Trançados e letramentos: relatos de um projeto de Pesquisa e Prática Pedagógica na Escola Tupinikim da Aldeia Comboios- Aracruz/ES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tupinikim, Aline F. R. Elisiário
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Tupinikim, Edinalva F. Rodriguês, Tupinikim, Joselda C. Passos, Tupinikim, Larissa D. Florêncio, Tupinikim, Luzia F. Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Odeere
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/4148
Resumo: O presente relato nasce de um projeto pedagógico desenvolvido na Aldeia Tupinikim de Comboios, município de Aracruz- ES, durante a disciplina Projetos de Pesquisa e Prática Pedagógica – PPPP III, no curso de Licenciatura Intercultural Indígena Tupinikim e Guarani, do Programa de Licenciaturas Indígenas – PROLIND, oferecido pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. O projeto teve como objetivos: Pesquisar com os mais velhos os tipos de trançados, colaborando na reafirmação cultural do nosso povo Tupiniquim; Reconhecer os tipos de trançados Tupiniquim; Confeccionar alguns tipos de trançados; Produzir textos coletivos a partir dos trançados e analisar o processo de letramento a partir de atividades contextualizadas. O projeto se apoiou metodologicamente na pesquisa-ação com intuito de identificar as técnicas e manuseios dos trançados Tupinikim, construindo momentos de partilhas com os anciãos e intercâmbios entre outras aldeias Tupinikim. Palavras-chave: Trançados; Letramentos; Povo Tupinkim; PROLIND.
id UESB-5_a6536841b44b3dc0a28079cf39d5aaac
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4148
network_acronym_str UESB-5
network_name_str Revista Odeere
repository_id_str
spelling Trançados e letramentos: relatos de um projeto de Pesquisa e Prática Pedagógica na Escola Tupinikim da Aldeia Comboios- Aracruz/ESBraids and literacies: reports of a project of Research and Pedagogical Practice at the Tupinikim School of Aldeia Comboios- Aracruz / ESTrenzado y alfabetizaciones: informes de un proyecto de Investigación y Práctica Pedagógica en la Escuela Tupinikim de Aldeia Comboios - Aracruz/ESBraided; Lettering; Tupinkim people; PROLINDO presente relato nasce de um projeto pedagógico desenvolvido na Aldeia Tupinikim de Comboios, município de Aracruz- ES, durante a disciplina Projetos de Pesquisa e Prática Pedagógica – PPPP III, no curso de Licenciatura Intercultural Indígena Tupinikim e Guarani, do Programa de Licenciaturas Indígenas – PROLIND, oferecido pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. O projeto teve como objetivos: Pesquisar com os mais velhos os tipos de trançados, colaborando na reafirmação cultural do nosso povo Tupiniquim; Reconhecer os tipos de trançados Tupiniquim; Confeccionar alguns tipos de trançados; Produzir textos coletivos a partir dos trançados e analisar o processo de letramento a partir de atividades contextualizadas. O projeto se apoiou metodologicamente na pesquisa-ação com intuito de identificar as técnicas e manuseios dos trançados Tupinikim, construindo momentos de partilhas com os anciãos e intercâmbios entre outras aldeias Tupinikim. Palavras-chave: Trançados; Letramentos; Povo Tupinkim; PROLIND.The present report is born from a pedagogical project developed in the Tupinikim Village of Comboios, municipality of Aracruz-ES, during the discipline Projects of Research and Pedagogical Practice - PPPP III, in the course of Indigenous Licentiate Tupinikim and Guarani, PROLIND, offered by the Federal University of Espírito Santo - UFES. The project had as objectives: To research with the older the types of braids, collaborating in the cultural reaffirmation of our Tupiniquim people; Recognize the types of Tupiniquim braids; Make some types of braids; Produce collective texts from the braids and analyze the process of literacy from contextualized activities. The project was methodologically based on action research in order to identify the techniques and manipulations of the Tupinikim braids, building moments of sharing with the elders and exchanges among other Tupinikim villages. Keywords: Braided; Lettering; Tupinkim people; PROLIND.Este informe es el resultado de un proyecto pedagógico desarrollado en la aldea Tupinikim de Comboios, municipio de Aracruz-ES, durante la disciplina Proyectos de investigación y práctica pedagógica - PPPP III, en el curso de licenciatura intercultural indígena Tupinikim y Guaraní, del Programa de licenciatura indígena - PROLIND, ofrecido por la Universidad Federal de Espírito Santo - UFES. El proyecto tenía como objetivos: investigar con los ancianos los tipos de trenzas, colaborando en la reafirmación cultural de nuestra gente tupiniquim; Reconocer los tipos de Tupiniquim trenzado; Hacer algunos tipos de trenzas; Produzca textos colectivos basados ​​en los hilos y analice el proceso de alfabetización basado en actividades contextualizadas. El proyecto se basó metodológicamente en la investigación de acción para identificar las técnicas y el manejo de las trenzas Tupinikim, creando momentos de intercambio con los ancianos e intercambios entre otras aldeas Tupinikim.Palabras clave: trenzado; Alfabetizaciones; Pueblo tupinkim; PROLIND.Edições UESB2018-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresArtículo revisado por paresPeer-reviewed articleapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/414810.22481/odeere.v3i5.4148ODEERE; Vol. 