Ethnic Relations: Challenges for Teaching, Research and Extension in the Interdisciplinary Field
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Odeere |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/6233 |
Resumo: | Neste artigo estamos propondo falar sobre Ensino, Pesquisa e Extensão como pretexto para pensar sobre as Relações Étnicas. Ou seja, de forma didática vamos falar sobre as Relações Étnicas e a indissociabilidade no tripé ENSINO-EXTENSÃO-PESQUISA, nesta ordem, pois enseja nossa experiência na educação superior no espaço do ODEERE. As perspectivas educacionais descolonizadoras lançam o olhar sobre processos de produção de conhecimentos que se voltem para pensar/debater metodologias que dê voz aos sujeitos, enaltecendo a oralidade e, portanto, o “senso comum” no sentido atribuído por Geertz em sua produção “Saber Local”. Tais perspectivas nos coloca os desafios que a problemática das fronteiras nas relações entre diferentes etnicidades nos apontam nos espaços educacionais. Palavras-chave: Pesquisa, Ensino, Exrtensão, Relações Étnicas, ODEERE. |
id |
UESB-5_74436f0e5b3261f931df20f449aad785 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6233 |
network_acronym_str |
UESB-5 |
network_name_str |
Revista Odeere |
repository_id_str |
|
spelling |
Ethnic Relations: Challenges for Teaching, Research and Extension in the Interdisciplinary FieldRelaciones étnicas: desafíos para la enseñanza, la investigación y la extensión en el campo interdisciplinarioRelações Étnicas: desafios para o Ensino, Pesquisa e Extensão no Campo InterdisciplinarNeste artigo estamos propondo falar sobre Ensino, Pesquisa e Extensão como pretexto para pensar sobre as Relações Étnicas. Ou seja, de forma didática vamos falar sobre as Relações Étnicas e a indissociabilidade no tripé ENSINO-EXTENSÃO-PESQUISA, nesta ordem, pois enseja nossa experiência na educação superior no espaço do ODEERE. As perspectivas educacionais descolonizadoras lançam o olhar sobre processos de produção de conhecimentos que se voltem para pensar/debater metodologias que dê voz aos sujeitos, enaltecendo a oralidade e, portanto, o “senso comum” no sentido atribuído por Geertz em sua produção “Saber Local”. Tais perspectivas nos coloca os desafios que a problemática das fronteiras nas relações entre diferentes etnicidades nos apontam nos espaços educacionais. Palavras-chave: Pesquisa, Ensino, Exrtensão, Relações Étnicas, ODEERE.In this article we are proposing to talk about Teaching, Research and Extension as a pretext for thinking about Ethnic Relations. That is, in a didactic way we are going to talk about Ethnic Relations and the inseparability on the tripod TEACHING-EXTENSION-RESEARCH, in that order, as it enshrines our experience in higher education in the ODEERE space. The decolonizing educational perspectives look at knowledge production processes that focus on thinking/debating methodologies that give voice to the subjects, highlighting orality and, therefore, “common sense” in the sense attributed by Geertz in his production “Saber Local”. Such perspectives present us with the challenges that the issue of borders in the relationships between different ethnicities points us to in educational spaces. Keywords: Research, Teaching, Extension, Ethnic Relations, ODEERE. En este artículo proponemos hablar sobre la enseñanza, la investigación y la extensión como pretexto para pensar en las relaciones étnicas. Es decir, de manera didáctica vamos a hablar sobre las relaciones étnicas y la inseparabilidad en el trípode ENSEÑANZA-EXTENSIÓN-INVESTIGACIÓN, en ese orden, ya que consagra nuestra experiencia en educación superior en el espacio ODEERE. Las perspectivas educativas descolonizadoras analizan los procesos de producción de conocimiento que se centran en metodologías de pensamiento / debate que dan voz a los sujetos, destacando la oralidad y, por lo tanto, el "sentido común" en el sentido atribuido por Geertz en su producción "Sabre Local ". Tales perspectivas nos presentan los desafíos que el tema de las fronteras en las relaciones entre las diferentes etnias nos señalan en los espacios educativos.Palabras