O PRINCÍPIO DA INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA:DIÁLOGOS COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA, ILHÉUS/BAHIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4073 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados da pesquisa Práxis Pedagógicas e saberes culturais: diálogos com as professoras Tupinambá de Olivença, Ilhéus-Bahia. O estudo realizou uma discussão acerca dos princípios que regem a nova escola indígena a partir da Constituição Federal de 1988 e entre tais princípios, a interculturalidade/intercientificidade. Pretendemos, portanto, refletir acerca da interculturalidade numa concepção crítica, a partir do que apresentam os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena, no sentido de perceber em que medida essa perspectiva dialoga com as práticas pedagógicas das professoras Tupinambá que participaram dessa pesquisa. Trata-se, nesse sentido, de uma Pesquisa-ação, como defendida por Barbier (2007). Os resultados apresentam desafios para a efetivação de tal implementação na prática pedagógica das professoras Tupinambá, visto que esta não corresponde apenas à ações didáticas, mas ao rompimento de paradigma de um país monocultural e defensor de conhecimentos antidiferencialistas, por razões históricas diversas. |
id |
UESB-6_26c5ae3cd99c7d0845ec50c4a7d5a3e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4073 |
network_acronym_str |
UESB-6 |
network_name_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository_id_str |
|
spelling |
O PRINCÍPIO DA INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA:DIÁLOGOS COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA, ILHÉUS/BAHIAPrática pedagógica TupinambáEscola IndígenaInterculturalidade.Este artigo apresenta resultados da pesquisa Práxis Pedagógicas e saberes culturais: diálogos com as professoras Tupinambá de Olivença, Ilhéus-Bahia. O estudo realizou uma discussão acerca dos princípios que regem a nova escola indígena a partir da Constituição Federal de 1988 e entre tais princípios, a interculturalidade/intercientificidade. Pretendemos, portanto, refletir acerca da interculturalidade numa concepção crítica, a partir do que apresentam os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena, no sentido de perceber em que medida essa perspectiva dialoga com as práticas pedagógicas das professoras Tupinambá que participaram dessa pesquisa. Trata-se, nesse sentido, de uma Pesquisa-ação, como defendida por Barbier (2007). Os resultados apresentam desafios para a efetivação de tal implementação na prática pedagógica das professoras Tupinambá, visto que esta não corresponde apenas à ações didáticas, mas ao rompimento de paradigma de um país monocultural e defensor de conhecimentos antidiferencialistas, por razões históricas diversas.Edições UESB2018-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/407310.22481/rbba.v7i1.4073Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 7 No. 1 (2018): Relação classe, raça e etnia; 302-323Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 7 n. 1 (2018): Relação classe, raça e etnia; 302-323Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 7 Núm. 1 (2018): Relação classe, raça e etnia; 302-3232316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4073/3320de Almeida Santos Tupinambá, Marcinéia Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-14T23:25:05Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4073Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2022-01-14T23:25:05Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PRINCÍPIO DA INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA:DIÁLOGOS COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA, ILHÉUS/BAHIA |
title |
O PRINCÍPIO DA INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA:DIÁLOGOS COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA, ILHÉUS/BAHIA |
spellingShingle |
O PRINCÍPIO DA INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA:DIÁLOGOS COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA, ILHÉUS/BAHIA de Almeida Santos Tupinambá, Marcinéia Vieira Prática pedagógica Tupinambá Escola Indígena Interculturalidade. |
title_short |
O PRINCÍPIO DA INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA:DIÁLOGOS COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA, ILHÉUS/BAHIA |
title_full |
O PRINCÍPIO DA INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA:DIÁLOGOS COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA, ILHÉUS/BAHIA |
title_fullStr |
O PRINCÍPIO DA INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA:DIÁLOGOS COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA, ILHÉUS/BAHIA |
title_full_unstemmed |
O PRINCÍPIO DA INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA:DIÁLOGOS COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA, ILHÉUS/BAHIA |
title_sort |
O PRINCÍPIO DA INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA:DIÁLOGOS COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA, ILHÉUS/BAHIA |
author |
de Almeida Santos Tupinambá, Marcinéia Vieira |
author_facet |
de Almeida Santos Tupinambá, Marcinéia Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Almeida Santos Tupinambá, Marcinéia Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Tupinambá Escola Indígena Interculturalidade. |
topic |
Prática pedagógica Tupinambá Escola Indígena Interculturalidade. |
description |
Este artigo apresenta resultados da pesquisa Práxis Pedagógicas e saberes culturais: diálogos com as professoras Tupinambá de Olivença, Ilhéus-Bahia. O estudo realizou uma discussão acerca dos princípios que regem a nova escola indígena a partir da Constituição Federal de 1988 e entre tais princípios, a interculturalidade/intercientificidade. Pretendemos, portanto, refletir acerca da interculturalidade numa concepção crítica, a partir do que apresentam os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena, no sentido de perceber em que medida essa perspectiva dialoga com as práticas pedagógicas das professoras Tupinambá que participaram dessa pesquisa. Trata-se, nesse sentido, de uma Pesquisa-ação, como defendida por Barbier (2007). Os resultados apresentam desafios para a efetivação de tal implementação na prática pedagógica das professoras Tupinambá, visto que esta não corresponde apenas à ações didáticas, mas ao rompimento de paradigma de um país monocultural e defensor de conhecimentos antidiferencialistas, por razões históricas diversas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4073 10.22481/rbba.v7i1.4073 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4073 |
identifier_str_mv |
10.22481/rbba.v7i1.4073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4073/3320 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 7 No. 1 (2018): Relação classe, raça e etnia; 302-323 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 7 n. 1 (2018): Relação classe, raça e etnia; 302-323 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 7 Núm. 1 (2018): Relação classe, raça e etnia; 302-323 2316-1205 reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
collection |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbba@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797220469838970880 |