LAS PROPUESTAS DE ENSEÑANZA Y JUEGO EN LAS REDES SOCIALES DE ESCUELAS INFANTILES DURANTE LA PANDEMIA POR COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarlé, Patricia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fernández, Andrea, Ibañez, María Ileana, Monteverde, Ana Clara, De Angelis, Susan, Agullo, Marcela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12375
Resumo: Este estudo aborda as propostas de ensino que realizam as aulas da educação infantil durante o contexto de pandemia, especificamente abordando o jogo e o modo em que os docentes o apresentam nas redes sociais. A partir de uma metodologia qualitativa (STRAUSS; CORBIN, 2002), se analisaram intensivamente os posts realizados entre maio e outubro de 2021 em quatro escolas localizadas em diferentes bairros da área metropolitana de Buenos Aires (AMBA). Os resultados mostram que as escolas realizam postagens com diversos objetivos e conteúdo. A quantidade de posts de atividades lúdicas se diferencia segundo o “grau de formalização” das instituições (SIRVENT, 2008). Especificamente, os posts sobre jogo se caracterizam por apresentar diferentes tipos de atividades lúdicas e formas de ensino e orientação para as famílias por parte dos professores. Os dados fornecem evidências sobre os aspectos a ter em conta para dar passos na inclusão genuína do jogo (SARLÉ, 2017) e o lugar que tem a escola para enriquecer a experiência e potencializar a capacidade de jogar.
id UESB-6_28c61d65888a9a15480f8f25a3d038d2
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12375
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling LAS PROPUESTAS DE ENSEÑANZA Y JUEGO EN LAS REDES SOCIALES DE ESCUELAS INFANTILES DURANTE LA PANDEMIA POR COVID-19LAS PROPUESTAS DE ENSEÑANZA Y JUEGO EN LAS REDES SOCIALES DE ESCUELAS INFANTILES DURANTE LA PANDEMIA POR COVID-19TEACHING AND PLAY PROPOSALS ON SOCIAL NETWORKS OF EARLY CHILHOOD EDUCATION, DURING THE COVID -19 PANDEMIC PERIOD. JogoPandemiaEducação infantilPropostas de ensinoJuegoPandemiaEducación InfantilPropuestas de enseñanzaGamePandemicEarly childhood educationTeaching proposalsEste estudo aborda as propostas de ensino que realizam as aulas da educação infantil durante o contexto de pandemia, especificamente abordando o jogo e o modo em que os docentes o apresentam nas redes sociais. A partir de uma metodologia qualitativa (STRAUSS; CORBIN, 2002), se analisaram intensivamente os posts realizados entre maio e outubro de 2021 em quatro escolas localizadas em diferentes bairros da área metropolitana de Buenos Aires (AMBA). Os resultados mostram que as escolas realizam postagens com diversos objetivos e conteúdo. A quantidade de posts de atividades lúdicas se diferencia segundo o “grau de formalização” das instituições (SIRVENT, 2008). Especificamente, os posts sobre jogo se caracterizam por apresentar diferentes tipos de atividades lúdicas e formas de ensino e orientação para as famílias por parte dos professores. Os dados fornecem evidências sobre os aspectos a ter em conta para dar passos na inclusão genuína do jogo (SARLÉ, 2017) e o lugar que tem a escola para enriquecer a experiência e potencializar a capacidade de jogar.This study addresses the teaching proposals built by early childhood education during the pandemic context, specifically taking into account play and the way in which teachers presented it, on social networks. Based on a qualitative methodology (STRAUSS; CORBIN, 2002), we analyze posts made between May and October 2021, in four schools located in different neighborhoods of the Buenos Aires metropolitan area (AMBA). The results show that schools make posts with various aims and contents. The amount of posts of playful activities differs according to the "degree of formalization" of the institutions (SIRVENT, 2008). Specifically, the posts about games were characterized by presenting different types of playful activities and ways of teaching as well as several guidelines for the families, all made by the teachers. The data offers evidence on the aspects to take into account to move towards the genuine inclusion of game (SARLÉ, 2017) and the place that assumes the pre-school as to enrich the experience and to enhance the possibility of playing.  Este estudio aborda las propuestas didácticas que las escuelas infantiles llevaron a cabo durante el contexto de la pandemia, tomando específicamente el juego y la forma en que los docentes los presentaban en las redes sociales. Con base en una metodología cualitativa (STRAUSS; CORBIN, 2002), se analizan intensamente las publicaciones realizadas entre mayo y octubre de 2021 en cuatro escuelas ubicadas en diferentes barrios del Área Metropolitana de Buenos Aires (AMBA). Los resultados muestran que las escuelas elaboran publicaciones con diferentes objetivos y contenidos. El número de puestos sobre actividades recreativas difiere según el “grado de formalización” de las instituciones (SIRVENT, 2008). Específicamente, las publicaciones sobre juegos, se caracterizan por presentar diferentes tipos de actividades lúdicas y formas de enseñanza y orientación a las familias por parte de los docentes. Los datos aportan evidencia sobre los aspectos a tener en cuenta para promover la inclusión genuina del juego (SARLÉ, 2017) y el lugar que ocupa la escuela para enriquecer la experiencia y potenciar la posibilidad de jugar.Edições UESB2023-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1237510.22481/rbba.v12i01.12375Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 58-77Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 58-77Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 58-772316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBspahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12375/7657Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSarlé, PatriciaFernández, AndreaIbañez, María IleanaMonteverde, Ana ClaraDe Angelis, SusanAgullo, Marcela2023-06-08T13:28:16Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12375Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2023-06-08T13:28:16Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv LAS PROPUESTAS DE ENSEÑANZA Y JUEGO EN LAS REDES SOCIALES DE ESCUELAS INFANTILES DURANTE LA PANDEMIA POR COVID-19
LAS PROPUESTAS DE ENSEÑANZA Y JUEGO EN LAS REDES SOCIALES DE ESCUELAS INFANTILES DURANTE LA PANDEMIA POR COVID-19
TEACHING AND PLAY PROPOSALS ON SOCIAL NETWORKS OF EARLY CHILHOOD EDUCATION, DURING THE COVID -19 PANDEMIC PERIOD.
