CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DE UMA DÉCADA DE PESQUISAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berg, Juliana
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Blum, Carla Luciane, Costa-Lobo, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13362
Resumo: Apresentamos estudo bibliométrico de pesquisas nos idiomas português, inglês e espanhol entre os anos de 2010 e 2021 nas bases científicas SciELO, b-on e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) relativo à criatividade na Ciência da Educação com finalidade de encontrarmos evidências que possibilitem conhecimento científico renovado e maior clareza relativa as principais características desses estudos. Buscou-se mapear publicações e verificar como as pesquisas relativas a Criatividade, em especial, na área de conhecimento da Educação está distribuída globalmente num intuito inicial de registar o todo científico. Este estudo oferece indicadores da produção científica, as relações e interações entre seus elementos como forma de dimensionar a produtividade e as relações existentes entre os documentos no que tange a países, temáticas pesquisadas, instituições interessadas ou ainda autores e suas ligações científicas. O estudo bibliométrico foi realizado por meio do software VOSviewer. Constatou-se que a criatividade é tema de pesquisa no mundo e preocupação em diversas áreas do conhecimento, mantendo forte ligação na Educação e Psicologia, sendo que há crescimento no interesse científico pelo assunto, além disso, pode-se verificar que a cooperação científica internacional necessita aumentar, pois, há tendência ao fechamento epistemológico. O estudo demonstrou igualmente carência de estudos publicados sob epistemologia complexa, lugar de fala das autoras.
id UESB-6_02586be6095e2650e1d59db8cf6c360e
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13362
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DE UMA DÉCADA DE PESQUISASCREATIVIDAD EN EDUCACIÓN: ESTUDIO BIBLIOMÉTRICO DE UNA DÉCADA DE INVESTIGACIÓNCREATIVITY IN EDUCATION: BIBLIOMETRIC STUDY OF A DECADE OF RESEARCHCriatividadeEducaçãoBibliometriaCreativityEducationBibliometricsCreatividadEducaciónBibliometríaApresentamos estudo bibliométrico de pesquisas nos idiomas português, inglês e espanhol entre os anos de 2010 e 2021 nas bases científicas SciELO, b-on e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) relativo à criatividade na Ciência da Educação com finalidade de encontrarmos evidências que possibilitem conhecimento científico renovado e maior clareza relativa as principais características desses estudos. Buscou-se mapear publicações e verificar como as pesquisas relativas a Criatividade, em especial, na área de conhecimento da Educação está distribuída globalmente num intuito inicial de registar o todo científico. Este estudo oferece indicadores da produção científica, as relações e interações entre seus elementos como forma de dimensionar a produtividade e as relações existentes entre os documentos no que tange a países, temáticas pesquisadas, instituições interessadas ou ainda autores e suas ligações científicas. O estudo bibliométrico foi realizado por meio do software VOSviewer. Constatou-se que a criatividade é tema de pesquisa no mundo e preocupação em diversas áreas do conhecimento, mantendo forte ligação na Educação e Psicologia, sendo que há crescimento no interesse científico pelo assunto, além disso, pode-se verificar que a cooperação científica internacional necessita aumentar, pois, há tendência ao fechamento epistemológico. O estudo demonstrou igualmente carência de estudos publicados sob epistemologia complexa, lugar de fala das autoras.Presentamos estudio bibliométrico de investigaciones en portugués, inglés y español entre los años 2010 y 2021 en las bases científicas SciELO, b-on y Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) sobre la creatividad en Ciencias de la Educación. El mismo tiene por objetivo encontrar evidencia que permita renovar el conocimiento científico y aportar claridad sobre las principales características de estos estúdios relacionadas con la Creatividad, especialmente en el área de conocimiento de la Educación, se distribuyen globalmente con el objetivo inicial de registrar el conjunto científico. Este estudio ofrece indicadores de producción científica, relaciones e interacciones entre sus elementos como una forma de medir la productividad y las relaciones entre documentos en términos de países, temas investigados, instituciones interesadas o incluso autores y sus conexiones científicas. El estudio bibliométrico se realizó mediante el software VOSviewer. Se encontró que la creatividad es un tema de investigación en el mundo y una preocupación en diferentes áreas del conocimiento. Sobre el mismo ha aumentado su interés y se mantiene una fuerte conexión en Educación y Psicología. Además se puede observar que es necesario acrecentar la cooperación científica internacional, dado que existe una tendencia hacia el reduccionismo epistemológico. El trabajo también demuestra la falta de estudios publicados desde uma epistemología compleja, posición desde la cual hablan las autoras.We present a bibliometric study of research in Portuguese, English and Spanish between the years 2010 and 2021 in the scientific bases SciELO, b-on and Biblioteca Virtual em Saúde (VHL) regarding creativity in Educational Science with the aim of finding evidence that enable renewed scientific knowledge and greater clarity regarding the main characteristics of these studies. We sought to map publications and verify how research related to Creativity, especially in the area of knowledge of Education, is distributed globally with the initial aim of recording the scientific whole. This study offers indicators of scientific production, the relationships and interactions between its elements as a way of measuring productivity and the relationships between documents in terms of countries, researched themes, interested institutions or even authors and their scientific connections. The bibliometric study was carried out using the VOSviewer software. It was found that creativity is a topic of research in the world and a concern in different areas of knowledge, maintaining a strong connection in Education and Psychology, and there is growth in scientific interest in the subject, in addition, it can be seen that international scientific cooperation needs to increase, as there is a tendency towards epistemological closure. The study also demonstrated a lack of studies published under complex epistemology, the place the authors speak.Edições UESB2023-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1336210.22481/rbba.v12i02.13362Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 172-189Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 172-189Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 172-1892316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13362/8223Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBerg, JulianaBlum, Carla LucianeCosta-Lobo, Cristina 2023-12-10T14:17:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13362Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2023-12-10T14:17:50Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DE UMA DÉCADA DE PESQUISAS
CREATIVIDAD EN EDUCACIÓN: ESTUDIO BIBLIOMÉTRICO DE UNA DÉCADA DE INVESTIGACIÓN
CREATIVITY IN EDUCATION: BIBLIOMETRIC STUDY OF A DECADE OF RESEARCH
title CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DE UMA DÉCADA DE PESQUISAS
spellingShingle CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DE UMA DÉCADA DE PESQUISAS
Berg, Juliana
Criatividade
Educação
Bibliometria
Creativity
Education
Bibliometrics
Creatividad
Educación
Bibliometría
title_short CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DE UMA DÉCADA DE PESQUISAS
title_full CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DE UMA DÉCADA DE PESQUISAS
title_fullStr CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DE UMA DÉCADA DE PESQUISAS
title_full_unstemmed CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DE UMA DÉCADA DE PESQUISAS
title_sort CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DE UMA DÉCADA DE PESQUISAS
author Berg, Juliana
author_facet Berg, Juliana
Blum, Carla Luciane
Costa-Lobo, Cristina
author_role author
author2 Blum, Carla Luciane
Costa-Lobo, Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berg, Juliana
Blum, Carla Luciane
Costa-Lobo, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Educação
Bibliometria
Creativity
Education
Bibliometrics
Creatividad
Educación
Bibliometría
topic Criatividade
Educação
Bibliometria
Creativity
Education
Bibliometrics
Creatividad
Educación
Bibliometría
description Apresentamos estudo bibliométrico de pesquisas nos idiomas português, inglês e espanhol entre os anos de 2010 e 2021 nas bases científicas SciELO, b-on e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) relativo à criatividade na Ciência da Educação com finalidade de encontrarmos evidências que possibilitem conhecimento científico renovado e maior clareza relativa as principais características desses estudos. Buscou-se mapear publicações e verificar como as pesquisas relativas a Criatividade, em especial, na área de conhecimento da Educação está distribuída globalmente num intuito inicial de registar o todo científico. Este estudo oferece indicadores da produção científica, as relações e interações entre seus elementos como forma de dimensionar a produtividade e as relações existentes entre os documentos no que tange a países, temáticas pesquisadas, instituições interessadas ou ainda autores e suas ligações científicas. O estudo bibliométrico foi realizado por meio do software VOSviewer. Constatou-se que a criatividade é tema de pesquisa no mundo e preocupação em diversas áreas do conhecimento, mantendo forte ligação na Educação e Psicologia, sendo que há crescimento no interesse científico pelo assunto, além disso, pode-se verificar que a cooperação científica internacional necessita aumentar, pois, há tendência ao fechamento epistemológico. O estudo demonstrou igualmente carência de estudos publicados sob epistemologia complexa, lugar de fala das autoras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13362
10.22481/rbba.v12i02.13362
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13362
identifier_str_mv 10.22481/rbba.v12i02.13362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13362/8223
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 172-189
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 172-189
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 172-189
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220471099359232