Uso e desuso da tecnologia: um diagnóstico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1515 |
Resumo: | Este artigo discute o uso das ferramentas tecnológicas pertencentes ao professor e a escola e que são disponibilizados tanto para os professores quanto para os alunos do ensino médio, no âmbito dos laboratórios de informática da rede pública estadual de ensino. Como suporte ao entendimento deste cenário, traçamos um breve estudo sobre a transformação social e histórica da tecnologia, buscando entender a relação entre a necessidade do uso e a cultura do não uso das tecnologias disponibilizadas em outros espaços dentro e fora da escola. Dentro da abordagem qualitativa, este estudo configura-se, também, como uma pesquisa de campo. Os dados foram coletados mediante um questionário fechado, construído na versão impressa e web, contendo questões de múltiplas alternativas, organizada em sete categorias, aplicado e enviado a 50 professores da rede estadual de ensino do município de Vitória da Conquista, BA, dos quais 36 retornaram. Para este artigo, trazemos a análise de duas categorias: uso de equipamentos/meios tecnológicos próprios e uso de equipamentos tecnológicos da escola. Os resultados da pesquisa apontam que os professores estão utilizando de equipamentos/meios próprios como suporte para a suas aulas, entretanto, pouco interesse por parte destes em usar os espaços e equipamentos da escola, não sendo a predisposição dos poucos interessados suficiente para contemplar a demanda ociosa de alunos dispostos a utilizarem os equipamentos em tais espaços; a existência de um cenário escolar repleto de equipamentos velhos e novos em desuso, sendo desgastados pelo tempo em inatividade. |
id |
UESB-6_49cf8ac220c968b9e427487e2893c92f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1515 |
network_acronym_str |
UESB-6 |
network_name_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso e desuso da tecnologia: um diagnósticoTecnologia digitalNovas tecnologiasMediaçãoLaboratórioUso e desuso das tecnologiasEste artigo discute o uso das ferramentas tecnológicas pertencentes ao professor e a escola e que são disponibilizados tanto para os professores quanto para os alunos do ensino médio, no âmbito dos laboratórios de informática da rede pública estadual de ensino. Como suporte ao entendimento deste cenário, traçamos um breve estudo sobre a transformação social e histórica da tecnologia, buscando entender a relação entre a necessidade do uso e a cultura do não uso das tecnologias disponibilizadas em outros espaços dentro e fora da escola. Dentro da abordagem qualitativa, este estudo configura-se, também, como uma pesquisa de campo. Os dados foram coletados mediante um questionário fechado, construído na versão impressa e web, contendo questões de múltiplas alternativas, organizada em sete categorias, aplicado e enviado a 50 professores da rede estadual de ensino do município de Vitória da Conquista, BA, dos quais 36 retornaram. Para este artigo, trazemos a análise de duas categorias: uso de equipamentos/meios tecnológicos próprios e uso de equipamentos tecnológicos da escola. Os resultados da pesquisa apontam que os professores estão utilizando de equipamentos/meios próprios como suporte para a suas aulas, entretanto, pouco interesse por parte destes em usar os espaços e equipamentos da escola, não sendo a predisposição dos poucos interessados suficiente para contemplar a demanda ociosa de alunos dispostos a utilizarem os equipamentos em tais espaços; a existência de um cenário escolar repleto de equipamentos velhos e novos em desuso, sendo desgastados pelo tempo em inatividade.Edições UESB2017-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/151510.22481/rbba.v6i1.1515Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 6 No. 1 (2017); 119-135Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 6 n. 1 (2017); 119-135Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 6 Núm. 1 (2017); 119-1352316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1515/1306Rocha Silva, José Eduardoda Silva, Maria Deusa Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-19T15:02:40Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1515Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2017-12-19T15:02:40Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso e desuso da tecnologia: um diagnóstico |
title |
Uso e desuso da tecnologia: um diagnóstico |
spellingShingle |
Uso e desuso da tecnologia: um diagnóstico Rocha Silva, José Eduardo Tecnologia digital Novas tecnologias Mediação Laboratório Uso e desuso das tecnologias |
title_short |
Uso e desuso da tecnologia: um diagnóstico |
title_full |
Uso e desuso da tecnologia: um diagnóstico |
title_fullStr |
Uso e desuso da tecnologia: um diagnóstico |
title_full_unstemmed |
Uso e desuso da tecnologia: um diagnóstico |
title_sort |
Uso e desuso da tecnologia: um diagnóstico |
author |
Rocha Silva, José Eduardo |
author_facet |
Rocha Silva, José Eduardo da Silva, Maria Deusa Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Maria Deusa Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha Silva, José Eduardo da Silva, Maria Deusa Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia digital Novas tecnologias Mediação Laboratório Uso e desuso das tecnologias |
topic |
Tecnologia digital Novas tecnologias Mediação Laboratório Uso e desuso das tecnologias |
description |
Este artigo discute o uso das ferramentas tecnológicas pertencentes ao professor e a escola e que são disponibilizados tanto para os professores quanto para os alunos do ensino médio, no âmbito dos laboratórios de informática da rede pública estadual de ensino. Como suporte ao entendimento deste cenário, traçamos um breve estudo sobre a transformação social e histórica da tecnologia, buscando entender a relação entre a necessidade do uso e a cultura do não uso das tecnologias disponibilizadas em outros espaços dentro e fora da escola. Dentro da abordagem qualitativa, este estudo configura-se, também, como uma pesquisa de campo. Os dados foram coletados mediante um questionário fechado, construído na versão impressa e web, contendo questões de múltiplas alternativas, organizada em sete categorias, aplicado e enviado a 50 professores da rede estadual de ensino do município de Vitória da Conquista, BA, dos quais 36 retornaram. Para este artigo, trazemos a análise de duas categorias: uso de equipamentos/meios tecnológicos próprios e uso de equipamentos tecnológicos da escola. Os resultados da pesquisa apontam que os professores estão utilizando de equipamentos/meios próprios como suporte para a suas aulas, entretanto, pouco interesse por parte destes em usar os espaços e equipamentos da escola, não sendo a predisposição dos poucos interessados suficiente para contemplar a demanda ociosa de alunos dispostos a utilizarem os equipamentos em tais espaços; a existência de um cenário escolar repleto de equipamentos velhos e novos em desuso, sendo desgastados pelo tempo em inatividade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1515 10.22481/rbba.v6i1.1515 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1515 |
identifier_str_mv |
10.22481/rbba.v6i1.1515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1515/1306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 6 No. 1 (2017); 119-135 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 6 n. 1 (2017); 119-135 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 6 Núm. 1 (2017); 119-135 2316-1205 reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
collection |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbba@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797220469784444928 |