“Ewé ó!": terreiro children and their ethnosabers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana Silva, Hellen Mabel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Santana, Marise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Odeere
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/9875
Resumo: O artigo aborda a relação entre crianças de terreiro e os seus etnosaberes produzidos no universo dos cosmosentidos do candomblé. Enquanto religião de matriz africana onde a biointeração é um dos princípios basilares, o candomblé e seu universo apresentam uma extensa gama de saberes tradicionais que são construídos e vividos no cotidiano. Compreender como as crianças de terreiro produzem seus conhecimentos traz consigo o intento de pensar a infância e seu poder criativo através de uma afroperspectiva onde a multidimensionalidade, multirreferencialidade e a polissemia do saber se mostram a todo momento, nas ideias nascentes vividas, por exemplo, quando as crianças exploram o território do terreiro com a astúcia de quem conhece o que nós, adultas e adultos, não conhecemos. Na produção desenhística das crianças e nas suas narrativas é possível aprender sobre etnosaberes, cultura e ancestralidade através de itans, orikis e neolinguagens próprias dos seus universos simbólicos onde imagens e rituais didáticos unem teoria e prática, sensível e racional. Ademais, as crianças apresentam um caleidoscópio inventivo de saberes como guias para outros caminhos e possibilidades educacionais a luz das relações étnicas.
id UESB-5_79e72cc04b4c3975bbb7b6b7cb2c5426
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9875
network_acronym_str UESB-5
network_name_str Revista Odeere
repository_id_str
spelling “Ewé ó!": terreiro children and their ethnosabers"Ewé Ó!": niños terreiros y sus etnosaberes"Ewé Ó!": crianças de terreiro e seus etnosaberesEtnosaberesCrianças de TerreiroCulturaDesenhoEthnosabersTerreiro childrenCultureDesignEtnosabersNiños de TerreiroCulturaDiseñoO artigo aborda a relação entre crianças de terreiro e os seus etnosaberes produzidos no universo dos cosmosentidos do candomblé. Enquanto religião de matriz africana onde a biointeração é um dos princípios basilares, o candomblé e seu universo apresentam uma extensa gama de saberes tradicionais que são construídos e vividos no cotidiano. Compreender como as crianças de terreiro produzem seus conhecimentos traz consigo o intento de pensar a infância e seu poder criativo através de uma afroperspectiva onde a multidimensionalidade, multirreferencialidade e a polissemia do saber se mostram a todo momento, nas ideias nascentes vividas, por exemplo, quando as crianças exploram o território do terreiro com a astúcia de quem conhece o que nós, adultas e adultos, não conhecemos. Na produção desenhística das crianças e nas suas narrativas é possível aprender sobre etnosaberes, cultura e ancestralidade através de itans, orikis e neolinguagens próprias dos seus universos simbólicos onde imagens e rituais didáticos unem teoria e prática, sensível e racional. Ademais, as crianças apresentam um caleidoscópio inventivo de saberes como guias para outros caminhos e possibilidades educacionais a luz das relações étnicas.The article discusses the relationship between terreiro children and their ethnosabers produced in the universe of cosmosesenses of Candomblé. As a religion of African matrix where biointeraction is one of the basic principles, Candomblé and its universe present a wide range of traditional knowledge that is constructed and lived in everyday life. Understanding how terreiro children produce their knowledge brings with it the intention to think about childhood and its creative power through an Afro-perspective where the multidimensionality, multireferentiality and polysemy of knowledge are shown at all times, in the emerging ideas experienced, for example, when the children explore the terreiro's  territory with the astuteness of someone who knows what we adults and adults don't know. In the children's drawing production and in their narratives it is possible to learn about ethnosabers, culture and ancestry through itans, orikis and neo-languages characteristic of their symbolic universes where images and didactic rituals unite theory and practice, sensitive and rational. Furthermore, children present an inventive kaleidoscope of knowledge as guides to other educational paths and possibilities in the light of ethnic relations.El artículo analiza la relación entre los niños terreiros y sus etnossabros producidos en el universo de los cosmos sentidos de Candomblé. Como religión de matriz africana donde la biointegración es uno de los principios básicos, Candomblé y su universo presentan una amplia gama de conocimientos tradicionales que se construyen y viven en la vida cotidiana. Entender cómo los niños terreiros producen sus conocimientos trae consigo la intención de pensar en la infancia y su poder creativo a través de una afroperspectiva donde la multidimensionalidad, multireferencialidad y polisemia del conocimiento se manifiesta en todo momento, en las ideas emergentes vividas, por ejemplo, cuando los niños exploran el territorio