Currículo e relações étnico-raciais em uma escola no campo no município de Amargosa-Ba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nery Leal, Catiana
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Eugenio, Benedito, Moraes Garcia, Fatima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Odeere
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/13005
Resumo: Este artigo apresenta uma análise sobre o currículo da escola no campo e as relações étnico-raciais no município de Amargosa-Ba, município localizado no território de identidade do Vale do Jiquiriçá. O lócus da pesquisa foi a escola municipal Margarida Maria Alves. As análises foram realizadas por meio da leitura do Projeto Político-Pedagógico e dos Planos de Ensino dos professores das disciplinas de Língua Portuguesa, História, Ciências e Artes. Os documentos curriculares analisados apontam indícios de que a educação no campo do município está sendo trabalhada com o paradigma da educação no campo funcional, porque reconhece as diferenças, todavia, o município ainda adota nas escolas do campo um currículo urbano. Algumas ações inseridas no plano de ensino dos professores indicam que os conteúdos referentes às relações étnico-raciais, estão presentes no cotidiano da escola, ainda que de forma bem tímida, sobressaindo-se na disciplina de História.
id UESB-5_749bf72dcdb8f970891cef2c73cdde8d
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13005
network_acronym_str UESB-5
network_name_str Revista Odeere
repository_id_str
spelling Currículo e relações étnico-raciais em uma escola no campo no município de Amargosa-BaCurriculum and ethnic-racial relations in a rural school in the municipality of Amargosa-BaCurrículo y relaciones étnico-raciales en una escuela rural del municipio de Amargosa-Ba.Educação no campo; Relações Étnico-RaciaisCurrículoRural educationEthnic-Racial RelationsCurriculumEducación ruralRelaciones étnico-racialesCurriculoEste artigo apresenta uma análise sobre o currículo da escola no campo e as relações étnico-raciais no município de Amargosa-Ba, município localizado no território de identidade do Vale do Jiquiriçá. O lócus da pesquisa foi a escola municipal Margarida Maria Alves. As análises foram realizadas por meio da leitura do Projeto Político-Pedagógico e dos Planos de Ensino dos professores das disciplinas de Língua Portuguesa, História, Ciências e Artes. Os documentos curriculares analisados apontam indícios de que a educação no campo do município está sendo trabalhada com o paradigma da educação no campo funcional, porque reconhece as diferenças, todavia, o município ainda adota nas escolas do campo um currículo urbano. Algumas ações inseridas no plano de ensino dos professores indicam que os conteúdos referentes às relações étnico-raciais, estão presentes no cotidiano da escola, ainda que de forma bem tímida, sobressaindo-se na disciplina de História.This article presents an analysis of the school curriculum in the countryside and the ethnic-racial relations in the municipality of Amargosa-Ba, a municipality located in the identity territory of the Jiquiriçá Valley. The locus of the research was the municipal school Margarida Maria Alves. The analyzes were carried out by reading the Political-Pedagogical Project and the Teaching Plans of the Portuguese Language, History, Science and Arts teachers. The curriculum documents analyzed point to evidence that education in the countryside of the municipality is being worked with the paradigm of education in the functional field, because it recognizes the differences, however, the municipality still adopts an urban curriculum in rural schools. Some actions included in the teachers' teaching plan indicate that the contents referring to ethnic-racial relations are present in the daily life of the school, albeit in a very timid way, standing out in the discipline of History. Keywords: Rural education; Ethnic-Racial Relations; CurriculumEste artículo presenta un análisis del currículo escolar rural y de las relaciones étnico-raciales en el municipio de Amargosa-Ba, municipio ubicado en el territorio identitario del Vale do Jiquiriçá. El lugar de la investigación fue la escuela municipal Margarida Maria Alves. Los análisis se realizaron a partir de la lectura del Proyecto Político-Pedagógico y de los Planes de Enseñanza de los profesores de las disciplinas de Lengua Portuguesa, Historia, Ciencias y Artes. Los documentos curriculares analizados apuntan a evidenciar que la educación en el campo del municipio está siendo trabajada con el paradigma de la educación en el campo funcional, pues reconoce las diferencias, sin embargo, el municipio aún adopta un currículo urbano en las escuelas rurales. Algunas acciones insertas en el plan de enseñanza de los profesores indican que los contenidos referentes a las relaciones étnico-raciales están presentes en el cotidiano de la escuela, aunque de forma muy tímida, destacándose en la disciplina de Historia.Edições UESB2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresArtículo revisado por paresPeer-reviewed articleapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/1300510.22481/odeere.v8i3.13005ODEERE; Vol. 8 Núm. 3 (2023): (Sep./Dic) Ciudades, salud y agroecología en territorios afroindígenas; 252-273ODEERE; Vol. 8 No. 3 (2023): (Sep./Dec) Cities, Health and Agroecology in Afro-Indigenous Territories; 252-273ODEERE; v. 8 n. 3 (2023): (Set./Dez) Cidades, Saúde e Agroecologia em Territórios Afro-Indígenas; 252-273ODEERE; Vol. 8 No. 3 (2023): (Set./Dez) Cidades, Saúde e Agroecologia em Territórios Afro-Indígenas; 252-2732525-4715reponame:Revista Odeereinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/13005/8298Copyright (c) 2023 ODEEREhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNery Leal, CatianaEugenio, BeneditoMoraes Garcia, Fatima2023-12-22T12:59:49Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13005Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/oairevistaodeere@uesb.edu.br||2525-47152525-4715opendoar:2023-12-22T12:59:49Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo e relações étnico-raciais em uma escola no campo no município de Amargosa-Ba
Curriculum and ethnic-racial relations in a rural school in the municipality of Amargosa-Ba
Currículo y relaciones étnico-raciales en una escuela rural del municipio de Amargosa-Ba.