title LAS PROPUESTAS DE ENSEÑANZA Y JUEGO EN LAS REDES SOCIALES DE ESCUELAS INFANTILES DURANTE LA PANDEMIA POR COVID-19
spellingShingle LAS PROPUESTAS DE ENSEÑANZA Y JUEGO EN LAS REDES SOCIALES DE ESCUELAS INFANTILES DURANTE LA PANDEMIA POR COVID-19
Sarlé, Patricia
Jogo
Pandemia
Educação infantil
Propostas de ensino
Juego
Pandemia
Educación Infantil
Propuestas de enseñanza
Game
Pandemic
Early childhood education
Teaching proposals
title_short LAS PROPUESTAS DE ENSEÑANZA Y JUEGO EN LAS REDES SOCIALES DE ESCUELAS INFANTILES DURANTE LA PANDEMIA POR COVID-19
title_full LAS PROPUESTAS DE ENSEÑANZA Y JUEGO EN LAS REDES SOCIALES DE ESCUELAS INFANTILES DURANTE LA PANDEMIA POR COVID-19
title_fullStr LAS PROPUESTAS DE ENSEÑANZA Y JUEGO EN LAS REDES SOCIALES DE ESCUELAS INFANTILES DURANTE LA PANDEMIA POR COVID-19
title_full_unstemmed LAS PROPUESTAS DE ENSEÑANZA Y JUEGO EN LAS REDES SOCIALES DE ESCUELAS INFANTILES DURANTE LA PANDEMIA POR COVID-19
title_sort LAS PROPUESTAS DE ENSEÑANZA Y JUEGO EN LAS REDES SOCIALES DE ESCUELAS INFANTILES DURANTE LA PANDEMIA POR COVID-19
author Sarlé, Patricia
author_facet Sarlé, Patricia
Fernández, Andrea
Ibañez, María Ileana
Monteverde, Ana Clara
De Angelis, Susan
Agullo, Marcela
author_role author
author2 Fernández, Andrea
Ibañez, María Ileana
Monteverde, Ana Clara
De Angelis, Susan
Agullo, Marcela
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarlé, Patricia
Fernández, Andrea
Ibañez, María Ileana
Monteverde, Ana Clara
De Angelis, Susan
Agullo, Marcela
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo
Pandemia
Educação infantil
Propostas de ensino
Juego
Pandemia
Educación Infantil
Propuestas de enseñanza
Game
Pandemic
Early childhood education
Teaching proposals
topic Jogo
Pandemia
Educação infantil
Propostas de ensino
Juego
Pandemia
Educación Infantil
Propuestas de enseñanza
Game
Pandemic
Early childhood education
Teaching proposals
description Este estudo aborda as propostas de ensino que realizam as aulas da educação infantil durante o contexto de pandemia, especificamente abordando o jogo e o modo em que os docentes o apresentam nas redes sociais. A partir de uma metodologia qualitativa (STRAUSS; CORBIN, 2002), se analisaram intensivamente os posts realizados entre maio e outubro de 2021 em quatro escolas localizadas em diferentes bairros da área metropolitana de Buenos Aires (AMBA). Os resultados mostram que as escolas realizam postagens com diversos objetivos e conteúdo. A quantidade de posts de atividades lúdicas se diferencia segundo o “grau de formalização” das instituições (SIRVENT, 2008). Especificamente, os posts sobre jogo se caracterizam por apresentar diferentes tipos de atividades lúdicas e formas de ensino e orientação para as famílias por parte dos professores. Os dados fornecem evidências sobre os aspectos a ter em conta para dar passos na inclusão genuína do jogo (SARLÉ, 2017) e o lugar que tem a escola para enriquecer a experiência e potencializar a capacidade de jogar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12375
10.22481/rbba.v12i01.12375
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12375
identifier_str_mv 10.22481/rbba.v12i01.12375
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12375/7657
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 58-77
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 58-77
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 58-77
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220470997647360