Escola Pẽptykre Parkatêjê: saberes dialogados a partir das pinturas Gavião
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Odeere |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/11536 |
Resumo: | Este trabajo es parte de la investigación que se ha realizado a partir de una mirada al cotidiano de la Escuela Estatal Indígena de Educación Inicial, Básica y Media Pẽptykre Parkatêjê, tiene como objetivo traer la experiencia curricular de esta escuela articulada con la dinámica de el pueblo Parkatêjê que habita la Tierra Indígena Mãe Maria, en el municipio de Bom Jesus do Tocantins, en un área que llamamos etnoterritorio de Gavião. En ese sentido, la obra trae reflexiones y análisis de la metodología desarrollada en el currículo en marcha, así como en las acciones que se desencadenan a lo largo del año a través del calendario ceremonial del pueblo. |
id |
UESB-5_f74186a982ee2fedccf1d3234b6454f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11536 |
network_acronym_str |
UESB-5 |
network_name_str |
Revista Odeere |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola Pẽptykre Parkatêjê: saberes dialogados a partir das pinturas GaviãoEscuela Pẽptykre Parkatêjê: saberes dialogados a partir de las pinturas de GaviãoPẽptykre Parkatêjê School: dialogued knowledge from the Gavião paintingsCurrículoEducação Escolar IndígenaTerra Indígena Mãe MariaCurrículoEducación Escolar IndígenaTierra Indígena Mãe MariaCurriculumIndigenous School EducationMãe Maria Indigenous LandEste trabajo es parte de la investigación que se ha realizado a partir de una mirada al cotidiano de la Escuela Estatal Indígena de Educación Inicial, Básica y Media Pẽptykre Parkatêjê, tiene como objetivo traer la experiencia curricular de esta escuela articulada con la dinámica de el pueblo Parkatêjê que habita la Tierra Indígena Mãe Maria, en el municipio de Bom Jesus do Tocantins, en un área que llamamos etnoterritorio de Gavião. En ese sentido, la obra trae reflexiones y análisis de la metodología desarrollada en el currículo en marcha, así como en las acciones que se desencadenan a lo largo del año a través del calendario ceremonial del pueblo.Este trabalho é parte da pesquisa que vem sendo realizada a partir de um olhar sobre o cotidiano da Escola Estadual Indígena de Educação Infantil, Fundamental e Médio Pẽptykre Parkatêjê, tem como objetivo trazer a experiência curricular dessa escola, articulada com dinâmica do povo Parkatêjê que habita a Terra Indígena Mãe Maria, no município de Bom Jesus do Tocantins, numa área que denominamos como o etnoterritório Gavião. Neste sentido, o trabalho traz reflexões e análise da metodologia desenvolvida no currículo em movimento, como também nas ações que são desencadeadas ao longo do ano por meio do calendário cerimonial da aldeia.This work is part of the research that has been carried out from a look at the daily life of the Indigenous State School of Early Childhood, Elementary and Middle Education Pẽptykre Parkatêjê, it aims to bring the curricular experience of this school articulated with the dynamics of the Parkatêjê people who inhabit the Mãe Maria Indigenous Land, in the municipality of Bom Jesus do Tocantins, in an area that we call the Gavião ethnoterritory. In this sense, the work brings reflections and analysis of the methodology developed in the curriculum in motion, as well as in the actions that are triggered throughout the year through the ceremonial calendar of the village.Edições UESB2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed articleArtículo revisado por paresArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/1153610.22481/odeere.v7i3.11536ODEERE; Vol. 7 Núm. 3 (2022): (sep./dic.) - Experiencias en Educación Escolar Indígena en América Latina; 64-86ODEERE; Vol. 7 No. 3 (2022): (sep./dec.) - Experiences in Indigenous School Education in Latin America; 64-86ODEERE; v. 7 n. 3 (2022): (set./dez.) - Experiências em Educação Escolar Indígena na América Latina; 64-86ODEERE; Vol. 7 No. 3 (2022): (set./dez.) - Experiências em Educação Escolar Indígena na América Latina; 64-862525-4715reponame:Revista Odeereinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/11536/7264Copyright (c) 2022 ODEEREhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Elizete de LimaRibeiro Júnior, Ribamar2023-01-05T18:52:16Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11536Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/oairevistaodeere@uesb.edu.br||2525-47152525-4715opendoar:2023-01-05T18:52:16Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola Pẽptykre Parkatêjê: saberes dialogados a partir das pinturas Gavião Escuela Pẽptykre Parkatêjê: saberes dialogados a partir de las pinturas de Gavião Pẽptykre Parkatêjê School: dialogued knowledge from the Gavião paintings |
title |
Escola Pẽptykre Parkatêjê: saberes dialogados a partir das pinturas Gavião |
spellingShingle |
Escola Pẽptykre Parkatêjê: saberes dialogados a partir das pinturas Gavião Queiroz, Elizete de Lima Currículo Educação Escolar Indígena Terra Indígena Mãe Maria Currículo Educación Escolar Indígena Tierra Indígena Mãe Maria Curriculum Indigenous School Education Mãe Maria Indigenous Land |
title_short |
Escola Pẽptykre Parkatêjê: saberes dialogados a partir das pinturas Gavião |
title_full |
Escola Pẽptykre Parkatêjê: saberes dialogados a partir das pinturas Gavião |
title_fullStr |
Escola Pẽptykre Parkatêjê: saberes dialogados a partir das pinturas Gavião |
title_full_unstemmed |
Escola Pẽptykre Parkatêjê: saberes dialogados a partir das pinturas Gavião |
title_sort |
Escola Pẽptykre Parkatêjê: saberes dialogados a partir das pinturas Gavião |
author |
Queiroz, Elizete de Lima |
author_facet |
Queiroz, Elizete de Lima Ribeiro Júnior, Ribamar |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro Júnior, Ribamar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Elizete de Lima Ribeiro Júnior, Ribamar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Educação Escolar Indígena Terra Indígena Mãe Maria Currículo Educación Escolar Indígena Tierra Indígena Mãe Maria Curriculum Indigenous School Education Mãe Maria Indigenous Land |
topic |
Currículo Educação Escolar Indígena Terra Indígena Mãe Maria Currículo Educación Escolar Indígena Tierra Indígena Mãe Maria Curriculum Indigenous School Education Mãe Maria Indigenous Land |
description |
Este trabajo es parte de la investigación que se ha realizado a partir de una mirada al cotidiano de la Escuela Estatal Indígena de Educación Inicial, Básica y Media Pẽptykre Parkatêjê, tiene como objetivo traer la experiencia curricular de esta escuela articulada con la dinámica de el pueblo Parkatêjê que habita la Tierra Indígena Mãe Maria, en el municipio de Bom Jesus do Tocantins, en un área que llamamos etnoterritorio de Gavião. En ese sentido, la obra trae reflexiones y análisis de la metodología desarrollada en el currículo en marcha, así como en las acciones que se desencadenan a lo largo del año a través del calendario ceremonial del pueblo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer-reviewed article Artículo revisado por pares Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/11536 10.22481/odeere.v7i3.11536 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/11536 |
identifier_str_mv |
10.22481/odeere.v7i3.11536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/11536/7264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 ODEERE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 ODEERE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
ODEERE; Vol. 7 Núm. 3 (2022): (sep./dic.) - Experiencias en Educación Escolar Indígena en América Latina; 64-86 ODEERE; Vol. 7 No. 3 (2022): (sep./dec.) - Experiences in Indigenous School Education in Latin America; 64-86 ODEERE; v. 7 n. 3 (2022): (set./dez.) - Experiências em Educação Escolar Indígena na América Latina; 64-86 ODEERE; Vol. 7 No. 3 (2022): (set./dez.) - Experiências em Educação Escolar Indígena na América Latina; 64-86 2525-4715 reponame:Revista Odeere instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Odeere |
collection |
Revista Odeere |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaodeere@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797067755924488192 |