Outras histórias do povo de santo, feiticeiras e curandeiros soteropolitanos. (1930-1960)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Odeere |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/1577 |
Resumo: | Esse texto preocupa-se com universo religioso afro-brasileiro, em Salvador, no período que compreende as décadas de 1930 e 1960. A partir dos indícios de práticas religiosas identificadas em processos criminais e jornais que envolveram supostos curandeiros, adeptos do candomblé e feiticeiros. Buscando diversificar as práticas religiosas analisadas, o estudo contemplou casos e que evidenciam o cotidiano religioso baiano com características que destoam da propalada “baianidade nagô”. O debate sobre pureza iniciado pelos pesquisadores na década de 1980 abriu espaço para 926 problematizar de forma mais profunda as relações entre o povo de santo, trazendo à tona práticas, deuses e rituais que não foram tratados pelos estudos afro-brasileiros, que hierarquizaram saberes e experiências com um crivo semelhante ao que vigora nos terreiros tidos como tradicionais na Bahia. A documentação analisada trouxe à tona rituais que envolveram caboclos e encantados, envolvidos em feitiços, rezas, passes e defumações.. A problematização das fontes permitiu reunir indícios acerca das práticas religiosas afro-brasileiras, assim como trazer à tona o cotidiano dos réus e de pessoas que o cercavam, vinculando as crenças e rituais ao contexto dos envolvidos nos processos. Interessa especialmente buscar caminhos na história que deem conta da discussão de cultura. Nessa abordagem, as estratégias adotadas pela História Social da Cultura preocupam-se com os significados das práticas, a partir do contexto em que estão inseridas, ou seja, interessam os significados compreendidos em seu tempo, o que pode ocorrer ao evidenciar a pluralidade de prá- ticas heterodoxas homogeneizadas em termos genéricos como “candomblé”. Ao tratar a tradição inserida em um contexto específico, deixando de abordá-la como um aglomerado de costumes congelados, aspectos constantemente repetidos que acabaram sendo tomado como dados na história dos candomblés deixam de fazer sentido. Proponho bagunçar a imagem pronta que costuma vir a mente quando falamos em candomblé, para compreendê-lo no contexto em que estava inserido. Palavras-Chave: Candomblé, Feitiçaria, Curandeirismo, Práticas afro-religiosas Heterodoxas, Salvador. |
id |
UESB-5_235e8b7a795fb199a7ad9e8595cd6a29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1577 |
network_acronym_str |
UESB-5 |
network_name_str |
Revista Odeere |
repository_id_str |
|
spelling |
Outras histórias do povo de santo, feiticeiras e curandeiros soteropolitanos. (1930-1960)Other stories of the people of saints, witches and healers from Salvador. (1930-1960)Otras historias del pueblo de santos, brujas y sanadores de Salvador. (1930-1960)Esse texto preocupa-se com universo religioso afro-brasileiro, em Salvador, no período que compreende as décadas de 1930 e 1960. A partir dos indícios de práticas religiosas identificadas em processos criminais e jornais que envolveram supostos curandeiros, adeptos do candomblé e feiticeiros. Buscando diversificar as práticas religiosas analisadas, o estudo contemplou casos e que evidenciam o cotidiano religioso baiano com características que destoam da propalada “baianidade nagô”. O debate sobre pureza iniciado pelos pesquisadores na década de 1980 abriu espaço para 926 problematizar de forma mais profunda as relações entre o povo de santo, trazendo à tona práticas, deuses e rituais que não foram tratados pelos estudos afro-brasileiros, que hierarquizaram saberes e experiências com um crivo semelhante ao que vigora nos terreiros tidos como tradicionais na Bahia. A documentação analisada trouxe à tona rituais que envolveram caboclos e encantados, envolvidos em feitiços, rezas, passes e defumações.. A problematização das fontes permitiu reunir indícios acerca das práticas religiosas afro-brasileiras, assim como trazer à tona o cotidiano dos réus e de pessoas que o cercavam, vinculando as crenças e rituais ao contexto dos envolvidos nos processos. Interessa especialmente buscar caminhos na história que deem conta da discussão de cultura. Nessa abordagem, as estratégias adotadas pela História Social da Cultura preocupam-se com os significados das práticas, a partir do contexto em que estão inseridas, ou seja, interessam os significados compreendidos em seu tempo, o que pode ocorrer ao evidenciar a pluralidade de prá- ticas heterodoxas homogeneizadas em termos genéricos como “candomblé”. Ao tratar a tradição inserida em um contexto específico, deixando de abordá-la como um aglomerado de costumes congelados, aspectos constantemente repetidos que acabaram sendo tomado como dados na história dos candomblés deixam de fazer sentido. Proponho bagunçar a imagem pronta