LAS PROPUESTAS DE ENSEÑANZA Y JUEGO EN LAS REDES SOCIALES DE ESCUELAS INFANTILES DURANTE LA PANDEMIA POR COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12375 |
Resumo: | Este estudo aborda as propostas de ensino que realizam as aulas da educação infantil durante o contexto de pandemia, especificamente abordando o jogo e o modo em que os docentes o apresentam nas redes sociais. A partir de uma metodologia qualitativa (STRAUSS; CORBIN, 2002), se analisaram intensivamente os posts realizados entre maio e outubro de 2021 em quatro escolas localizadas em diferentes bairros da área metropolitana de Buenos Aires (AMBA). Os resultados mostram que as escolas realizam postagens com diversos objetivos e conteúdo. A quantidade de posts de atividades lúdicas se diferencia segundo o “grau de formalização” das instituições (SIRVENT, 2008). Especificamente, os posts sobre jogo se caracterizam por apresentar diferentes tipos de atividades lúdicas e formas de ensino e orientação para as famílias por parte dos professores. Os dados fornecem evidências sobre os aspectos a ter em conta para dar passos na inclusão genuína do jogo (SARLÉ, 2017) e o lugar que tem a escola para enriquecer a experiência e potencializar a capacidade de jogar. |
id |
UESB-6_28c61d65888a9a15480f8f25a3d038d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12375 |
network_acronym_str |
UESB-6 |
network_name_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository_id_str |
|
spelling |
LAS PROPUESTAS DE ENSEÑANZA Y JUEGO EN LAS REDES SOCIALES DE ESCUELAS INFANTILES DURANTE LA PANDEMIA POR COVID-19LAS PROPUESTAS DE ENSEÑANZA Y JUEGO EN LAS REDES SOCIALES DE ESCUELAS INFANTILES DURANTE LA PANDEMIA POR COVID-19TEACHING AND PLAY PROPOSALS ON SOCIAL NETWORKS OF EARLY CHILHOOD EDUCATION, DURING THE COVID -19 PANDEMIC PERIOD. JogoPandemiaEducação infantilPropostas de ensinoJuegoPandemiaEducación InfantilPropuestas de enseñanzaGamePandemicEarly childhood educationTeaching proposalsEste estudo aborda as propostas de ensino que realizam as aulas da educação infantil durante o contexto de pandemia, especificamente abordando o jogo e o modo em que os docentes o apresentam nas redes sociais. A partir de uma metodologia qualitativa (STRAUSS; CORBIN, 2002), se analisaram intensivamente os posts realizados entre maio e outubro de 2021 em quatro escolas localizadas em diferentes bairros da área metropolitana de Buenos Aires (AMBA). Os resultados mostram que as escolas realizam postagens com diversos objetivos e conteúdo. A quantidade de posts de atividades lúdicas se diferencia segundo o “grau de formalização” das instituições (SIRVENT, 2008). Especificamente, os posts sobre jogo se caracterizam por apresentar diferentes tipos de atividades lúdicas e formas de ensino e orientação para as famílias por parte dos professores. Os dados fornecem evidências sobre os aspectos a ter em conta para dar passos na inclusão genuína do jogo (SARLÉ, 2017) e o lugar que tem a escola para enriquecer a experiência e potencializar a capacidade de jogar.This study addresses the teaching proposals built by early childhood education during the pandemic context, specifically taking into account play and the way in which teachers presented it, on social networks. Based on a qualitative methodology (STRAUSS; CORBIN, 2002), we analyze posts made between May and October 2021, in four schools located in different neighborhoods of the Buenos Aires metropolitan area (AMBA). The results show that schools make posts with various aims and contents. The amount of posts of playful activities differs according to the "degree of formalization" of the institutions (SIRVENT, 2008). Specifically, the posts about games were characterized by presenting different types of playful activities and ways of teaching as well as several guidelines for the families, all made by the teachers. The data offers evidence on the aspects to take into account to move towards the genuine inclusion of game (SARLÉ, 2017) and the place that assumes the pre-school as to enrich the experience and to enhance the possibility of playing. Este estudio aborda las propuestas didácticas que las escuelas infantiles llevaron a cabo durante el contexto de la pandemia, tomando específicamente el juego y la forma en que los docentes los presentaban en las redes sociales. Con base en una metodología cualitativa (STRAUSS; CORBIN, 2002), se analizan intensamente las publicaciones realizadas entre mayo y octubre de 2021 en cuatro escuelas ubicadas en diferentes barrios del Área Metropolitana de Buenos Aires (AMBA). Los resultados muestran que las escuelas elaboran publicaciones con diferentes objetivos y contenidos. El número de puestos sobre actividades recreativas difiere según el “grado de formalización” de las instituciones (SIRVENT, 2008). Específicamente, las publicaciones sobre juegos, se caracterizan por presentar diferentes tipos de actividades lúdicas y formas de enseñanza y orientación a las familias por parte de los docentes. Los