Trançados e letramentos: relatos de um projeto de Pesquisa e Prática Pedagógica na Escola Tupinikim da Aldeia Comboios- Aracruz/ES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Odeere |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/4148 |
Resumo: | O presente relato nasce de um projeto pedagógico desenvolvido na Aldeia Tupinikim de Comboios, município de Aracruz- ES, durante a disciplina Projetos de Pesquisa e Prática Pedagógica – PPPP III, no curso de Licenciatura Intercultural Indígena Tupinikim e Guarani, do Programa de Licenciaturas Indígenas – PROLIND, oferecido pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. O projeto teve como objetivos: Pesquisar com os mais velhos os tipos de trançados, colaborando na reafirmação cultural do nosso povo Tupiniquim; Reconhecer os tipos de trançados Tupiniquim; Confeccionar alguns tipos de trançados; Produzir textos coletivos a partir dos trançados e analisar o processo de letramento a partir de atividades contextualizadas. O projeto se apoiou metodologicamente na pesquisa-ação com intuito de identificar as técnicas e manuseios dos trançados Tupinikim, construindo momentos de partilhas com os anciãos e intercâmbios entre outras aldeias Tupinikim. Palavras-chave: Trançados; Letramentos; Povo Tupinkim; PROLIND. |
id |
UESB-5_a6536841b44b3dc0a28079cf39d5aaac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4148 |
network_acronym_str |
UESB-5 |
network_name_str |
Revista Odeere |
repository_id_str |
|
spelling |
Trançados e letramentos: relatos de um projeto de Pesquisa e Prática Pedagógica na Escola Tupinikim da Aldeia Comboios- Aracruz/ESBraids and literacies: reports of a project of Research and Pedagogical Practice at the Tupinikim School of Aldeia Comboios- Aracruz / ESTrenzado y alfabetizaciones: informes de un proyecto de Investigación y Práctica Pedagógica en la Escuela Tupinikim de Aldeia Comboios - Aracruz/ESBraided; Lettering; Tupinkim people; PROLINDO presente relato nasce de um projeto pedagógico desenvolvido na Aldeia Tupinikim de Comboios, município de Aracruz- ES, durante a disciplina Projetos de Pesquisa e Prática Pedagógica – PPPP III, no curso de Licenciatura Intercultural Indígena Tupinikim e Guarani, do Programa de Licenciaturas Indígenas – PROLIND, oferecido pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. O projeto teve como objetivos: Pesquisar com os mais velhos os tipos de trançados, colaborando na reafirmação cultural do nosso povo Tupiniquim; Reconhecer os tipos de trançados Tupiniquim; Confeccionar alguns tipos de trançados; Produzir textos coletivos a partir dos trançados e analisar o processo de letramento a partir de atividades contextualizadas. O projeto se apoiou metodologicamente na pesquisa-ação com intuito de identificar as técnicas e manuseios dos trançados Tupinikim, construindo momentos de partilhas com os anciãos e intercâmbios entre outras aldeias Tupinikim. Palavras-chave: Trançados; Letramentos; Povo Tupinkim; PROLIND.The present report is born from a pedagogical project developed in the Tupinikim Village of Comboios, municipality of Aracruz-ES, during the discipline Projects of Research and Pedagogical Practice - PPPP III, in the course of Indigenous Licentiate Tupinikim and Guarani, PROLIND, offered by the Federal University of Espírito Santo - UFES. The project had as objectives: To research with the older the types of braids, collaborating in the cultural reaffirmation of our Tupiniquim people; Recognize the types of Tupiniquim braids; Make some types of braids; Produce collective texts from the braids and analyze the process of literacy from contextualized activities. The project was methodologically based on action research in order to identify the techniques and manipulations of the Tupinikim braids, building moments of sharing with the elders and exchanges among other Tupinikim villages. Keywords: Braided; Lettering; Tupinkim people; PROLIND.Este informe es el resultado de un proyecto pedagógico desarrollado en la aldea Tupinikim de Comboios, municipio de Aracruz-ES, durante la disciplina Proyectos de investigación y práctica pedagógica - PPPP III, en el curso de licenciatura intercultural indígena Tupinikim y Guaraní, del Programa de licenciatura indígena - PROLIND, ofrecido por la Universidad Federal de Espírito Santo - UFES. El proyecto tenía como objetivos: investigar con los ancianos los tipos de trenzas, colaborando en la reafirmación cultural de nuestra gente tupiniquim; Reconocer los tipos de Tupiniquim trenzado; Hacer algunos tipos de trenzas; Produzca textos colectivos basados en los hilos y analice el proceso de alfabetización basado en actividades contextualizadas. El proyecto se basó metodológicamente en la investigación de acción para identificar las técnicas y el manejo de las trenzas Tupinikim, creando momentos de intercambio con los ancianos e intercambios entre otras aldeas Tupinikim.Palabras clave: trenzado; Alfabetizaciones; Pueblo tupinkim; PROLIND.Edições UESB2018-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresArtículo revisado por paresPeer-reviewed articleapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/414810.22481/odeere.v3i5.4148ODEERE; Vol. 3 Núm. 5 (2018): Povos Indígenas no Brasil: Histórias, Retomadas e Perspectivas; 223-229ODEERE; Vol. 3 No. 5 (2018): Indigenous Peoples in