Caminhos da Educação Escolar Indígena entre países colonizados pela Inglaterra e suas diferenças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilarim, Paulo Roberto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Martins, Décio Ruivo, Rodrigues, Sérgio Paulo Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Odeere
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/10860
Resumo: Neste artigo iremos analisar os caminhos da educação escolar indígena (EEI) em três países colonizados pela Inglaterra. Objetiva-se usar a EEI como pano de fundo para analisarmos as discrepâncias na condução da educação escolar, contando eventos históricos marcantes para a EEI. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre a EEI nos países Estados Unidos da América; Austrália e Nova Zelândia e criada uma cronologia dos marcos temporais. O enfrentamento do apartheid e do racismo provocou atrasos na condução da EEI e o protagonismo dos nativos na condução da EEI.
id UESB-5_a21e061dd52f05bc05cbcf7a4ab55160
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10860
network_acronym_str UESB-5
network_name_str Revista Odeere
repository_id_str
spelling Caminhos da Educação Escolar Indígena entre países colonizados pela Inglaterra e suas diferençasCamiños de la Educación Escolar Indígena entre los países colonizados por Inglaterra y sus diferenciasPaths of Indigenous School Education between countries colonized by England and their diferencesEducaçãoEducação Escolar IndígenaEscolaInglaterraEducationEnglandIndigenous School EducationSchoolEducaciónEducación Escolar IndígenaEscuelaInglaterraNeste artigo iremos analisar os caminhos da educação escolar indígena (EEI) em três países colonizados pela Inglaterra. Objetiva-se usar a EEI como pano de fundo para analisarmos as discrepâncias na condução da educação escolar, contando eventos históricos marcantes para a EEI. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre a EEI nos países Estados Unidos da América; Austrália e Nova Zelândia e criada uma cronologia dos marcos temporais. O enfrentamento do apartheid e do racismo provocou atrasos na condução da EEI e o protagonismo dos nativos na condução da EEI.En este artículo analizaremos los camiños de la educación escolar indígena (EEI) en tres países colonizados por Inglaterra. Tuvo como objetivo utilizar la EEI como antecedente para analizar las discrepancias en la conducta de la educación escolar, relatando hechos históricos importantes para la EEI. Se realizó un estudio bibliográfico sobre la EEI en los países de estudio y se elaboró una cronología de tiempos. El enfrentamiento al apartheid y al racismo provocó retrasos en la gestión de la EEI y el protagonismo de los indígenas en la gestión de la EEI.In this article we will analyze the paths of indigenous school education (ISE) in three countries colonized by England. It aimed to use the ISE as a background to analyze the discrepancies in the conduct of school education, telling important historical events for the ISE. A bibliographic study was carried out on the ISE in the United States of America; Australia and New Zealand and a chronology of time milestones created. The confrontation of apartheid and racism caused delays in the conduction of the ISE and the protagonism of the natives in the conduction of the ISE.Edições UESB2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed articleArtigo avaliado pelos paresArtículo revisado por paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/1086010.22481/odeere.v7i2.10860ODEERE; Vol. 7 Núm. 2 (2022): (Mayo/Ago) - Relaciones Étnico-Raciales, Blanquitud y Decolonialidad en la Educación; 114-135ODEERE; Vol. 7 No. 2 (2022): (May/Aug) - Ethnic-Racial Relations, Whiteness and Decoloniality in Education; 114-135ODEERE; v. 7 n. 2 (2022): (mai./ago.) - Relações Étnico-Raciais, Branquitude e Decolonialidade na Educação; 114-135ODEERE; Vol. 7 No. 2 (2022): (mai./ago.) - Relações Étnico-Raciais, Branquitude e Decolonialidade na Educação; 114-1352525-4715reponame:Revista Odeereinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/10860/7045Copyright (c) 2022 ODEEREhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVilarim, Paulo RobertoMartins, Décio RuivoRodrigues, Sérgio Paulo Jorge2022-08-31T23:59:00Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10860Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/oairevistaodeere@uesb.edu.br||2525-47152525-4715opendoar:2022-08-31T23:59Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Caminhos da Educação Escolar Indígena entre países colonizados pela Inglaterra e suas diferenças