del terreiro con la astucia de quien sabe lo que los adultos y los adultos no sabemos. En la producción de dibujos de los niños y en sus narrativas es posible aprender sobre etnoabras, cultura y ascendencia a través de itans, orikis y neolenguajes característicos de sus universos simbólicos donde imágenes y rituales didácticos unen teoría y práctica, sensitiva y racional. Además, los niños presentan un caleidoscopio inventivo de conocimientos como guías para otros caminos y posibilidades educativas a la luz de las relaciones étnicas.Edições UESB2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed articleArtículo revisado por paresArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/987510.22481/odeere.v6i2.9875ODEERE; Vol. 6 Núm. 2 (2021): Etnociencias y autosostenibilidad de los pueblos tradicionales; 96-115ODEERE; Vol. 6 No. 2 (2021): Ethnosciences and Self-sustainability of Traditional Peoples; 96-115ODEERE; v. 6 n. 2 (2021): Etnociências e Autossustentabilidade de Povos Tradicionais; 96-115ODEERE; Vol. 6 No. 2 (2021): Etnociências e Autossustentabilidade de Povos Tradicionais; 96-1152525-4715reponame:Revista Odeereinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/9875/6495Copyright (c) 2021 ODEEREhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantana Silva, Hellen Mabelde Santana, Marise2022-02-09T16:52:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9875Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/oairevistaodeere@uesb.edu.br||2525-47152525-4715opendoar:2022-02-09T16:52:38Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv “Ewé ó!": terreiro children and their ethnosabers
"Ewé Ó!": niños terreiros y sus etnosaberes
"Ewé Ó!": crianças de terreiro e seus etnosaberes
title “Ewé ó!": terreiro children and their ethnosabers
spellingShingle “Ewé ó!": terreiro children and their ethnosabers
Santana Silva, Hellen Mabel
Etnosaberes
Crianças de Terreiro
Cultura
Desenho
Ethnosabers
Terreiro children
Culture
Design
Etnosabers
Niños de Terreiro
Cultura
Diseño
title_short “Ewé ó!": terreiro children and their ethnosabers
title_full “Ewé ó!": terreiro children and their ethnosabers
title_fullStr “Ewé ó!": terreiro children and their ethnosabers
title_full_unstemmed “Ewé ó!": terreiro children and their ethnosabers
title_sort “Ewé ó!": terreiro children and their ethnosabers
author Santana Silva, Hellen Mabel
author_facet Santana Silva, Hellen Mabel
de Santana, Marise
author_role author
author2 de Santana, Marise
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana Silva, Hellen Mabel
de Santana, Marise
dc.subject.por.fl_str_mv Etnosaberes
Crianças de Terreiro
Cultura
Desenho
Ethnosabers
Terreiro children
Culture
Design
Etnosabers
Niños de Terreiro
Cultura
Diseño
topic Etnosaberes
Crianças de Terreiro
Cultura
Desenho
Ethnosabers
Terreiro children
Culture
Design
Etnosabers
Niños de Terreiro
Cultura
Diseño
description O artigo aborda a relação entre crianças de terreiro e os seus etnosaberes produzidos no universo dos cosmosentidos do candomblé. Enquanto religião de matriz africana onde a biointeração é um dos princípios basilares, o candomblé e seu universo apresentam uma extensa gama de saberes tradicionais que são construídos e vividos no cotidiano. Compreender como as crianças de terreiro produzem seus conhecimentos traz consigo o intento de pensar a infância e seu poder criativo através de uma afroperspectiva onde a multidimensionalidade, multirreferencialidade e a polissemia do saber se mostram a todo momento, nas ideias nascentes vividas, por exemplo, quando as crianças exploram o território do terreiro com a astúcia de quem conhece o que nós, adultas e adultos, não conhecemos. Na produção desenhística das crianças e nas suas narrativas é possível aprender sobre etnosaberes, cultura e ancestralidade através de itans, orikis e neolinguagens próprias dos seus universos simbólicos onde imagens e rituais didáticos unem teoria e prática, sensível e racional. Ademais, as crianças apresentam um caleidoscópio inventivo de saberes como guias para outros caminhos e possibilidades educacionais a luz das relações étnicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/9875
10.22481/odeere.v6i2.9875
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/9875
identifier_str_mv 10.22481/odeere.v6i2.9875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/9875/6495
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 ODEERE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 ODEERE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv ODEERE; Vol. 6 Núm. 2 (2021): Etnociencias y autosostenibilidad de los pueblos tradicionales; 96-115
ODEERE; Vol. 6 No. 2 (2021): Ethnosciences and Self-sustainability of Traditional Peoples; 96-115
ODEERE; v. 6 n. 2 (2021): Etnociências e Autossustentabilidade de Povos Tradicionais; 96-115
ODEERE; Vol. 6 No. 2 (2021): Etnociências e Autossustentabilidade de Povos Tradicionais; 96-115
2525-4715
reponame:Revista Odeere
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Odeere
collection Revista Odeere
repository.name.fl_str_mv Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv revistaodeere@uesb.edu.br||
_version_ 1797067755740987392