3 Núm. 5 (2018): Povos Indígenas no Brasil: Histórias, Retomadas e Perspectivas; 223-229ODEERE; Vol. 3 No. 5 (2018): Indigenous Peoples in Brazil: Stories, Resumes and Perspectives; 223-229ODEERE; v. 3 n. 5 (2018): Povos Indígenas no Brasil: Histórias, Retomadas e Perspectivas; 223-229ODEERE; Vol. 3 No. 5 (2018): Povos Indígenas no Brasil: Histórias, Retomadas e Perspectivas; 223-2292525-4715reponame:Revista Odeereinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/4148/3402Copyright (c) 2021 ODEEREhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTupinikim, Aline F. R. ElisiárioTupinikim, Edinalva F. RodriguêsTupinikim, Joselda C. PassosTupinikim, Larissa D. FlorêncioTupinikim, Luzia F. Rodrigues2021-07-24T13:09:12Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4148Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/oairevistaodeere@uesb.edu.br||2525-47152525-4715opendoar:2021-07-24T13:09:12Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Trançados e letramentos: relatos de um projeto de Pesquisa e Prática Pedagógica na Escola Tupinikim da Aldeia Comboios- Aracruz/ES
Braids and literacies: reports of a project of Research and Pedagogical Practice at the Tupinikim School of Aldeia Comboios- Aracruz / ES
Trenzado y alfabetizaciones: informes de un proyecto de Investigación y Práctica Pedagógica en la Escuela Tupinikim de Aldeia Comboios - Aracruz/ES
title Trançados e letramentos: relatos de um projeto de Pesquisa e Prática Pedagógica na Escola Tupinikim da Aldeia Comboios- Aracruz/ES
spellingShingle Trançados e letramentos: relatos de um projeto de Pesquisa e Prática Pedagógica na Escola Tupinikim da Aldeia Comboios- Aracruz/ES
Tupinikim, Aline F. R. Elisiário
Braided; Lettering; Tupinkim people; PROLIND
title_short Trançados e letramentos: relatos de um projeto de Pesquisa e Prática Pedagógica na Escola Tupinikim da Aldeia Comboios- Aracruz/ES
title_full Trançados e letramentos: relatos de um projeto de Pesquisa e Prática Pedagógica na Escola Tupinikim da Aldeia Comboios- Aracruz/ES
title_fullStr Trançados e letramentos: relatos de um projeto de Pesquisa e Prática Pedagógica na Escola Tupinikim da Aldeia Comboios- Aracruz/ES
title_full_unstemmed Trançados e letramentos: relatos de um projeto de Pesquisa e Prática Pedagógica na Escola Tupinikim da Aldeia Comboios- Aracruz/ES
title_sort Trançados e letramentos: relatos de um projeto de Pesquisa e Prática Pedagógica na Escola Tupinikim da Aldeia Comboios- Aracruz/ES
author Tupinikim, Aline F. R. Elisiário
author_facet Tupinikim, Aline F. R. Elisiário
Tupinikim, Edinalva F. Rodriguês
Tupinikim, Joselda C. Passos
Tupinikim, Larissa D. Florêncio
Tupinikim, Luzia F. Rodrigues
author_role author
author2 Tupinikim, Edinalva F. Rodriguês
Tupinikim, Joselda C. Passos
Tupinikim, Larissa D. Florêncio
Tupinikim, Luzia F. Rodrigues
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tupinikim, Aline F. R. Elisiário
Tupinikim, Edinalva F. Rodriguês
Tupinikim, Joselda C. Passos
Tupinikim, Larissa D. Florêncio
Tupinikim, Luzia F. Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Braided; Lettering; Tupinkim people; PROLIND
topic Braided; Lettering; Tupinkim people; PROLIND
description O presente relato nasce de um projeto pedagógico desenvolvido na Aldeia Tupinikim de Comboios, município de Aracruz- ES, durante a disciplina Projetos de Pesquisa e Prática Pedagógica – PPPP III, no curso de Licenciatura Intercultural Indígena Tupinikim e Guarani, do Programa de Licenciaturas Indígenas – PROLIND, oferecido pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. O projeto teve como objetivos: Pesquisar com os mais velhos os tipos de trançados, colaborando na reafirmação cultural do nosso povo Tupiniquim; Reconhecer os tipos de trançados Tupiniquim; Confeccionar alguns tipos de trançados; Produzir textos coletivos a partir dos trançados e analisar o processo de letramento a partir de atividades contextualizadas. O projeto se apoiou metodologicamente na pesquisa-ação com intuito de identificar as técnicas e manuseios dos trançados Tupinikim, construindo momentos de partilhas com os anciãos e intercâmbios entre outras aldeias Tupinikim. Palavras-chave: Trançados; Letramentos; Povo Tupinkim; PROLIND.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Artículo revisado por pares
Peer-reviewed article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/4148
10.22481/odeere.v3i5.4148
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/4148
identifier_str_mv 10.22481/odeere.v3i5.4148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/4148/3402
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 ODEERE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 ODEERE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv ODEERE; Vol. 3 Núm. 5 (2018): Povos Indígenas no Brasil: Histórias, Retomadas e Perspectivas; 223-229
ODEERE; Vol. 3 No. 5 (2018): Indigenous Peoples in Brazil: Stories, Resumes and Perspectives; 223-229
ODEERE; v. 3 n. 5 (2018): Povos Indígenas no Brasil: Histórias, Retomadas e Perspectivas; 223-229
ODEERE; Vol. 3 No. 5 (2018): Povos Indígenas no Brasil: Histórias, Retomadas e Perspectivas; 223-229
2525-4715
reponame:Revista Odeere
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Odeere
collection Revista Odeere
repository.name.fl_str_mv Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv revistaodeere@uesb.edu.br||
_version_ 1797067755012227072