que costuma vir a mente quando falamos em candomblé, para compreendê-lo no contexto em que estava inserido. Palavras-Chave: Candomblé, Feitiçaria, Curandeirismo, Práticas afro-religiosas Heterodoxas, Salvador.Este texto se refiere al universo religioso afrobrasileño, en Salvador, en el período comprendido entre las décadas de 1930 y 1960. De la evidencia de las prácticas religiosas identificadas en los procesos penales y en los periódicos que involucraban a supuestos curanderos, adherentes al candomblé y hechiceros. Buscando diversificar las prácticas religiosas analizadas, el estudio contempló casos que resaltan la vida cotidiana religiosa bahiana con características que difieren de la propagandizada "Nagô Baianidade". El debate sobre la pureza iniciado por los investigadores en la década de 1980 abrió el espacio para 926 para problematizar más profundamente las relaciones entre la gente del santo, sacando a la luz prácticas, dioses y rituales que no fueron abordados por los estudios afrobrasileños, que jerarquizaron el conocimiento y Experiencias con un tamiz similar al utilizado en terreiros considerados tradicionales en Bahía. La documentación analizada trajo rituales que involucraban caboclos y personas encantadas, involucrados en hechizos, oraciones, pases y tabaquismo. La problematización de las fuentes permitió reunir evidencia sobre las prácticas religiosas afrobrasileñas, así como sacar a la luz la vida cotidiana de los acusados y personas a su alrededor, vinculando creencias y rituales con el contexto de aquellos involucrados en los procesos. Es especialmente interesante buscar caminos en la historia que puedan explicar la discusión de la cultura. En este enfoque, las estrategias adoptadas por la Historia Social de la Cultura se refieren a los significados de las prácticas, desde el contexto en el que se insertan, es decir, los significados entendidos en su tiempo son interesantes, lo que puede ocurrir al evidenciar la pluralidad de pra. - Ética heterodoxa homogeneizada en términos genéricos como "candomblé". Cuando se trata de la tradición insertada en un contexto específico, al no poder enfocarla como un grupo de costumbres congeladas, los aspectos repetidos constantemente que terminaron siendo tomados como datos en la historia de los candomblés ya no tienen sentido. Propongo estropear la imagen lista que generalmente viene a la mente cuando hablamos de candomblé, para entenderla en el contexto en el que se insertó. Palabras clave: Candomblé, Brujería, Curación, Prácticas afro-religiosas heterodoxas, Salvador.This text is concerned with the Afro-Brazilian religious universe in Salvador during the 1930s and 1960s. The objective is to analyze criminal processes and newspapers with the aim of gathering evidence of religious practices that involved supposed healers, Candomblé and sorcerers. The study contemplated heterodox that show characteristics distinct of the proclaimed "nagô baianidade". The debate about purity initiated by researchers in the 1980s opened the way for problematizing relations among the people of santo, bringing to light practices, gods and rituals that were not treated by classical Afro-Brazilian studies, which hierarchized knowledge and experiences with a sieve Similar to what prevails in the terreiros, considered as traditional in Bahia. The documentation analyzed was produced with the intention of criminalizing the religious practices of those involved, and the research was adopted against the backdrop of the rituals that involved caboclos and enchanted, linked to spells, prayers, passes and smokes. In this approach, we followed the strategies adopted by the Social History of Culture concerned with the meanings of the practices, from the context in which they are inserted, that is, they are interested in the meanings understood in their time, which can occur when evidencing the plurality of Homogenized practices in generic terms like "candomblé". It is concluded that the Afro- Brazilian religious universe in Salvador of the 1930s and 1960s presents a gray zone permeated by enchanted, caboclos and guides, in a context that seemed to be exclusive domain of orixás, voduns and inquices. Keywords: Candomblé, Witchcraft, Healing Practices, Heterodox afro-religious Practices, Salvador.Edições UESB2017-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed articleArtículo revisado por paresArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/157710.22481/odeere.v3i3.1577ODEERE; Vol. 2 Núm. 3 (2017): Legados Africanos e Experiências do Sagrado; 153-174ODEERE; Vol. 2 No. 3 (2017): African Legacies and Experiences of the Sacred; 153-174ODEERE; v. 2 n. 3 (2017): Legados Africanos e Experiências do Sagrado; 153-174ODEERE; Vol. 2 No. 3 (2017): Legados Africanos e Experiências do Sagrado; 153-1742525-4715reponame:Revista Odeereinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/1577/1360Copyright (c) 2021 ODEEREhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Iris Verena2021-07-24T13:08:36Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1577Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/oairevistaodeere@uesb.edu.br||2525-47152525-4715opendoar:2021-07-24T13:08:36Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Outras histórias do povo de santo, feiticeiras e curandeiros soteropolitanos. (1930-1960) Other stories of the people of saints, witches and healers from Salvador. (1930-1960) Otras historias del pueblo de santos, brujas y sanadores de Salvador. (1930-1960) |
