A Vertigem da Decadência e os Desafios do Futuro: Crises Econômicas, Regressão Histórica e Conflitos Sociais (El Vértigo de la Decadencia y Retos Futuros: Crisis Económicas, Regresión Histórica y Conflictos Sociales)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arcary, Valerio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1362
Resumo: O ensaio traz uma análise acerca da conjuntura econômica e política do mundo contemporâneo, apontando os limites das alternativas apresentadas pelos Estados capitalistas para a superação da crise e as possibilidades de intervenção do movimento operário. O autor argumenta que a crise capitalista, aprofundada em 2008, não somente permanece aberta, mas suas consequências, a longo prazo, são imprevisíveis. O cenário atual aponta para alterações importantes no âmbito econômico, nada promissor, nos países centrais (EUA, União Europeia e Japão), com repercussão no nível de empobrecimento e de desigualdade social das suas populações, exigindo da classe trabalhadora posições mais radicais contra os ataques do capital às suas conquistas históricas.
id UESB-6_1630990f50fdeba96becdf53cec5e7e4
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1362
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling A Vertigem da Decadência e os Desafios do Futuro: Crises Econômicas, Regressão Histórica e Conflitos Sociais (El Vértigo de la Decadencia y Retos Futuros: Crisis Económicas, Regresión Histórica y Conflictos Sociales)CapitalismoCrise econômicaMovimento operárioO ensaio traz uma análise acerca da conjuntura econômica e política do mundo contemporâneo, apontando os limites das alternativas apresentadas pelos Estados capitalistas para a superação da crise e as possibilidades de intervenção do movimento operário. O autor argumenta que a crise capitalista, aprofundada em 2008, não somente permanece aberta, mas suas consequências, a longo prazo, são imprevisíveis. O cenário atual aponta para alterações importantes no âmbito econômico, nada promissor, nos países centrais (EUA, União Europeia e Japão), com repercussão no nível de empobrecimento e de desigualdade social das suas populações, exigindo da classe trabalhadora posições mais radicais contra os ataques do capital às suas conquistas históricas.Edições UESB2020-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1362Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 2 No. 1 (2013); 115-130Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 2 n. 1 (2013); 115-130Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 2 Núm. 1 (2013); 115-1302316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1362/1180Arcary, Valerioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-21T21:05:12Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1362Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2017-09-21T21:05:12Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A Vertigem da Decadência e os Desafios do Futuro: Crises Econômicas, Regressão Histórica e Conflitos Sociais (El Vértigo de la Decadencia y Retos Futuros: Crisis Económicas, Regresión Histórica y Conflictos Sociales)
title A Vertigem da Decadência e os Desafios do Futuro: Crises Econômicas, Regressão Histórica e Conflitos Sociais (El Vértigo de la Decadencia y Retos Futuros: Crisis Económicas, Regresión Histórica y Conflictos Sociales)
spellingShingle A Vertigem da Decadência e os Desafios do Futuro: Crises Econômicas, Regressão Histórica e Conflitos Sociais (El Vértigo de la Decadencia y Retos Futuros: Crisis Económicas, Regresión Histórica y Conflictos Sociales)
Arcary, Valerio
Capitalismo
Crise econômica
Movimento operário
title_short A Vertigem da Decadência e os Desafios do Futuro: Crises Econômicas, Regressão Histórica e Conflitos Sociais (El Vértigo de la Decadencia y Retos Futuros: Crisis Económicas, Regresión Histórica y Conflictos Sociales)
title_full A Vertigem da Decadência e os Desafios do Futuro: Crises Econômicas, Regressão Histórica e Conflitos Sociais (El Vértigo de la Decadencia y Retos Futuros: Crisis Económicas, Regresión Histórica y Conflictos Sociales)
title_fullStr A Vertigem da Decadência e os Desafios do Futuro: Crises Econômicas, Regressão Histórica e Conflitos Sociais (El Vértigo de la Decadencia y Retos Futuros: Crisis Económicas, Regresión Histórica y Conflictos Sociales)
title_full_unstemmed A Vertigem da Decadência e os Desafios do Futuro: Crises Econômicas, Regressão Histórica e Conflitos Sociais (El Vértigo de la Decadencia y Retos Futuros: Crisis Económicas, Regresión Histórica y Conflictos Sociales)
title_sort A Vertigem da Decadência e os Desafios do Futuro: Crises Econômicas, Regressão Histórica e Conflitos Sociais (El Vértigo de la Decadencia y Retos Futuros: Crisis Económicas, Regresión Histórica y Conflictos Sociales)
author Arcary, Valerio
author_facet Arcary, Valerio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arcary, Valerio
dc.subject.por.fl_str_mv Capitalismo
Crise econômica
Movimento operário
topic Capitalismo
Crise econômica
Movimento operário
description O ensaio traz uma análise acerca da conjuntura econômica e política do mundo contemporâneo, apontando os limites das alternativas apresentadas pelos Estados capitalistas para a superação da crise e as possibilidades de intervenção do movimento operário. O autor argumenta que a crise capitalista, aprofundada em 2008, não somente permanece aberta, mas suas consequências, a longo prazo, são imprevisíveis. O cenário atual aponta para alterações importantes no âmbito econômico, nada promissor, nos países centrais (EUA, União Europeia e Japão), com repercussão no nível de empobrecimento e de desigualdade social das suas populações, exigindo da classe trabalhadora posições mais radicais contra os ataques do capital às suas conquistas históricas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1362
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1362/1180
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 2 No. 1 (2013); 115-130
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 2 n. 1 (2013); 115-130
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 2 Núm. 1 (2013); 115-130
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220469345091584