Caminhos da Educação Escolar Indígena entre países colonizados pela Inglaterra e suas diferenças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Odeere |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/10860 |
Resumo: | Neste artigo iremos analisar os caminhos da educação escolar indígena (EEI) em três países colonizados pela Inglaterra. Objetiva-se usar a EEI como pano de fundo para analisarmos as discrepâncias na condução da educação escolar, contando eventos históricos marcantes para a EEI. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre a EEI nos países Estados Unidos da América; Austrália e Nova Zelândia e criada uma cronologia dos marcos temporais. O enfrentamento do apartheid e do racismo provocou atrasos na condução da EEI e o protagonismo dos nativos na condução da EEI. |
id |
UESB-5_a21e061dd52f05bc05cbcf7a4ab55160 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10860 |
network_acronym_str |
UESB-5 |
network_name_str |
Revista Odeere |
repository_id_str |
|
spelling |
Caminhos da Educação Escolar Indígena entre países colonizados pela Inglaterra e suas diferençasCamiños de la Educación Escolar Indígena entre los países colonizados por Inglaterra y sus diferenciasPaths of Indigenous School Education between countries colonized by England and their diferencesEducaçãoEducação Escolar IndígenaEscolaInglaterraEducationEnglandIndigenous School EducationSchoolEducaciónEducación Escolar IndígenaEscuelaInglaterraNeste artigo iremos analisar os caminhos da educação escolar indígena (EEI) em três países colonizados pela Inglaterra. Objetiva-se usar a EEI como pano de fundo para analisarmos as discrepâncias na condução da educação escolar, contando eventos históricos marcantes para a EEI. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre a EEI nos países Estados Unidos da América; Austrália e Nova Zelândia e criada uma cronologia dos marcos temporais. O enfrentamento do apartheid e do racismo provocou atrasos na condução da EEI e o protagonismo dos nativos na condução da EEI.En este artículo analizaremos los camiños de la educación escolar indígena (EEI) en tres países colonizados por Inglaterra. Tuvo como objetivo utilizar la EEI como antecedente para analizar las discrepancias en la conducta de la educación escolar, relatando hechos históricos importantes para la EEI. Se realizó un estudio bibliográfico sobre la EEI en los países de estudio y se elaboró una cronología de tiempos. El enfrentamiento al apartheid y al racismo provocó retrasos en la gestión de la EEI y el protagonismo de los indígenas en la gestión de la EEI.In this article we will analyze the paths of indigenous school education (ISE) in three countries colonized by England. It aimed to use the ISE as a background to analyze the discrepancies in the conduct of school education, telling important historical events for the ISE. A bibliographic study was carried out on the ISE in the United States of America; Australia and New Zealand and a chronology of time milestones created. The confrontation of apartheid and racism caused delays in the conduction of the ISE and the protagonism of the natives in the conduction of the ISE.Edições UESB2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed articleArtigo avaliado pelos paresArtículo revisado por paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/1086010.22481/odeere.v7i2.10860ODEERE; Vol. 7 Núm. 2 (2022): (Mayo/Ago) - Relaciones Étnico-Raciales, Blanquitud y Decolonialidad en la Educación; 114-135ODEERE; Vol. 7 No. 2 (2022): (May/Aug) - Ethnic-Racial Relations, Whiteness and Decoloniality in Education; 114-135ODEERE; v. 7 n. 2 (2022): (mai./ago.) - Relações Étnico-Raciais, Branquitude e Decolonialidade na Educação; 114-135ODEERE; Vol. 7 No. 2 (2022): (mai./ago.) - Relações Étnico-Raciais, Branquitude e Decolonialidade na Educação; 114-1352525-4715reponame:Revista Odeereinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/10860/7045Copyright (c) 2022 ODEEREhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVilarim, Paulo RobertoMartins, Décio RuivoRodrigues, Sérgio Paulo Jorge2022-08-31T23:59:00Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10860Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/oairevistaodeere@uesb.edu.br||2525-47152525-4715opendoar:2022-08-31T23:59Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caminhos da Educação Escolar Indígena entre países colonizados pela Inglaterra e suas diferenças Camiños de la Educación Escolar Indígena entre los países colonizados por Inglaterra y sus diferencias Paths of Indigenous School Education between countries colonized by England and their diferences |
title |
Caminhos da Educação Escolar Indígena entre países colonizados pela Inglaterra e suas diferenças |
spellingShingle |
Caminhos da Educação Escolar Indígena entre países colonizados pela Inglaterra e suas diferenças Vilarim, Paulo Roberto Educação Educação Escolar Indígena Escola Inglaterra Education England Indigenous School Education School Educación Educación Escolar Indígena Escuela Inglaterra |
title_short |
Caminhos da Educação Escolar Indígena entre países colonizados pela Inglaterra e suas diferenças |
title_full |
Caminhos da Educação Escolar Indígena entre países colonizados pela Inglaterra e suas diferenças |
title_fullStr |
Caminhos da Educação Escolar Indígena entre países colonizados pela Inglaterra e suas diferenças |
title_full_unstemmed |
Caminhos da Educação Escolar Indígena entre países colonizados pela Inglaterra e suas diferenças |
title_sort |
Caminhos da Educação Escolar Indígena entre países colonizados pela Inglaterra e suas diferenças |
author |
Vilarim, Paulo Roberto |
author_facet |
Vilarim, Paulo Roberto Martins, Décio Ruivo Rodrigues, Sérgio Paulo Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Décio Ruivo Rodrigues, Sérgio Paulo Jorge |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilarim, Paulo Roberto Martins, Décio Ruivo Rodrigues, Sérgio Paulo Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação Escolar Indígena Escola Inglaterra Education England Indigenous School Education School Educación Educación Escolar Indígena Escuela Inglaterra |
topic |
Educação Educação Escolar Indígena Escola Inglaterra Education England Indigenous School Education School Educación Educación Escolar Indígena Escuela Inglaterra |
description |
Neste artigo iremos analisar os caminhos da educação escolar indígena (EEI) em três países colonizados pela Inglaterra. Objetiva-se usar a EEI como pano de fundo para analisarmos as discrepâncias na condução da educação escolar, contando eventos históricos marcantes para a EEI. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre a EEI nos países Estados Unidos da América; Austrália e Nova Zelândia e criada uma cronologia dos marcos temporais. O enfrentamento do apartheid e do racismo provocou atrasos na condução da EEI e o protagonismo dos nativos na condução da EEI. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer-reviewed article Artigo avaliado pelos pares Artículo revisado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/10860 10.22481/odeere.v7i2.10860 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/10860 |
identifier_str_mv |
10.22481/odeere.v7i2.10860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/10860/7045 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 ODEERE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 ODEERE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
ODEERE; Vol. 7 Núm. 2 (2022): (Mayo/Ago) - Relaciones Étnico-Raciales, Blanquitud y Decolonialidad en la Educación; 114-135 ODEERE; Vol. 7 No. 2 (2022): (May/Aug) - Ethnic-Racial Relations, Whiteness and Decoloniality in Education; 114-135 ODEERE; v. 7 n. 2 (2022): (mai./ago.) - Relações Étnico-Raciais, Branquitude e Decolonialidade na Educação; 114-135 ODEERE; Vol. 7 No. 2 (2022): (mai./ago.) - Relações Étnico-Raciais, Branquitude e Decolonialidade na Educação; 114-135 2525-4715 reponame:Revista Odeere instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Odeere |
collection |
Revista Odeere |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaodeere@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797067755796561920 |