Camiños de la Educación Escolar Indígena entre los países colonizados por Inglaterra y sus diferencias
Paths of Indigenous School Education between countries colonized by England and their diferences
title Caminhos da Educação Escolar Indígena entre países colonizados pela Inglaterra e suas diferenças
spellingShingle Caminhos da Educação Escolar Indígena entre países colonizados pela Inglaterra e suas diferenças
Vilarim, Paulo Roberto
Educação
Educação Escolar Indígena
Escola
Inglaterra
Education
England
Indigenous School Education
School
Educación
Educación Escolar Indígena
Escuela
Inglaterra
title_short Caminhos da Educação Escolar Indígena entre países colonizados pela Inglaterra e suas diferenças
title_full Caminhos da Educação Escolar Indígena entre países colonizados pela Inglaterra e suas diferenças
title_fullStr Caminhos da Educação Escolar Indígena entre países colonizados pela Inglaterra e suas diferenças
title_full_unstemmed Caminhos da Educação Escolar Indígena entre países colonizados pela Inglaterra e suas diferenças
title_sort Caminhos da Educação Escolar Indígena entre países colonizados pela Inglaterra e suas diferenças
author Vilarim, Paulo Roberto
author_facet Vilarim, Paulo Roberto
Martins, Décio Ruivo
Rodrigues, Sérgio Paulo Jorge
author_role author
author2 Martins, Décio Ruivo
Rodrigues, Sérgio Paulo Jorge
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilarim, Paulo Roberto
Martins, Décio Ruivo
Rodrigues, Sérgio Paulo Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação Escolar Indígena
Escola
Inglaterra
Education
England
Indigenous School Education
School
Educación
Educación Escolar Indígena
Escuela
Inglaterra
topic Educação
Educação Escolar Indígena
Escola
Inglaterra
Education
England
Indigenous School Education
School
Educación
Educación Escolar Indígena
Escuela
Inglaterra
description Neste artigo iremos analisar os caminhos da educação escolar indígena (EEI) em três países colonizados pela Inglaterra. Objetiva-se usar a EEI como pano de fundo para analisarmos as discrepâncias na condução da educação escolar, contando eventos históricos marcantes para a EEI. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre a EEI nos países Estados Unidos da América; Austrália e Nova Zelândia e criada uma cronologia dos marcos temporais. O enfrentamento do apartheid e do racismo provocou atrasos na condução da EEI e o protagonismo dos nativos na condução da EEI.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed article
Artigo avaliado pelos pares
Artículo revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/10860
10.22481/odeere.v7i2.10860
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/10860
identifier_str_mv 10.22481/odeere.v7i2.10860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/10860/7045
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 ODEERE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 ODEERE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv ODEERE; Vol. 7 Núm. 2 (2022): (Mayo/Ago) - Relaciones Étnico-Raciales, Blanquitud y Decolonialidad en la Educación; 114-135
ODEERE; Vol. 7 No. 2 (2022): (May/Aug) - Ethnic-Racial Relations, Whiteness and Decoloniality in Education; 114-135
ODEERE; v. 7 n. 2 (2022): (mai./ago.) - Relações Étnico-Raciais, Branquitude e Decolonialidade na Educação; 114-135
ODEERE; Vol. 7 No. 2 (2022): (mai./ago.) - Relações Étnico-Raciais, Branquitude e Decolonialidade na Educação; 114-135
2525-4715
reponame:Revista Odeere
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Odeere
collection Revista Odeere
repository.name.fl_str_mv Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv revistaodeere@uesb.edu.br||
_version_ 1797067755796561920