Ethnic Relations: Challenges for Teaching, Research and Extension in the Interdisciplinary Field

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Santana, Marise
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Odeere
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/6233
Resumo: Neste artigo estamos propondo falar sobre Ensino, Pesquisa e Extensão como pretexto para pensar sobre as Relações Étnicas. Ou seja, de forma didática vamos falar sobre as Relações Étnicas e a indissociabilidade no tripé ENSINO-EXTENSÃO-PESQUISA, nesta ordem, pois enseja nossa experiência na educação superior no espaço do ODEERE. As perspectivas educacionais descolonizadoras lançam o olhar sobre processos de produção de conhecimentos que se voltem para pensar/debater metodologias que dê voz aos sujeitos, enaltecendo a oralidade e, portanto, o “senso comum” no sentido atribuído por Geertz em sua produção “Saber Local”. Tais perspectivas nos coloca os desafios que a problemática das fronteiras nas relações entre diferentes etnicidades nos apontam nos espaços educacionais. Palavras-chave: Pesquisa, Ensino, Exrtensão, Relações Étnicas, ODEERE.
id UESB-5_74436f0e5b3261f931df20f449aad785
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6233
network_acronym_str UESB-5
network_name_str Revista Odeere
repository_id_str
spelling Ethnic Relations: Challenges for Teaching, Research and Extension in the Interdisciplinary FieldRelaciones étnicas: desafíos para la enseñanza, la investigación y la extensión en el campo interdisciplinarioRelações Étnicas: desafios para o Ensino, Pesquisa e Extensão no Campo InterdisciplinarNeste artigo estamos propondo falar sobre Ensino, Pesquisa e Extensão como pretexto para pensar sobre as Relações Étnicas. Ou seja, de forma didática vamos falar sobre as Relações Étnicas e a indissociabilidade no tripé ENSINO-EXTENSÃO-PESQUISA, nesta ordem, pois enseja nossa experiência na educação superior no espaço do ODEERE. As perspectivas educacionais descolonizadoras lançam o olhar sobre processos de produção de conhecimentos que se voltem para pensar/debater metodologias que dê voz aos sujeitos, enaltecendo a oralidade e, portanto, o “senso comum” no sentido atribuído por Geertz em sua produção “Saber Local”. Tais perspectivas nos coloca os desafios que a problemática das fronteiras nas relações entre diferentes etnicidades nos apontam nos espaços educacionais. Palavras-chave: Pesquisa, Ensino, Exrtensão, Relações Étnicas, ODEERE.In this article we are proposing to talk about Teaching, Research and Extension as a pretext for thinking about Ethnic Relations. That is, in a didactic way we are going to talk about Ethnic Relations and the inseparability on the tripod TEACHING-EXTENSION-RESEARCH, in that order, as it enshrines our experience in higher education in the ODEERE space. The decolonizing educational perspectives look at knowledge production processes that focus on thinking/debating methodologies that give voice to the subjects, highlighting orality and, therefore, “common sense” in the sense attributed by Geertz in his production “Saber Local”. Such perspectives present us with the challenges that the issue of borders in the relationships between different ethnicities points us to in educational spaces. Keywords: Research, Teaching, Extension, Ethnic Relations, ODEERE.   En este artículo proponemos hablar sobre la enseñanza, la investigación y la extensión como pretexto para pensar en las relaciones étnicas. Es decir, de manera didáctica vamos a hablar sobre las relaciones étnicas y la inseparabilidad en el trípode ENSEÑANZA-EXTENSIÓN-INVESTIGACIÓN, en ese orden, ya que consagra nuestra experiencia en educación superior en el espacio ODEERE. Las perspectivas educativas descolonizadoras analizan los procesos de producción de conocimiento que se centran en metodologías de pensamiento / debate que dan voz a los sujetos, destacando la oralidad y, por lo tanto, el "sentido común" en el sentido atribuido por Geertz en su producción "Sabre Local ". Tales perspectivas nos presentan los desafíos que el tema de las fronteras