Uso e desuso da tecnologia: um diagnóstico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha Silva, José Eduardo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: da Silva, Maria Deusa Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1515
Resumo: Este artigo discute o uso das ferramentas tecnológicas pertencentes ao professor e a escola e que são disponibilizados tanto para os professores quanto para os alunos do ensino médio, no âmbito dos laboratórios de informática da rede pública estadual de ensino. Como suporte ao entendimento deste cenário, traçamos um breve estudo sobre a transformação social e histórica da tecnologia, buscando entender a relação entre a necessidade do uso e a cultura do não uso das tecnologias disponibilizadas em outros espaços dentro e fora da escola. Dentro da abordagem qualitativa, este estudo configura-se, também, como uma pesquisa de campo. Os dados foram coletados mediante um questionário fechado, construído na versão impressa e web, contendo questões de múltiplas alternativas, organizada em sete categorias, aplicado e enviado a 50 professores da rede estadual de ensino do município de Vitória da Conquista, BA, dos quais 36 retornaram. Para este artigo, trazemos a análise de duas categorias: uso de equipamentos/meios tecnológicos próprios e uso de equipamentos tecnológicos da escola. Os resultados da pesquisa apontam que os professores estão utilizando de equipamentos/meios próprios como suporte para a suas aulas, entretanto, pouco interesse por parte destes em usar os espaços e equipamentos da escola, não sendo a predisposição dos poucos interessados suficiente para contemplar a demanda ociosa de alunos dispostos a utilizarem os equipamentos em tais espaços; a existência de um cenário escolar repleto de equipamentos velhos e novos em desuso, sendo desgastados pelo tempo em inatividade.
id UESB-6_49cf8ac220c968b9e427487e2893c92f
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1515
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling Uso e desuso da tecnologia: um diagnósticoTecnologia digitalNovas tecnologiasMediaçãoLaboratórioUso e desuso das tecnologiasEste artigo discute o uso das ferramentas tecnológicas pertencentes ao professor e a escola e que são disponibilizados tanto para os professores quanto para os alunos do ensino médio, no âmbito dos laboratórios de informática da rede pública estadual de ensino. Como suporte ao entendimento deste cenário, traçamos um breve estudo sobre a transformação social e histórica da tecnologia, buscando entender a relação entre a necessidade do uso e a cultura do não uso das tecnologias disponibilizadas em outros espaços dentro e fora da escola. Dentro da abordagem qualitativa, este estudo configura-se, também, como uma pesquisa de campo. Os dados foram coletados mediante um questionário fechado, construído na versão impressa e web, contendo questões de múltiplas alternativas, organizada em sete categorias, aplicado e enviado a 50 professores da rede estadual de ensino do município de Vitória da Conquista, BA, dos quais 36 retornaram. Para este artigo, trazemos a análise de duas categorias: uso de equipamentos/meios tecnológicos próprios e uso de equipamentos tecnológicos da escola. Os resultados da pesquisa apontam que os professores estão utilizando de equipamentos/meios próprios como suporte para a suas aulas, entretanto, pouco interesse por parte destes em usar os espaços e equipamentos da escola, não sendo a predisposição dos poucos interessados suficiente para contemplar a demanda ociosa de alunos dispostos a utilizarem os equipamentos em tais espaços; a existência de um cenário escolar repleto de equipamentos velhos e novos em desuso, sendo desgastados pelo tempo em inatividade.Edições UESB2017-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/151510.22481/rbba.v6i1.1515Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 6 No. 1 (2017); 119-135Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 6 n. 1 (2017); 119-135Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 6 Núm. 1 (2017); 119-1352316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1515/1306Rocha Silva, José Eduardoda Silva, Maria Deusa Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-19T15:02:40Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1515Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2017-12-19T15:02:40Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso e desuso da tecnologia: um diagnóstico
title Uso e desuso da tecnologia: um diagnóstico
spellingShingle Uso e desuso da tecnologia: um diagnóstico
Rocha Silva, José Eduardo
Tecnologia digital
Novas tecnologias
Mediação
Laboratório
Uso e desuso das tecnologias
title_short Uso e desuso da tecnologia: um diagnóstico
title_full Uso e desuso da tecnologia: um diagnóstico
title_fullStr Uso e desuso da tecnologia: um diagnóstico
title_full_unstemmed Uso e desuso da tecnologia: um diagnóstico
title_sort Uso e desuso da tecnologia: um diagnóstico
author Rocha Silva, José Eduardo
author_facet Rocha Silva, José Eduardo
da Silva, Maria Deusa Ferreira
author_role author
author2 da Silva, Maria Deusa Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha Silva, José Eduardo
da Silva, Maria Deusa Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital
Novas tecnologias
Mediação
Laboratório
Uso e desuso das tecnologias
topic Tecnologia digital
Novas tecnologias
Mediação
Laboratório
Uso e desuso das tecnologias
description Este artigo discute o uso das ferramentas tecnológicas pertencentes ao professor e a escola e que são disponibilizados tanto para os professores quanto para os alunos do ensino médio, no âmbito dos laboratórios de informática da rede pública estadual de ensino. Como suporte ao entendimento deste cenário, traçamos um breve estudo sobre a transformação social e histórica da tecnologia, buscando entender a relação entre a necessidade do uso e a cultura do não uso das tecnologias disponibilizadas em outros espaços dentro e fora da escola. Dentro da abordagem qualitativa, este estudo configura-se, também, como uma pesquisa de campo. Os dados foram coletados mediante um questionário fechado, construído na versão impressa e web, contendo questões de múltiplas alternativas, organizada em sete categorias, aplicado e enviado a 50 professores da rede estadual de ensino do município de Vitória da Conquista, BA, dos quais 36 retornaram. Para este artigo, trazemos a análise de duas categorias: uso de equipamentos/meios tecnológicos próprios e uso de equipamentos tecnológicos da escola. Os resultados da pesquisa apontam que os professores estão utilizando de equipamentos/meios próprios como suporte para a suas aulas, entretanto, pouco interesse por parte destes em usar os espaços e equipamentos da escola, não sendo a predisposição dos poucos interessados suficiente para contemplar a demanda ociosa de alunos dispostos a utilizarem os equipamentos em tais espaços; a existência de um cenário escolar repleto de equipamentos velhos e novos em desuso, sendo desgastados pelo tempo em inatividade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1515
10.22481/rbba.v6i1.1515
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1515
identifier_str_mv 10.22481/rbba.v6i1.1515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1515/1306
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 6 No. 1 (2017); 119-135
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 6 n. 1 (2017); 119-135
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 6 Núm. 1 (2017); 119-135
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220469784444928