 109-131ODEERE; Vol. 5 No. 9 (2020): QUILOMBOS: resistance and resignification in contemporary times; 109-131ODEERE; v. 5 n. 9 (2020): QUILOMBOS: resistências e ressignificados na contemporaneidade; 109-131ODEERE; Vol. 5 No. 9 (2020): QUILOMBOS: resistências e ressignificados na contemporaneidade; 109-1312525-4715reponame:Revista Odeereinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/6662/4828Copyright (c) 2020 ODEEREhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Iris Verena2021-07-24T13:10:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6662Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/oairevistaodeere@uesb.edu.br||2525-47152525-4715opendoar:2021-07-24T13:10:33Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educación Escolar Quilombola: informes de experiencia docente
Quilombola School Education: reports of teaching experience
Educação Escolar Quilombola: relatos de experiência docente
title Educación Escolar Quilombola: informes de experiencia docente
spellingShingle Educación Escolar Quilombola: informes de experiencia docente
Oliveira, Iris Verena
educação escolar quilombola; currículo; experiência
quilombola school education; curriculum; experience.
title_short Educación Escolar Quilombola: informes de experiencia docente
title_full Educación Escolar Quilombola: informes de experiencia docente
title_fullStr Educación Escolar Quilombola: informes de experiencia docente
title_full_unstemmed Educación Escolar Quilombola: informes de experiencia docente
title_sort Educación Escolar Quilombola: informes de experiencia docente
author Oliveira, Iris Verena
author_facet Oliveira, Iris Verena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Iris Verena
dc.subject.por.fl_str_mv educação escolar quilombola; currículo; experiência
quilombola school education; curriculum; experience.
topic educação escolar quilombola; currículo; experiência
quilombola school education; curriculum; experience.
description O artigo apresenta a experiência de formação de professores que atuam em uma escola quilombola em Nordestina, interior da Bahia. A formação foi pensada na e pela experiência, a partir dos pressupostos de Jorge Larrosa Bondía, enquanto dispositivo de subjetivação visibilizado nos cenários propostos como Grupos de Experiência, metodologia de pesquisa que permitiu a coleta de informações por provocar desestabilizações todos os envolvidos, pelas situações em que são provocados ao relatar suas experiências, momentos em que as invenções de si também possibilitam construções narrativas sobre o outro. O texto apresenta o processo formativo de professores(as), destacando modos de fazer curriculares em suas relações e tensões com as comunidades quilombolas do entorno. Ao mesmo tempo, a sistematização dos relatos permitiu questionar alguns pressupostos consolidados na produção acadêmica sobre educação escolar quilombola. O artigo propõe que as dificuldades no tratamento de questões étnico-raciais no espaço escolar têm uma relação direta com as trajetórias de vida dos docentes, suas expectativas e impressões sobre a escola em que atuam. Palavras-chave: educação escolar quilombola; currículo; experiência.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/6662
10.22481/odeere.v5i9.6662
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/6662
identifier_str_mv 10.22481/odeere.v5i9.6662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/6662/4828
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 ODEERE
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 ODEERE
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv ODEERE; Vol. 5 Núm. 9 (2020): QUILOMBOS: resistencia y resignificación en tiempos contemporáneos; 109-131
ODEERE; Vol. 5 No. 9 (2020): QUILOMBOS: resistance and resignification in contemporary times; 109-131
ODEERE; v. 5 n. 9 (2020): QUILOMBOS: resistências e ressignificados na contemporaneidade; 109-131
ODEERE; Vol. 5 No. 9 (2020): QUILOMBOS: resistências e ressignificados na contemporaneidade; 109-131
2525-4715
reponame:Revista Odeere
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Odeere
collection Revista Odeere
repository.name.fl_str_mv Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv revistaodeere@uesb.edu.br||
_version_ 1797067755565875200