en las relaciones entre las diferentes etnias nos señalan en los espacios educativos.Palabras clave: Investigación, Docencia, Extensión, Relaciones étnicas, ODEERE. Edições UESB2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed articleArtículo revisado por paresArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/623310.22481/odeere.v4i8.6233ODEERE; Vol. 4 Núm. 8 (2019): Relaciones Étnicas y Contemporaneidad; 35-49ODEERE; Vol. 4 No. 8 (2019): Ethnic Relations and Contemporaneity; 35-49ODEERE; v. 4 n. 8 (2019): Relações Étnicas e Contemporaneidade; 35-49ODEERE; Vol. 4 No. 8 (2019): Relações Étnicas e Contemporaneidade; 35-492525-4715reponame:Revista Odeereinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/6233/4657Copyright (c) 2019 ODEERE - Revista do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidadehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Santana, Marise2021-07-24T13:10:16Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6233Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/oairevistaodeere@uesb.edu.br||2525-47152525-4715opendoar:2021-07-24T13:10:16Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ethnic Relations: Challenges for Teaching, Research and Extension in the Interdisciplinary Field
Relaciones étnicas: desafíos para la enseñanza, la investigación y la extensión en el campo interdisciplinario
Relações Étnicas: desafios para o Ensino, Pesquisa e Extensão no Campo Interdisciplinar
title Ethnic Relations: Challenges for Teaching, Research and Extension in the Interdisciplinary Field
spellingShingle Ethnic Relations: Challenges for Teaching, Research and Extension in the Interdisciplinary Field
de Santana, Marise
title_short Ethnic Relations: Challenges for Teaching, Research and Extension in the Interdisciplinary Field
title_full Ethnic Relations: Challenges for Teaching, Research and Extension in the Interdisciplinary Field
title_fullStr Ethnic Relations: Challenges for Teaching, Research and Extension in the Interdisciplinary Field
title_full_unstemmed Ethnic Relations: Challenges for Teaching, Research and Extension in the Interdisciplinary Field
title_sort Ethnic Relations: Challenges for Teaching, Research and Extension in the Interdisciplinary Field
author de Santana, Marise
author_facet de Santana, Marise
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Santana, Marise
description Neste artigo estamos propondo falar sobre Ensino, Pesquisa e Extensão como pretexto para pensar sobre as Relações Étnicas. Ou seja, de forma didática vamos falar sobre as Relações Étnicas e a indissociabilidade no tripé ENSINO-EXTENSÃO-PESQUISA, nesta ordem, pois enseja nossa experiência na educação superior no espaço do ODEERE. As perspectivas educacionais descolonizadoras lançam o olhar sobre processos de produção de conhecimentos que se voltem para pensar/debater metodologias que dê voz aos sujeitos, enaltecendo a oralidade e, portanto, o “senso comum” no sentido atribuído por Geertz em sua produção “Saber Local”. Tais perspectivas nos coloca os desafios que a problemática das fronteiras nas relações entre diferentes etnicidades nos apontam nos espaços educacionais. Palavras-chave: Pesquisa, Ensino, Exrtensão, Relações Étnicas, ODEERE.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/6233
10.22481/odeere.v4i8.6233
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/6233
identifier_str_mv 10.22481/odeere.v4i8.6233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/6233/4657
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv ODEERE; Vol. 4 Núm. 8 (2019): Relaciones Étnicas y Contemporaneidad; 35-49
ODEERE; Vol. 4 No. 8 (2019): Ethnic Relations and Contemporaneity; 35-49
ODEERE; v. 4 n. 8 (2019): Relações Étnicas e Contemporaneidade; 35-49
ODEERE; Vol. 4 No. 8 (2019): Relações Étnicas e Contemporaneidade; 35-49
2525-4715
reponame:Revista Odeere
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Odeere
collection Revista Odeere
repository.name.fl_str_mv Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv revistaodeere@uesb.edu.br||
_version_ 1797067755149590528