clave: Investigación, Docencia, Extensión, Relaciones étnicas, ODEERE. Edições UESB2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed articleArtículo revisado por paresArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/623310.22481/odeere.v4i8.6233ODEERE; Vol. 4 Núm. 8 (2019): Relaciones Étnicas y Contemporaneidad; 35-49ODEERE; Vol. 4 No. 8 (2019): Ethnic Relations and Contemporaneity; 35-49ODEERE; v. 4 n. 8 (2019): Relações Étnicas e Contemporaneidade; 35-49ODEERE; Vol. 4 No. 8 (2019): Relações Étnicas e Contemporaneidade; 35-492525-4715reponame:Revista Odeereinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/6233/4657Copyright (c) 2019 ODEERE - Revista do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidadehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Santana, Marise2021-07-24T13:10:16Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6233Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/oairevistaodeere@uesb.edu.br||2525-47152525-4715opendoar:2021-07-24T13:10:16Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ethnic Relations: Challenges for Teaching, Research and Extension in the Interdisciplinary Field Relaciones étnicas: desafíos para la enseñanza, la investigación y la extensión en el campo interdisciplinario Relações Étnicas: desafios para o Ensino, Pesquisa e Extensão no Campo Interdisciplinar |
title |
Ethnic Relations: Challenges for Teaching, Research and Extension in the Interdisciplinary Field |
spellingShingle |
Ethnic Relations: Challenges for Teaching, Research and Extension in the Interdisciplinary Field de Santana, Marise |
title_short |
Ethnic Relations: Challenges for Teaching, Research and Extension in the Interdisciplinary Field |
title_full |
Ethnic Relations: Challenges for Teaching, Research and Extension in the Interdisciplinary Field |
title_fullStr |
Ethnic Relations: Challenges for Teaching, Research and Extension in the Interdisciplinary Field |
title_full_unstemmed |
Ethnic Relations: Challenges for Teaching, Research and Extension in the Interdisciplinary Field |
title_sort |
Ethnic Relations: Challenges for Teaching, Research and Extension in the Interdisciplinary Field |
author |
de Santana, Marise |
author_facet |
de Santana, Marise |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Santana, Marise |
description |
Neste artigo estamos propondo falar sobre Ensino, Pesquisa e Extensão como pretexto para pensar sobre as Relações Étnicas. Ou seja, de forma didática vamos falar sobre as Relações Étnicas e a indissociabilidade no tripé ENSINO-EXTENSÃO-PESQUISA, nesta ordem, pois enseja nossa experiência na educação superior no espaço do ODEERE. As perspectivas educacionais descolonizadoras lançam o olhar sobre processos de produção de conhecimentos que se voltem para pensar/debater metodologias que dê voz aos sujeitos, enaltecendo a oralidade e, portanto, o “senso comum” no sentido atribuído por Geertz em sua produção “Saber Local”. Tais perspectivas nos coloca os desafios que a problemática das fronteiras nas relações entre diferentes etnicidades nos apontam nos espaços educacionais. Palavras-chave: Pesquisa, Ensino, Exrtensão, Relações Étnicas, ODEERE. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer-reviewed article Artículo revisado por pares Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/6233 10.22481/odeere.v4i8.6233 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/6233 |
identifier_str_mv |
10.22481/odeere.v4i8.6233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/6233/4657 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
ODEERE; Vol. 4 Núm. 8 (2019): Relaciones Étnicas y Contemporaneidad; 35-49 ODEERE; Vol. 4 No. 8 (2019): Ethnic Relations and Contemporaneity; 35-49 ODEERE; v. 4 n. 8 (2019): Relações Étnicas e Contemporaneidade; 35-49 ODEERE; Vol. 4 No. 8 (2019): Relações Étnicas e Contemporaneidade; 35-49 2525-4715 reponame:Revista Odeere instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Odeere |
collection |
Revista Odeere |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaodeere@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797067755149590528 |