The Wayuu conflict resolution system and decision making: intercultural educational leadership
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Odeere |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/13577 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a liderança educacional intercultural e abordar a resolução de conflitos nas escolas sob a perspectiva da regulação Wayuu como alternativa. Aborda a resolução de conflitos na escola a partir de modelos alternativos, especificamente, as normas Wayuu. Para que essa liderança docente promova a valorização da diferença, o respeito e o diálogo de saberes como mecanismo de promoção da identidade cultural. O trabalho foi realizado no departamento de La Guajira, Colômbia, durante nossa estada lá para o ditado de cursos, oficinas e seminários sobre educação intercultural para professores de diferentes áreas do departamento entre 2017-2022. A pesquisa é formalizada a partir do paradigma qualitativo, com base no método etnográfico. Os dados coletados para fazer a reflexão pertinente neste trabalho, são produto das atividades realizadas e de nossas experiências com os professores Wayuu. Conclui-se que os professores Wayuu devem contribuir para a preservação das normas Wayuu de resolução de conflitos no contexto educacional, entendendo que uma convivência saudável implica também ter que recorrer a normas inclusivas. Isso promoverá a liderança a partir da matriz étnico-cultural. |
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The Wayuu conflict resolution system and decision making: intercultural educational leadershipEl sistema de resolución de conflictos wayuu y la toma de decisiones: Liderazgo educativo interculturalO Sistema Wayuu de Resolução de Conflitos e a Tomada de Decisão: Liderança Educacional InterculturalIdentidad culturalInterculturalidadLiderazgo educativoResolución de conflitosWayuuIdentidade culturalInterculturalidadeLiderança educacionalResolução de conflitosWayuuConflict resolutionCultural identityEducational leadershipInterculturality WayuuEste trabalho tem como objetivo refletir sobre a liderança educacional intercultural e abordar a resolução de conflitos nas escolas sob a perspectiva da regulação Wayuu como alternativa. Aborda a resolução de conflitos na escola a partir de modelos alternativos, especificamente, as normas Wayuu. Para que essa liderança docente promova a valorização da diferença, o respeito e o diálogo de saberes como mecanismo de promoção da identidade cultural. O trabalho foi realizado no departamento de La Guajira, Colômbia, durante nossa estada lá para o ditado de cursos, oficinas e seminários sobre educação intercultural para professores de diferentes áreas do departamento entre 2017-2022. A pesquisa é formalizada a partir do paradigma qualitativo, com base no método etnográfico. Os dados coletados para fazer a reflexão pertinente neste trabalho, são produto das atividades realizadas e de nossas experiências com os professores Wayuu. Conclui-se que os professores Wayuu devem contribuir para a preservação das normas Wayuu de resolução de conflitos no contexto educacional, entendendo que uma convivência saudável implica também ter que recorrer a normas inclusivas. Isso promoverá a liderança a partir da matriz étnico-cultural.Este trabajo tiene como propósito reflexionar sobre el liderazgo educativo intercultural y abordar la resolución de conflictos en la escuela desde la perspectiva de la normativa wayuu como alternativa. Se aborda lo relativo a la resolución de los conflictos en la escuela desde modelos alternativos, específicamente, la normativa wayuu. Con el fin, de que este liderazgo docente fomente la valoración de la diferencia, respeto y diálogo de saberes como mecanismo para fomentar la identidad cultural. El trabajo se realizó en el departamento de la Guajira, Colombia, en nuestra estancia allí para el dictado de cursos, talleres y seminarios sobre educación intercultural a maestros de distintas zonas del departamento entre el 2017-2022. La investigación se formaliza desde el paradigma cualitativo, fundamentada en el método etnográfico. Los datos recopilados para hacer la reflexión pertinente en este trabajo, son producto de las actividades realizadas y de nuestras vivencias con los maestros wayuu. Como conclusión tenemos que los docentes wayuu deben contribuir con la preservación de las normas de resolución de conflictos wayuu en el contexto educativo, entendiendo que una convivencia sana implica también tener que recurrir a normas incluyentes. Con esto se propiciará un liderazgo desde la matriz cultural étnica.The purpose of this work is to reflect about intercultural educational leadership and approach the conflict resolution in school from the perspective of wayuu normative as an alternative. It approaches related about the resolution of the conflicts in the school from alternative models, specifically, the wayuu regulations. In order to this teaching leadership promotes the appreciation different, respect and dialogue of knowledge as a mechanism to promote cultural identity. The work was carried out in the department of La Guajira, Colombia, during our stay there to teach courses, workshops and seminars on intercultural education to teachers from different areas of the department from 2017 to 2022. The research is formalized from the qualitative paradigm, based on the ethnographic method. The data collected to make the pertinent reflection in this work are the product of the activities carried out and our experiences with the Wayuu teachers. In conclusion, we have that Wayuu teachers must contribute to the preservation of Wayuu conflict resolution norms in the educational context, understanding that a healthy coexistence also implies having to resort to inclusive norms. This will promote leadership from the ethnic cultural matrix.Edições UESB2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresArtículo revisado por paresPeer-reviewed articleapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/1357710.22481/odeere.v8i3.13577ODEERE; Vol. 8 Núm. 3 (2023): (Sep./Dic) Ciudades, salud y agroecología en territorios afroindígenas; 160-177ODEERE; Vol. 8 No. 3 (2023): (Sep./Dec) Cities, Health and Agroecology in Afro-Indigenous Territories; 160-177ODEERE; v. 8 n. 3 (2023): (Set./Dez) Cidades, Saúde e Agroecologia em Territórios Afro-Indígenas; 160-177ODEERE; Vol. 8 No. 3 (2023): (Set./Dez) Cidades, Saúde e Agroecologia em Territórios Afro-Indígenas; 160-1772525-4715reponame:Revista Odeereinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBspahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/13577/8293Copyright (c) 2023 ODEEREhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlarcón Puentes, Johnny AlbertoSoto, Zaidy Fernández2023-12-22T12:59:49Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13577Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/oairevistaodeere@uesb.edu.br||2525-47152525-4715opendoar:2023-12-22T12:59:49Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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