Brazil: Stories, Resumes and Perspectives; 223-229ODEERE; v. 3 n. 5 (2018): Povos Indígenas no Brasil: Histórias, Retomadas e Perspectivas; 223-229ODEERE; Vol. 3 No. 5 (2018): Povos Indígenas no Brasil: Histórias, Retomadas e Perspectivas; 223-2292525-4715reponame:Revista Odeereinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/4148/3402Copyright (c) 2021 ODEEREhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTupinikim, Aline F. R. ElisiárioTupinikim, Edinalva F. RodriguêsTupinikim, Joselda C. PassosTupinikim, Larissa D. FlorêncioTupinikim, Luzia F. Rodrigues2021-07-24T13:09:12Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4148Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/oairevistaodeere@uesb.edu.br||2525-47152525-4715opendoar:2021-07-24T13:09:12Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trançados e letramentos: relatos de um projeto de Pesquisa e Prática Pedagógica na Escola Tupinikim da Aldeia Comboios- Aracruz/ES Braids and literacies: reports of a project of Research and Pedagogical Practice at the Tupinikim School of Aldeia Comboios- Aracruz / ES Trenzado y alfabetizaciones: informes de un proyecto de Investigación y Práctica Pedagógica en la Escuela Tupinikim de Aldeia Comboios - Aracruz/ES |
title |
Trançados e letramentos: relatos de um projeto de Pesquisa e Prática Pedagógica na Escola Tupinikim da Aldeia Comboios- Aracruz/ES |
spellingShingle |
Trançados e letramentos: relatos de um projeto de Pesquisa e Prática Pedagógica na Escola Tupinikim da Aldeia Comboios- Aracruz/ES Tupinikim, Aline F. R. Elisiário Braided; Lettering; Tupinkim people; PROLIND |
title_short |
Trançados e letramentos: relatos de um projeto de Pesquisa e Prática Pedagógica na Escola Tupinikim da Aldeia Comboios- Aracruz/ES |
title_full |
Trançados e letramentos: relatos de um projeto de Pesquisa e Prática Pedagógica na Escola Tupinikim da Aldeia Comboios- Aracruz/ES |
title_fullStr |
Trançados e letramentos: relatos de um projeto de Pesquisa e Prática Pedagógica na Escola Tupinikim da Aldeia Comboios- Aracruz/ES |
title_full_unstemmed |
Trançados e letramentos: relatos de um projeto de Pesquisa e Prática Pedagógica na Escola Tupinikim da Aldeia Comboios- Aracruz/ES |
title_sort |
Trançados e letramentos: relatos de um projeto de Pesquisa e Prática Pedagógica na Escola Tupinikim da Aldeia Comboios- Aracruz/ES |
author |
Tupinikim, Aline F. R. Elisiário |
author_facet |
Tupinikim, Aline F. R. Elisiário Tupinikim, Edinalva F. Rodriguês Tupinikim, Joselda C. Passos Tupinikim, Larissa D. Florêncio Tupinikim, Luzia F. Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Tupinikim, Edinalva F. Rodriguês Tupinikim, Joselda C. Passos Tupinikim, Larissa D. Florêncio Tupinikim, Luzia F. Rodrigues |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tupinikim, Aline F. R. Elisiário Tupinikim, Edinalva F. Rodriguês Tupinikim, Joselda C. Passos Tupinikim, Larissa D. Florêncio Tupinikim, Luzia F. Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Braided; Lettering; Tupinkim people; PROLIND |
topic |
Braided; Lettering; Tupinkim people; PROLIND |
description |
O presente relato nasce de um projeto pedagógico desenvolvido na Aldeia Tupinikim de Comboios, município de Aracruz- ES, durante a disciplina Projetos de Pesquisa e Prática Pedagógica – PPPP III, no curso de Licenciatura Intercultural Indígena Tupinikim e Guarani, do Programa de Licenciaturas Indígenas – PROLIND, oferecido pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. O projeto teve como objetivos: Pesquisar com os mais velhos os tipos de trançados, colaborando na reafirmação cultural do nosso povo Tupiniquim; Reconhecer os tipos de trançados Tupiniquim; Confeccionar alguns tipos de trançados; Produzir textos coletivos a partir dos trançados e analisar o processo de letramento a partir de atividades contextualizadas. O projeto se apoiou metodologicamente na pesquisa-ação com intuito de identificar as técnicas e manuseios dos trançados Tupinikim, construindo momentos de partilhas com os anciãos e intercâmbios entre outras aldeias Tupinikim. Palavras-chave: Trançados; Letramentos; Povo Tupinkim; PROLIND. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Artículo revisado por pares Peer-reviewed article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/4148 10.22481/odeere.v3i5.4148 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/4148 |
identifier_str_mv |
10.22481/odeere.v3i5.4148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/4148/3402 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 ODEERE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 ODEERE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
ODEERE; Vol. 3 Núm. 5 (2018): Povos Indígenas no Brasil: Histórias, Retomadas e Perspectivas; 223-229 ODEERE; Vol. 3 No. 5 (2018): Indigenous Peoples in Brazil: Stories, Resumes and Perspectives; 223-229 ODEERE; v. 3 n. 5 (2018): Povos Indígenas no Brasil: Histórias, Retomadas e Perspectivas; 223-229 ODEERE; Vol. 3 No. 5 (2018): Povos Indígenas no Brasil: Histórias, Retomadas e Perspectivas; 223-229 2525-4715 reponame:Revista Odeere instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Odeere |
collection |
Revista Odeere |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaodeere@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797067755012227072 |