datos aportan evidencia sobre los aspectos a tener en cuenta para promover la inclusión genuina del juego (SARLÉ, 2017) y el lugar que ocupa la escuela para enriquecer la experiencia y potenciar la posibilidad de jugar.Edições UESB2023-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1237510.22481/rbba.v12i01.12375Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 58-77Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 58-77Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 58-772316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBspahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12375/7657Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSarlé, PatriciaFernández, AndreaIbañez, María IleanaMonteverde, Ana ClaraDe Angelis, SusanAgullo, Marcela2023-06-08T13:28:16Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12375Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2023-06-08T13:28:16Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LAS PROPUESTAS DE ENSEÑANZA Y JUEGO EN LAS REDES SOCIALES DE ESCUELAS INFANTILES DURANTE LA PANDEMIA POR COVID-19 LAS PROPUESTAS DE ENSEÑANZA Y JUEGO EN LAS REDES SOCIALES DE ESCUELAS INFANTILES DURANTE LA PANDEMIA POR COVID-19 TEACHING AND PLAY PROPOSALS ON SOCIAL NETWORKS OF EARLY CHILHOOD EDUCATION, DURING THE COVID -19 PANDEMIC PERIOD. |
title |
LAS PROPUESTAS DE ENSEÑANZA Y JUEGO EN LAS REDES SOCIALES DE ESCUELAS INFANTILES DURANTE LA PANDEMIA POR COVID-19 |
spellingShingle |
LAS PROPUESTAS DE ENSEÑANZA Y JUEGO EN LAS REDES SOCIALES DE ESCUELAS INFANTILES DURANTE LA PANDEMIA POR COVID-19 Sarlé, Patricia Jogo Pandemia Educação infantil Propostas de ensino Juego Pandemia Educación Infantil Propuestas de enseñanza Game Pandemic Early childhood education Teaching proposals |
title_short |
LAS PROPUESTAS DE ENSEÑANZA Y JUEGO EN LAS REDES SOCIALES DE ESCUELAS INFANTILES DURANTE LA PANDEMIA POR COVID-19 |
title_full |
LAS PROPUESTAS DE ENSEÑANZA Y JUEGO EN LAS REDES SOCIALES DE ESCUELAS INFANTILES DURANTE LA PANDEMIA POR COVID-19 |
title_fullStr |
LAS PROPUESTAS DE ENSEÑANZA Y JUEGO EN LAS REDES SOCIALES DE ESCUELAS INFANTILES DURANTE LA PANDEMIA POR COVID-19 |
title_full_unstemmed |
LAS PROPUESTAS DE ENSEÑANZA Y JUEGO EN LAS REDES SOCIALES DE ESCUELAS INFANTILES DURANTE LA PANDEMIA POR COVID-19 |
title_sort |
LAS PROPUESTAS DE ENSEÑANZA Y JUEGO EN LAS REDES SOCIALES DE ESCUELAS INFANTILES DURANTE LA PANDEMIA POR COVID-19 |
author |
Sarlé, Patricia |
author_facet |
Sarlé, Patricia Fernández, Andrea Ibañez, María Ileana Monteverde, Ana Clara De Angelis, Susan Agullo, Marcela |
author_role |
author |
author2 |
Fernández, Andrea Ibañez, María Ileana Monteverde, Ana Clara De Angelis, Susan Agullo, Marcela |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sarlé, Patricia Fernández, Andrea Ibañez, María Ileana Monteverde, Ana Clara De Angelis, Susan Agullo, Marcela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo Pandemia Educação infantil Propostas de ensino Juego Pandemia Educación Infantil Propuestas de enseñanza Game Pandemic Early childhood education Teaching proposals |
topic |
Jogo Pandemia Educação infantil Propostas de ensino Juego Pandemia Educación Infantil Propuestas de enseñanza Game Pandemic Early childhood education Teaching proposals |
description |
Este estudo aborda as propostas de ensino que realizam as aulas da educação infantil durante o contexto de pandemia, especificamente abordando o jogo e o modo em que os docentes o apresentam nas redes sociais. A partir de uma metodologia qualitativa (STRAUSS; CORBIN, 2002), se analisaram intensivamente os posts realizados entre maio e outubro de 2021 em quatro escolas localizadas em diferentes bairros da área metropolitana de Buenos Aires (AMBA). Os resultados mostram que as escolas realizam postagens com diversos objetivos e conteúdo. A quantidade de posts de atividades lúdicas se diferencia segundo o “grau de formalização” das instituições (SIRVENT, 2008). Especificamente, os posts sobre jogo se caracterizam por apresentar diferentes tipos de atividades lúdicas e formas de ensino e orientação para as famílias por parte dos professores. Os dados fornecem evidências sobre os aspectos a ter em conta para dar passos na inclusão genuína do jogo (SARLÉ, 2017) e o lugar que tem a escola para enriquecer a experiência e potencializar a capacidade de jogar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12375 10.22481/rbba.v12i01.12375 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12375 |
identifier_str_mv |
10.22481/rbba.v12i01.12375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12375/7657 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 58-77 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 58-77 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 58-77 2316-1205 reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
collection |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbba@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797220470997647360 |