title Currículo e relações étnico-raciais em uma escola no campo no município de Amargosa-Ba
spellingShingle Currículo e relações étnico-raciais em uma escola no campo no município de Amargosa-Ba
Nery Leal, Catiana
Educação no campo;
Relações Étnico-Raciais
Currículo
Rural education
Ethnic-Racial Relations
Curriculum
Educación rural
Relaciones étnico-raciales
Curriculo
title_short Currículo e relações étnico-raciais em uma escola no campo no município de Amargosa-Ba
title_full Currículo e relações étnico-raciais em uma escola no campo no município de Amargosa-Ba
title_fullStr Currículo e relações étnico-raciais em uma escola no campo no município de Amargosa-Ba
title_full_unstemmed Currículo e relações étnico-raciais em uma escola no campo no município de Amargosa-Ba
title_sort Currículo e relações étnico-raciais em uma escola no campo no município de Amargosa-Ba
author Nery Leal, Catiana
author_facet Nery Leal, Catiana
Eugenio, Benedito
Moraes Garcia, Fatima
author_role author
author2 Eugenio, Benedito
Moraes Garcia, Fatima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nery Leal, Catiana
Eugenio, Benedito
Moraes Garcia, Fatima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação no campo;
Relações Étnico-Raciais
Currículo
Rural education
Ethnic-Racial Relations
Curriculum
Educación rural
Relaciones étnico-raciales
Curriculo
topic Educação no campo;
Relações Étnico-Raciais
Currículo
Rural education
Ethnic-Racial Relations
Curriculum
Educación rural
Relaciones étnico-raciales
Curriculo
description Este artigo apresenta uma análise sobre o currículo da escola no campo e as relações étnico-raciais no município de Amargosa-Ba, município localizado no território de identidade do Vale do Jiquiriçá. O lócus da pesquisa foi a escola municipal Margarida Maria Alves. As análises foram realizadas por meio da leitura do Projeto Político-Pedagógico e dos Planos de Ensino dos professores das disciplinas de Língua Portuguesa, História, Ciências e Artes. Os documentos curriculares analisados apontam indícios de que a educação no campo do município está sendo trabalhada com o paradigma da educação no campo funcional, porque reconhece as diferenças, todavia, o município ainda adota nas escolas do campo um currículo urbano. Algumas ações inseridas no plano de ensino dos professores indicam que os conteúdos referentes às relações étnico-raciais, estão presentes no cotidiano da escola, ainda que de forma bem tímida, sobressaindo-se na disciplina de História.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Artículo revisado por pares
Peer-reviewed article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/13005
10.22481/odeere.v8i3.13005
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/13005
identifier_str_mv 10.22481/odeere.v8i3.13005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/13005/8298
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 ODEERE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 ODEERE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv ODEERE; Vol. 8 Núm. 3 (2023): (Sep./Dic) Ciudades, salud y agroecología en territorios afroindígenas; 252-273
ODEERE; Vol. 8 No. 3 (2023): (Sep./Dec) Cities, Health and Agroecology in Afro-Indigenous Territories; 252-273
ODEERE; v. 8 n. 3 (2023): (Set./Dez) Cidades, Saúde e Agroecologia em Territórios Afro-Indígenas; 252-273
ODEERE; Vol. 8 No. 3 (2023): (Set./Dez) Cidades, Saúde e Agroecologia em Territórios Afro-Indígenas; 252-273
2525-4715
reponame:Revista Odeere
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Odeere
collection Revista Odeere
repository.name.fl_str_mv Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv revistaodeere@uesb.edu.br||
_version_ 1797067754450190336