CRIANÇAS E FAMÍLIAS NAS MIGRAÇÕES TRANSNACIONAIS: PERSPECTIVAS LATINOAMERICANAS E CARIBENHAS
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12607 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar a migração de crianças e de famílias transnacionais no contexto latino-americano e caribenho. Para tanto levantamos dados demográficos da CEPAL entre 2010 e 2020, e pesquisas acerca do tema. Verificamos que as migrações transnacionais influenciam e impactam dinâmicas familiares, e experiências subjetivas das crianças. As questões etárias e de gênero aparecem no crescente protagonismo das mulheres, buscando melhores condições de vida para seus filhos e, nas avós que cuidam dos netos no país de origem, enquanto as mulheres trabalham no país de destino. As crianças que impulsionam as tomadas de decisões dos adultos são agentes nesse processo e no país de destino, mas pouco participam da decisão de migrar. A partir da Sociologia da Infância, destacamos que o lugar das crianças migrantes se constrói a partir de suas experiências marcadas pelos marcadores sociais: raça, classe, gênero e país de origem. Acompanhando suas famílias nos trajetos, permanecendo no país de origem ou ainda nascendo no país de destino, as vivências das crianças são atravessadas pela migração dos adultos, por não pertencimentos, discriminações, racismos e xenofobia. Ressalta-se que as migrações marcam as famílias mesmo quando parte delas permanece no país de origem. |
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CRIANÇAS E FAMÍLIAS NAS MIGRAÇÕES TRANSNACIONAIS: PERSPECTIVAS LATINOAMERICANAS E CARIBENHASNIÑOS Y FAMILIAS EN LAS MIGRACIONES TRANSNACIONALES: PERSPECTIVAS LATINOAMERICANAS Y CARIBEÑASCHILDREN AND FAMILIES IN TRANSNATIONAL MIGRATION: LATIN AMERICAN AND CARIBBEAN PERSPECTIVESInfanciaFamíliaMigrações TransnacionaisInfanciaFamiliasMigraciones TransnacionalesChildhoodFamiliesTransnational MigrationO objetivo deste artigo é analisar a migração de crianças e de famílias transnacionais no contexto latino-americano e caribenho. Para tanto levantamos dados demográficos da CEPAL entre 2010 e 2020, e pesquisas acerca do tema. Verificamos que as migrações transnacionais influenciam e impactam dinâmicas familiares, e experiências subjetivas das crianças. As questões etárias e de gênero aparecem no crescente protagonismo das mulheres, buscando melhores condições de vida para seus filhos e, nas avós que cuidam dos netos no país de origem, enquanto as mulheres trabalham no país de destino. As crianças que impulsionam as tomadas de decisões dos adultos são agentes nesse processo e no país de destino, mas pouco participam da decisão de migrar. A partir da Sociologia da Infância, destacamos que o lugar das crianças migrantes se constrói a partir de suas experiências marcadas pelos marcadores sociais: raça, classe, gênero e país de origem. Acompanhando suas famílias nos trajetos, permanecendo no país de origem ou ainda nascendo no país de destino, as vivências das crianças são atravessadas pela migração dos adultos, por não pertencimentos, discriminações, racismos e xenofobia. Ressalta-se que as migrações marcam as famílias mesmo quando parte delas permanece no país de origem.The objective of this article is to analyze the migration of transnational children and families in the Latin American and Caribbean context. For this purpose, we collected demographic data from CEPAL² between 2010 and 2020, and articles from authors who research the subject. We verified that transnational migrations influence and impact family dynamics and children's subjective experiences. Age and gender issues appear in the increasing role of women, seeking better living conditions for their children, and in grandmothers who take care of grandchildren in the country of origin while women work in the destination country. The children who drive adult decision-making are agents in this process and in the destination country but participate little in the decision to migrate. Drawing from the Sociology of Childhood, we highlight that the place of migrant children is constructed from their experiences marked by social markers: race, class, gender, and country of origin. Accompanying their families on the journey, staying in the country of origin, or even being born in the destination country, children's experiences are crossed by adult migration, non-belonging, discrimination, racism, and xenophobia. It is noteworthy that migrations mark families even when some of them remain in the country of origin.El objetivo de este artículo es analizar la migración de niños y familias transnacionales en el contexto latinoamericano y caribeño. Para ello, recopilamos datos demográficos de la CEPAL entre 2010 y 2020, y artículos que investigan el tema. Verificamos que las migraciones transnacionales influyen e impactan en las dinámicas familiares y las experiencias subjetivas de los niños. Las cuestiones de edad y género aparecen en el creciente protagonismo de las mujeres, que buscan mejores condiciones de vida para sus hijos, y en las abuelas que cuidan a los nietos en el país de origen, mientras que las mujeres trabajan en el país de destino. Los niños que impulsan la toma de decisiones de los adultos son agentes en este proceso y en el país de destino, pero participan poco en la decisión de migrar. A partir de la Sociología de la Infancia, destacamos que el lugar de los niños migrantes se construye a partir de sus experiencias marcadas por los marcadores sociales: raza, clase, género y país de origen. Acompañando a sus familias en los trayectos, permaneciendo en el país de origen o incluso naciendo en el país de destino, las vivencias de los niños están atravesadas por la migración de los adultos, por no pertenencias, discriminaciones, racismo y xenofobia. Se resalta que las migraciones marcan a las familias incluso cuando parte de ellas permanece en el país de origen.Edições UESB2023-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12607Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 224-238Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 224-238Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 224-2382316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12607/7634Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPiego, DeborahHenrique, Maria SoniaAbramowicz, Anete2023-06-08T13:28:16Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12607Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2023-06-08T13:28:16Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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