title |
Outras histórias do povo de santo, feiticeiras e curandeiros soteropolitanos. (1930-1960) |
spellingShingle |
Outras histórias do povo de santo, feiticeiras e curandeiros soteropolitanos. (1930-1960) Oliveira, Iris Verena |
title_short |
Outras histórias do povo de santo, feiticeiras e curandeiros soteropolitanos. (1930-1960) |
title_full |
Outras histórias do povo de santo, feiticeiras e curandeiros soteropolitanos. (1930-1960) |
title_fullStr |
Outras histórias do povo de santo, feiticeiras e curandeiros soteropolitanos. (1930-1960) |
title_full_unstemmed |
Outras histórias do povo de santo, feiticeiras e curandeiros soteropolitanos. (1930-1960) |
title_sort |
Outras histórias do povo de santo, feiticeiras e curandeiros soteropolitanos. (1930-1960) |
author |
Oliveira, Iris Verena |
author_facet |
Oliveira, Iris Verena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Iris Verena |
description |
Esse texto preocupa-se com universo religioso afro-brasileiro, em Salvador, no período que compreende as décadas de 1930 e 1960. A partir dos indícios de práticas religiosas identificadas em processos criminais e jornais que envolveram supostos curandeiros, adeptos do candomblé e feiticeiros. Buscando diversificar as práticas religiosas analisadas, o estudo contemplou casos e que evidenciam o cotidiano religioso baiano com características que destoam da propalada “baianidade nagô”. O debate sobre pureza iniciado pelos pesquisadores na década de 1980 abriu espaço para 926 problematizar de forma mais profunda as relações entre o povo de santo, trazendo à tona práticas, deuses e rituais que não foram tratados pelos estudos afro-brasileiros, que hierarquizaram saberes e experiências com um crivo semelhante ao que vigora nos terreiros tidos como tradicionais na Bahia. A documentação analisada trouxe à tona rituais que envolveram caboclos e encantados, envolvidos em feitiços, rezas, passes e defumações.. A problematização das fontes permitiu reunir indícios acerca das práticas religiosas afro-brasileiras, assim como trazer à tona o cotidiano dos réus e de pessoas que o cercavam, vinculando as crenças e rituais ao contexto dos envolvidos nos processos. Interessa especialmente buscar caminhos na história que deem conta da discussão de cultura. Nessa abordagem, as estratégias adotadas pela História Social da Cultura preocupam-se com os significados das práticas, a partir do contexto em que estão inseridas, ou seja, interessam os significados compreendidos em seu tempo, o que pode ocorrer ao evidenciar a pluralidade de prá- ticas heterodoxas homogeneizadas em termos genéricos como “candomblé”. Ao tratar a tradição inserida em um contexto específico, deixando de abordá-la como um aglomerado de costumes congelados, aspectos constantemente repetidos que acabaram sendo tomado como dados na história dos candomblés deixam de fazer sentido. Proponho bagunçar a imagem pronta que costuma vir a mente quando falamos em candomblé, para compreendê-lo no contexto em que estava inserido. Palavras-Chave: Candomblé, Feitiçaria, Curandeirismo, Práticas afro-religiosas Heterodoxas, Salvador. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer-reviewed article Artículo revisado por pares Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/1577 10.22481/odeere.v3i3.1577 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/1577 |
identifier_str_mv |
10.22481/odeere.v3i3.1577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/1577/1360 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 ODEERE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 ODEERE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
ODEERE; Vol. 2 Núm. 3 (2017): Legados Africanos e Experiências do Sagrado; 153-174 ODEERE; Vol. 2 No. 3 (2017): African Legacies and Experiences of the Sacred; 153-174 ODEERE; v. 2 n. 3 (2017): Legados Africanos e Experiências do Sagrado; 153-174 ODEERE; Vol. 2 No. 3 (2017): Legados Africanos e Experiências do Sagrado; 153-174 2525-4715 reponame:Revista Odeere instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Odeere |
collection |
Revista Odeere |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaodeere@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797067754586505216 |